sexta-feira, 4 de junho de 2021

Lançadas de Concorde na Leopoldina para o Sítio...

Em "A Raiz Milagrosa" (1978), professor Fritz (Osvaldo Louzada) compareceu em grande estilo...

 




















Ele desceu do avião mais moderno da época, o Concorde, no Galeão recém-ampliado...





























Capa do Site – “Tá ruim, mas pode piorar... Timão tem junho com agenda cheia e muito pesada”. Até dia 30 serão oito jogos, incuindo a volta contra o Dragão, pela Copa do Brasil, e clássicos com Porcaria e Bambi, pelo Brasileirão... Alis, por falar em pior que tá não fica, o principal assunto do episódio desta sexta-feira do BBB, mostrado pelo Viva, é o racha na panelinha do quarto azul – seria um furo na panelinha – surgido quando um comentário de Cristiana sobre Adriano incomodou Estela a tal ponto que Cristiana entrou na mente de Alessandra de modo que ela indique Estela ao paredão, isso sem contar que Adriano, o líder da panelinha, tomou o partido de Estela, o que torna a fissura ainda mais promissora... O programa tem início com a confissão de Alessandra para André e Cristiana na rede da varanda, às 3h30 da madrugada:  tô vivendo uma situação muito incomum, entendeu, eu nervosa eu fico, gente, eu nervosa, vocês não sabem o que é, sabe quando você fica nervosa, chego em casa, tomo um pote inteiro de sorvete e enfio a mão inteira na garganta, porque eu quero vomitar depois, isso é o problema sério que vira a anorexia, entendeu, de comer muito pra se agredir e vomitar, é comer com a finalidade de vomitar, você come pensando em vomitar, você come, o vomitar te dá mais prazer do que o comer... Nesse ponto, Pedro Bial diz em “off”, Leca, a rainha triste, abre o coração, e Alessandra prossegue, sabe qual era a sensação, Cris, de repente começou a virar um negócio, que era um negócio, meu, na hora que você vomitou tudo o que tinha pra vomitar, eu tinha a mão aqui inteira mordida, era ferida, eu enfiava a mão até aqui na garganta, minha mão aqui era inteira ferida, inteira, inteira, era carne viva, entendeu, e tinha calo na mão, porque você começa a ficar num desespero que se você pudesse, enfiava a mão no estômago e tira a comida, é um negócio horrível, de  vomitar sangue e querer vomitar mais, porque você acha que não saiu tudo, e me dá um prazer incrível, porque além do prazer de você ver que pode comer o que quiser, e que você sente o prazer que tá ficando magra, não sei, é uma coisa muito louca isso – não é a primeira vez que declarações de Alessandra sobre bulimia entram no programa da Globo, porém a produção não ia perder a oportunidade de retomar o assunto com a vitória dela na prova do Líder, inclusive para compensar aquela prova da comida batida no liquidificador, digo... Bial declara em “off” mais uma vez, a promoção de Leca a rainha parece fortalecer a panelinha do quarto azul, será???, as aparências enganam, este é o vigésimo quinto dia – enquanto isso, Sérgio, Vanessa e Adriano dormem... Corta para Vanessa na cozinha, comentando com Helena, que limpava o fogão, e lá vou eu lavar a louça, Helena se oferece, Vanessa dispensa a gentileza, você tá fazendo isso aí, Helena insiste, dizendo que só foi limpar o fogão porque estava muito nojento, depois a gente fica cozinhando em cima da gordura, não sai nunca mais... Vanessa abre a torneira e comenta, eu não consigo entender, a galera come e não lava, eu não consigo entender, porque não lava – semana passada o clima na casa estava mais tenso, digo... Adriano diz na varanda, batendo bola às 11h45 da madrugada, minha querida rainha da bunda grossa e das perna grossa, você que tem esse belo rabanete, Alessandra fica envergonhada, tô começando a cagar, é melhor você voltar pro caminho de origem... André sugere, Rabicó, Adriano curte, Rabicó é legal, André tem outra ideia, Raimunda, Alessandra quer falar, André repete, Raimunda, Raimunda, Raimunda, fechou!!!, Adriano discorda, a nossa rainha não é feia de cara, Alessandra curte e vai cumprimentar Adriano, depois dessa você virou meu primeiro-ministro... André insiste, mas Raimunda, nossa Raimunda é tudo de bom, Adriano fala sério, vamos decidir logo aqui os responsáveis pela comida e pela bebida, Alessandra decreta, pela bebida é a Estela, e pela cozinha é a Van... Alessandra acrescenta, posso falar outra coisa, tem que ver a limpeza, quem vai ficar responsável por limpeza, na boa, porque tá nojenta essa cozinha, Adriano aponta, mas é sacanagem botar uma pessoa só ou duas, Alessandra explica, põe duas ou três responsáveis pela ordem... Estela intervém, cada um lava sua sujeira, porque esses três, vai ter gente fazendo sujeira o dia inteiro, e vocês vão ter que ficar arrumando a cozinha, eu não vou querer de jeito nenhum, Cristiana concorda, nem eu – até agora, a coisa está muito no nível “reality de faxina”... Cristiana olha para o próprio umbigo e diz, gente, eu fiquei toda cheia de bolinhas com aquele negócio da flor – que flor, pergunta Alessandra – a b... da flor que eu joguei no Didi, só que tinha uns pozinhos que ficou tudo empolado... Adriano aponta, minha filha, jamais queira jogar nada no Didi, Cristiana reclama, vai começar a macumbinha dele, Adriano aponta, macumbinha não, olha o respeito, Alessandra diz que precisa pedir cera, e Cristiana diz, tá amarrado... Estela pede, para de falar isso, Cristiana não gostou, Telinha, Telinha, deixa eu fazer o que eu quero, Telinha, não pede o que eu não tô a fim de fazer, Estela observa, se soubesse como é feio, Cristiana rebate, mas eu faço o que eu quero, Estela devolve, você sabe o que é, então não me enche... Cristiana diz, mas eu não gosto dessa tua mania de você ficar achando que tem que ficar corrigindo as pessoas quando querem fazer alguma coisa... Estela se defende, não tô corrigindo ninguém, eu não sou dona da verdade, eu só estou, Alessandra interrompe, eu posso dar uma ordem no meu reinado de uma coisa que me irrita muito profundamente pra todas as pessoas, eu quero que todo mundo tenha senso de humor, quando fizerem uma brincadeira, não fica falando ué, ué, uééé, aprendam a levar as coisas como se fosse só uma brincadeira... Estela aponta, o problema é aqui a gente nunca sabe quando é uma brincadeira ou é verdade, é muito fácil você brincar e depois você falar, ai, desculpa, é brincadeira... Adriano faz uma sugestão, mas vamos daqui a pouco tomar um banhozinho de espuma, já que tá tudo bem, everything gonna be all right, André e Estela saem, Alessandra pergunta, onde vão, Estela responde, fofocar, Adriano segue, também vou, Cristiana deixa por tirar as espinhas com o banho, se todo mundo vai eu também vou, e pergunta se Alessandra quer ir... No caminho para o gazebo, André diz a Estela, dá uma sensação de controle, Estela pergunta, como assim, André explica, às vezes é isso, eu até já senti isso... Na varanda, Estela fala a Alessandra, vamos lá, Alessandra quer saber, onde é lá, Cristiana responde, na casa da Jadislene – ou seja, lançou mão da novela “O Clone” para se referir ao local que hoje em dia Tiago Leifert chama de “lounge”... Sendo que é exatamente no gazebo – como dizia Bial – que Estela desabafa para Adriano e André, não vou mais me preocupar com nada que vem da boca dela, porque desculpa, mas meu jeito é esse – eu sei que é, aponta André – agora vai começar a se ofender, jogar, falar uma p... duma asneira...  André diz que não se ofende, Estela não se conforma, jogar na cara, essa sua mania, Alessandra e Cristiana vão para a casa da Jadislene, Kleber se espreguiça na rede da varanda, ficar aqui, e Helena se levanta da poltona... Alessandra e Cristiana comparecem na casa da Jadislene e Estela vai embora, Adriano batuca na mesa de centro, André pede a Cristiana que fale com Estela, Cristiana quer saber por que, André responde, ela ficou magoada... Cristiana não quer falar, ela que venha falar comigo, eu não vou mudar o que eu acho, adoro Estela, amo Estela, se ela acha que é grosseiro e ela sai, não posso fazer nada, ela quer escutar, eu vou falar com ela, não gosto do jeito dela, de ela falar que é a dona do mundo, e ficar achando que ela vira pra você e muda seu jeito, ela não vai mudar o seu jeito, você só vai levantar a carapuça... Enquanto isso, Estela comparece na varanda, onde Kleber dá mais um bocejo na rede, preciso de um cigarro, reclama com Helena, queria ir num lugar onde o bando não vai atrás, sabe, que saco – como diria o outro, que morte horrenda, ter apenas a companhia da pessoa que descascou no dia anterior... Helena sugere, aquele cantinho ali é o mais maravilhoso que eu conheço, Estela recusa a sugestão, ai, eu não gosto de lá, tem bicho, Adriano pede na casa da Jadislene, vem pra cá, mulher, Estela responde no gramado, ah, me deixa um pouco... Cristiana chama Estela, que avisa, quero ficar sozinha um pouco, e Cristiana conta no confessionário, com um Tigrão na mão, estou preocupada demais, estou decepcionada demais com as coisas que estão acontecendo aqui dentro... Na casa da Jadislene, Cristiana diz que Estela está errada, Estela se defende, é a maneira que estou me sentindo – você não quer escutar, intervém Cristiana – não quero ouvir, e Cristiana aponta, então você vai se sentir assim porque você quer, então você quer ser assim, quer ser uma pessoa tão madura e fica fazendo isso, ah, fala sério, isso é palhaçada... Estela se queixa, eu só não quero conversar por isso, que a hora que você estoura – Cristiana interrompe – eu não tô estourando, caraca, mas eu não tô estourando – agora você tá me chamando de imatura... Cristiana interrompe de novo, eu tô falando que você é uma pessoa madura, você não entende nada, Estela contesta, você acabou de falar, é uma pessoa tão madura, e não tá agindo como tal... Cristiana rebate, isso é te chamar de imatura, Estela, do jeito que eu sou, se eu quisesse eu te chamava de imatura na tua cara, pelo contrário, como eu gosto de você, não quero te chamar de imatura, Estela corta o papo, relaxa, daqui a pouco a gente conversa... Cristiana concorda, eu só quero que a gente converse mesmo, Estela está de acordo, vamos conversar, e Cristiana dispara, do jeito que você fala querendo dar conselhos e aspe soas escutam, eu gostaria de falar contigo... Adriano só observa e Estela diz, eu quero ouvir, só que não agora, Adriano intervém, eu é que não quero ouvir, Estela insiste, eu é que não quero conversar com o bando todo, depois a gente conversa... Cristiana muda de assunto, quero beber um refrigerante, e perguntando a André, você me dá um refrigerante e uma cervrja, eu posso trocar, André quer um guaraná, Adriano quer três guaranás, Cristiana pede três Cocas e Estela fica em silêncio... Voltando a falar no confessionário: eu acho engraçado, porque eu tô sempre disposta, por isso que eu não quero cobrar, eu tô disposta a ser amiga, eu tô disposta a ajudar, eu tô disposta a tudo, mas as pessoas não entendem que é uma preocupação, não é um controle, e ontem eu tava triste, eu fui pro quarto, e aí você percebe que ninguém te conhece mesmo, que ninguém tá disposto a te ajudar – está esquentando... Então é por isso que às 23 horas, Estela reclama no quarto azul para Adriano, já tá enchendo o saco, sabe, porque ela não tá sendo honesta, é muito fácil se esconder atrás de uma coisa e falar eu sou honesta, f..., vai tomar no... PIIIIII, tananá, desculpa, entendeu, isso pra mim é mais um julgamento que uma honestidade, PIIIIII, mas eu CHOLA MAIS o dia inteiro, fiquei chateada, fiquei um monte, daqui a pouco você vai ver se eu não voto em alguém aqui dentro... Adriano sai do quarto e aponta, isso um dia será inevitável, e Estela, se maquiando no espelho, avisa, talvez o meu venha mais cedo... Na casa da Jadislene, Alessandra fala de Estela, eu acho que é a pessoa que mais joga, Cristiana concorda, eu tenho certeza, quer saber de uma coisa, e se voltando para André, eu tenho certeza, Dé, eu tenho certeza que ela é capaz de votar em mim, pra me separar de você, de amizdade, eu vou tirar ela porque viro uma Cristiana, eu tô começando a perceber isso, isso tá me irritando profundamente... Alessandra acrescenta, Cris, eu não sei se você percebeu, você não percebeu esses dias que rolou isso comigo e com você, comigo e com você também, como eu me aproximei mais de você e tal, Cristiana concorda, Leca, eu tô falando... Alessandra continua, só que eu fiquei na minha, Cristiana aponta, eu tô percebendo isso aos poucos e tô ficando muito triste, muito mesmo, ontem eu não dormi o dia inteiro, só ficava pensando, eu tô sem coragem de acordar e ficar me desiludindo com as pessoas... Alessandra comenta, sabe o que acontece, eu vejo assim as coisas, a Cris é uma pessoa extremamente exteriorizada, mas eu acho que ela exterioriza de uma maneira humilde, eu não acho agressivo o jeito que você exterioriza, é um agressivo, mas não é um agressivo, é um agressivo não arrogante – seja lá o que isso for... Alesssandra prossegue, nisso eu acho que eu tô equilibrada, eu exteriorizo algumas coisas e guardo outras, que eu acho que não é hora, como essa história dela, que eu já tô há muito tempo, eu vou guardar por enquanto, porque eu achei que ninguém tava vendo nada, olha, eu não vou soltar uma, porque as pessoas tem que perceber por si só, entendeu... No banheiro, Adriano faz limpeza de pele enquanto Estela detona, aqui dentro, um monte de gente que me conhece, a minha preocupação virou controle, eu achei um absurdo, eu ouvi isso, eu fiquei mal mesmo, chorei um monte, eu falei, desculpas, se vocês admiram o que falam e acham que é verdade, o problema é seu, que não tem os seus princípios sustentados, eu falei, não é meu eu não tô falando uma grande verdade, só tô expondo – a sua verdade, diz Adriano, saindo do banheiro – é o que eu acredito, então é por isso que eu falo com tanta convicção, porque eu acredito... De volta a casa de Jadislene, Alessandra continua a falar de Estela, tudo que ela exterioriza é extremamente pensado, isso eu já percebi, não tem um passo em falso, é que lógico, nada é perfeito, quase nenhum passo é dado em falso, me incomoda o fato de agir através de outras pessoas... Cristiana comemora, que bom que você entende, Alessandra aponta, isso eu acho muito sério, Cristiana pede a André que também lhe mostre isso, eu quero saber, eu quero saber onde eu tô pisando, eu quero saber se as minhas conclusões estão certas, quero saber se de repente é encanação minha, independente de ter que ir ou não, porque essa decisão é o povo, mas eu quero saber... Retornando a cozinha, Adriano  explica a Estela, você sabe que tem um núcleo base, NB – vide indicação na tela, NB = NÚCLEO BASE – duro, impenetrável, rígido, amigos até a morte... Adriano explica melhor no confessionário, tem gente ali no quarto azul, como a nossa rainha por exemplo, eu acho que ela tá entrando de gaiata no navio, que ela não sabe onde esse navio, que porto ele vai parar, seria bom que ela tomasse as decisões pela cabeça dela mesmo, e não tão influenciado quanto eu acho que é  pelo André e pela Cris, entende – panelinha rachando, com seu líder tomando partido, agora vai... Às 2 horas da madrugada, Estela vai dormir de bandana e CHOLA MAIS, Cristiana entra no quarto e vai até a cama de Estela, porque você está chorando, Estela confessa, porque nesses dias eu tenho me sentido muito sozinha com vocês, Cristiana pergunta, então, porque você não fica com a gente, Estela responde, é que o Dé falou um monte de coisas, as vezes não saem da minha boca como se eu estivesse falando a verdade absoluta, mas que as pessoas entendem assim, e eu fiquei muito chateada porque lá fora todo mundo me conhece, todo mundo sabe que eu sou assim, todo mundo sabe que é uma preocupação, e aí eu fiquei chateada, porque pela primeira vez na vida, a minha bondade foi mal interpretada, eu fiquei triste, fiquei pensando que um monte de gente que eu não conhecia... Cristiana interrompe o desabafo, se aqui dentro de repente ninguém entender isso, é porque não merecem a tua amizade, pô, Estela propõe, vamos fumar, Cristiana beija Estela, que enxuga as lágrimas e senta na cama... Na varanda, Crisitana fala para Alessandra, eu ful lá no quarto e ela tava chorando, na hora que eu entrei pra pegar um cigarro, aí eu falei, o que é que houve, que foi, você tá CHOLA MAIS, é tô triste, o que aconteceu, tô me sentindo muito sozinha hoje, porque vocês deram uma afastada, e não sei o quê, eu tenho medo de vocês fazerem mal julgamento de mim, por que você acha que tem motivo pra isso, não sei porque você está se sentindo assim, a gente tava conversando sobre o emprego da Leca, sobre vários assuntos, não foi a gente que te excluiu, você que se excluiu... Alessandra pergunta, você acha que eu devo fazer isso, o voto, Cristiana responde, não sei, Leca, isso aí é você quem tem que pensar, Alessandra afirma, eu pensei sinceramente em votar na Estela, pensei mesmo, pensei mesmo, eu pensei não, tô pensando ainda, não sei, você imagina a cara das pessoas quando eu fizer isso, vai todo mundo desmaiar – de fato, é um excelente “plot twist”, mostrando uma excelente evolução, um desentendimento banal, mais do que o da “tour” do leite condensado, que se transformou em um consistente jogo falado, dividindo ao meio o bloco majoritário da casa, o qual a direção tem exposto abertamente para envolver o público, aproveitando que os primeiros dias da “Casa dos Artistas” 2 no SBT foram pouco empolhgante... Marisa Orth dá o ar de sua graça e avisa: gente, hoje eu resolvi nem incomodar o pessoal lá do BBB, sabe por que, eles mesmo resolveram lavar toda a roupa suja, botar todos os pingos nos is, botar tudo em pratos limpos, preto no branco, no famoso e clássico jogo da verdade, sente só... Então é por isso que Adriano pergunta a Sérgio, você gosta de homem ou de mulher, o centro da mesa gira, Helena questiona Adriano, tem alguma coisa no meu comportamento em mim que me incomode, Adriano indaga André, você é um homossexual enrustido, Alessandra quer saber de Kleber, o que tem de verdade em tudo o que você falou e o que tem de mentira, Adriano quer ouvir de Estela, se você não fosse casada, você ia querer ficar comigo – Vanessa curtiu, ai que delícia... Alessandra pergunta a Helena, quem você votaria no meu lugar, eu tô precisando de ajuda, vocês não tão entendendo, Helena responde, acho que o Didi, Adriano concorda, acho não, em mim... Alessandra pede a palavra, vou falar uma coisa muito séria em relação a isso – mas cê tem um voto, questiona Kleber – não, juro por Deus, que eu tô confusa, tinha, mas eu não tenho mais... Aparece a bolinha da Endemol e Marisa avisa, ficou curioso, não foi, entra bolinha da Globo, mas é só amanhã que você vai ver direitinho como é que foi essa história – e vamos de abertura no fim...


















Da Leopoldina ao Sítio...

No Galeão, Fritz pegou um táxi até a estação Barão de Mauá, em pleno funcionamento na época...






























A gente não sabia que o Sítio era servido pelos trens de subúrbio da Leopoldina, digo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário