quarta-feira, 3 de abril de 2019

Solange Massacra Marcela Mostrando que é Muito Mulher...

Público esperava mais que um confronto de tipos femininos estereotipados, mas a direção só queria briga...































































(Publicado originalmente em 22 de abril de 2016...) O BBB 4 foi o primeiro da franquia em todo o mundo a contar com dois competidores escolhidos por sorteio... A novidade por si só já seria suficiente para trazer favoritismo à Cida e Thiago, que de fato seriam a campeã - primeira mulher vencedora do “reality” - e o vice... Porém, era a origem social deles, sempre evidenciada como mais humilde que a maioria dos demais concorrentes, que dava sentido à dinâmica horizontal da casa, conhecida como o confronto dos "Superpobrinhos" contra a "Turma do Boco"... Antagonismos do tipo "luta de classes" sempre pendem para o lado desfavorecido... O resto, dentro do esquema das dinâmicas verticais,  era o confronto de tipos femininos estereotipados que vinha desde a primeira temporada... Com destaque para o barraco entre a "sensual vulgar" Solange e a "bela manipuladora" Marcela na Festa Mexicana... Sempre apelando para a tequila, Boninho... Assim a Sauza nunca vai patrocinar o BBB... Ou não vai fazer merchan, como a Itaipava ou o Wal-Mart... O vídeo da festa é um dos melhores momentos do "reality-show" disponíveis extra-oficialmente no Youtube (C)... Cida: Quer dizer que você entra nos bailes agitando mesmo... Marcela: Pelo contrário, eu entro a mais tranquila... Cida: Isso, a mais tranquila do baile... Marcela: Gastei toda a minha energia antes... Solange (cantando): Beijo na boca é coisa do passado, agora a moda é, é namorar pelado... Marcela: A Sol que o diga, né... (risos) Você também andou namorando pelada no edredom [Cida]???... Cida: Andei, sim... Você acha que eu ia perder???... Não provoquem que ela é lutadora!!!... Marcela: Vomitou e o Thiago arrumou, entendeu???... Ah, sai fora... Manguaça... Cida: Quer dizer que você entra nos bailes agitando mesmo???... Marcela: Eu agito, mas eu não vomito no banheiro do baile e não beijo o Thiago enganada achando que é o Fred... Thiago: Tá ofendendo, eu tá ofendendo... Marcela: Eu???... Thiago: Essas paradas... Marcela: Tô falando o nome da Cida, até agora... Cida:  Você tá falando do Thiago, pô!!!... Thiago: Assim você me ofende, pô... Marcela: Ah, mas... Cida:  Mentira, Thi... Você sabe que é mentira... Marcela: Foi um momento, uma noite e nada mais... Cida: Mas você está falando coisas que não deve falar... Marcela: Então desculpe, você não fale de mim que eu não falo de você... Cida: Você que é a fortona, que é a gostosona... Marcela: Um programa que assiste desde dois anos de idade até a idade da minha filha, até idosos, eu não considero bacana fazer sexo no BBB, me desculpe... Cada um tem sua conduta, e eu penso assim... Entendeu... Foi a única coisa que me perguntaram, você faria, não, eu não faria... Solange: Eu falei que faria!!!... Eu falei que entraria debaixo do edredom... Por que não???... Marcela: Então, cada um, cada um... Eu não fiz edredom, eu não entrei debaixo do edredom então você não tem que falar de mim... Solange: Ah, o problema é meu, tanta coisa que você fez aqui, Marcela... Você pentelhou a vida de um monte de gente, pentelhou a vida da Juliana, pentelhou a minha vida, pentelhou a vida de um monte de gente só pra chegar nesses 500 mil nessa desgraça... Marcela: Eu???... Solange: É, você sim... E ainda continua... E fica falando assim, que não quer ganhar os 500 mil... Marcela: Descontrolada... Solange: Descontrolada é você, tá... Eu sou super sossegada, eu sou super na minha, me desculpe, mas descontrolada é você, tá... Eu não sou ambiciosa como você é... Marcela: Nossa, coitada... Calma, calma, amiga... Solange: Eu estou super sossegada... Marcela: Você acha que vai dar Ibope o seu sexo, 24 horas debaixo do edredom... Solange:  O problema é meu... Gostei!!!... Gostei e faço de novo...  Foi bonito, foi bom, gostei e faço de novo... Naquela ocasião, havia na casa quatro mulheres - Cida, Juliana, Marcela e Solange - e apenas um homem - Thiago... Ronan começou assim... As três vitórias masculinas nas temporadas anteriores do BBB faziam a presença de Thiago na decisão ser dada como certa, porém a cada edição aumentava a expectativa do público pelo triunfo de uma mulher... O problema é que Boninho ainda não tinha uma protagonista para alcançar a vitória, só antagonistas para impulsionar o jogo e um vencedor homem... Basicamente variações sobre os tipos femininos da primeira "Casa dos Artistas" do SBT... Alessandra Scatena, Mari Alexandre, Nana Gouvêa, Núbia Oliver e Patrícia Coelho...  Falta Barbara Paz nessa lista, não???... Precisamente porque esse era um protagonismo do qual Boninho fugia como o diabo da cruz, para evitar comparações desfavoráveis com o "reality-show" da concorrência que desinteressassem o público... Então é por isso que as três primeiras edições foram a mesma saga do herói de mil faces, com algumas variações... As mulheres eram antagonistas ou coadjuvantes, e alguma ruptura com esses papeis pré-estabelecidos foi ensaiada apenas no BBB 3, com Juliana Alves e Sabrolha Sato...  Depois dessa edição, quando o modelo atingiu seu ápice, também de suas contradições, na vitória de Dhomini, a direção quis evitar a fadiga e não foi complacente com o machismo - o que mais adiante levaria a um ponto fora da curva, a vitória de Jean Willys no BBB 5, final de um ciclo de afirmação, negação, reafimação das fórmulas clássicas, que teria uma nova negação no BBB 6, depois outra afirmação, dois anos de negação, nova afirmação, mais negação e por fim afirmação no BBB 12, o último produzido na vigência do primeiro contrato com a Endemol... Curioso que as duas primeiras edições realizadas na vigência do novo contrato esgotaram as fórmulas clássicas, com vitórias de "outsiders", e as duas seguintes - ano passado e neste - reconfiguraram os protagonismos masculino e feminino... Será que vem algo novo no BBB 17 e no BBB 18, os últimos do atual acordo com a empresa holandesa???... Há controvérsias...



























Cida venceu o BBB 4, mas se o resultado dependesse do Melancia, a queixosa Juliana seria a campeã...































































Cida e Juliana testemunham a discussão sentadas em um banco, ora rindo,  ora constrangidas...  São focalizadas pelas câmeras sempre que Marcela e Solange se excedem nas palavras... Sentado no chão, Thiago se esconde com o sombrero colocado em sua cabeça... Marcela: Ah, já mostrei o peitinho, vou mostrar tudo... Solange: Sou gostosona, mostro mesmo, é meu, é meu, o corpo é meu, eu faço o que eu quero, é meu!!!...  Ninguém tem nada a ver com isso...  Marcela: Lindo... Solange:  Lindo!!!... Não é uma pessoa qualquer como você que vai ensinar o que eu tenho que fazer... Marcela: Lindo... Menina prepotente, arrogante, eu vou embora terça-feira, mas eu estou falando tudo o que eu acho de você... Solange: Pode falar... Marcela: Não teve educação, mas conseguiu nesse tempo todo, você não teve educação, aliás uma péssima educação... Solange: E não me arrependo de nada... Marcela: Estão vendo que você é arrogante... Solange: E não me arrependo!!!... Marcela: Prepotente, arrogante... Solange: E não me arrependo!!!... Marcela: Burra, ignorante... Solange: E não me arrependo, e não me arrependo de nada... Marcela: Você pode sair e faturar esses 500 mil, a vida vai te mostrar... Solange:  Cada um, cada um... Marcela: A vida vai lhe mostrar... Não usa ter dinheiro pra tanta ignorância... Pois eu prefiro sair daqui sem nenhum passe no bolso, a ter que mostrar tanta pobreza igual a você, e tanta igorância igual a você, pois você... Solange: Eu tenho até dó de você, você é ambiciosa, que pisa em todo mundo só pra chegar nisso aí... Eu pelo menos não pisei em ninguém... Marcela: Você está muito enganada... Solange: Eu fui muito sossegada... Até aqui, eu fui muito sossegada... Marcela: Você vai ver no final... Solange: Eu não fiz "nenhuns" planos, não fiz nada... Marcela: Claro, uma pessoa que é igual a você, fria, que não chora, que não tem sentimento, de tão arrogante, de tão prepotente... Solange: Cê acha???... O problema é seu...  Marcela: Você tem sentimento???... Solange: Se você acha que eu não tenho sentimento, o problema é seu... Marcela: O teu olho, cara, já diz uma arrogância, teu sorrisinho sarcástico, cê sabe o que é isso, cê nem sabe... Solange: Ai, eu gosto!!!... Marcela: Porque você é muito burra, ignorante, você devia usar um pouco dessa sua ignorância para ir buscar, aprender... Você é muito burrinha, muito pobrinha... Solange: E você??? E você???...  Marcela: Você não tem nem sentimentos, não sabe nem chorar, de tão arrogante... Solange: Ah, eu vou chorar, eu vou chorar pra que... Eu não tenho porque chorar, eu sou feliz... Marcela:  É que você é fria... Solange: Eu não sou igual você... Eu sou feliz... Marcela: Eu choro mesmo, porque eu sou uma pessoa que tenho sentimentos... Solange: Tem sentimentos... Tô pouco ligando pro que você tem ou deixa de ter, Marcela... Tô pouco me lixando... Você falando ou não falando é a mesma bosta... Marcela: Pra mim é baixa... Solange: Você que é baixa... Marcela: Você infringiu todos os SETE MANDAMENTOS (sic), conseguiu, parabéns... Solange: Mas eu tô feliz... Eu sou assim, eu sou feliz... Marcela: Os SETE MANDAMENTOS (sic) todos...  Vou andar pelada, ai, tirei a roupa, tá escuro!!!... Sexo, vamos lá, mandar aqui nesse edredom, pra ver se dá audiência... Solange: Gostoso!!!...  Marcela: Pra ver se a Marcela vai vazar... Solange: Que gostoso!!!...  Foi muito bom, foi muito gostoso, gostei, gostei... AI, AI, AI, AI, AI... Gozei"...  Marcela: Faz mais, faz mais... Solange: Gostei, gostei... A fala de Marcela faz sentido, já que na tradição judaica existem as "Sete Leis de Noé"... Que seriam os mandamentos a serem seguidos pelos não-judeus, supostamente anteriores à lei mosaica, vide novela da Record... Na "Lavagem de Roupa Suja", programa com todos os competidores que era exibido no domingo seguinte à final do BBB, Marcela chegou a reclamar com Pedro Bial que as cenas em que Solange simulava orgasmos e mencionava o nome da filha da paranaense não foram exibidas na televisão aberta - o que poderia favorecê-la em caso de ida ao paredão... Diplomático, o apresentador se limitou a dizer que as cenas eram impróprias para crianças... Na verdade, o bate-boca na Festa Mexicana abriu o programa de domingo, depois do "Fantástico"... Se a edição de cerca de 15 minutos corridos - um tempo longo para resumos diários -  não mostrou os gemidos de Solange, expôs um comentário de satisfação da paulista - antes da discussão - sobre uma de suas idas ao edredom, esclarecendo que não necessariamente houve sexo,  e - depois da discussão - a explosão de Juliana... Cansada de bancar a boazinha e de ser a conciliadora da casa, a brasiliense reclamou que Marcela e Solange perderam tempo falando de estrias e se queixou com Cida e Thiago de que os dois nada fizeram para encerrar a briga... Teve de ouvir do fluminense que a paranaense e a paulista eram duas mulheres adultas e ele não tinha nada a ver com a encrenca... Ainda era distante o dia em que a mulher seria mais valorizada no "reality-show"...
























O Mestre não se importava em torcer por uma vilã manipuladora, mesmo sem carisma, desde que fosse a Marcela...































































O diálogo ganha contornos de um debate sobre o insucesso das mulheres no "reality-show" até o presente momento... Uma e outra são sagazes em apontar defeitos que comprometeram não só apenas elas, mas também outras competidoras, sem conseguir ao menos encontrar um ponto positivo... Em alguns pontos, a situação só melhorou para o gênero feminino depois da vitória de Maria no BBB 11... E não resta dúvida de que melhorará um pouco mais com o triunfo de Munik, desde que, é claro, não fuja muito das convenções da direção, que só pensa naquilo... Entretenimento e lucro... Solange: Se você é infeliz no sexo eu sou bem feliz...  O "pobrema" foi meu, se eu mandei mal ou deixo de mandar, o "pobrema" foi meu... Marcela: Vai, tá super legal, tá me divertindo o máximo... Solange: Ai, ai, você não tem prazer, ai, eu não quero deixar você gozar... AI, AI, AI... Marcela: Continua, continua... Solange: Sua filha tá vendo... AI, AI, AI... Marcela: Continua... Solange: Pra quem falou lá perto do hotel... Ai, vamos "ajuntar" nós todas mulheres, para detonar os homens... Marcela: Juntar com você, querida, falsa, que tem inveja das outras mulheres, porque só pode ser insuportável, porque morre de inveja... Solange: Eu morrer de inveja de você, Marcela, tem dó, porque eu olho pra mim, eu olho pra minha bunda, pelo amor de Deus, né, Marcela, sem comentários... Marcela: Sua bunda???... Cheia de estria, rasgada de estria... Solange: Pelo menos tem estria mas não é caída, que nem a sua... Marcela: A minha, caída, aonde???...  Solange: Vamos poupar comentários... Marcela: Peito murcho como esse tem coragem de mostrar... Solange: Pelo menos eu tenho os meus "peito" murcho, mas não é silicone... Marcela:  Nós é mau porque tem silicone, Ju... Solange: Nós "tem" peito murcho mas não é silicone... Marcela: CABELO PIXACO (sic) desse, precisa de Alisabel pra ficar mais ou menos... Solange: Preciso mesmo, como você também precisa de coisa, meu cabelo é pixaim mesmo... Marcela: Vamos ofender, vai, quer ofender... Vai, vai, vai, tá divertidíssimo!!!... Solange: Super divertido!!!... Marcela: Di-ver-ti-dis-si-mo!!!!... Solange: Cê acha que eu ligo pro que você fala???... Eu tenho estria, mas não tenho a bunda caída... Marcela: Estria rachada da bunda até as pernas...  Solange: Eu tenho, mas não tenho  bunda caída...  Não tenho a perna mole... Isso daí tudo eu posso consertar... Marcela: Mas nada chega perto da arrogância, da ignorância, porque é burra feito o cão, entendeu... Isso aí é burra...  Não sabe falar nem "nós vai, nós vem, nós vorta", é mais errado que isso... Solange: Pode falar a vontade... Marcela: De tão burra que é... O pior é que tá aprendendo, tem alguém que quer ensinar, mas a ignorância não quer aprender... Não me ensina, Juliana, que eu não suporto aprender a sua coisa certa...  Eu quero ser ignorante pro resto da minha vida... Nasci pra ser burra, vou ser burra até o final... Burra com 500 mil, tomara que você ganhe, você vai ganhar os 500 mil na tua burrice, na tua ignorância... Só pode, vai representar bem o BBB...  "Ai, sabe aquele prêmio que nós veio, nós fui e nós vortou, aquele prêmio de 500 mil, sabe"... Ai, vai tomar banho, vai ser ignorante na PQP... Se eu sair dou graças a Deus, sabe porque, de não ouvir tanta abobrinha, tanta ignorância, tanta pergunta idiota... Eu tô sem suportar ouvir a tua voz, sério... Se você ganhar com essa arrogância, eu não sei mais quem ganha esse BBB... Solange: Pode falar a vontade... A festa aconteceu na noite de sábado, 20 de março, para domingo, 21 de março de 2004... O auge da discussão aconteceu por volta de 2h30 da madrugada... No dia seguinte, Cida ganhou a prova do Anjo - um sorteio -  e imunizou Thiago... Solange, que era Líder, indicou Marcela... Juliana foi votada pela casa... Marcela, que de certa forma realizou o desejo manifestado durante a festa, entre goles de tequila, saiu com 64% dos votos... A declaração sobre os cabelos de Solange não lhe favorecia em nada... Solange, porém, não alcançaria o prêmio máximo, como profetizou ironicamente sua adversária... Caiu no paredão seguinte, em que Juliana compareceu novamente, com 79% dos votos... A última prova do Líder seria vencida por Thiago, já que uma final exclusivamente feminina era algo que passava bem longe dos planos da direção... Juliana, que esteve em metade dos doze paredões realizados na temporada, um recorde para a época, foi eliminada com 60% dos votos... Ainda sem um modelo definido de protagonismo feminino, e querendo dar folga aos heróis masculinos depois de três conquistas seguidas, que eram cada vez mais contestadas, vide comparação entre os VTs de televisão aberta e as transmissões do "pay-per-view", feita por alguns vlogueiros,  a direção deu a vitória à carta, quer dizer, a Cida... Coube a ela ser o "messias" que se segue aos "profetas" que sucumbem à crítica ao "elogio da diversidade"... Na verdade, notem que ao invés do nome de batismo, Gecilda, a direção usou Cida, que lembra Maria Aparecida e, por tabela, a Virgem Maria... Qual foi a segunda vencedora feminina do BBB???... Mara... E a terceira???... Maria... Antes houve uma Cida, mas não era tão bela, recatada e do lar como a direção queria na época...  No meio do caminho, Anamara, que embaralhou um pouco o sinal, mas não invalida o raciocínio... Quem já chegou a uma conclusão parecida em outro contexto???... O autor da "biografia política romanceada" da Televisa mexicana, ao analisar as protagonistas femininas das tramas da emissora... E olha que sua tolerância a clichês é muito baixa... Seu foco é a manipulação da fé católica pela rede televisiva em um país onde a separação entre Igreja e Estado se deu de forma traumática e seguidos governos manifestaram tendência anticlerical... Em tempos que Homer Simpson ainda não era mencionado como parâmetro do telespectador do "Jornal Nacional", a meta a ser perseguida pelos repórteres globais era alcançar a "Dona Maria", inclusive como entrevistada... Quem acredita em "povo do sofá" decidindo (ou não mais...) o BBB, eis o motivo da carta ter vencido... Para isso valeu até atribuir um enfoque fugaz ao envolvimento com Thiago...



























A personalidade e o discurso sem meias-palavras de Solange impressionaram o Doutor Kenji...

Nenhum comentário:

Postar um comentário