segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Na festa do ônibus, modelos urbanos que brilharam...

Atualmente em testes na Gato Preto, o ônibus elétrico movido à bateria foi um dos donos da festa...

















































Nossos colegas de rede compareceram à festa do ônibus na região do Pacaembu para encontrar com amigos muito conhecidos... Os ônibus urbanos que circulam na capital e na região metropolitana, que nossos companheiros de web não se cansam de admirar, mesmo que encontrem com muitos deles todos os dias... Até o Doutor Kenji, que chegou mais tarde, fez a sua saudação volcano e já foi conferir de perto as duas gerações de Mascarello Gran Via trazidos pela empresa Imperial, que opera na Zona Leste de São Paulo... Um modelo 2010, com chassi Volkswagen e prefixo  54154... Muito utilizado na linha 2590-10, União de Vila Nova-Parque Dom Pedro II...  Esse o Teixeirinha conhece... Não é o que passa pela “Avenida do Extintor”???... Na verdade, é Avenida do EXTERIOR, próxima do Terminal Parque Dom Pedro II... O outro, modelo 2013, também com chassi Volkswagen (Volksbus 17.230 OD), prefixo 54176, equipado com ar-condicionado, e que também opera na 2590-10... Apesar da numeração dos dois carros remeter à Área 5, a cor deles é amarela, da Área 3... Sendo que na linha 213C-10, Itaim Paulista-Vila Califórnia, só operam ônibus verdes... Ao lado dos dois Gran Via estava o ônibus urbano mais concorrido de toda a festa... O BYD modelo K10A... Difícil tirar uma foto dele sem ninguém “cebolando”...  Os veículos da montadora chinesa têm feito testes em várias empresas paulistanas...  Este encontra-se na Viação Gato Preto, vide prefixo 82 005... Doutor Kenji posiciona-se no assento do cobrador e observa as saídas de ar-condicionado... No cubo de roda, estão as plaquinhas da linha 856R-10, Lapa-Socorro...  Enquanto Teixeirinha olha para a catraca, o internauta Chico Melancia coloca o assunto em dia com um colega de rede de São Bernardo... Mas as empresas tem interesse em adquirir esse ônibus, pergunta o Doutor Amaury enquanto estava sentado no banco do motorista, conferindo os detalhes do painel... Ele é mais caro, mas se houver incentivos para a sua compra que permitam uma produção em grande escala, quem sabe ele se tornará viável, explica o internauta Chico Melancia... Outro veículo que opera com eletricidade na exposição era o trólebus 41600 Caio Millenium BRT chassi Scania K270 6X2*4, modelo 2013... Trazido pela empresa Ambiental, responsável pelas linhas de trólebus da cidade... Inclusive a 408A-10, Machado de Assis-Cardoso de Almeida, que passa em frente ao Paulo Machado de Carvalho... Entretanto, naquele dia a linha estava operando com veículos a diesel...  Ainda que esse trólebus possua uma bateria elétrica que permite transitar por pequenos trechos sem estar conectado à rede aérea...















Com grande experiência em exposições, o Gabriela II da Santa Paula agradou os nostálgicos...
















































Ao lado do trólebus, estavam expostos dois ônibus da Sambaíba... Um Caio Millenium III Mercedes-Benz O500 M modelo 2011, prefixo 22899, e um Caio Apache Vip IV Mercedes-Benz OF 1721-59 modelo 2014, com ar-condicionado, prefixo 22450... Em comum entre os dois veículos, o fato de que ambos foram totalmente reformados após serem incendiados em protestos na região da Zona Norte de São Paulo... Por isso foram trazidos à festa para que os organizadores do evento fizessem uma campanha de conscientização... “Não use o ônibus como protesto!!!...  Use o ônibus para o seu transporte no dia-a-dia”... Outra peculiaridade dos veículos da Sambaíba – e das outras empresas paulistanas – e a placa no vidro frontal , sempre se referindo à linha 2901-17... Na verdade, à data do elenco... No seu itinerário, são indicados o local da garagem da empresa – Av. João Simão de Castro, no caso do Apache Vip IV – a Avenida Pacaembu e a Praça Charles Miller... Sempre com a cor da respectiva região – no caso, a Área 2, Azul... Além do ônibus chinês, a Gato Preto também trouxe um veículo histórico, um monobloco Mercedes-Benz O364 11R 1979... Seu letreiro de pano evoca destinos históricos da empresa, inclusive “ANHANGABAÚ”, usado no tour dos visitantes da mostra... A pintura, bege com faixas vermelhas, reproduz o padrão da Gato Preto antes dos sistema “saia-e-blusa”, quando os carros eram verde e bege... A placa no vidro frontal é de uma linha clássica, a 7267-10, Apiacás-Praça Ramos... A Viação Santa Brígida compareceu à festa com um de seus carros mais modernos, um Caio Millenium BRT Mercedes-Benz O500 UDA 2014, um articulado de 23 metros, prefixo 11052... Dotado de ar-condicionado, o qual era um convite para o descanso e, no caso do Melancia, para encontrar os amigos do hobby e lembrar as discussões acaloradas entre os aficionados na internet... Chico nem reparou que o ônibus foi trazido por uma motorista... Só não precisava fazer aquela velha pegadinha de amarrar os cordões do tênis no degrau da porta do ônibus, que Melancia fazia muito com os motoristas da Via Sul... Ops!!!...  Perto do portão do estádio do Pacaembu, Teixeirinha encontrou dois ônibus da Alfa Rodobus, que opera na Área 8 de São Paulo... Um Neobus Mega Plus MAN Volkswagen, modelo Volksbus 15.190 OD 2014... E um AMD Álamo MAN Volkswagen Volksbus 17.230 OD 2015...  Com ar-condicionado, que nosso colega de rede não pode conferir porque estava na sombra de uma árvore...



















Servindo nas linhas municipais de Barueri, o Svelto com ar condicionado impressionou os convidados da festa...















































Empresas que atuam na Região Metropolitana de São Paulo também abrilhantaram a festa... A Del Rey Transportes, da região de Carapicuíba, trouxe dois Apache Vip III... Um, usado nas linhas municipais, de cor branca, um Caio Apache Vip III Man Volkswagen Volksbus 17.260 OD 2013... Modelo único na frota da empresa...  O outro, com a pintura azul da EMTU, um Caio Apache Vip III Man Mercedes-Benz OF 1721-59 2013... Neste caso, a característica singular é sua transmissão automática da  Allison...  Teixeira ainda ficou sabendo que a estação da CPTM mais próxima de Alphaville não é a de Barueri, mas a de Carapicuíba... Alis, nosso colega de rede ficou fascinado com um carro metropolitano da Benfica... Um Marcopolo Viale Scania K270 trucado 2016... Adequado para a grande demanda da linha entre o Parque Burle Marx, em Santana de Parnaíba, e o Terminal de Cotia... O internauta Chico Melancia se apeteceu com um Busscar Urbanuss Pluss Mercedes-Benz  OF 1722M-59 2007... Depois da crise financeira enfrentada pela empresa em 2008, que levou à decretação da falência quatro anos depois, entrar nos veículos da encarroçadora e registrá-los passou a ser uma missão sagrada do internauta...Mais ainda na cidade de São Paulo, onde o limite de idade da frota é de dez anos, o que já coloca os últimos modelos da Busscar na fila para serem baixados... Se bem que... Ainda bem que este carro opera em linhas metropolitanas... Vai ter uma sobrevida maior... Ao lado do Busscar, um Comil Svelto BRT Volvo B290R 2015... Usado nas linhas municipais da Benfica em Barueri... De cara, Melancia aprovou a pintura cinza com detalhes em azul e vermelho... Por um bom tempo, comtemplou a pintura da águia numa das laterais do veículo – que muito lembrou a ave em cima do cacto na bandeira do México – e o brasão de armas da cidade de Barueri... Só faltou o ar-condicionado estar ligado... Outro Svelto, modelo 2011 com chassi Volkswagen Volksbus 17230 OD, também é da frota da Benfica, mas o veículo cinza e azul pontifica nas linhas municipais de Diadema... Sem ar-condicionado, mas cobrando R$ 3,80 pela passagem... Ainda na região do ABC, a Metra, que opera o corredor entre São Mateus e o Jabaquara (com extensão até o Brooklin), veio com um Caio Millenium BRT Mercedes-Benz O500 UDA... Um articulado de 23 metros que o Doutor Amaury fez questão de colocar boné para ser fotografado... Sem contar que era preciso tomar uma boa distância para registrar o caro em toda a sua extensão... Valia até subir nas muretas da praça Charles Miller, Melancia... Agora, um carro que Chico quis conferir bem de perto é o Caio Gabriela II Mercedes Benz LPO 1113-45 1979 da VIPE / Santa Paula, de São Caetano do Sul... Um remanescente das primeiras edições da festa do ônibus...  A sigla VIPE se refere ao Padre Eustáquio, o famoso milagreiro da região de Poá, apesar da empresa atuar no ABC... O Gabriela II fez Melancia lembrar dos carros da Bristol, Taboão e Tupi de sua infância... Tempo em que o teto não era tão baixo – mesmo tendo estatura mediana, sua cabeça bateu nas luminárias – e o banco alto era um fetiche... Ops!!!...  Chico exigiu fazer foto no banco do motorista, depois de fotografar o logotipo da Caio na tampa do letreiro de itinerário... Se pudesse, nosso colega de rede dispararia pelas ruas com o Gabriela a 300 quilômetros por hora, Leonardo... Ops de novo!!!!... 














Estádio do Pacaembu serviu de fundo para o registro do O364 conservado pela Gato Preto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário