segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Rio reestrutura suas linhas de ônibus...

No Rio, Melancia se apeteceu com a variedade de carrocerias - mas não com os prefixos dos ônibus...



























































Há dez anos atrás, o sistema de ônibus do Rio Janeiro era muito menos organizado... Não havia Bilhete Único e tampouco corredores do tipo BRT... Não havia divisão por áreas de operação e aa cores dos veículos variavam conforme a empresa... As linhas de metrô não eram muito expressivas... Ainda o são hoje... Operadas em regime de concessão, Metrô Rio e Supervia não se movimentavam por uma maior integração dos modais sobre trilhos... O que também não mudou nos dias atuais... Todo esse quadro se modificou quando o Rio conquistou o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016 – e com a reiterada fidelidade das administrações estadual e municipal, ambas do PMDB, ao governo federal... Surgiram os sistemas de BRT, dos quais já estão em operação o Transoeste e o Transcarioca... Transbrasil e Transolímpica se encontram em obras... Também foram implantadas faixas exclusivas de ônibus na região central e na zona sul, conhecidas como BRS... As empresas municipais, divididas em quatro consórcios – Intersul, Internorte, Santa Cruz e Transcarioca - passaram a adotar cores padronizadas, conforme a área de operação... Criaram o Bilhete Único municipal e o estadual – este integrando os ônibus intermunicipais com trens, metrô e barcas... As obras do metrô avançam na direção da Barra da Tijuca... Agora as mudanças vão ir mais fundo, pois no final do ano deverá acontecer uma grande reestruturação de linhas... Itinerários que vão da zona norte para a zona sul serão seccionados... Os passageiros oriundos da região norte da cidade terão que recorrer à terminais de integração na área central... Grosso modo, é o processo pelo qual a cidade de São Paulo tem passado há mais de dez anos, desde a implantação do sistema Interligado... Que tem eliminado boa parte dos trajetos conhecidos como “linhas diametrais”, ou seja, que ligam bairros de zonas diferentes passando pelo Centro... A tendência é que todo o sistema seja reorganizado em linhas troncais, de articulação regional e alimentadoras, vide nova licitação... O Rio de Janeiro começará a passar por essa mudança... Sendo que já se manifestam resistências similares às que foram – e ainda são - observadas na capital paulista...  






















No abrigo do ponto da Rua Ibituruna, o doutor Kenji, ao se sentar, deu... Pela falta do assento...  



























































Na internet, consta a informação de que serão simplesmente suprimidas as seguintes linhas... 120, Prado Júnior / Central... 121, Copacabana / Central... 125, General Osório / Central... 127, Copacabana / Rodoviária... 177, São Conrado /Central... 129, Praia de Botafogo / Rodoviária... 305, Barra da Tijuca / Rodoviária...  314, Barra da Tijuca / Central... 318, Barra Sul / Central... 332, Alvorada / Castelo... 360, Recreio / Carioca... 404, Cordovil / Leblon...  405, Ramos / Cosme Velho... 411, Prado Júnior / Usina... 441, Caju / Lido... 442, Maré / Copacabana... 454, Méier / Prado Júnior... 458, Norte Shopping / Botafogo... 480, Olaria / Prado Júnior...  481, Penha /Praia de Botafogo... 501, Barra / Gávea...  502, Recreio / Gávea... 504 e 505, Recreio /Gávea e 535, Vidigal /Copacabana... A alegação oficial é a baixa demanda... Outras linhas serão seccionadas...  413, Muda / Copacabana... 415, Leblon / Usina... 426, Jardim de Alah / Usina... 432, Vila Isabel / Leblon via Túnel Santa Bárbara... 433, Vila Isabel / Leblon... 435, Grajaú / Gávea... 455, Méier / Copacabana...  456, Méier / General Osório... 457, Abolição / General Osório... 464, Maracanã / Leblon...  475, Méier/ Prado Júnior... 483, Copacabana / Penha...  484, Copacabana / Olaria... 485, Penha / General Osório... 486, Fundão / General Osório... 474, Jardim de Alah / Jacaré...  Nesses casos, o passageiro, que antes ia da zona norte até a zona sul com uma única condução, terá que fazer baldeação no Centro do Rio, provavelmente na Candelária... Mudança de hábitos que não é vista com bons olhos por muitos cariocas, que tem em mente o carregamento do BRT...  E até onde se sabe, não há previsão de utilização de ônibus articulados entre a região central e a zona sul... Há quem defenda a manutenção dos itinerários diametrais, alegando que as faixas exclusivas do BRS dão conta do volume de veículos... Da nossa parte, seria prudente concluir todo o BRT, o VLT e a extensão do metrô até a Barra da Tijuca para aí pensar em reestruturação de linhas...  Até porque não há integração tarifária entre ônibus e metrô – que seria o destino natural do passageiro sem linha direta... Embora a experiência da linha 4310-10 mostre que muitas pessoas optam pelo ônibus não só apenas para fugir do aperto do Metrô e do trem da CPTM, mas também porque é mais barato pegar dois ônibus do que ônibus e Metrô... E isso pesa muito para quem vive na zona leste e trabalha em outras regiões da capital paulista... 
























O que impressionou Chico no "Metrô na Superfície" foi o prefixo do ônibus, parecido com os de São Paulo...



























































Nossos colegas de rede estiveram atentos à movimentação dos ônibus do Rio de Janeiro desde que deixaram a Rodoviária Novo Rio na manhã do sábado retrasado para enfrentar o tumulto  de pedestres e de veículos da Via Binário do Porto... Um carro da linha 178 (Rodoviária / São Conrado via Central) indicava no letreiro eletrônico a temperatura de 18,9 graus... Dentro ou fora do veículo, dotado de ar-condicionado???...  Enquanto esperavam na fila pelo taxi, observaram com interesse os ônibus seletivos com ar-condicionado da Premium Auto ônibus, que vão para a região da Barra da Tijuca... Na caminhada do hostel na Avenida Paula Souza, próxima ao estádio do Maracanã, até a estação Afonso Pena do metrô, o doutor Kenji reparou que o ponto de ônibus na Rua Ibituruna tem abrigo, com design moderno, mas não possui banco... O sábado foi dedicado a um tour metroviário, porém na manhã seguinte nossos companheiros de web descobriram que pertinho do hostel, no cruzamento da Avenida Maracanã com a Rua Mata Machado, o canteiro central é um excelente local para se fotografar ônibus... A variedade de marcas de carrocerias impressionou o internauta Chico Melancia, acostumado com o predomínio da Caio Induscar na capital paulista... Há muitos Marcopolo Torino, vindos diretamente da fábrica que era da Ciferal, em Xerém, na Baixada Fluminense, Zeca Pagodinho...  Temos também Neobus Mega e Neobus Spectrum... Um solitário Comil Svelto passa a toda a velocidade, dando a impressão que não há limites impostos pela Prefeitura... Somente na linha 665, Praça Saens Pena / Pavuna, há mais Mascarello Gran Via do que em toda a cidade de São Paulo... A diversidade de modelos agrada o Chico, porém os prefixos dos carros, que combinam letras e números, não o apetecem... Ao seguir para a Casa dos Lunáticos, quer dizer, o apartamento do Pancada, Kenji descobriu na Rua Mariz e Barros, em frente ao Instituto de Educação, um ponto de ônibus no qual o abrigo tinha banco... E ele fez questão de dar uma sentada... Para fazer o test-drive do assento... Na companhia do Pancada, Melancia descobriu que a remodelada Praça da Bandeira é um excelente local para se registrar o movimento dos ônibus... Inclusive no alto da passarela para pedestres... Sem contar o balanço do playground, que ele testou pessoalmente... O balanço dos veículos ele já conhecia de uma visita anterior à região de Bangu – depois da rima – e o mesmo não era exatamente agradável... Ao contrário, o carro parecia que ia se desmanchar a cada solavanco na correria da Avenida Brasil... Segurar nos balaústres não adiantava muito, pois mesmo sendo um Apache Vip II, os ferros estavam completamente soltos...  Por isso, o internauta se impressionou com os Marcopolo Viale e o Mondego H com ar condicionado da linha Botafogo –Gávea do Metrô na Superfície... Seja sua vistosa cor azul ou o prefixo somente com números, tão parecido com o da cidade de São Paulo...  Como seu destino e o do Doutor Kenji era o Pão de Açúcar, nossos companheiros de web tiveram de recorrer ao Neobus Spectrum da Linha 513, Metrô Botafogo – Urca... Esse com a pintura padronizada carioca, apelidada de “tampa de remédio’, mas também com ar-condicionado... Muito justo, diante da tarifa de R$ 3,40... E letreiros eletrônicos ao lado da porta e na tampa do itinerário... Detalhes tão significativos quanto a aprazível presença feminina no interior do veículo... Por falar em experimentar, faltou o BRT, mas isso fica para outra viagem...





















Felizmente, para a alegria do doutor, o ponto na Rua Mariz e Barros tinha banco no abrigo...

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