sexta-feira, 24 de julho de 2015

Transporte em Toronto tem Trilhos com Foguetes Vermelhos...

Amigas do Melancia trouxeram ingressos para os Jogos, mas ele queria mesmo era um passe para os "streetcars"...

















































O transporte de esportistas, jornalistas e torcedores para os locais de competição dos Jogos Panamericanos de Toronto acabou por se tornar alvo de críticas do Poliana nesta semana... Apesar do jornal ter confundido Saad Rafi, o CEO do Comitê Organizador da competição com o presidente da Organização Desportiva Panamericana, a popular Odepa, Júlio Cesar Maglione, é preciso ressaltar que o comentário diz respeito à acessibilidade às instalações esportivas localizadas fora da cidade canadense, na região de Ontário... Um problema que os organizadores dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, ao mesmo tempo em que endossam de forma velada as críticas do L!, garantem que não irá acontecer na Cidade Maravilhosa... Se bem que... Toronto já possui um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), uma evolução da rede de bondes... Enquanto isso, a capital fluminense ainda constrói o seu VLT na região central da cidade... Mesmo a volta do tradicional bondinho de Santa Tereza ainda é incerta... Sem contar a polêmica extensão do Metrô Rio de Ipanema até a Barra da Tijuca... O governador Luiz Fernando Pezão garante que a obra estará pronta até junho do ano que vem – os jogos começam em agosto... Ainda que seja necessário adotar uma solução similar à da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo e eliminar algumas estações intermediárias do trajeto... Pelo menos a Record não irá cometer o mesmo desatino de não transmitir a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, como aconteceu no Pan canadense... Omissão eleita pela emissora como a principal causa das audiências insatisfatórias da emissora durante a competição, Daniel Castro...














Toronto tem uma rede de ônibus noturno, mas os carros do "light rail" (VLT) também fazem bonito à noite...

















































Em Toronto, os serviços de transporte coletivo estão à cargo da Toronto Transit Commission... Mais conhecida como TTC, a empresa pública que opera os sistemas de ônibus, metrô, “streetcars” - bondes e VLT, chamado de “light rail” - e “wheeltrans” – destinado à portadores de necessidades especiais, nos moldes do “Atende” paulistano... A rede de “streetcars” impressiona qualquer entendido... Em transportes... Seja por seus 305,8 quilômetros de extensão, distribuídos em 11 linhas, cobrindo principalmente a região central e o entorno do lago Ontário – duas delas servem o Parque Panamericano, 509 (Harbour Front) e 511 (Bathurst) - ou por seus carros vermelhos... Apropriadamente chamados de “Red Rockets”... De fato, os bondes e o “light rail”, conhecido como “Transit City”, se assemelham a foguetes riscando as ruas da cidade... No entanto, param em todos os pontos, sem necessidade do passageiro dar sinal... Para os Jogos Panamericanos, a TTC disponibilizou um passe especial, o “Group Pass”... Por 11,50 doláres canadenses, dois adultos e quatro jovens entre 13 e 19 anos – menores de 13 anos não pagam – podem viajar o dia todo nos bondes, ônibus e metrô...  Uma alternativa às tarifas convencionais, com seus tokens (fichas) e transfers – necessários para as transferências de modais... O site da TTC indica as linhas e estações de metrô próximas dos locais de competição... Para ir ao Varsity Stadium, por exemplo é preciso descer na estação St. George, na confluência das linhas Bloor-Danforth e Yonge- University... Esta última deveria ir até a York University, onde acontecem as provas de atletismo, mas as obras não avançaram, sendo necessário recorrer a três linhas de ônibus... O sistema metroviário, que começou a operar em 1954, possui 4 linhas, 69 estações e 712 carros – incluindo os do Scarborough RT, um metrô de superfície... O sistema de ônibus também contempla linhas noturnas, que formam a “Blue Night Network”, operando das 1h30 às 5 horas da madrugada – até as 9 horas nos domingos... Tanto elas quanto as diurnas possuem acessibilidade para portadores de deficiência e racks para colocação de bicicletas, Haddad... 













Doutor Kenji teve de comparecer ao Canadá para ver o bonde que não está no museu em São Paulo...

















































O transporte coletivo público de Toronto apresenta diversas surpresas para os internautas... Uma delas é saber que os históricos bondes elétricos que circularam pelas ruas da cidade canadense são semelhantes aos bondes apelidados de “Camarão”, que rodaram em São Paulo entre 1927 e 1968... Aqueles mesmos que, segundo o testemunho de antigos motorneiros e condutores, faziam o percurso entre a Praça João Mendes, no Centro, e Santo Amaro em menos de 50 minutos... Circular em via segregada, herdada da antiga estrada de ferro que ligava a capital paulista ao antigo município de Santo Amaro  (incorporado a São Paulo em 1934, após a inauguração do aeroporto de Congonhas...), ajudava muito... Um exemplar remanescente desses bondes está no Museu do Transporte Público, na região da estação Armênia do Metrô... Mas não no recinto de exposições, já que deu lugar ao ônibus de dois andares conhecido como Fofão... A similaridade com o “tram” canadense não é apenas pelo modelo do carro... O Canadá era a base de operações da companhia Light and Power, que controlou os serviços de bonde em São Paulo até 1946... E que realizou o fornecimento de energia elétrica na cidade até 1979, quando foi estatizada e recebeu o nome de Eletropaulo – depois privatizada e transformada em AES Eletropaulo... Sua controladora tinha o nome de Brascan (Brasil-Canadá) e a sede ficava justamente em Toronto... Claro que a empresa pública TTC controla os transportes na cidade canadense – em seu site se orgulham de dizer que possuem o terceiro maior sistema da América do Norte – desde 1921...













Esse bonde não é canadense, Tufão... É o "Camarão" que operou na cidade de São Paulo entre 1927 e 1968...

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