quarta-feira, 31 de maio de 2017

Quando Alexandre Frota Cruzou... O Muro da Casa dos Artistas...

Em 2001, na "Casa dos Artistas", Frota manifestava sua indignação com a falta de assistência aos aposentados...


































































O convite para Alexandre Frota participar da primeira edição da “Casa dos Artistas” aconteceu apenas vinte dias antes da estreia do “reality-show” no SBT, em 28 de outubro de 2001... O ator conta no livro “Do Outro Lado do Muro” – lançado pela Editora Caras em 2002 – que o convite aconteceu devido à repercussão do ensaio fotográfico publicado na edição de agosto de 2001 da revista “OG Magazine”... “O próprio Silvio Santos deu a ordem para que eu estivesse no programa ‘Casa dos Artistas’, que ele estava cuidando pessoalmente.  A ousadia estava em alta. A missão de me contratar ficou com o próprio diretor artístico da emissora, Fernando Rancoleta. Era um projeto ultra-sigiloso. Já com seis meses de investimento de milhões de dólares, ninguém que não estivesse no projeto sabia da existência dele, nem mesmo familiares de Silvio e funcionários do SBT. Estratégia ousada, que excluía até mesmo patrocinadores. Silvio estava jogando e apostando alto. Ganhou. O jogo já começava no primeiro contato. Tínhamos que assinar um compromisso de sigilo, antes de tudo, de qualquer palavra sobre o trabalho (...) Numa fração de tempo, pesou mais a vontade de trabalhar com o Silvio Santos. Um cara que admiro. Que tem toda uma história vitoriosa, criou toda uma situação, um verdadeiro sistema na TV brasileira... ‘Pô, é o Silvio! Desde moleque eu vejo o Silvio Santos vencer” (...) Fechei com uma proposta financeira boa (Todos sabem que havia um diferencial entre os participantes, de acordo com critérios da direção do SBT.) Liguei para o Rancoleta e disse: ‘Fernando, tô dentro do projeto, meu irmão! Entendeu! Vou vestir a camisa. Gostei. Acho que é um jogo maneiro e quero participar’... Desde o início das negociações com o Fernando, sempre enxerguei o programa ‘Casa dos Artistas’ como um jogo, devido às suas colocações sobre o projeto’”... Mas só depois de ser informado em detalhes a respeito, pois Frota imaginava que Silvio queria embarca-lo numa viagem ao Afeganistão, país em evidência devido aos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos... Se o convite ao ator parece muito em cima da hora, outros concorrentes também foram chamados às vésperas da estreia... “O Marco Mastronelli, por exemplo, foi convidado dois dias antes. Estava faltando gente.  O Mateus foi convidado cinco dias antes. Eu fui o primeiro a ser convidado”...  Frota relata no livro – na verdade, um depoimento ao jornalista João Henrique Schiller – que não quis saber quem seriam os outros confinados, ainda que tenha ido com a produção comprar roupas para os competidores masculinos (“Pelo tamanho das roupas, os outros participantes deviam ser grandes. E eram”)... Apenas no dia da estreia o ator conheceu seus adversários masculinos: Leandro Lehart, Marco Mastronelli, Mateus Carrieri, Taiguara Nazareth e Supla... “A produção estava superfeliz de ter conseguido colocar pessoas com características totalmente contrárias. Essa era a ideia deles”... Especulando sobre as mulheres que entrariam na casa, Frota já traçou a primeira estratégia... “Como faríamos para derrubar as mulheres, é claro! (...) ‘Ai, meu irmão! Se a Isadora Ribeiro veio, pode se preparar que vai ser a primeira a levar lima. Porque é louca. Entendeu? É louca e vai jogar pra cima, forte, na pressão, temos que tirar rápido”... Quando Silvio apresentou os competidores, o ator alterou sua tática... “Meu irmão! A partir de agora é a guerra com a Núbia Óliver, porque acho que, pela sobrancelha dela, parece o Alexandre Frota de saias. Temos que detoná-la. Ela é meio bad girl, só que com classe. Ela procura ter um pouco de classe”... Faz sentido... Entre os itens do “Não Pode” na casa, instalada na região do Morumbi, em São Paulo, estava a “violência física” – e também “entrar na piscina ou no chuveiro com o microfone”, Bofinho... Vide 33 câmeras, 35 microfones, 2 quartos com 6 camas cada um, um quarto para as moças e outros para os rapazes, um banheiro para todo mundo, uma cozinha, uma dispensa com alimentos não industrializados, uma sala de estar, uma sala de jantar, uma piscina, aparelhos de ginástica, um lago com peixes, uma horta... Pula as malas dos concorrentes, inclusive a camisa do Timão de Marco Mastronelli...



























Com sete dias de confinamento, ator saiu da casa, e só voltou com muito papo (e um cachê maior...) do Silvio...


































































Parte da estreia da “Casa dos Artistas”, com Silvio Santos apresentando os concorrentes, foi gravada horas antes da exibição, no Complexo Anhanguera do SBT... O restante do programa seria exibido ao vivo, com os competidores já dentro da casa na região do Morumbi, para onde foram levados vendados... Depois de escolher uma “cama estratégica” ao chegar, desagradar Mastronelli ao dizer para Silvio que o eliminaria primeiro, e cobrar Supla durante o “Treta Show”, que fizeram na primeira noite na casa, sobre algumas medidas tomadas por sua mãe, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, como aumentar os salários do secretariado em 50% após a posse (vetado pela Câmara...), ou subir a tarifa de ônibus para R$ 1,40, Frota começou a tramar a primeira eliminação, mirando em Núbia, que já tinha partido para a tática do “concurso de faxina”, Tiago Leifert - e começou a tramar outra eliminação...  “Nós estávamos numa espécie de prisão de  luxo e tínhamos que agir como prisioneiros de luxo, então eu usava o chuveirão do quintal, que descobri ser o único lugar em que podíamos tirar o microfone da lapela sem que os microfones espalhados pela casa, os ‘sunrise’ conseguissem captar com nitidez o som, por causa do barulho da água. Com isso, toda vez que eu chegava perto de alguém e falava ‘Vamos pro chuveiro!’, neguinho já sabia que eu estava querendo montar a estratégia de eliminação... Minha estratégia era a seguinte: de cara eu queria tirar a Núbia... A primeira eliminada tinha que ser a Núbia. Eu consegui trazer pra perto de mim o Mateus, Marco e Taiguara... Esses ficaram tipo: ‘Tudo o que meu Mestre mandar, faremos todos’. O Supla e o Leandro Vieram na carona, meio devagar”... Entretanto, Mateus confessou que tinha um acordo com Núbia... Eles, que já sabiam quem estaria na casa, combinaram de não trocarem votos entre si... E Taiguara apaixonou-se – “uma paixão espiritual, platônica”, ressalta Frota, por ela... “Então tive que escalar outra ´vitima para subir o gás... Vou explicar: usei muitos termos de presidiários que tirei do livro ‘Estação Carandiru’. A imprensa até noticiou isso, ‘subir o gás’ é matar alguém, assim como ‘botar o balão para subir’, ‘bola da vez’. ‘Vamos subir o gás da Alessandra Iscattena, porque tem 12 anos de SBT, foi criada dentro do Gugu, é uma forte candidata, vamos abrir’. Então tá, concordaram todos os homens. Ficou montado que, no lugar da Núbia, eliminaríamos a Alessandra Iscattena. E assim fomos para o primeiro domingo. Derrubamos a Alessandra e confesso que não tenho nada contra ela (...) Consegui manipular as duas equipes. Combinava uma coisa com um e outra com o outro. Com isso, consegui fechar pra berlinda a Alessandra Iscattena e a Nana Gouvêa. A Nana já era pra ela sentir a adrenalina da berlinda e já saber que ela seria a próxima a cair. Compadre, a Nana é insuportável. É uma mulher insuportável. Meu irmão! Conviver com a voz, com aquela risada dela”...  Afora as críticas dela à produção... O plano funcionou, Alessandra foi eliminada, mas nem tudo correu como previsto... “Nem Silvio nem Frota poderiam imaginar que o Alexandre Frota pudesse ser tão sagaz naquele momento, de vestir a camisa do jogo e já desde as primeiras 24 horas dar a linha do programa. Montei tudo, fui líder, me tornei o xerife da parada e decidi quem iria para a berlinda. As pessoas se chocaram. Não esperavam que ela fosse a primeira. O Silvio, também novato nesse tipo de programa e ainda não sabendo que eu me tornara peça fundamental do esquema, por pura inocência, me abre dizendo com apenas cinco minutos de programa... ‘Ô, Frota! Tá todo mundo dizendo que você é quem está fazendo complô contra as mulheres’”... Depois do programa, domingo à noite, Núbia repetiu insistentemente a frase de Slvio para acusar Frota...  No dia seguinte, pela manhã, o ator decidiu abandonar o “reality-show”... Não sem antes dizer que Marco, Mateus e Taiguara poderiam reivindicar os 50% de cachê que perderia ao deixar a casa, pois receberam menos...  Fora do confinamento, Frota mal teve tempo de saber do sucesso alcançado pela “Casa dos Artistas” e logo depois de uma entrevista coletiva na terça-feira, já foi chamado para o SBT conversar com Silvio... Depois de uma conversação tensa, já que o ator não concordou que Silvio tivesse exposto seus planos e liberado o áudio dos telefonemas que decidiam a eliminação, com a mediação do superintendente de engenharia do SBT, Alfonso Aurin, Frota aceitou voltar na noite de terça-feira para a casa...  Que já não contava com Leandro Lehart, que saiu uma hora depois do ator, na segunda... Quando Frota assistiu, fora da casa, a edição diária do programa, e viu que Núbia reuniu as mulheres no quarto para comunicar sua intenção de derrubá-lo... “Meu irmão! Já que eu tinha voltado, defini meu objetivo:  Quem me chamou de volta foi o próprio Silvio Santos, então vou passar o cerol na Núbia”... Anos depois, na biografia “Identidade Frota – A Estrela e a Escuridão”, de PH Peixoto, o ator revelou mais alguns detalhes da negociação com Silvio... Que ofereceu um acréscimo de R$ 100 mil ao cachê oferecido antes do início do “reality-show” – e ele aceitou... O diretor da “Casa dos Artistas”, Rodrigo Carelli, não queria o retorno de Frota, mas Silvio argumentou que era o dono do programa e o ator voltaria sim... O apresentador também deixou clara a contrapartida pelo retorno com cachê  aumentado... "Você não vai ganhar, mas irá até a final"... Sem contar que o Jassa teria convencido Silvio a promover o retorno de Frota... Alis, por falar no cabeleireiro de Michel Temer e Henrique Meirelles, a atuação política atual de Frota já podia ser percebida em declarações como esta... “Se tiver que ir definitivamente pra Cuba, vou. Sofrimento total nos dois primeiros dias, mas depois sou Cuba desde criancinha, 100% cubano. E acabou!”... Ou esta... “O Brasil deveria ter vergonha pelos seus 23 milhões de aposentados sem uma assistência adequada. Deveria ter vergonha da fome ser o prato principal dos seus políticos”... Ou ainda... “Eu gosto e respeito o senador [Eduardo Suplicy]. Sinceramente, simpatizo com o senador, mas a prefeita [Marta Suplicy]... Eu não simpatizo muito com ela. O senador pode contar sempre comigo”... Que o MBL não saiba, digo...



















O jogo não era de dominó, mas Frota aproveitou as pedras para executar suas elaboradas estratégias...


































































Frota aproveitou que Marco se desentendeu com as concorrentes femininas no período em que abandonou o confinamento, e colocou-o na frente como prioridade de eliminação... “Minha estratégia foi não interferir na queda do Mastronelli e me associar à Núbia, inicialmente. Não deu outra: na segunda semana o Mastronelli foi executado com unanimidade de votos, tanto de competidores quanto de telespectadores. Ele tomou um sarrafo forte”... De volta à casa, o jogo se rearranjou... “Nós nos dividimos em três facções... A minha, com Mateus, Marco e Taiguara; a do Supla, Bárbara Paz e Patrícia Coelho; e a da Núbia com Nana e Mari Alexandre. Mesmo divididos em facções, todos vinham falar comigo o que deveriam fazer. Pediam conselhos, decisões, armavam derrubadas, conchavavam, faziam complôs, falavam mal dos outros... Falavam bem... Passavam por mim geral. Até quem não gostava de mim vinha pra perto porque me achavam muito forte. Teve competidor que chegou a especular que eu era uma pessoa que  estava trabalhando para a produção.  Infiltrado, contratado apenas para gerar os conflitos. Mas, na verdade, o que estava acontecendo era que eu dominava os ensaios das coreografias das festas, com dicas de posicionamento para as câmeras e falas adequadas às cenas... Tudo isso eu fazia naturalmente e, praticamente, virei um diretor de cena., já que os diretores do programa não tinham como nos passar nada. Eu me aproveitei de minha experiência e de minha queda para diretor e mandei ver”... Vide agradecimento de uma das diretoras assistentes do programa... Ao saber que Bárbara, Patrícia e Supla votariam em Núbia, que também teria seu voto, manobrou os outros confinados indicarem Bárbara e Supla, em plena “semi-relação”, para a eliminação... Núbia teve quatro votos  - Supla três – e acabou eliminada nos telefonemas... Vide voto por escrito de Frota... “Eu acho que a Núbia tem que sair, Silvio, porque ela é prepotente, ousada, com a sobrancelha levantada, e mulher com a sobrancelha levantada é muito perigosa. E eu também conheço bastante o que ela fez na vida dela. Então... Ela merece sair”... Nessas alturas, o controle de Frota sobre a casa era quase total... “Eu agia diferente dos demais: arquitetava o plano e executava durante toda a semana (...) Montei um escritório à beira da piscina, no sol, onde fazia meus conchavos. A cada dia da semana, eu fazia a cabeça de um competidor para ele escolher quem eu queria”... E ainda sobrava tempo para interagir com “Siivio Melon”, compor 15 músicas em parceria com Supla, combinar uma cena de edredom com Patrícia Coelho...  Só não fez sexo dentro do programa – “ia dar 80 pontos no Ibope” – porque estava “associado” a Daniela Freitas, cuja carreira alavancou durante o confinamento... “Com tudo isso acontecendo com a gente, me fortalecia e jogava sempre uma nova cartada: Silvio Melon, o edredom com a Patrícia, a briga ao vivo com a Mari... Eu precisava criar uma atração de três em três dias para também manipular a galera aqui de fora. Eu percebi que o que eu fizesse na Casa viraria capa de revista ou de jornal. Sacando isso, resolvi chamar o Fernando Henrique de bundão. Já sabia que ia ser mídia. Passei a determinar o que a imprensa teria para trabalhar aqui fora.  Viramos cúmplices. O projeto deu muito certo e batemos a TV Globo no Ibope sete vezes. ‘ O Big Brother Alexandre Frota, com Silvio Santos, esmagam a TV Globo’. Esta frase foi veiculada em alguns jornais do Brasil”... Sem contar a cumplicidade com Silvio Santos... “O Silvio respeita a originalidade. Respeita quem o respeita. Você não pode invadir o espaço dele. Tem que levantar a bola e deixar ele cortar. Senão ele te corta.  Você tem que deixar o jogo com ele e ir devagar. Tem que deixar ele levantar a hora que lhe convier e tem que estar preparado para cortar e marcar seu ponto com ele e com o público (...) O Silvio é o melhor dos jogadores que eu conheço”... Vide quando Frota o convenceu a dar um Fiat Dobló para todos os concorrentes do “reality-show”... A começar por ele e os outros finalistas... Bárbara, Mari, Patrícia e Supla... Frota não venceu, tanto que numa certa altura o livro ser esquece do jogo e começa a abordar a questão da alimentação – que precisava ser preparada pelos competidores, sem auxílio de eletrodomésticos  – e os pratos que constavam no livro de receitas disponibilizado na casa... Arroz com legumes, arroz integral, batata ao forno com ervas, cenoura ralada refogada, legumes grelhados, brócolis ao alho, escarola refogada, panaché de legumes, purê de mandioquinha, batata sauté, lentilha, feijão, lasanha vegetariana de abobrinha, omelete de legumes, abobrinha recheada com ricota”... Embora fique claro que a ausência de alimentos processados era para aumentar o tempo na cozinha e as tensões na casa, a direção não regulava o fornecimento diário de alimentos, como é usual no BBB... Exceto no caso das bebidas alcóolicas nas festas, dosadas para evitar brigas... Ainda assim, o cardápio mais comum na casa eram duas especialidades fáceis de preparar – omelete e limonada... Havia um lago na área externa da casa, porém para Frota, o trabalho de limpar os peixes não compensava a pescaria... Anos depois do quinto lugar na primeira “Casa dos Artistas”,  o ator convenceu a Record a comprar os direitos do “reality-show” “Quinta das Celebridades”, de que havia participado em Portugal... Em seguida, foi incumbido de realizar a pré-produção do programa  - que receberia o nome de “A Fazenda” – e de escolher o diretor-geral... Indicou Carlos Magalhães, assistente de Bofinho no BBB, e Rodrigo Carelli, o mesmo da “Casa dos Artistas”... Também escolheu a propriedade onde seria gravado o “reality”, na região de Itu... Frota, entretanto, se desentendeu com Carelli, que o colocou para fazer um “making of” de “A Fazenda”, cuja exibição foi vetada pela Sony, que detinha os direitos do “reality”... O ator queria pedir a cabeça do diretor, mas foi demovido por Paulo Franco com a justificativa de que a Record não jogaria fora um investimento de 28 milhões de reais... Continuou a trabalhar na pré-produção do programa, e embora tenha indicado mais metade do elenco da primeira edição (inclusive o vencedor, Dado Dolabella), não emplacou os nomes que sugeriu para a apresentação: André Marques, Zeca Camargo e Tadeu Schmidt...  E quando o programa foi ao ar, em maio de 2009, Frota foi alocado em outro projeto e depois, não teve o contrato renovado pela Record... Que coisa, não???...









































Sem contar que o ator resolveu sua carência no confinamento com a criação do "Silvio Melon"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário