segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Quando as luzes do Natal chegam de ônibus...

E quando elas chegarem, o iluminado internauta Chico Melancia comparecerá para registrar tudo...











































O primeiro ônibus iluminado a comparecer ao Pacaembu para o desfile natalino no último dia 17 de novembro, um  sábado ensolarado, foi o Millenium BRT  82 505 com ar-condicionado da Viação Gato Preto, acompanhado do Millenium BRT articulado 81969 da Transpass... Ambos os dois carros chegaram por volta de 17h45, sendo que o início do desfile estava programado para as 19 horas... Aqui cabe a primeira crítica construtiva ao evento... Os veículos poderiam chegar mais cedo, por exemplo, às 17 horas, e sair mais tarde, por exemplo, às 20 horas... A chegada mais cedo atenderia o pessoal do hobby, que teria mais tempo para fotografar com tranquilidade os ônibus participantes... Porque a maioria das pessoas que comparecem para ver a decoração dos carros e embarcar neles chega quando o sol começa a se por, o que acontece mais tarde devido ao horário de verão...  E vem muita gente, pois a carência de eventos culturais e de lazer na cidade de São Paulo é tão grande que qualquer atividade, por menor que seja, tem uma demanda elevadíssima...  O próximo ônibus a chegar é um Millenium BRT cinza 72 873 da Viação Campo Belo... Muito mais do que a excelente decoração interna e externa – o LED foi usado para formar figuras do Papai Noel, anjos, velas e circundar as palavras “Prefeitura de São Paulo” – o carro chamava a atenção pelos letreiros eletrônicos que rendiam uma homenagem às vítimas do desastre aéreo na Colômbia, vide #FORÇA CHAPE... Na sequência, a Sambaíba compareceu com uma autêntica frota natalina de cinco veículos, sendo três Millenium BRT cinzas (23104, com placa da 701U-10, 23112 e 23116...) e dois Apache Vip IV (21 014 e 22 076...), que também apresentam decoração externa e interna - guirlandas, bolas de natal, sapatinhos na janela, Papai Noel escalando os balaústres - além dos motoristas vestidos de Papai Noel... Tem culpa a Sambaíba nesse desfile, pois na época em que ainda investiam em decoração natalina na região da Avenida Paulista, a empresa colocava um Mondego iluminado, dirigido pelo saudoso  Reginaldo Rossi, para percorrer a avenida... A área 4 de São Paulo é representada pelo Mondego 48 880 da Express – a empresa tem adquirido várias unidades do modelo, todas de segunda mão – e o Ibrava 47 739, micro com placa da linha 3739-31... Também da Zona Leste, a Transunião trouxe dois Apache Vip II do tipo “micrão”, um com a pintura amarela da Área 3 (36 067) e outro com a pintura vermelha da Área 4 (36 623)... Podiam ter trazido algum dos micros da linha 4054-10, Jardim Nossa Senhora do Carmo / Metrô Itaquera... 36 523 e 36 599 (Volare)... 36 212 (Neobus)... 36 534 (Ibrava) ... 36557 (Mascarello)... Se a licitação dos ônibus sair, já eras a linha, por isso cabia a homenagem, digo...












Decoração dos cinco ônibus da Sambaíba estava excelente, tanto por dentro quanto por fora...













































A Transkuba veio com o Mondego articulado 77203... A Santa Brígida, com um Papai Noel condutor pra lá de animado, trouxe o Millenium  11434... No qual o “FELIZ NATAL” alternava-se no letreiro frontal com “NATAL ILUMINADO – PARQUE DO IBIRAPUERA”... Na verdade, o comboio dos ônibus iluminados sai do Pacaembu, sobe para a Avenida Paulista e desce para o Ibirapuera, chegando até a árvore de Natal e voltando... Assim aconteceu no ano passado, só que a caravana saiu toda de uma vez... Agora, os veículos saíram em grupos, às 19 horas, às 19h15 e às 19h30... Eis outra crítica construtiva a ser feita... Muita gente soube do passeio e imaginou que os ônibus sairiam de 15 em 15 minutos durante a noite... Por volta de 21 horas, ainda havia mais de 50 pessoas esperando para passear nos ônibus natalinos... Coube aos funcionários da SP Trans explicar que o percurso é feito uma única vez e a próxima chance de participar da carreata aconteceria apenas na sexta-feira seguinte, 23 de dezembro... Como os veículos só voltaram às 22h50, muitos foram embora e apenas uma solitária família testemunhou o retorno dos ônibus, em meio a estrutura armada para a prova pedestre Circuito das Estações e a exibição de veículos de colecionadores de Fusca e Fiat Tipo...  Esses até providenciaram churras e música... A Mobibrasil também trouxe um Millenium BRT articulado, o 63310, com uma insólita figura de Papai Noel fixada em um dos vidros laterais... A Transcap, da Área 8, veio com dois Apache Vip “micrão”, o 84 567 e o 85 296, vide LED com a frase “BOAS FESTAS”...  A Transwolff trouxe também dois micrões, o 65 598, da Área 6, e o 78 611, da Área 7... Um azul e o outro grená, vinho, bordô...  A Tupi trouxe um Millenium BRT (62234) azul e cinza, todo trabalhado forte no LED, com o letreiro eletrônico “OPERAÇÃO NATAL”... O que nos lembra a participação ativa da empresa no F1 Express da SP Trans... Será que ele chega a 2017, Dória???... E a Virada Cultural em Interlagos, vai ter serviço especial de ônibus???...











Posicionado no assento do cobrador, Doutor Kenji ajuda a manter viva a magia do Natal...











































O primeiro grupo de ônibus iluminados deixou o Pacaembu às 19 horas... Todos lotados, especialmente os que tinham decoração interna, os preferidos da criançada... Mais uma crítica construtiva é feita aqui no que diz respeito ao trânsito de carros particulares pela Praça Charles Miller... Certo, os motoristas também querem ver os veículos natalinos, porém a circulação dos carros de passeio coloca em risco os pedestres que circulam entre os ônibus... Apesar da praça ser um estacionamento para os compradores de Zona Azul, não seria difícil para a SP Trans restringir a entrada, pelo menos antes da saída dos ônibus... Em que alguns integrantes do hobby, mais conhecidos como “bozós”, aproveitavam a faixa de pedestres na saída da Praça Charles Miller para parar os ônibus na marra e fazer fotos que muito provavelmente nunca serão divulgadas na internet... Pois mesmo entre os não-“bozós”, o receio de ter imagens “kibadas” faz com que os fotógrafos escondam seus registros... Não é todo mundo que faz foto no celular e publica em seguida no Facebook ©, ou então filma com câmera semiprofissional e depois coloca o vídeo no vlog, Zé Salles... Quem dera todo mundo que viajasse de ônibus e monotrilho em Orlando fizesse o mesmo, digo...  O internauta Chico Melancia prefere acompanhar o passeio, mesmo sendo obrigado a viajar em pé no Mondego da Express, devido à grande vermelha... “Busão vermelho, é tudo nosso”, cantam os fãs da empresa...  O Doutor Kenji vai no assento do cobrador, contribuindo para manter a magia do Natal entre as crianças... As empresas Norte Buss e Imperial vieram com Mascarello Gran Via com ar-condicionado... O carro 26464, da Norte Buss, da Área 2, tinha uma iluminação de LED muito singela – muito justo os inventores terem ganho o Nobel, sua elasticidade torna-as uma opção muito prática para enfeitar os veículos – mas a estrela natalina na lateral era bastante ressaltada na paisagem noturna... O veículo 54 161, da Imperial, da Área 5, ostentava um adesivo com a cara do Papai Noel na lateral que muito chamou a atenção de Chico... Ah, como ele queria ter no ônibus dele um adesivo assim... Ops!!!...  Nos dois Vips “micrão” da Move Buss – 55235 e 55533 – a adesivação era bem maior, com o trenó do Papai Noel, com renas e tudo, conduzindo uma mensagem de “FELIZ NATAL”... Ainda bem que a empresa ficou estacionada no Pacaembu ao final do passeio, uma gentileza que a Express e a Pêssego Transportes não fizeram...  O Papai Noel condutor do Millenium BRT articulado cinza do Consórcio Pluss (33 141) foi além e deu carona até o Terminal AE Carvalho, próximo a uma das garagens da VIP na Área 3... O ônibus iluminado causou sensação entre os frequentadores dos bares na região da Tiquatira... Apesar de já ter passado da meia-noite, ninguém ficou na mão graças às linhas noturnas do Terminal AE Carvalho, inclusive a do Metrô Itaquera (N343-11), onde há mais itinerários da rede Noturno, como as linhas para o Terminal Vila Carrão – N402-11 e N405-11 – que funcionam melhor que seus equivalentes diurnos... Mas essa realização da administração de Fernando Haddad o eleitorado paulistano não viu...  Preferiu acreditar no Papai Noel, quer dizer, no João Trabalhador...











Campo Belo trabalhou forte nos LEDs, conseguindo um excelente efeito em seu Millenium BRT articulado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário