sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Na falta do SPTrans-F1, vamos de PAESE...

Articulados da Via Sudeste trabalharam forte para substituir Linha 2 do Metrô, apesar da chuva na região da Vila Prudente...
























































Neste ano, pela primeira vez desde 2012, não compareceremos à região de Interlagos para acompanhar o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1... Melhor dizendo, não iremos registrar o funcionamento do serviço SPTrans-F1... Que tem diminuído de tamanho nos últimos anos, devido ao menor interesse do público pela competição automobilística (pela ausência de brasileiros ou pelo domínio de Lewis Hamilton, não no caso do internauta Pedro Henrique, claro...) e pela presença dos trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM, vide estação Autódromo a 600 metros da pista... Ano passado, o acesso via trilhos foi ainda mais facilitado com a conexão da Linha 5-Lilás do Metrô, que faz integração com a Linha 9 da CPTM em Santo Amaro, com as Linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô...  Os internautas ligados ao “hobby” comentam que ainda vai chegar o dia que as pessoas interessadas em comparecer ao autódromo terão que usar as linhas regulares que servem a região ou pegar o trem... Ainda assim, desta vez há uma excelente novidade, pois todas as linhas do serviço cobrarão a tarifa normal da cidade de São Paulo... Certo, R$ 4,30 é um preço abusivo, mas nem se compara à fortuna cobrada em anos anteriores para se andar nos mesmos ônibus de sempre... Afora que a exigência de ar-condicionado nos carros que operam o serviço é recente, repetindo o que acontece no resto da cidade... No sábado e no domingo irão operar três linhas especiais, partindo da estação Jabaquara do Metrô, do Aeroporto de Congonhas e do Shopping SPMarket... Ou seja, as linhas para a estação Trianon-MASP do Metrô e para a Praça da República rodaram... O serviço será complementado na ida com uma linha regular, a 6030-10, Terminal Santo Amaro / Unisa Campus 1, com desembarque na Avenida Interlagos, pouco depois da esquina com a Avenida do Rio Bonito e do “posto do Uber”... Na volta, os ônibus da linha do Shopping SPMarket irão até o Terminal Santo Amaro... A melhor novidade do ano passado, a linha especial 606F-10, Circular Fórmula-1 Autódromo, voltará a circular sábado e domingo, com partidas da estação Autódromo da CPTM... Pena que o horário permaneça o mesmo, apenas das 7 às 13 horas, o que coloca em dificuldade aqueles torcedores que resolveram comparecer a Interlagos de trem... Quem sabe nos próximos anos a operação seja estendida até depois da prova, mas, enfim... 
























Nos acessos da estação Vila Prudente do Metrô havia cartazes direcionando usuários para ônibus gratuito do PAESE... 
























































Na falta da Fórmula-1, fomos de PAESE... A Linha 2 – Verde do Metrô passa por obras de modernização do sistema de sinalização de via... Então é por isso que os trens não circularam até as 10 horas da manhã desta sexta-feira, aproveitando o feriado alusivo à Proclamação da República – por que choram, monarquistas???... Alis, é impressionante como essa gente, que ainda acredita em príncipes (como lembram os internautas, quem mandou os proclamadores da república não terem fuzilado a família imperial???...), está associada ao que há de mais retrógrado na política brasileira, porque se não fosse a “suruba gay”, lá ia o falso príncipe ser vice do Biroliro... Ops!!!...  Alis, falar em “minion monarquista” é cometer uma redundância, digo... E olha que basta citar três argumentos para contestar com sucesso os “fascistas coroados” que espalham a “fanfic” de que o reino dos Braganças era o paraíso terrestre... 1 – Escravidão... 2 – Voto censitário... 3 – Nenhuma Universidade... Não adianta justificar o injustificável dizer que era outra época ou que havia escolas superiores isoladas, mas, enfim... Voltando ao PAESE, a operação foi acionada para substituir os serviços da Linha 2- Verde do Metrô... Quem comparecia à estação Vila Prudente na manhã chuvosa desta sexta-feira dava de cara com o cartaz “ESTAÇÕES DA L-2 VERDE FECHADA”, direcionando para os ônibus gratuitos com destino à estação Vila Madalena do Metrô, que saíam do ponto de ônibus na Avenida Professor Luis Inácio de Anhaia Mello, 1.201, perto do acesso a estação do Monotrilho da Linha 15-Prata, que estava funcionando normalmente...  Outro cartaz falava em “PAUSA PARA MELHORIAS”, explicando que “todas as estações da Linha 2-Verde ficarão fechadas para realização de testes no sistema” – e que os ônibus do PAESE farão o percurso correspondente à linha gratuitamente... 





















Um dos carros da Gato Preto no PAESE compareceu com letreiro da linha especial  que operou durante Copa América...
























































Os ônibus que seguiam até a estação Vila Madalena saíam da Luís Inácio de Anhaia Melo, que se na esquina com a Rua Ibitirama... Os que chegavam iam deixando os passageiros na Rua Cavour, onde saíam os ônibus para o Terminal Mercado do Expresso Tiradentes antes da inauguração do terminal de ônibus da estação (que aconteceu apenas no último dia 11 de maio, sendo que a parada do Metrô é de 21 de agosto de 2010...)... Para voltar à Anhaia Melo, os veículos desciam a Rua Imbituba... A principal contribuição para o PAESE vinha da Via Sudeste, que é a Via Sul com outra razão social e nome fantasia, modificados para a empresa concorrer na licitação do sistema de ônibus de São Paulo, com seus Millenium BRT articulados na cor cinza, com ar-condicionado... Sem dúvida, um substituto à altura para os trens do Metrô, digo... A Viação Gato Preto também  esteve presente, com seus Millenium BRT Padron, na cor laranja da Área 8... Enquanto os carros da Via Sudeste partiam com o letreiro eletrônico indicando PAESE, os da Gato Preto iam direto ao ponto e estampavam Metrô Vila Madalena... Teve um carro que chegou com os letreiros da linha 809M-10, Morumbi / Praça Ramos de Azevedo, que funcionou após os três jogos da Copa América realizados no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, no mês de junho... Complementando o serviço da Linha 4-Amarela do Metrô, vide estação Bambi-Morumbi a 1.500 metros do estádio, cobrando a tarifa regular... Um operação que pode ser classificada como protocolar, quase simbólica, já que basicamente contava com um carro de cada empresa que opera o sistema estrutural nas áreas 7 e 8 de São Paulo – Metrópole Paulista, Gatusa, KBPX, Transpass e Gato Preto... Claro que antes de sair para a Vila Madalena, o letreiro foi alterado... O serviço seguiu até as 10 horas, alternando períodos com e sem chuva... 

























Não é todo dia que um carro da Área 8 comparece na Área 5, o que torna o seu registro imprescindível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário