segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O dia em que o BBB mostrou sua verdadeira face...

Sabendo que ia ao paredão, Bruno provocou a casa insinuando-se para Leca na Festa Queijos e Vinhos...




















































A primeira edição do BBB estreou em 29 de janeiro de 2002, uma terça-feira, mas o conflito que mostrou a que o “reality-show” veio aconteceu duas semanas depois, em 15 de fevereiro, uma sexta-feira...  Os ânimos estavam acirrados na casa desde a saída de Xaiane Dantas na terça, dia 12... Na quarta-feira, dia 13, a “Batalha do Leite Condensado” opôs Bruno Saladini e Cristiane Mota como resultado de uma escassez premeditada de alimentos imposta pela produção... Também era a terceira semana de programa, exigindo um “twist” no jogo... Na quinta, Cristiana torna-se Líder e coloca Bruno na mira... A reação de Bruno acontece sexta, na Festa Queijos e Vinhos (ou Festa Italiana, como ficou mais conhecida...), quando assedia insistentemente a figura mais vulnerável da “Panela do Quarto Azul”, grupo que dominava as votações na casa, Leca Begliomini... Havia outra razão para o “twist”... No domingo estrearia a segunda edição da “Casa dos Artistas”, com toda a badalação midiática e o glamour do “reality-show” comandando por Silvio Santos, com pretensões de aniquilar o concorrente que passava em outro horário... O BBB deu a resposta ao seu estilo... Ou melhor, criou o seu estilo para enfrentar o arqui-rival... Uma briga colossal em uma festa com muito álcool... A crítica especializada, diante das cenas exibidas no programa de sábado, rotulou os concorrentes de feios, sujos e malvados...  Não eram páreo para os homens e mulheres mais desejados do país, reunidos na Casa dos Artistas 2, que estreou no dia seguinte... Mas seus gestos estudados logo perderam a força para um público sedento por sua intimidade revelada...  Os competidores do BBB eram feios, sujos e malvados, reflexo da origem turbulenta do programa, mas eram mais reais... E o público ainda descobriu que poderia julgá-los nos paredões... Silvio era um anfitrião formidável, mas não percebeu todo o potencial dessa interatividade... Ficou a impressão de que a “Casa dos Artistas” era um brinquedo só dele... Isso até funcionou por um tempo, mas a audiência e ele próprio cansaram depressa da brincadeira... Enquanto isso, o BBB, pressionado para superar o êxito do concorrente que estreou de surpresa, antecipando-se à Globo, e tornou-se um fenômeno de audiência, criou um estilo que o permitiu sobreviver aos duros tempos em que era um filho pródigo, mesmo nascido em berço de ouro... Depois, a ilusão de que o público decide os rumos do “reality-show”  trouxe, com altos e baixos, o programa até os dias atuais, quando completa 15 anos de exibição ininterrupta... A edição de sábado, 16 de fevereiro de 2002, mostrou Bruno abraçando Leca insistentemente na beira da piscina... Até cera de vela derretida ele derrubou no umbigo de Leca... Adriano, o Didi, líder da “Panela do Quarto Azul” começa a gritar... “Beija!!! Beija!!! Beija!!!”... O beijo sai, mas no rosto...  André Gabeh, um de seus aliados, é mais ousado no incentivo... “Chupa língua!!! Chupa língua!!! Chupa língua!!!”...  Aí Bruno não topa...  No colo de Cristiana, Leca avisa sobre Bruno: “Eu não vou ficar com ele, mas que ele está a fim, ele está”... Estela, mais uma “paneleira”, arregala os olhos... Mesmo sóbria, Leca deixa a festa com Bruno... O casal Sérgio e Vanessa faz o mesmo... Leca usava na cabeça um ramo de parreira, a feição de uma coroa de louros...  Na cozinha, Bruno sussurra para Leca sobre o jeito com que os outros confinados olharam para eles... Leca vai sentar numa cadeira ao lado de Didi... “Com dez cadeiras, você escolhe a que eu coloquei o pé”, reclama... “É lógico, para eu ficar entre você e Bruno”...  Bruno volta a beijar Leca, que alerta... “A gente tá passando na Globo”... André passa pelo casal e berra... “Vocês, hein”, diz Bruno... Que vai com Leca para a varanda e prossegue com os beijos... Bruno para quando Leca aponta, talvez para alguma câmera... Na sala, Cristiana senta ao lado de Didi e lhe aplica um golpe nas partes baixas... “Perdeu as bulinhas???”, brinca André...  Leca, sóbria, canta “Baba Baby”... Didi arremessa uma almofada em Cristiana e Leca... Que consegue levantar do sofá e bate com uma sandália na bunda de Didi... “Se não for rolar sexo, isso é agressão”, ironiza Estela...  “A Leca vai se retirar para os seus aposentos”, diz...  “Vamos jogar a Leca no banho”, sugere Didi... “A Leca tá zerada, imagina, eu tô tão sóbria”... Helena se oferece para dar banho em Leca, mas Estela a leva da sala... No quarto azul, volta a cantar “Baba Baby” – Kelly Key começava a despontar nas paradas de sucessos – com Cristiana... As duas puxam Estela, que cai no chão... Didi observa as três, pensa um pouco e joga o edredom em cima delas... “Eu acho que vai colar um velcro aí”... Cristiana e Leca vão atrás de Didi, atirando sandálias e água... Didi pega Leca e a joga na piscina... “Agora é você”, diz para Cristiana... Enquanto Leca cai na piscina, Didi atira Cristiana... Que corre atrás de Didi no gramado... Com um colchonete na mão, ele adverte... “Vou dar nas duas!!!”... Cristiana adverte... “Meu voto eu mudo amanhã!!!”... Didi aproveita para agarrar Leca e leva-la ao chão... Em seguida, aplica uma rasteira em Cristiana... Ela e Leca tentam encurralar Didi, mas Leca cai novamente... Didi sai correndo e Cristiana rola pelo gramado... Alcançado por Leca,  aplica uma rasteira bem em cima do logo do programa... Sem forças para levantar as próprias calças, Cristiana cai no chão de novo... 



















Depois da festa, Leca teve de suportar as palavras de reprovação de seus colegas de confinamento...




















































Pedro Bial aparece e declara... “Até aí, só risadas, mas esse é só o fim do primeiro tempo... No segundo tempo a coisa fica mais quente, se é que vocês podem acreditar”... O apresentador fala com o pessoal da casa... “Adriana, quer dizer, Adriano... Hoje eu que troquei o sexo de alguém, é que eu vi tanta confusão nessa festinha de vocês que tô chamando eles de elas, elas de eles”... Bial pergunta por Sérgio e dispara... “Puxa, o pessoal vibrou com seu primeiro beijinho na Vanessa”... A casa vibra... “O que você sentiu nesse momento tão especial”... “Um sabor de maccherone”, responde Sérgio... O apresentador prossegue... “Vanessa, você com toda sua timidez, milhões de brasileiros viram o seu beijinho... Algum comentário???”... “Nada a declarar, não”...  Bial não se entrega... “Então você beijou de boca fechada, nada a declarar”...  “Foi beijinho, um estralinho”, responde Vanessa... O apresentador muda de assunto... “Leca, onde você aprendeu aquela brincadeira da vela, da cera quente”...  Assustada, Leca se esquiva...”Não fui que comecei com a brincadeira, Bial”... Não é o que Bial ouviu... “Mas você foi a primeira a dizer que uma dor assim eu gosto... Essa declaração teve uma grande repercussão aqui fora”... Leca não entende, o apresentador explica... “Você curte esse negócio de doer um pouquinho e tal, na hora das brincadeiras”... Leca sai pela tangente... “Era brincadeira, Bial”... Bial pede que as crianças não repitam essa brincadeira em casa... Ops!!!... “Isso é coisa de gente grande meio maluca”, aponta... Ou seja, independente de quem apresenta o “reality”, a instigação sempre existiu, é quase um dever de ofício...  “A ideia da vela não foi minha, volta a fita pra você ver”, acrescenta Leca... O apresentador pergunta então quem teve a ideia... Estela levanta a mão e diz que foi ela e André... “A gente só estava fazendo um pacto de um queimar o braço do outro, depois virou o que virou”, explica... “Depois as pessoas se revelaram almas incendiária”, observa André... “Eu só tava colocando o dedo na parafina... Bial então afirma...  “Impressionante como o vinho revela coisas das pessoas insuspeitadas”...  Entregando o jogo do Bofinho, hein???... “Manda mais vinho”, sugere Bruno... Helena, que sempre procurava estar distante dos problemas, sai com essa... “O problema é que Baco baixou no BBB e as pessoas ficaram totalmente enlouquecidas”...  André ironiza... “Mudou de nome, agora é Baco”...  Bial encerra a conversa avisando que no próximo bloco acontece a escolha da Líder Cristiana... Que era feita no sábado... A votação ocorria domingo... Quando a concorrência começou a apertar depois do “Fantástico”, todo o processo – inclusive a escolha do Anjo, introduzido no BBB3, passou para as noites de domingo, no BBB 4... “A festa de ontem começou naquela alegria toda e terminou, como se diz por aí, no maior barraco”, anuncia Bial... Eram 3 horas da madrugada e Leca, no quarto escuro, garante... “Eu não beijei o Bruno de língua, juro por Deus”... Didi, apesar do sono, não acredita... Leca insiste... “Mas eu não beijei de língua!!!”... Didi rebate... “Chupou legal!!!... Sei que teve gente que saiu chupando tudo hoje”... Leca é sincera... “Comigo ele só quer me comer”... Didi vai em cima... “Você só quer dar!!!”... Cristiana entra na discussão... “Você tem que aprender a falar não!!!”... Leca critica Didi... “Você está me ofendendo!!!”...  Didi devolve... “Você instigou o cara a noite inteira”... Leca se defende... “Fazer gracinha e beijar tem uma diferença muito grande”... Cristiana não se intimida... “Só que ele beijou, Leca!!!”... Leca não entende... “Ele me beijou como, vocês tão falando em beijo de língua”... Cristiana explica... “Não, mas ele foi, se aproveitou, fez a cena dele e foi dormir”... “Saiu de bonzão pro Brasil inteiro”, acrescenta Didi... Leca xinga Cristiana e Didi... Cristiana diz que ninguém esperava aquela cena... Leca lembra que todo mundo estava sóbrio e diz mais... “Do jeito que estão falando, parece que eu beijei de língua o cara, foi só um selinho, que eu faria em qualquer um”... “Então faz em mim”, provoca Didi... “Não fiz ceninha, quem tá falando m... são vocês”, reclama Leca...  “Vocês não”, objeta Cristiana... “Vocês acham que eu fiz ceninha”, pergunta Leca... “Eu acho”, diz Didi... E lembra quando Bruno e Leca se beijaram na cozinha... “Ele ficou te xavecando, te agarrando, te beijando no pescoço... Eu não vi você dizer ‘me larga’, ‘me solta’, não vi”... “Porque achei que não ia olhar”, responde Leca... “Então foi ceninha”, conclui Didi... “Foi só uma brincadeira”, garante Leca... “A minha opinião é a seguinte, se você falou tanto do cara no começo e agora beijou o cara, eu nem vi vocês se beijando Leca, eu vi depois”, observa Cristiana...  “Eu não beijei o cara!!!”... André diz que não houve beijo, mas Cristiana afirma que muita gente ficou surpresa com a cena... Enquanto Didi está orando no criado-mudo, Leca se queixa... “Vocês falam como se eu tivesse beijado o cara!!!”... “Não estamos falando isso, Leca”, retruca Cristiana... “Eu não fiquei com o cara, Cris, faz uma oração”, sugere Leca... “Eu faço, mas não vou ficar aturando isso, quem dá um beijo na boca é porque está a fim... Agora não vem bancar a moralista pra cima de mim”, ressalta Cristiana... “Tá bom, se você acha que eu tô sendo a falsa moralista”, devolve Leca... “Eu não tô achando, se você deu condição pro cara e ele chegou, você deu condição, mas não vem falar pra eu e o Didi tomar no c...”, atira Cristiana... Leca sai da cama e reclama... “Se vocês viram, se o Didi viu”... “Eu vi tudo”, observa Didi... “Você viu o que, eu beijar de língua o b... do Bruno”, indaga Leca... “Eu vi você dar um selinho e vi você aqui dentro da cozinha fazer ceninha de amor, agora diz que eu tô mentindo na minha cara”, responde Didi... “Você tá mentindo”, responde Leca... “O Brasil inteiro viu, sua otária!!!”, reage Didi, que xinga Leca... “Viu o que, repete”, pede Leca... “Sua otária!!! O Brasil inteiro viu, pronto”...  Leca tenta se explicar...  “O cara veio, beijou meu ombro, eu tava de costas”... Didi contesta... “Encostadão, você tava de frente pra ele, não tava de costas”... Cristiana dá um pitaco... “Quando um não quer, dois não brigam”... Leca diz que Cristiana estava rindo enquanto Bruno a encoxava... E vai para cima de Cristiana, sendo impedida por Estela... “Na boa, eu sou uma vaca, eu sou uma”... Depois vai para a cama de Didi... “Você pensa que eu sou uma vaca”... Didi afirma que já falou o que tinha que falar, enquanto Estela afasta Leca e Cris gesticula, como se quisesse separar a briga.... Leca sai do quarto... “Na boa, não vou ouvir isso”... 






















Pressionada pelas críticas, Leca proferiu uma frase de grande impacto... "Eu não sou uma Xaiane!!!"...




















































Na sala, Leca faz um desabafo... “O cara olhou pra minha cara e falou coisas como se eu fosse uma p... de quinta que cobra duzentos reais pra fazer um programa, vai se f”... Estela só ouvindo...  “Eu não sou qualquer uma, entrei aqui como uma patricinha milionária, eu não sou milionária, eu não sou patricinha, sou uma falida do c... e mesmo que eu estivesse pior que isso, eu tenho dignidade...É o que mais me importa, eu não quero sair como a Xaiane saiu com o rabo entre as pernas porque eu não sou uma Xaiane”...  Pois é, não é... A estigmatização feminina era forte naquele tempo... “Eu não entrei aqui pra dar prum cara e pra fazer graça pro público... Não é a minha cara, se eu ganhar esses 500 paus é porque eu fui digna”... Que prêmio mais mixuruca, Bofinho, digo... Didi comparece na sala e declara... “Eu não vou discutir com você, eu nem vou levantar a voz pra você... Mas se pudesse passar pra todo mundo o que aconteceu”... Leca interrompe... “Eu vim aqui pra dar pra todo mundo nessa m... Eu não vou ficar ouvindo isso”... E sai da sala... Cris tenta impedir, sem sucesso... Leca eleva o tom de voz... “Eu tô fazendo um p... de um drama... Eu tô de saco cheio de vocês, que ficam no blasé, fingindo que é humilde por fora e por dentro fica criticando as pessoas, tô cansada de aparências”... E respondendo a Didi... “Eu sou patricinha, mas eu sou humilde por dentro e por fora, eu não banco a maravilha por fora e sou uma p... de uma hipócrita por dentro”... É isso que ela quer, desdenha Didi... “É isso que eu quero sim, inclusive eu vim com tudo planejado de fora porque eu sabia que ia encontrar uma pessoa como você na casa”, responde Leca, enquanto vai para o banheiro... “Boa noite”, diz Didi... Enquanto Leca chora na porta do box, Didi se defende na sala, dizendo que só quis relatar o que aconteceu, sem perorações... “Se isso foi ofensivo para ela”... Leca ouve e quer voltar a sala, mas é segurada por Helena... “Sossega, sossega, eu não vou soltar você... Você sabe o que aconteceu, nada o que você falar para ele vai acrescentar, você sabe como ele é grosso... Você não vai embora amanhã, sossega... Você não vai lá porque eu não vou deixar e você sossega... Você vai se acalmar porque você sabe o que você fez e ponto... Se ele foi mal-educado e fez uma brincadeira de mau gosto, o problema é dele e não é você que tem de ficar sofrendo assim... Você está assim porque está alterada”... Nesse momento, Bruno sai do reservado do banheiro...  “Eu não vou deixar você sair”... Duas semanas depois, Helena foi eliminada do BBB, em um paredão no qual enfrentou a própria Leca... Se tivesse percebido antes que fazer o deixa-disso não é uma boa no “reality-show”, talvez fosse mais longe... Na varanda, Estela não entende porque ficam falando com Leca... Era melhor deixá-la sozinha em um canto... Enquanto isso, Helena continua a segurar Leca na cozinha... “Nada que você falar agora vai adiantar”... Bruno, que seria eliminado no paredão seguinte (indicado pela Líder Cristiana...), também tenta acalmar Leca... Mas Didi fala... “Tá gravado”... Leca responde... “Tá gravado sim, Didi, que eu não fiz nada”... Leca se solta e vai para perto de Didi... “Me larga... O que você falou para mim antes???”... Você não me ofendeu antes, ai, educadinho, ô artista plástico”... Didi responde... “A verdade dói”... “Você me acha o que, uma p...”, diz Leca... “Em momento algum eu disse essa palavra”... “Fala aqui pro Bruno... Eu vou embora dessa merda, tô c... pros 500 mil, eu sou digna”, reage Leca... “Aonde que eu te xinguei,  eu te chamei de otária, se foi isso eu te xinguei mesmo”... Dignidade feminina era algo que passava longe da cabeça do Bofinho nessa época... Ele queria ver sangue, digo, faturar com as brigas... Helena pede a Leca que vá para o quarto, enquanto Estela diz que agora está ficando ridículo... Deixa ela descansar, encerra Sérgio... Outro para quem o deixa-disso não funcionou, já que ele foi eliminado no último paredão antes da final por Kleber Bambam, que só observou a briga – escolado pela saída de Xaiane – e se tornou o vencedor do primeiro BBB...



















- Sai dessa vida, Helena... A "Turma do Deixa-Disso" não se cria dentro do BBB...

Nenhum comentário:

Postar um comentário