quarta-feira, 3 de maio de 2017

Fim de linha para a 4054-10...

Pela manhã, a linha era uma excelente alternativa para quem pegava o ônibus nos primeiros pontos...























































A linha 4054-10, Jardim Nossa Senhora do Carmo/Metrô Itaquera, deixou de circular no último sábado, dia 29 de abril... Na plataforma 3 do terminal da estação Timão-Itaquera do metrô, um banner afixado no ponto inicial anunciava a “Substituição de Linha”... Com uma recomendação adicional... “Usuários que embarcam e desembarcam nas ruas Elói Portelli e Arcádia Paulistana deverão utilizar o ponto da Av. Afonso de Sampaio e Souza No 299”... Alguns dias depois, o banner e o ponto, que ficava entre as linhas 3741-10 e 373L-10, sumiram, e a linha 4054-10 passou a ser apenas uma lembrança, enquanto sua ausência passou a ser um problema para seus saudosos passageiros...  O fim da linha estava anunciado com a nova licitação do sistema de ônibus municipais de São Paulo... Prevista para acontecer em 2013, o processo não foi iniciado devido aos protestos contra o aumento da tarifa, acontecidos em junho daquele ano... Depois de fazer uma auditoria no sistema, a Prefeitura lançou o edital em 2015 que determinava a supressão da 4054-10... No entanto, diante das objeções do Tribunal de Contas do Município, a administração de Fernando Haddad desistiu de realizar o certamente e deixou a licitação para a próxima gestão... A SP Trans, porém, não quis esperar... Primeiro, cancelou a linha nos domingos e feriados, o primeiro passo para a retirada definitiva, que aconteceu na semana passada... Só que a mudança, supostamente motivada por uma racionalização no serviço de ônibus, na verdade é uma reserva de mercado disfarçada... A 4054-10 era operada pela empresa Transunião... Três das linhas que são apontadas como alternativas ao itinerário suspenso, uma vez que se sobrepõem à linha extinta no trajeto entre o Parque do Carmo e o Metrô Timão-Itaquera – 3743-10, 3789-10 e 3796-10 – são da Pêssego Transportes... A própria SPTrans determinou que essas três linhas – mais a 407H-10, operada pela Express – absorverão a demanda da 4054-10... Se sobrar um espaço nos carros dessas quatro linhas, todas atendendo um enorme volume de passageiros vindos de regiões distantes do percurso da linha extinta... Nem esperaram que o condomínio residencial que ocupará o local da antiga metalúrgica Montepino ficasse pronto, garantindo uma demanda cativa para linha, já que o primeiro ponto depois do início do itinerário na Elói Portelli é bem em frente...























No final da tarde, a demanda era sempre grande, e em alguns dias, se estendia até a meia-noite...























































A linha 4054-10 surgiu em 15 de dezembro de 2012, a partir do desmembramento da linha 3028-10, Jardim Nossa Senhora do Carmo/Guaianazes... Nessa ocasião começaram a operar as linhas 4053-10, CPTM José Bonifácio / Guaianazes e 4054-10, Jardim Nossa Senhora do Carmo / Metrô Itaquera...  Saindo do Metrô, a 4054-10 seguia pelas Avenidas Engenheiro Ardevan Machado e Miguel Inácio Curi até chegar a Avenida Itaquera, percorrendo a Rua Harry Danneberg e a Avenida Afonso de Sampaio e Souza até entrar na Rua Arcádia Paulistana e chegar á Rua Elói Portelli, onde terminava seu itinerário...  Fazia um percurso de quatro quilômetros em cerca de 20 minutos... Em tese, a frota deveria ser composta por 15 carros, porém a linha só operava com cinco micro-ônibus... 36 212, um Neobus... 36 523, uma Volare... 36 534, um Ibrava... 36 577, um Mascarello... 36 599, uma Volare... Seus motoristas eram bem conhecidos... Um pegava passageiro fora do ponto, outro não... Este se confundia na hora de fazer a baliza para estacionar no Terminal  Itaquera...  Aquele costumava permitir a entrada de passageiros sem dinheiro para pagar a passagem pela porta de trás...  Por fim, havia o condutor que considerava a linha tranquila, sendo que há muito tempo ela operava sem cobrador...  A linha frequentemente era apontada como de baixa demanda...  Não era o que acontecia nos picos da manhã e do final da tarde... No período matutino, por exemplo, depois de sair do ponto inicial na Rua Elói Portelli, bastavam apenas três pontos para os micros da linhas ficarem cheios... No Terminal Itaquera, no fim da tarde, as grandes filas no ponto da 4054-10 contrariavam o discurso de que a linha era pouco demandada... Um carro saía lotado e já havia um grande número de pessoas à espera do próximo... Não é um carregamento que possa ser comparado com as linhas que vão da Cidade Tiradentes, Gleba do Pêssego e São Mateus para o Metrô Timão-Itaquera,  que vem de regiões muito populosas, e quando chegam ao percurso da 4054-10, na altura do Parque do Carmo, seus carros já estão muito lotados, porém a demanda na região da Harry Dannenberg garantia passageiros suficientes para o ônibus sair lotado do Metrô até à meia-noite... Isso porque a linha do Noturno atende muito melhor esse trecho... Para quem mora nessa região, a linha se tornou a primeira opção para chegar até a UPA Itaquera, inaugurada em 2016... Como sempre foi uma alternativa para ir ao Hospital Santa Marcelina... Embora fosse comum as pessoas confundirem a linha com a 3741-10, Estação Dom Bosco/Metrô Itaquera,  cujo ponto ficava ao lado da 4054-10... Só que a 3741-10 sobe a Rua Santa Marcelina e passa na AMA... Bem longe do Supermercado do Carmo, perto do qual ficava o antepenúltimo ponto antes do final...


























Depois de passar pelo Supermercado Do Carmo, o ônibus se dirige para o ponto final na Elói Porteli...























































A divulgação do edital da licitação dos ônibus em 2015 mostrou que a linha estava com seus dias contados... Como a SPTrans permitiu que a população paulistana enviasse sugestões para o aperfeiçoamento do edital, um ofício protocolado junto à Comissão Especial da Licitação em 31 de agosto pedia a manutenção da operação da linha 4054-10... “A reestruturação  das linhas da Área 4, realizada em 2013, direcionou o fluxo bairro-centro dos passageiros no eixo da Rua Harry Dannenberg para a estação Timão-Itaquera e a Radial Leste... A mudança reforçou a característica alimentadora da linha, que atende os moradores de Vila Carmosina, Jardim Santa Marcelina, Cidade Líder e Jardim Nossa Senhora do Carmo... Outras linhas que passam pela Harry Dannenberg já comportam grande demanda, oriunda de seus bairros de origem, como Cidade Tiradentes, Gleba do Pêssego e Jardim Alto Paulistano, entre outros... A linha 4054-10 é a opção prioritária de deslocamento dos moradores dos bairros citados para o Metrô e o Centro da cidade... Ela possui uma demanda que não tem condições de ser atendida por outras linhas, o que justifica sua permanência”... A resposta da Prefeitura veio por meio do Diário Oficial do Município... O pedido foi indeferido, uma vez que a linha se sobrepõe a outros itinerários, já citados anteriormente... Vale lembrar que no mesmo dia em que o oficio foi recebido pela SPTrans, um funcionário da Pêssego Transportes esteve na Comissão Especial de Licitação, onde entregou várias pastas com a contribuição da empresa para o processo licitatório... Ou seja, o fim da 4054-10 passou a ser uma questão de tempo... A  Prefeitura lançou o edital definitivo em outubro de 2015...  A abertura dos envelopes estava prevista para os dias 18 e 19 de novembro, entretanto no dia  11 o TCM suspendeu o processo, com base em uma lista que elaborou com 62 questionamentos sobre “infringências, impropriedades e irregularidades”, G1... Os conselheiros do Tribunal fizeram 14 indicações de mudanças no edital e liberaram a licitação em 13 de julho de 2016... Nessa altura, a 4054-10 já não operava aos domingos e feriados, embora eventualmente um dos carros contrariasse a restrição... Antes da decisão do TCM, porém, a Prefeitura já havia anunciado no Diário Oficial de 12 de julho a prorrogação dos atuais contratos com os operadores do sistema de ônibus, assinados em 2003, com validade de dez anos, e que desde 2013, na ausência de uma nova licitação, têm sido renovados anualmente... Na prática, a administração Haddad decidiu não relançar o edital, tendo em vista à proximidade das eleições municipais... Vencidas por João Dória Júnior...  A nova administração anunciou em 21 de fevereiro que iniciaria o processo de licitação em maio...  Não se sabe ainda se o conteúdo do edital será modificado pela gestão Dória, porém a 4054-10 não terá uma nova chance, pois a SPTrans determinou sua extinção em 29 de abril... O último dia de operação coincidiu com a greve geral de sexta-feira... A linha saiu de cena quase sem ser notada, em meio às discussões sobre a pertinência das reformas trabalhista e da previdência... Sua falta começou a ser notada no sábado e se fez sentir com mais força na terça-feira, depois do feriado de 1º de maio... Só resta encarar as filas da 3743-10, 3789-10, 3796-10 e 407H-10...



























No dia do fim da linha, um banner no ponto indicava as opções para os passageiros que ficaram órfãos...

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