quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Trem do Metrô descarrilou em frente ao Fielzão...

Tanto se falou no risco de desmoronamento do Fielzão e foi o trem na linha de Metrô em frente que tombou... 

















































Uma pessoa ficou ferida no descarrilamento de um trem do Metrô nas proximidades da estação Timão-Itaquera, em frente ao estádio Fielzão, às 15 horas desta quarta-feira... Havia uma ordem do Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô para o trem ser recolhido ao Pátio Itaquera, pois o condutor havia reportado um ruído estranho... Quando o trem se aproximou da estação, saiu dos trilhos, derrubando a mureta de concreto e as grades entre as linhas...  Da plataforma da estação da CPTM, três horas depois do acidente, alguns curiosos acompanhavam a movimentação dos funcionários do Metrô para recolocar os gradis de proteção e por o trem de volta aos trilhos... Ao fundo, o estádio Fielzão, o mesmo que alguns meses atrás foi alvo de especulações sobre os riscos de "deslizar" sobre a Radial Leste... Até “selfie” esses observadores fizeram... Uma garota não fez fotos, mas tinha uma pergunta urgente... Há feridos???... Até aquele momento, o Metrô não tinha confirmado se havia vítimas no acidente... Apesar das pessoas em outros trens que tiveram de caminhar pela via... Na saída da estação Patriarca, centenas de passageiros que tiveram de sair dos trens esperavam na Radial Leste pelos ônibus que pudessem leva-las até as estações Artur Alvim e Timão-Itaquera, fechadas depois do acidente... De volta ao local da ocorrência, o prefixo dos carros que saíram dos trilhos revelam uma particularidade importante...  K 154 e K 153... O trem acidentado pertence à frota K... Ou seja, é um dos trens Mafersa da década de 1980 que foram reformados entre 2008 e 2012... Reforma que está sob investigação pelo Ministério Público Estadual no processo do cartel dos trens, vide denúncia da Siemens (impulsionada por uma investigação interna na empresa alemã cujos resultados foram divulgados em 2007...) ao Cade... O trem avariado é o K15... Em 2013, o trem K07 descarrilou, só que nas proximidades da estação Porcaria-Barra Funda... O Sindicato dos Metroviários aponta um problema recorrente de superaquecimento do truck, a parte onde se encontram as rodas do trem... A causa seria a retirada de assentos na reforma, que aumentou o número de passageiros por trem... Com o trem mais pesado, o risco do truck aquecer em excesso é maior... O Metrô, por sua vez, deixa pela perícia da Comissão Permanente de Segurança, a Copese... 















Da plataforma da CPTM, se via a movimentação dos funcionários do Metrô para recolocar o trem da Frota K na linha...















































A interrupção da circulação de trens entre as estações Patriarca e Timão-Itaquera teve reflexos nas outras linhas do Metrô paulistano... Duas horas depois do descarrilamento, a Linha 4 – Amarela registrava um movimento anormal de passageiros embarcando na estação Republica com destino a Luz.... A orientação do sistema de som dos trens era repetida a cada minuto... “Utilize a Linha 11-Coral da CPTM”...  Cuja estação inicial é justamente a da Luz... Para quem não queria sair do Metrô, a opção era ir da República até a Barra Funda pela Linha 3-Vermelha... Cuja plataforma tinha um carregamento acima do normal para as 17 horas... Quem embarcou na Barra Funda e queria chegar em Itaquera precisaria descer no Tatuapé e pegar o trem... No caminho, era possível notar que o acesso às estações da Linha 3 – Vermelha sofreu restrições... As plataformas nas estações República e Brás, que costumam ficar repletas de passageiros no pico do final da tarde, estavam esvaziadas...  No Tatuapé, a transferência gratuita para a CPTM, que só costuma ser aberta depois das 20 horas, excepcionalmente estava franqueada ao público... A redução no intervalo entre trens fez com que a plataforma para Guaianazes enchesse e esvaziasse a cada dois minutos... Não é preciso dizer que os trens seguiam superlotados até a estação Timão-Itaquera...

















Para chegar a Itaquera, era preciso descer do Metrô e encarar o sufoco do trem da CPTM no Tatuapé...



















































Na estação Timão Itaquera, a plataforma da CPTM, que avança para além da marquise, era um local privilegiado para observar a movimentação dos funcionários do Metrô para recolocar o trem nos trilhos e colocar no lugar os gradis derrubados...  Em entrevista à TV Globo, o gerente de operações do Metrô declarou que uma mulher sofreu um destroncamento de pulso no acidente e foi levada para o Hospital Santa Marcelina, na região da Vila Carmosina... Mesmo hospital acionado há 30 anos atrás, em 17 de fevereiro de 1987, em outro acidente, envolvendo dois trens da antiga CBTU, na região central de Itaquera, perto da antiga estação ferroviária...  Nesse dia, o hospital ficou repleto de ambulâncias, trazendo boa parte dos 58 mortos e 140 feridos no desastre... A estação do Metrô  só seria inaugurada no ano seguinte e os trens da CPTM só começaram a parar no local em 2000, com a inauguração do Expresso Leste...  Depois do descarrilamento, o acesso ao Metrô foi fechado... Alguns seguranças explicavam a situação para os usuários e cartazes nos portões indicavam que o serviço PAESE estava disponível para a estação Patriarca do Metrô na Radial Leste... Logo a frente do ponto de ônibus... De fato, um pouco depois das 18 horas saíram dali um Apache Vip e um Apache Vip II do Consórcio Plus... Uma excelente opção, já que o ponto de táxi do Metrô estava vazio, pois todos os carros já tinham sido solicitados...  É nessas horas que agradecemos ao fato da licitação dos ônibus não ter sido realizada e a linha 4054-10, Metrô Itaquera / Jardim Nossa Senhora do Carmo continuar operando... No dia seguinte, por volta das 7h30 da manhã, uma nova paralisação do Metrô, desta vez na Linha 1-Azul... Esta causada pela presença de um cachorro na linha... A circulação dos trens foi interrompida por uma hora, para que o animal fosse localizado... O que não aconteceu, e a linha voltou a operar... Surgiu a informação de que o cachorro não foi resgatado com vida, não confirmada pelo Metrô... Se for, lamentável...


















Serviço do PAESE foi acionado entre as estações Timão-Itaquera e Patriarca do Metrô...

Nenhum comentário:

Postar um comentário