quarta-feira, 1 de julho de 2015

O caminho do Transantiago para a final da Copa América...


O internauta Chico Melancia se estarreceu ao encontrar um Neobus Mega BRT "ferro de passar" em Santiago...














































No sábado, Chile e Argentina decidem a Copa América a partir das 17 horas no Estádio Nacional de Santiago... Como já dissemos aqui no seu Bloquinho Virtual, não há acesso direto por metrô até o local da finalíssima... Nem mesmo aquele que opera com pneus, Doutor Kenji... A estação da futura Linha 6 deve ficar pronta somente depois de 2017... Os torcedores que quiserem comparecer à grande decisão terão de embarcar nos ônibus do Transantiago, o sistema de transporte coletivo por ônibus da capital chilena... O “plan especial de buses” para a Copa América, elaborado pelo Directorio de Tranporte Público (DTP Metropolitano) do governo chileno,  é detalhado em uma seção do site oficial do Transantiago... Que também registra o lançamento de uma edição especial do cartão Bip!, usado nos transportes públicos da cidade... Nela está o slogan que o governo de Michelle Bachelet criou para o torneio... “Bem-vinda América... Bem-vindo ao Chile”... Um vídeo no Youtube explica o esquema adotado... Três horas antes do jogo, entra em operação a linha especial 507x, ligando as estações do metrô Parque O’Higgins (na linha 2...) e Grécia (na linha 4...) do metrô e passando pelo estádio, na Avenida Grécia, sem crise... Duas linhas normais, a 103, que vai até o metrô Manuel Montt, e a 506, que vai até o metrô Universidad de Chile, as duas estações na linha 1, terão a frota reforçada... Depois do jogo, outra linha extra entra em ação, a 210x, que sai da Avenida Grécia e vai até a Praça Puente Alto... Qualquer dúvida, o torcedor pode ligar para o SAC do Transantiago ou procurar o quiosque de atendimento nas imediações do estádio... No caso do Tufão, é melhor telefonar mesmo...











Tufão preferia que personagem da novela "Gabriela" citada no letreiro fosse Dorotéia, vivida por Laura Cardoso...














































O Transantiago surgiu em 2007, ao final de um processo iniciado dois anos antes, em substituição às centenas de operadores autônomos que se encarregavam dos ônibus na região metropolitana de Santiago... O que incluiu corredores para as linhas troncais, terminais e uma divisão em áreas do sistema alimentador... Os ônibus articulados importados do Brasil, colocados nos corredores – nas linhas alimentadoras há também micros, também brasileiros – impressionaram os chilenos, que curtem o hobby a ponto de fazerem provas de arrancada com ônibus em autódromos... Basta ver o carregamento dos veículos, tema de incontáveis tirinhas do Condorito, o internauta Charles Padero dos chilenos... Entre os 6.581 ônibus das 391 linhas do sistema, o internauta Chico Melancia se impressionou ao ver rodando na cidade alguns exemplares do Mega BRT, com chassi e motor Volvo... Ah, bons tempos em que a Oak Tree ainda operava em São Paulo... Um modelo ao qual ele deu o carinhoso apelido de “ferro de passar”... Os veículos, na cor vermelha, pertencem à empresa Redbus Urbano... Que pertence ao grupo francês Transdev... Que possuí operações nos setores rodoviário e ferroviário de passageiros na Europa e na Austrália... Vide metrô do Porto, em Portugal... Na cidade, opera as linhas do norte e nordeste da cidade, seguindo o curso do Rio Mapocho... Seria esse um dos operadores estrangeiros que o prefeito paulistano quer atrair com sua licitação???... Andando por Santiago com sua camisa da Porcaria, quer dizer, com seu uniforme 2 da Alemanha, entre uma pergunta e outra dos chilenos sobre o time brasileiro de Jorge Valdívia, Melancia também reparou em um Mondego H com a mesma cor de sua vestimenta... O carro é da Buses Vule, que opera o Troncal 3 e as linhas alimentadoras das áreas E, H e I, a oeste do centro... Embora a empresa tenha alguns carros argentinos da Metalpar na frota de 1.204 ônibus, o predomínio é do modelo da Caio... Que por muito tempo foi comercializado apenas para exportação – alguns modelos não vendidos para o Chile foram parar no Rio de Janeiro... Alis, por falar em semelhanças com o Brasil, existe até uma empresa homômina da que opera emergencialmente na área 4 de São Paulo... A Express de Santiago Uno, que opera o troncal 4 e a área D, a leste da região central, com 63 linhas e 1.259 ônibus... Só que na cor laranja... Chico sempre pensava nos carros da Transpass... A diferença da Área 8 de São Paulo está nos busdoors nas laterais e na traseira dos veículos... Neles, o sanduíche de “pollo apanado” do Subway é muito mais apetecível... A Servicios de Transportes de Personas, a popular STP, com veículos amarelos, opera  com 30 linhas alimentadoras... Na região de Puente Alto, a sudeste do Centro, próximo ao rio Maipo... O troncal 5, que inclui algumas das linhas que servem o Estádio Nacional, é de responsabilidade da Metbuses, com carros na cor turquesa... Também operam na área J, a oeste do centro...










Por esse "azulzinho", o doutor Kenji promete lutar até o fim pela volta da produção da Busscar no Brasil...














































Numa travessa da Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, em meio às imensas filas que se formavam na área de pré-embarque, Tufão percebeu que o letreiro eletrônico de um dos ônibus era “Gabriela”... Mesmo nome do famoso modelo produzido pela Caio na década de 1970...  Mas o carro em que esse nome aparecia não é um Gran Viale, da Marcopolo???... Aquele mesmo que Melancia, em outro rompante de inspiração, apelidou de “Bob Esponja”... Quanto ao Tufão, ele acredita que seria melhor homenagearem o personagem da Laura Cardoso... Na verdade, Gabriela é o destino da linha 204e, operada pela empresa Subus... Que opera 59 linhas, concentrando-se no sistema troncal B e na área G, ao sul da área central... Nessa empresa, o que apetece mais o internauta Chico Melancia são os Caio Mondego articulados... Que se diferenciam dos seus similares que rodam no Brasil, por possuírem uma espécie de “chapéu” em seu teto, na parte frontal... Como vimos, a Subus também possui Gran Viale... Sendo que um grupo de funcionários da oficina receberam treinamento na própria Marcopolo, em Caxias do Sul... Faz sentido, pois a encarroçadora gaúcha responde por 675 dos 1.304 ônibus da empresa – os demais são Caio... E todos na cor azul-marinho... A Alsacia, empresa com participação de investidores chilenos e colombianos, opera 31 linhas no Troncal 1, também a sul do centro... Do mesmo grupo da Express de Santiago Uno e da Subus, são dela os ônibus na cor azul-claro... Entre eles o Busscar Urbanuss articulado da linha 103 que o Doutor Kenji pegou na saída do metrô Pedro de Valdívia – uma estação depois de Manuel Montt e uma antes de Los Leones, na região da Torre Costanera - para ir até o Estádio Nacional... Com essa cor, e com aquele salão amplo, maior até do que o dos trens do Metrô, dá uma vontade de reiniciar o movimento “Volta Azulzinho”... Nem que seja para que a Busscar volte a produzir no Brasil... Ou pelo menos fazer com que a linha 809V-10 (Paulista/Vila Gomes), que depois de muitos protestos passou a cobrir parte do trajeto da antiga linha 577T-10 (Jardim Míriam/Vila Gomes), vá até o Metrô Ana Rosa...













E aí, palmeirense???... Esse Caio Mondego H tem a mesma cor da camisa do futuro ex-time de Valdívia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário