sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Experientes Convidados da Festa do Ônibus...

Gabriela II da Santapaula tem a mesma idade do internauta Chico Melancia, vide ano de fabricação na lateral...


























































































A festa do ônibus realizada domingo em frente ao estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, teve em sua lista de convidados não apenas os ônibus do sistema municipal que circulam pelas ruas de São Paulo... Havia também um grande número de veículos rodoviários... Que não apetecem tanto o internauta Chico Melancia... Mas ele próprio não resistiu quando viu estacionado bem em frente ao portão principal um legítimo GM Coach PD-4104 estadunidense, modelo 1959, de propriedade da empresa de guindastes Tatuapé... Reluzente em sua carroceria metálica com faixas verdes nas laterais... Porém o detalhe que atraiu mais o Melancia estava no letreiro de pano... Chico fez questão de fazer uma foto que era a realização de um sonho... Poder dizer para todos os que compareceram ao evento, em alto e bom som... “Vou a Boston para ver Chicago”... Ops!!!...  O GM Coach foi muito utilizado no Brasil pela Viação Cometa, que o importou para a linha São Paulo-Rio na década de 1950... Quando surgiram as restrições a importação de ônibus, ele serviu de inspiração para os modelos encomendados pela empresa a encarroçadoras brasileiras... Alis, a exposição teve vários “Flecha Azul”, sucessor do “Dinossauro”, ônibus rodoviário com motor Scania e carroceria CMA - Companhia Manufatureira Auxiliar, constituída pela Cometa que assumiu a produção do modelo após a decretação da falência da Ciferal, em 29 de junho de 1982... O comparecimento em massa do modelo só demonstra que um grande negócio da empresa, tanto quanto operar linhas rodoviárias, era vender ônibus usados... Alguns foram transformados em motorhomes, como o veículo azul e branco com cavalos dourados na lateral  e o letreiro “Família Rego”... Ao seu lado, um carro cinza com faixas onduladas em tons de azul, com letreiro eletrônico e ar-condicionado... Um luxo que os Flechas não tinham... Como o Flecha Azul VII que mantém a numeração original, 7171, inclusive na placa (EVC 7171), apenas substituindo o amarelo na parte de cima da carroceria pelo bordô – ou grená, ou vinho, conforme o gosto do freguês...  É o mesmo caso do modelo que foi reemplacado, só que o amarelo foi substituído pelo preto... O novo dono também abriu mão do prefixo original... O que também aconteceu com o ônibus leito cinza, modernizado com ar-condicionado e letreiro eletrônico, vindo da cidade paranaense de Campina Grande do Sul, onde nasceu... Nesse caso, o número original pode ser deduzido de sua placa,  EVC 9004... Mesmo caso do EVC 7056, de São Paulo... A própria Cometa trouxe o 7455, um Flecha Azul LXV restaurado e modernizado  – vide carroceria metalizada e ar-condicionado – que voltou a rodar nas comemorações dos 65 anos da empresa, em 2013... O “retrofit” é semelhante ao do 7500, hoje nas mãos de um particular, vide letreiro “Memórias das Estradas”... Novidades que não agradaram a alguns adeptos do hobby... Os quais se apeteceram mais com o 7096, um Flecha Azul V  de 1996, que mantém suas características e pintura originais... As empresas Viação Garcia, Brasil Sul, Planalto, Ouro e Prata e 1001 –a favorita dos banguelas – compareceram com ônibus que estão em atividade... Por não serem tão comuns para a maior parte do público, diferente dos ônibus urbanos, estes veículos chamavam muito a atenção... E quando era permitido entrar neles, fotografar se tornava uma tarefa praticamente irrealizável...  Quase tanto quanto registrar a jardineira Chevrolet Brasil da Auto Viação ABC... Ainda mais porque o interesse pelo ônibus era amplificado pela presença de um “chapéu de bico”, quer dizer, com um experiente motorista de quepe na cabeça, pronto para entregar um chapéu e uma mala de papelão para quem quisesse embarcar no ônibus, ou melhor, fazer uma foto com ele... Só do veículo, uma relíquia, era um pouco mais complicado... Sendo que era uma das maiores raridades convidadas para a festa, junto com o Carbrasa do Colégio Dante Alighieri, o Caio Bossa Nova transformado em motorhome - seu interior registrou altos níveis de comparecimento - e o Papa-Fila Cermava... Que hoje é puxado por um cavalo-mecânico GMC, função que originalmente cabia a um FNM... Fato que sequer é citado no livro sobre a montadora estatal vendida a Alfa Romeo e depois incorporada à FIAT...





























Apesar de caracterizados como ônibus cariocas, os Gabriela pertenceram a Eroles, de Mogi, e a Brasil Luxo...



































































Nosso colega de rede que frequenta assiduamente a região da Estação de Transferência de Itaquera demonstrou muito interesse pelo Caio Vitória com letreiros da linha 413 do Rio de Janeiro, Muda / Copacabana... A pintura, branca e vermelha com faixas diagonais amarelas e vermelhas na lateral, é a mesma da empresa Alpha, que operava a linha, hoje seccionada e transformada em 213, Muda/Candelária... Só que ao invés do nome original, o que nosso companheiro de web viu escrito na carroceria foi Noleto... Sobrenome do proprietário do veículo... Que de fato pertenceu à Alpha – o prefixo é o mesmo dessa época - 48098 - antes de passar pelas empresas Santo Estevam e Transkuba em São Paulo... Ou seja, um exemplo da prática corriqueira nos tempos pré-Interligado de trazer ônibus baixados no Rio de Janeiro para circularem nas linhas de São Paulo... No caso do Vitória, o internauta lembra que ao final de sua vida útil na capital paulista, ele foi parar em um pátio na região da Avenida Guido Caloi, em Santo Amaro... De onde saiu quando foi arrematado em leilão por seu dono atual, que o reformou para ter a aparência de quando trabalhava forte na região da Tijuca, no Rio de Janeiro... Característica também adotada por dois Caio Gabriela II expostos ao lado do Vitória, o 36217 e o 72193... Em comum, o fato de possuírem uma “capelinha” no teto, que indicava o número da linha...  O 36217, com listras horizontais beges, vermelhas, brancas e azuis, tem o logotipo da extinta Companhia de Transportes Coletivos (CTC) carioca... Detalhe removido do 72193, que no entanto apresentava o letreiro Fátima-Central, da linha 010... O 36217, azul e bege, tem apenas na capelinha o número 109, da linha Central/São Conrado, hoje Troncal 9... Sim, os Gabrielas que a CTC teve na década de 1980 tinham outras cores – havia os azuis e os cinzas com faixas pretas, vermelhas e brancas, das linhas integradas ao metrô... E o nosso frequentador da Estação de Transferência Itaquera sabe que os dois ônibus vieram de empresas paulistas... Da Eroles, que operava na região de Mogi das Cruzes, e da Brasil Luxo, empresa da Zona Norte paulistana... Mesmo assim, é um modelo clássico, que não poderia deixar de comparecer... Assim como o Gabriela II da Viação Santapaula, de São Caetano do Sul... O mesmo que já foi adesivado como um carro da CMTC, para uma participação especial na novela “Haja Coração”, no ano passado... Presente no evento com sua pintura original, predominantemente cinza, com detalhes em verde e preto e formas geométricas azuis, vermelhas e brancas, foi muito requisitado para fotos... Enquanto na frente a repórter da Record que cobriu o evento para o “SP no Ar” aproveitava a coincidência de seu nome com o modelo do ônibus, na traseira Melancia descobria que o prefixo do veículo corresponde ao seu ano de fabricação, que é o mesmo de seu nascimento – 1979... Que coisa, não???... Alis, por falar na região do Grande ABC, dois veículos que pertenceram ao sistema municipal de São Bernardo do Campo encheriam de orgulho o nosso internauta-mor... Um Mafersa branco com o logotipo da SBC Trans, empresa que gerencia o transporte coletivo da cidade do Mestre... Melhor, só ele estivesse com as cores da famosa pintura “pote de margarina”, vide desenhos de flores, que tanto marcou a infância de Mister OG... As recordações despertadas pelo Caio Alpha Mercedes Benz OF1721, de 1998, branco com detalhes em azul e amarelo – pintura da gestão do Doutor Dib, antecessor de Luiz Marinho, que precedeu ao atual prefeito, Orlando Morando, são mais recentes... Das baladas que o Mestre comparecia graças à linha 29, Rudge Ramos/Balsa via Tupã e Senador Vergueiro... Imagina do que o nosso internauta-mor soubesse que no vidro frontal do ônibus havia um anúncio dizendo que ele estava a venda, telefones para contato inclusos... O dono não ia ter mais sossego no WhatsApp ©... O ABC também dava o ar de sua graça com um Marcopolo Torino G7 Mercedes Benz OF 1518, da empresa Suzantur, atuante nas linhas municipais da cidade de Mauá, este recanto que tanto apetece o nosso internauta-mor... Se ele estivesse por ali, com certeza sentiria a maior vontade de levantar a camisa e começar a coçar a barriga, digo... Mais clássico, só dois monoblocos da Mercedes Benz, lembrança de um tempo em que a montadora de São Bernardo produzia não apenas os chassis, mas também as carrocerias – em Campinas... O O371 utilizado no transporte escolar e o O364 da Gato Preto, com a pintura bege e vermelha que a empresa utilizava na década de 1970... O toque vintage é o letreiro de pano e, sob esse aspecto, Apiacás é realmente um destino professoral...  A Gato Preto tinha ainda um Apache Vip, o antigo 82146, hoje utilizado para treinamento de motoristas, que ostenta uma pintura original e multicolorida, diferente do verde e do laranja chapados das áreas 1 a 8...

































Da região da Balsa, em São Bernardo do Campo, um Alpha ex-SBC Trans que está a venda pelo Whatsapp (C)...









































































Teixeirinha circulou por um bom tempo entre os ônibus da empresa Ralip, da região de Pilar do Sul, uma vez que estava simplesmente perplexo com a quantidade de cidades em que ela atua e a variedade de modelos da frota... Um Marcopolo Ideale, de Araçariguama...  Um Comil Campione, com placa de Barueri... Um Busscar Urbanuss Pluss, também emplacado na cidade da Grande São Paulo, local da garagem da empresa... Um Apache Vip IV Volvo 2016 branco com o brasão de Barueri, onde começou a operar linhas municipais em março deste ano...  Um Apache Vip III Volkswagen 2013 cinza e verde, de Tapiraí, outra cidade onde possui linhas urbanas... Um Marcopolo Viale, integrante do Consórcio Anhanguera, responsável pelas linhas metropolitanas do setor oeste da Região Metropolitana de São Paulo... Maior variedade, Teixeirinha só encontrou na Benfica, que divide as linhas municipais da terra da Arena Barueri, onde o Oeste Futebol  Clube manda seus jogos, com a Ralip... Um Caio Alpha 1998 usado como carro de manutenção... Quatro Irizar rodoviários – o 1726, branco, com motor Volvo, o 1902, um I6 Volvo dourado, batizado de Super Águia, o 2014, vermelho, com chassi Mercedes Benz, e o 2016, azul, também Mercedes, aros olímpicos ao lado do prefixo – estre dois últimos fabricados em 2010... Um Comil Svelto com ar-condicionado, do sistema municipal de Barueri... Um Caio Foz, micro utilizado em fretamentos... Um Comil Svelto Volvo B270F 2014 do sistema municipal de Jandira... Um Apache Vip IV Volvo B270F, que atua nas linhas supervisionadas pela EMTU... Se dissessem que Ralip e Benfica pertencem ao mesmo grupo empresarial, era bem capaz do Teixeirinha não acreditar, digo...  Ao lado da representação das duas empresas, havia um Apache Vip IV Mercedes Benz da empresa Moratense, da região de Francisco Morato...  De longe, nosso colega de rede viu que a tarifa cobrada naquele município é de R$ 4,10... Sem acreditar no que seus olhos mostravam, pois se trata de um dos municípios mais paupérrimos da região metropolitana, nosso companheiro de web quis chegar mais perto... No entanto, sua passagem foi impedida por uma pregadora que oferecia folhetos sobre sua religião bem em frente ao ônibus... Como Teixeirinha não esta interessado em se converter, resolveu ir para o veículo ao lado... Um Apache Vip IV 2014 da empresa Del Rey, da região de Carapicuíba, todo adesivado com a propaganda do primeiro aniversário do Carapicuíba Plaza Shopping... Uma pena que não façam mais esse tipo de publicidade na capital paulista, pensou o internauta... O resultado podia ser comparado com um veículo da Del Rey apenas com a pintura da empresa, branca com detalhes em cinza e vermelho, um Apache Vip II Mercedes Benz OF 1722, de 2011... A mesma do carro da Moratense, cujo nome também figurava com o mesmo desenho de letra... Outra sinergia empresarial, se é que ele percebeu...  Bem ao lado, um Apache Vip IV com ar-condicionado, da Viação Osasco... As empresas Urubupungá, na região de Osasco, e Viação Caieiras, do grupo NSO, o mesmo da Santa Brígida, mostravam dois Apache Vip IV Mercedes Benz 2016, cada um de uma empresa, um cinza e verde-azulado, e outro cinza e dourado...  Detalhista, Teixerinha faz questão de fotografar o brasão de cada cidade dos ônibus presentes ao evento... Então é por isso que ele estranhou o fato dos veículos da Benfica terem dois brasões... Não lhe contaram que um deles é o da própria empresa, o mesmo do time de futebol português... Quem manda ser porcolino, não manja nada de futebol, digo... A Serveng Transportes, que opera as linhas do Airport Bus Service, na ligação entre São Paulo e o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, trouxe dois ônibus... O 37343, um Irizar I6, com ar-condicionado, usado nas linhas executivas, como a que vai até a região da Praça da República... E o 37013, um Caio Millenium III Mercedes-Benz O500-U, de 2013 modelo urbano que faz a linha 257 da EMTU, entre Cumbica e a estação Tatuapé do Metrô... Uma linha com preço acessível – R$ 5,95 – e que apresenta algumas comodidades, como o piso baixo e o ar-condicionado... Seu grande pecado, porém, é a ausência de um espaço específico para bagagens... Normalmente é utilizado a área reservada aos cadeirantes... Um problema que se estenderá à Linha 13-Jade da CPTM, com início das operações previsto para o próximo ano, pois os primeiros trens a circularem não terão bagageiros... Apesar da estação em Cumbica ficar afastada dos terminais 2 e 3, os de maior movimento, o preço da passagem – se não houver aumento, os mesmos R$ 3,80 cobrados pelo sistema metroferroviário – irá atrair muitas pessoas ansiosas em fugir do preço das corridas de táxi para o aeroporto, mesmo levando bagagem... Quem trabalha por ali também irá preferir a opção mais em conta, dois reais a menos a cada viagem faz muita diferença no bolso do assalariado... O que também é válido para outras linhas da EMTU, como as da ETT Carapicuíba – representada por um Comil Svelto trucado – Viação Osasco – na festa com um Milenium BRT Mercedes Benz com motor dianteiro, do tipo alimentador, e também um Millenium IV Mercedes Benz com ar condicionado, todos do Consórcio Anhanguera – Miracatiba – do Apache Vip IV Mercedes Benz, do Consórcio Intervias – Guarulhos Transportes – Caio Solar Mercedes Benz seletivo, do Consórcio Internorte, o mesmo do Airport Bus Service – e Metra – Milllenium BRT Dual Bus (híbrido e trólebus) articulado, que opera no corredor ABD, com licitação à parte... Alis, será que ela sai, seja na SPTrans, vide adiamentos que já atrasaram o processo em cinco anos, ou na EMTU, em especial no Grande ABC, onde a área 5 simplesmente não foi licitada em 2006???...



































Outro velho conhecido do Mestre é o Mafersa... Só ficou faltando a pintura de pote de margarina... Ops!!!...

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