segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Um longo caminho a pé até o veículo elétrico...

O Mestre compareceu ao Center Norte de Imigrantes, porém o Caio Alpha acabou pedindo arrego...




























































Na quinta, sexta e sábado aconteceu não a liquidação da Tecelagem Vânia, mas a exposição de veículos elétricos na região do Expo Center Norte, na Vila Guilherme... Inclusive com uma linha de ônibus híbrido da Metra ligando o local à Rua Marechal Odílio Denys, próximo à estação Burra-Tietê do Metrô... Da parte dos internautas, eles preferiram comparecer ao local a pé, em um percurso que inclui lugares muito caros aos aficionados por ônibus... A saída dos ônibus do Terminal Rodoviário Tietê, na qual ainda é possível ver os Busscar com pintura vermelha e Branca da Pássaro Marron... A Rua Coronel Antonio de Carvalho, cenário de câmeras escondidas do “Topa Tudo por Dinheiro” em que Ivo Holanda chamava a produção enquanto os ônibus rodoviários passavam ao fundo... O estacionamento de ônibus conhecido como “Mangueirão” – Olavo Gosta de um mangueirão, sempre  – em que ainda se notam vestígios da marca da Itapemirim nos ônibus da Kaissara ou o verde e amarelo tradicional da Gontijo, nova dona da São Geraldo... A Travessa Simis, paralela ao Shopping Center Norte, na qual saem os ônibus seletivos da Imigrantes para a região do Jardim das Orquídeas, em São Bernardo do Campo – linha preferida do Mestre – e, num lance de muita sorte, foi possível ver um carro de manutenção da empresa, com frente de Thamco Scorpion... Da saudosa linha que ligava o shopping ao Terminal Sacomã, restou apenas o abrigo... Até a cabine da Via Sul foi retirada... Na via entre o Center Norte e Lar Center, temos um mostruário completo da frota da Sambaíba... Busscar Urbanuss Pluss convencional –fazendo a linha 1702-10, para o Jardim Fontalis - e articulado – este nas linhas do Metrô Belém, 172N-10 e 271F-10... Caio Apache Vip, na primeira versão, fazendo a linha 1760-10, da Cohab Antártica, ou de quatro... Quer dizer, a quarta versão, nos percursos do Jardim Damasceno, 971D-10 e 971N-10... Millenium Piso Baixo Central na 1745-10, com destino à Vila Nova Cachoeirinha, movido a etanol, segundo consta... E Millenium BRT, nas linhas do Metrô Belém... Nenhum destes veículos movidos a eletricidade... Nem mesmo um híbrido que fosse... O esvaziamento do programa Ecofrota tem dessas coisas...


























Na exposição, nosso internauta-mor se identificou com o Dual Bus, pois ele também é híbrido, digo...

























































A disposição dos veículos na exposição repetiu a feira do ano passado... Na frente, os carros de passeio, a começar pelos modelos da Porsche e da BMW... No meio, os ônibus, trazidos por Eletra (com chassis Mercedes Benz), BYD e Volvo... No fundo, os carrinhos, bicicletas, triciclos, “segways”... Ou seja, permanece a discreta  evocação da parte da indústria de uma lógica que privilegia o transporte individual, mesmo quando se utiliza de combustíveis alternativos... E este ano não havia nenhum táxi em exposição... Em compensação, tínhamos três carros de polícia... Com as cores da Guarda Municipal de Curitiba – este também ostentando um logotipo da URBS, órgão essencial na história da mobilidade no Brasil, da Guarda Municipal de Campinas e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro... Um Toyota Prius híbrido ao qual só faltava aquele acessório indispensável às viaturas policiais fluminenses, o fuzil na janela... E ainda pedem para tomar cuidado com os arrastões... Todos esses veículos são um indício de que o setor conta com as boas graças dos governos para não usar em vão a expressão “apesar da crise”... No caso da montadora chinesa BYD, o carro de polícia foi mais requisitado para fotos do que o ônibus K9, já adquirido pela empresa Itajaí, de Campinas, onde nasceu... Lugar em que está a fábrica brasileira da BYD...  O ônibus também não teve muita sorte, pois o banner ao seu lado se referia a outro modelo da marca, o articulado K11... Sendo que o K9 já está em testes na cidade de São Paulo, na linha 3160-10, Terminal Vila Prudente / Terminal Parque Dom Pedro II...  A Eletra exibiu o “Dual Bus”, mistura de híbrido e trólebus, com chassis Mercedes-Benz, carroceria Caio Millenium e motor WEG, em operação na Metra, na região do Grande ABC... O folheto promocional da empresa, porém, ainda exibe a foto do Marcopolo Gran Viale híbrido que circulou na Gatusa e na Via Sul em São Paulo... Mas que ultrapassou o limite de operação de 10 anos em 2013 e será leiloado, com boas chances de virar panela... O Millenium híbrido da Volvo, lado a lado com um chassi da fábrica sueca, estava com as luzes internas apagadas na sexta-feira... Problema corrigido no sábado, o que permitiu observar a interessante solução de projeto que embutiu uma lixeira no cubo da roda dianteira do lado do motorista...  No fundo da exposição ficava uma pista de test-drive... Ali, apesar do piso um pouco escorregadio, expositores e visitantes podiam testar bicicletas, motos e até skates movidos à eletricidade... Já os “segways” – muito usados por seguranças de shopping centers – esses rodavam por todo o recinto da feira... Aparentemente, ninguém se interessou em testar o triciclo elétrico, apesar do preço convidativo... 4.000 reais, que podem ser parcelados em dez prestações... Não é a isenção de 50% do IPVA concedida aos automóveis elétricos na cidade de São Paulo, mas já é um começo...






















Tufão aprovou  Prius híbrido da PM do Rio, porém sentiu falta de um acessório básico - o fuzil na janela...

























































Depois de todos os incidentes acontecidos na exposição de transporte no começo do mês, os aficionados por ônibus se comportaram de forma mais discreta... Claro, as cenas lamentáveis na região de Santo Amaro só têm  alguma importância junto aos adeptos do hobby  - e nenhuma junto ao meio empresarial, com assuntos mais sérios para se preocupar, como as incertezas da economia e a licitação dos ônibus em São Paulo – porém desta vez a prioridade era fotografar os veículos e se informar sobre as novidades no setor de veículos elétricos... Como por exemplo, o dispositivo que recolhe as hastes do trólebus quando as baterias elétricas são acionadas... Tudo devidamente anotado, no celular mesmo, para ser informado de modo correto nos melhores blogs do ramo... Um cuidado jornalístico tão grande quanto o das transmissões ao vivo no estúdio de uma rádio paulistana instalada na exposição, estação especializada na cobertura do trânsito da capital paulista... Naquele “aquário” onde um repórter falava ao microfone com o notebook coberto de post-it os aspirantes a periodista podiam ter uma excelente ideia do que irão passar na carreira... Uma praça de alimentação com “food trucks”- vide hambúrgueres e coxinhas -  dispensava os simpatizantes do hobby de recorrerem às comidas e bebidas dos estandes... Da parte dos nossos colegas de rede, eles tiveram a oportunidade de adquirir as castanhas de caju de uma ONG que eram vendidas por uma voluntária... Sorridente, nem precisava de muita persuasão para fazer com que os companheiros de web fizessem sua contribuição...  Um jeito muito adequado de matar a fome – a própria e a de quem mais necessita...

























Entre os muitos veículos elétricos expostos, Doutor Kenji se apeteceu com as manobras radicais do skate...

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