sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Viajando nos ônibus rodoviários que brilharam na festa...

Carro que mais atraiu o público da exposição da Eucatur, a ponto de ser quase impossível fotografá-lo...

















































Nossos colegas de rede que são adeptos do hobby preferem ônibus urbanos... Isto porém não impede que eles se apeteçam com veículos rodoviários quando os veem... E a festa dos ônibus do Brasil, realizada na região do Pacaembu, em frente ao estádio, no último final de semana, estava repleta deles... Nem era preciso passar pelos encontros de donos de motocicletas, “buggies” e até de Hyundai HB20 que aconteceram simultaneamente no mesmo local... Já no tour da região do Terminal Rodoviário Tietê até a do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, ao lado do monobloco MBB O355 da Suzantur e do CMA Scania que pertenceu à Viação Cometa – onde rodou com o prefixo 7096, e depois vendido para a empresa Pássaro Dourado - merece destaque o Marcopolo Paradiso G7 1350 com chassi Mercedes-Benz O-500 RSD da empresa Planalto, que opera nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo... O veículo, dotado de ar-condicionado, é utilizado no serviço semi-leito, que conta também com internet  sem fio à bordo – 4G!!! – rádio FM, tomada USB e energia elétrica para carregar a bateria de equipamentos eletrônicos... A Planalto levou dois veículos para a exposição e ainda distribuiu miniaturas do Marcopolo Paradiso G7...  Doutor Amaury pegou várias para distribuir a seus amigos internautas... O CMA Scania – a sigla quer dizer Companhia Manufatureira Auxiliar, ligada ao grupo da Cometa, que passou a produzir o Ciferal “Dinossauro” quando a encarroçadora pediu concordata no início dos anos 80, nocauteada quando a encomenda de 2.000 trólebus para a cidade de São Paulo limitou-se a um lote inicial de 200 veículos – teve a companhia na festa de dois outros modelos similares... Um deles mantido nas cores originais azul e creme da Cometa, com as famosas poltronas de couro legítimo da CMA... Esse até o internauta Chico Melancia quis entrar, ainda mais porque encontrou com um grande amigo do hobby, que reside na região do Jardim Bonfiglioli, vizinho de um conhecido professor, digo... Alis, em matéria de ônibus clássicos, o veículo mais experiente em exposição foi um monobloco Mercedes-Benz O321HL  trazido pela empresa Cati-Rose, de São Bernardo do Campo... O carro, de 1965, é mais antigo do que a própria empresa do ABC, que iniciou suas atividades em 1972, e já esteve em outras edições da festa, que não era realizada desde 2008... O que seria das excursões escolares de nosso internauta-mor se não fosse a Cati-Rose???... Por falar no ABC, outra empresa de São Bernardo, a Santa Maria – esta surgida em 1970 - compareceu na festa com um de seus veículos mais modernos, um Marcopolo Paradiso G7 modelo 2016... A empresa é bastante conhecida dos frequentadores do Terminal Rodoviário Tietê, pois seus veículos costumam ser requisitados pelo Expresso Brasileiro para fazer horários extras da linha para o Rio de Janeiro... Da parte do Doutor Kenji, ele deixa pelo Expresso do Sul, depois de experiências não muito proveitosas com a 1001 e a Kaissara... Bons tempos em que o Expresso Brasileiro tinha em sua frota o Nielson Diplomata 380, apelidado de "Magnata", com suas poltronas leito-cama, vide porta-sapatos, chassis Scania 112, que fazia bonito na Via Dutra... O modelo exposto na festa, hoje nas mãos de outro proprietário, serviu para matar um pouco das saudades...
















Auto Viação Cambuí trouxe uma preciosidade de Minas Gerais, um Comil Condottiere...













































Quem comparece na saída dos ônibus do Terminal Rodoviário Tietê para fotografar os veículos que iniciam viagem conhecem muito bem a Auto Viação Cambuí... Seus carros brancos e verdes, com o nome da empresa ocupando quase toda a lateral da carroceria, fazem as linhas para as cidades mineiras e Cambuí e Extrema – esta o Teixeirinha conhece muito bem, pois costuma comparecer lá no ônibus suburbano que vem de Bragança Paulista... A empresa trouxe dois ônibus... Um Comil Condottiere 3.20, cuja frente lembra muito a dos modelos mais antigos do Urbano Svelto, e um Marcopolo Paradiso GV 1150... Ambos os dois viajaram mais de 150 quilômetros desde o interior de Minas Gerais para não perderem a festa, “Portal do Busão”...  Alis, veio do interior paulista a empresa RALIP... Que quer dizer PILAR ao contrário, já que teve origem no município de Pilar do Sul... Seus serviços, porém, estendem-se às cidades de Araçariguama, Tapiraí e Sorocaba e, na Grande São Paulo, Barueri, Jandira e Itapevi, operando linhas metropolitanas... Na exposição, estavam presentes um Marcopolo Ideale 770, com chassi Volksbus 17.230 OD, modelo 2013, que roda em Araçariguama, com ar-condicionado, som ambiente e tomada de 110 volts... E um Busscar El Buss 320 Mercedes Benz OF 1722M59, modelo 2007, utilizado principalmente em fretamento... Este o internauta Chico Melancia fez questão de registrar, pois os ônibus da Busscar converteram-se em preciosidades depois que a encarroçadora teve a falência decretada... Ainda na Grande São Paulo, a Benfica compareceu na festa com quatro veículos rodoviários... Dois Irizar PB 3000 Mercedes Benz O500 RSD modelo 2010... Uma na cor vermelha e prefixo 2014, aludindo à Copa do Mundo da FIFA ™ de 2014... Outro azul, com prefixo 2016, em menção aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, vide anéis na lateral... Completam a representação benfiquista na festa – o símbolo da empresa é o mesmo do clube de futebol português - um Irizar Century Volvo B7R modelo 2012 e um Comil Campione 345 Volvo modelo 2011...Excelentes opções para aquela excursão à praia ou às cachoeiras com o objetivo de estrear aquela sunguinha nova, Chico... Assim como o Comil Campione da Urubupungá... 














Ralip, de Pilar do Sul, expôs um ônibus que está se tornando uma raridade, o Busscar El Buss 320...














































Os ônibus rodoviários que mais despertaram o interesse do público na exposição foram os da Viação Garcia, Brasil Sul – que fazem parte do mesmo grupo empresarial - e Eucatur... O Marcopolo Paradiso 1800 DD Mercedes Benz O500 RSD 6X2 faz parte de um lote de 16 carros recentemente adquiridos pelo grupo... Na festa, estava exposto um modelo com dois pisos destinado à Garcia... No piso inferior estão as poltronas do tipo leito-cama e no superior, poltronas do tipo semi-leito com descanso para os pés e pernas... Os passageiros tem a disposição wi-fi, ar-condicionado, calefação e tomada USB em todas as poltronas... Como já mencionamos em outras postagens, era quase impossível fazer fotos desse ônibus, já que um grande número de visitantes entrava e saía desse ônibus o tempo todo, seja para experimentar as poltronas ou fazer pose no banco do motorista... Melancia, por exemplo, adora fazer o test-drive das poltronas... Se pudesse, também faria o do toalete a bordo... Ops!!!... O Paradiso 1600 LD, com a pintura da Brasil Sul, integra um lote de oito veículos, seis com poltronas semi-leito e dois com poltronas cama-leito... Além das mesmas comodidades do outro modelo... A Empresa União Cascavel de Transporte e Turismo, mais conhecida como Eucatur, trouxe um novo ônibus Marcopolo Paradiso G7 1800 DD Volvo B450R de 15 metros, que custou R$ 1,8 milhões, “Portal do Busão”... Por fora, chamam a atenção suas oito rodas e a pintura  com duas araras na lateral... Por dentro, há um espaço pet, para a viagem do Banzé, digo...  Afora o ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB, monitores de vídeo... Mesmo assim, Teixeirinha ficou mais interessado por outro modelo, bem mais modesto, um Marcopolo Viaggio 1050 Scania batizado com o nome de “Ana Lúcia”... Não só apenas por isso, mas pelo painel frontal repleto de miniaturas de ônibus – “doulble-decker” inglês, escolar estadunidense - ao lado do painel com o letreiro de pano “Sogra passeando”... Seria Ana Lúcia a sogra???...












Nielson Diplomata que pertenceu ao Expresso Brasileiro é sempre muito bem-vindo nesses eventos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário