segunda-feira, 28 de outubro de 2019

É Flórida: O Sonho de Lá e o Sonho Daqui...

Ousadia da exposição "Silvio Santos Vem Aí!!!" começa logo na fachada do MIS...




















































(Publicado originalmente em 8 de março de 2017...) A exposição “Silvio Santos Vem Aí!!!”, montada no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, não tem paralelo com nenhuma mostra realizada no Brasil... Na verdade, a comparação mais evidente é com a “Valdisnei One Man’s Dream”, instalada no parque Valdisnei Hollywood Studios, na região de Orlando, nos Estados Unidos... Só que esta é uma mostra permanente, e a exposição sobre Silvio fica em cartaz até 12 de março... Se bem que... A exemplo do que aconteceu com o “Castelo Rá-Tim-Bum”, a exibição poderia ser remontada no Rio de Janeiro... Mais que isso, se tornar uma exposição permanente, instalada no Complexo Anhanguera, onde ficam os estúdios do SBT, quem sabe... Para aqueles que pensam que Maurício de Souza é o Valdisnei brasileiro, a comparação do estadunidense com Silvio Santos é muito mais evidente... Primeiramente, FORA TEMER... Segundo, apesar deles não terem se conhecido pessoalmente, Valdisnei e Silvio sempre tiveram uma relação muito próxima... Tanto quanto a do grupo Valdisnei com a Editora Abril, que desde 1950 publica as revistas de quadrinhos produzidas pelo estúdio... Quando a TV Tupi teve a concessão cassada em 1980, a versão de 1977 do “Clube do Mickey” passou a ser exibido pelo SBT, que iniciou suas transmissões em 1981... Silvio Santos distribuía chapeuzinhos do Mickey, popularizados pelo “Clube”, no “Domingo no Parque”... Inspirado em música de Gilberto Gil – então é por isso que teve o selinho no “Teleton” – e que por sua vez inspirou  com seu cenário uma das atrações mais concorridas da  Valdisneiworld, o “It’s a Small, Small World”... Então é por isso também que na região de Orlando eles tocam a música-tema do programa em incontáveis idiomas, menos o português... Em 1988, Silvio cedeu todo o espaço de seu programa para a maratona de estreia do desenho “Duck Tales” no Brasil... Não apenas passou toda a saga “O Tesouro do Sol Dourado”, como recebeu o Tio Patinhas e seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho no palco... Quase dez anos depois, em 1997, o SBT estreou “Valdisnei Club”, com o Comitê Revolucionário Ultrajovem (CRUJ), criação de Cao Hamburger baseado na obra de Carlos Drummond de Andrade, que revolucionou a programação infantil na televisão brasileira e reinou soberano durante uma década e meia na faixa das 18 horas... O “recall” do “Valdisnei Club” – em 2001 rebatizado de “Valdisnei CRUJ” – é maior do que o da “TV Globinho”, mesmo que não tenha exibido animes japoneses... Nos anos seguintes, foi a vez das séries – produzidas ou distribuídas pela Valdisnei – se destacarem na programação, em especial “Eu, A Patroa e As Crianças” (exibida pela ABC e distribuída pela Buena Vista, duas empresas do grupo...), “As Visões da Raven” (original do Valdisnei Channel) e “Cory na Casa Branca”, digo... Uma das músicas da trilha sonora do “Troféu Imprensa” é tocada diariamente na abertura dos trabalhos do Epcot Center, nos Estados Unidos...   Hoje, a produção de Valdisnei tem espaço fixo na grade de programação diária do SBT, de segunda a domingo, com o “Mundo Valdisnei”... Enfim, se rasgarmos um pouco a seda, é possível dizer que a matéria-prima do trabalho de Valdisnei e seus seguidores e de Sílvio é a mesma... Não é algo palpável, óbvio... É o sonho, a fantasia, a alegria, o lúdico... O nome da mostra estadunidense – em português, algo como “O Sonho de Um Homem” – também poderia servir para a exposição brasileira... Era bem capaz, caso Silvio não tivesse resolvido os problemas de direitos da música “Silvio Santos Vem Aí”, digo... 
















Entrada da mosta One Man's Dream no Valdisnei Hollywood Studios é chamativa, porém mais convencional...





















































Logo na entrada da exposição “One Man’s Dream”, o visitante observa fotos de Valdisnei em diversas épocas de sua vida, desde a criação do Mickey, em 1928, até a inauguração do primeiro Reino Mágico, na Califórnia, em 1955... Depois, começa o percurso da vida de Valdisnei, a partir de sua infância na pequena cidade de Marceline, no Misouri... A exibição sobre Silvio Santos começa direto em sua infância no Rio de Janeiro, entre as regiões da Lapa e do Centro... Mais do que isso, a mostra começa em “petro-e-bancro”... Nessa parte estão as idas ao cinema da infância, o trabalho de camelô na adolescência, a atuação nos alto-falantes das barcas entre Rio e Niterói, o começo no rádio em São Paulo, os shows em circos da “Caravana do Peru que Fala”, o início do Baú da Felicidade, os primeiros programas de “tevelisão”... A exposição fica colorida com o surgimento do SBT, com destaque para os programas “Qual é a Música”, “Namoro na TV”, “Show de Calouros”, “Porta da Esperança”, “Topa Tudo por Dinheiro” e “Show do Milhão”... A mostra sobre Valdisnei traz objetos relacionados com sua vida... Tais como a primeira mesa de trabalho em animação, a câmera multiplano usada no filme “Branca de Neve e Os Sete Anões”, primeiro longa de animação do estúdio, o escritório na década de 1940, produtos relacionados aos desenhos, filmes e o “Clube do Mickey”,  televisores mostrando cenas dos primeiros programas de televisão, maquetes de atrações da Valdisneilândia da Califórnia, figurinos dos filmes “O Doce Verão dos Meus Sonhos” e “Vinte Mil Léguas Submarinas”, o robô animatrônico de Abraham Lincoln, apresentado na Feira Mundial de Nova York, em 1964... No entanto, a única reconstituição de ambiente da exibição é a do estúdio em que Valdisnei apresentou seu projeto para o Epcot, bem diferente do parque atual, em 1966, poucas semanas antes de render 35 pontos no “Bolão Pé-na-Cova” e ser congelado, Neal Gabler... Na exposição sobre Silvio Santos, há várias réplicas de cenários de programas... Mais do que isso, elas são interativas... O público pode se sentar no trono do “Boa Noite Cinderela” – inspirado no clássico de Valdisnei ou na modalidade de crime??? – falar ao microfone no “Cidade Contra Cidade”, participar da brincadeira do foguetinho no “Domingo no Parque” – não, Doutor Kenji, não foi a Eliana que inventou esse quadro, popularizado no México pelo comediante Chabelo com o nome de “catafixia” – sentar nos bancos do “Namoro na TV”, girar o Pião da Casa Própria no “Qual é a Música”... Um modo bem simples de ilustrar algo que é muito caro a Silvio, a linguagem autoritária da persuasão, quer dizer, o contato com o público... A exposição nos Estados Unidos não tem nenhuma das estatuetas do Oscar (C) ganhas por Valdisnei, enquanto que a mostra no Brasil tem o "Oscar" de Silvio Santos, o Troféu Imprensa, onde os visitantes podem tirar fotos... Levar para casa não dá, porque o troféu está preso em uma bancada de acrílico...




















Exposição estadunidense reconstitui a apresentação que Disney fez do projeto da Flórida em 1966...

























































A maior semelhança entre as duas exposições é o retrato que fazem da infância de Valdisnei e Silvio...  Não só pelas fotos de criança, mas também pelo fato de estarem envolvidos pelo universo do entretenimento desde pequenos... Valdisnei no “Penny Arcade” de Marceline e Silvio Santos na Cinelândia no Rio de Janeiro... O cinema é uma lembrança marcante de ambos... Valdisnei com a versão live-action de “Branca de Neve e Os Sete Anões”, de 1916, Silvio com o filme musical “Sempre no Meu Coração”, de 1942... Porém, se a carreira cinematográfica de Valdisnei seria o alicerce com que construiu seu império, desde as “Comédias de Alice”, em 1923, Silvio teve uma investida solitária no cinema, com o filme “Ninguém Segura Essas Mulheres”, de 1976... Título que é desmentido por seu elenco masculino, encabeçado por Jece Valadão, Jorge Dória e Tony Ramos, que estourava os níveis de testosterona nas telas... Silvio pode não ter feito desenhos animados de longa-metragem baseados em clássicos da literatura infantil, mas registrou a sua versão dessas histórias em disquinhos distribuídos para os compradores dos carnês do Baú, e ilustrados por Eli Barbosa, que não era irmão de Valdisnei, mas de Benedito Ruy Barbosa... Mickey Mouse, Pato Donald, Os Três Porquinhos, Pinóquio e outros personagens valdisneianos serviram de modelo para toda uma série de brinquedos... Silvio começou o Baú da Felicidade ao herdar um negócio de carnês para venda de brinquedos que Manoel de Nóbrega (Manoel!!!) queria fechar... Também emprestou sua imagem para os jogos de tabuleiro “Só Compra Quem Tem”, “Sua Majestade, o Dado” e “Boa Noite Cinderela”... Sem contar os brinquedos da Estrela ® distribuídos durante o “Domingo no Parque”... Outra semelhança é o papel da televisão como impulsionadora de seus empreendimentos... No caso de Valdisnei, o programa “Valdisneilandia” teve grande influência na construção dos parques temáticos... Silvio usou a televisão para expandir o Baú da Felicidade e tornou-se auto-suficiente na produção de programas,  o que culminaria nas concessões da TVS carioca, em 1976, e das emissoras do SBT, em 1981... Cujo carro-chefe eram os programas apresentados pelo próprio Silvio... Valdisnei também apareceu na frente das câmeras, no filme “O Dragão Dengoso”, e apresentando documentários sobre a vida selvagem, lembrados na exposição estadunidense... Silvio Santos flertou com a política, algo que Valdisnei, um notório conservador, resumiu a filmes de propaganda de guerra, doações a candidatos e a busca de facilidades para a instalação de seus parques... Embora com finalidades diferentes, não há como ignorar a similaridade das plantas e desenhos do Complexo Anhaguera – que chegou a se chamar “Silviolândia” em um projeto não executado – com os mesmos itens, relacionados à Valdisneilândia... Alis,a fachada da exposição na entrada do MIS ficaria muito bem em qualquer parque temático de Valdisnei nos Estados Unidos... Uma reprodução do terno com que Silvio apresenta seu programa ainda hoje, encimada pelo famoso microfone no colarinho, este substituído por um acessório colocado no rosto do apresentador... A entrada do recinto da exposição de Valdisnei poderia ser confundida com um cinema ou um teatro... Mais um indício que o sonho daqui é maior que o de lá...




















Mostra montada em São Paulo mostra a homenagem de Silvio Santos ao... Manoel!!!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário