quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

O Mundo Maravilhoso dos Transportes de Valdisnei...

Transporte no mundo de Valdisnei não é só monotrilho... Há caminho para um "SoNoL" também...












































Um aspecto menos conhecido, ainda que igualmente fascinante, do complexo de Valdisnei na região de Orlando é a sua atuação como operadora de ônibus... Se o visitante estiver em algum hotel fora da região dos parques e utilizar os serviços de “shuttle” oferecidos pela maior partes dos estabelecimentos hoteleiros, terá que desembarcar obrigatoriamente no terminal localizado ao lado do Epcot... Ali será preciso tomar um dos 390 ônibus (vide Wikipedia...) do Valdisnei Transport – para efeito de comparação, a Express possui 520 ônibus em 34 linhas da Área  4 de São Paulo... Os itinerários se destinam a outros sete terminais, sendo que além de Epcot, em Hollywood Studios, Animal Kingdom e Valdisnei Springs, há serviço para os 22 hoteis situados dentro do complexo... Os outros terminais estão nos parques aquáticos Blizzard Beach e Typhoon Lagoon, além do ESPN Wide World of Sports... Os carros mais antigos da frota são os 71 Nova Bus LFS, fabricados entre 2000 e 2002, com motor Detroit Diesel – os únicos com essa propulsão, os demais são todos Cummins - e transmissão Alisson, numerados de 4815 a 4885... Predominantemente na cor branca, a frente lembra vagamente o Millenium da Caio... Depois há os 67 Gillig Low-Floor, produzidos entre 2004 e 2006, com transmissão Voith e numeração entre 4886-04 e 4952-06, brancos ou adesivados, anunciando atrações dos parques ou dos hotéis... Depois de um Nova Bus LFS 2005, prefixo 4953, transmissão ZF, que era carro de demonstração do fabricante (Metra começou assim...), há 45 Gillig Low-Floor, feitos entre 2007 e 2009, transmissão Voith, numerados de 4954-07 a 4999-09 e dez Nova Bus LFS, manufaturados em 2010, transmissão Alisson, numeração de 5000-10 a 5009-10... Todos brancos, com cores somente no logotipo da empresa – que é a própria assinatura de Valdisnei, em vermelho, com a palavra “Transport” em letras douradas sobre fundo roxo... Prosseguindo, existem 125 Gillig Low-Floor, transmissão Voith, comprados entre 2010 e 2013... Os 24 ônibus adquiridos em 2013 já exibem uma pintura diferente, um saia-e-blusa cinza, branco e vermelho... A silhueta dos ônibus Gillig é mais retilínea e uma fila deles estacionada no terminal de Hollywood Studios dá a impressão de ser uma frota de MBB O371, internauta Chico Melancia... Em 2013 foram comprados 12 “SoNoL”, quer dizer, ônibus articulados, seis New Flier Industries XD-60, transmissão Allison – números 5146-13 a 5151-13 – e seis Nova Bus LFS Articulated, transmissão Allison, numeração de 5152-13 e 5157-13... Usados apenas em percursos de elevada demanda, os articulados saia-e-blusa cinza, vermelho e branco não eram muito comuns de se ver... A exceção de um Nova Bus LFS Articuled Bus chegando ao Magic Kingdom ou de um carro do mesmo modelo usado no treinamento de motoristas realizado à noite no estacionamento ao lado do terminal de Epcot... Para completar a frota, 42 Gillig Low-Floor modelo 2015 (5158-15 a 5199-15) e 7 modelo 2016 (5200-16 a 5200-16), sempre com motor Cummins e transmissão Alisson... Nestes carros, o cinza do saia-e-blusa foi substituído pelo branco... Como característica comum, todos os carros possuem ar-condicionado, acessibilidade, espaço para duas cadeiras de rodas (os carrinhos de bebê, muito comuns nos parques, precisam ser desmontados na hora do embarque...) e muitos anúncios dos parques e das atrações da rede de televisão ABC, que é do mesmo grupo da Valdisnei... O letreiro eletrônico dos ônibus para os parques, além da destinação, sempre acrescentam um slogan... “Welcome, World Travelers (Epcot)”... “Hakuna Matata (Animal Kingdom)”... “Ready for the Close-Up (Hollywood Studios)”... Cada terminal também possui um design específico... Há as linhas futuristas de Epcot, o estilo californiano do Hollywood Studios e as estruturas de ferro vitorianas do Magic Kingdom... Os ônibus começam a operar 45 minutos antes da abertura dos parques –em geral realizada às 9 horas da manhã – e encerram os trabalhos uma horas depois do fechamento, normalmente às 19 horas, sendo que em Epcot, devido à abertura do World Showcase às 11 horas, vai até 21h30... Tudo programado para que o intervalo entre partidas não seja superior a 20 minutos... Depois das 20 horas, um grande número de pessoas comparece ao terminal de Epcot para pegar os ônibus para os hotéis do complexo ou os veículos de “shuttle”... Quem estiver com tempo pode trocar uma nota de 5 dólares na máquina por 20 moedas de 25 cents (quarters...) e comprar na máquina um refrigerante ou o chocolate Payday... Ops!!!... 













Já no letreiro do ônibus os visitantes começam a entrar no clima do Animal Kingdom...













































O monotrilho é o meio de transporte mais conhecido do complexo Valdisnei... Uma tradição que vem desde o parque pioneiro na Califórnia, inaugurado em 1955... Num especial do “Clube do Mickey” de 1977, a turma de chapéu do Mickey na cabeça chega de monotrilho ao interior do hotel Contemporary Resort, próximo ao do Magic Kingdom...  Faziam uso da primeira linha, inaugurada com o parque em 1971... Depois, em 1982, o serviço foi estendido ao Epcot, então recém-aberto...O serviço possui seis estações – há paradas específicas para os hotéis Contemporary, Grand Floridian e Polynesian Village – distribuídas ao longo de 23,6 quilômetros de vias elevadas... Diariamente são transportados cerca de 150 mil passageiros por dia, Wikipedia... A velocidade media dos trens, que possuem  62 metros de comprimento, varia de 40 a 55 milhas por hora... Oficialmente são três linhas, uma delas destinada aos hóspedes dos hotéis atravessados pela linha...   A frota é composta por  12 trens Mark IV fabricados pela Bombardier, a própria, que também fornece o material rodante do monotrilho de São Paulo...  Sempre na cor branca, com uma faixa colorida, azul, verde, amarela, vermelha... Cada trem possui seis carros, que levam cada um 20 passageiros sentados e 40 em pé, num total de 360 pessoas... Vide o biarticulado da Volvo que promete levar 310 no Brasil... A poprósito, se a Linha 18 da capital paulista tem apenas duas estações – Vila Prudente e Oratório – o monotrilho da Disney tem apenas três... Saindo de Epcot, cuja estação fica antes da entrada do parque, apesar dos trens darem a volta pelo Future World antes de pararem – um verdadeiro “monotrilho piso baixo” -  é preciso desembarcar e pegar outro trem para o Ticket And Transportation Center (TTC)... Ali estão localizados o estacionamento para veículos de passeio do complexo, e o ponto de parada da Linha 56 da Lynx, que vai da Disney University até a Kissimmee Intermodal Station, na região central de Kissimmee... Vale lembrar que o parque – e a casa do Silvio Santos – estão localizados em Celebration, outra região integrante da Grande Orlando... Quem quiser chegar até o Magic Kingdom precisará embarcar em mais um monotrilho... A estação do “Reino Mágico” chama a atenção por sua cobertura de ferro, em estilo vitoriano do século XIX...  Não há escadas rolantes, o acesso é feito por uma rampa... Alis, Pancada, apesar de toda a aura de modernidade do monotrilho, nenhuma das estações possui escadas rolantes...  A estação do Magic Kingdom possui portas nas plataformas... Os passageiros desembarcam pelo lado esquerdo e embarcam pelo lado direito... Por volta das 18 horas,  uma hora antes do fechamento do parque, a aglomeração de passageiros na plataforma para o TTC lembra muito para os brasileiros os metrôs do Rio de Janeiro e de São Paulo... As portas abrem de dentro para fora e há duas fileiras de assentos transversais às portas, o que impede a circulação de passageiros dentro dos trens... Para quem vai de pé, há três balaústres, que podem ser confundidos com a coluna do mecanismo de fechamento das portas... O operador do trem acompanha a entrada dos passageiros até dar a partida no monotrilho... A viagem dura quatro minutos, entre estações intermediárias fora de funcionamento,  grandes estacionamentos e uma parada no meio da linha, dessas para aguardar a movimentação do trem à frente... Na estação do TTC também há portas nas plataformas... Em Epcot, destino final após mais sete minutos de viagem em via elevada, uma surpresa... Uma das portas do monotrilho que vai retornar ao TTC não estão fechando... O operador observa e entra na cabine para acionar novamente o mecanismo, até que a porta feche...  As linhas arrojadas da estação combinam com o logotipo da Globo, quer dizer, com a grande esfera da Spaceship: Earth, embora as rampas não compensem a ausência de escadas rolantes...











Na estação do Magic Kingdom, o monotrilho espera a hora da partida para o Ticket and Transportation Center...














































O sistema de transportes de Valdisnei também contempla o modal hidroviário...  Há os ferry-boats, que reproduzem as típicas embarcações do Mississippi...  Três deles, batizados de Joe Fowler, Joe Potter e Richard Irvine, que percorrem a Seven Seas Lagoon entre o Magic Kingdom e o Ticket and Transportation Center... Aqui uma chalana cairia muito bem, internauta Chico Melancia...  Embarcações a motor, identificadas pelas bandeiras Ouro, Verde, Azul e Vermelho fazem a ligação entre os principais hotéis do complexo e o Magic Kingdom...  Aqui são dez barcos... Outros 15 “táxis aquáticos” – na verdade, barcos fluviais – fazem a ligação entre os hotéis... Por fim, há as nove embarcações do Friendship Boat... Uma das linhas sai de Epcot e, passando pelos hotéis, vai até o Hollywood Studios... E há os barcos que circulam dentro do Epcot... Embarcando no Future World, há a opção de cruzar a lagoa do centro do parque e chegar a área da Alemanha ou do Marrocos... O cais de Veneza, com as gôndolas, é decorativo... Também é preciso mencionar os Parking Lot Trans, espécie de trenzinhos que levam os visitantes do estacionamento do complexo até a entrada dos parques... Não é a maria-fumaça da Valdisnei World Railroad, mas dá para o internauta Chico Melancia e o Doutor Kenji fazer um trenzinho legal... Ops!!!... Quanto à ferrovia propriamente dita, possui  bitola de 914 milímetros – Doutor Kenji precisa levar sua fita métrica para o Magic Kingdom – e uma extensão de 2,4 quilômetros... O percurso é operado por quatro locomotivas originais à vapor, construídas pela Baldwin e que originalmente operavam em Yucatán, no México...  Devidamente restauradas, receberam os nomes de Valdisnei, Lilly Belle – em alusão à sua esposa -  Roger Broggie e Roidisnei.... Cada locomotiva possui cinco carros de passageiros com capacidade para 75 pessoas... Além da estação da Main Street USA, aquela que lembra a de Campinas (hoje um centro cultural), há paradas na Fantasyland e na Frontierland... Sendo que em cada uma delas um chefe de estação avisa da saída dos trens e durante as paradas, o maquinista conversa com alguns dos passageiros... Melhor, só o trem Guararema-Luis Carlos, digo...















Apesar de toda a tecnologia, estações do monotrilho não têm escadas rolantes, nem mesmo em Epcot...

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