quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Quando o Transporte Público Vai À Feira...

Movimento na feira é tomado como reaquecimento do mercado, porém dificultou quem queria fazer fotos dos ônibus...




































































































Na terça-feira,  começou mais uma edição do congresso e da feira de transporte público por ônibus que acontece no Transamérica Expo Center, localizado na região de Santo Amaro,  próximo do Terminal Santo Amaro e das estações da CPTM e do Metrô... O evento não reviveu a euforia registrada até 2013, entretanto ficou distante do desânimo visto há dois anos atrás... O empresariado acreditou no golpe... Ops!!!... Ou como avalia um experiente frequentador da feira... "Pela movimentação no evento, a gente nota um certo reaquecimento no setor de ônibus, em especial devido a provável licitação de São Paulo", explica, enquanto observava os veículos em exposição do alto de um Paradiso double descer da Marcopolo... "Neste ano, há mais brindes e principalmente mais comida nos estandes do que na edição anterior da feira"... Outro visitante assíduo da exposição discordaria da parte sobre os brindes... Talvez ele não tenha conseguido um lápis torto da Marcopolo ou um mouse pad da Caio,  mas, enfim... O importante é apreciar e registrar os ônibus expostos... Desta vez havia mais ônibus do lado de fora do pavilhão de exposições,  o que também se deve a uma grande redução do espaço disponível para a feira... Porém,  é uma situação bem diferente da presença solitária do articulado elétrico a bateria da BYD no mesmo local em 2015... Ou dos grandes espaços vazios em um dos pavilhões do Riocentro,  local de evento similar ao paulistano,  realizado ano passado... A mostra começa pelo novo Torino S, produzido na Marcopolo Rio (ex-Ciferal,  ex-Fiat Diesel, ex-FNM...)  é já configurado conforme as especificações do sistema do Rio de Janeiro... Pancada já pode esperar o comparecimento deste modelo nas linhas 254 e 606, por exemplo... Ficaria contente em saber que o controle do ar-condicionado agora fica embutido numa das saídas de ar do veículo,  podendo ser regulado pelo motorista na garagem,  antes de iniciar o serviço diário... Nada mais de deixar as janelas abertas na Presidente Vargas,  expondo-se à correria,  digo... A poprósito,  a revista da entidade patronal do setor de transporte de passageiros no Rio, a mesma que é investigada pela Operação Lava-Jato, informa que o BRT Transbrasil deverá estar pronto no primeiro semestre do ano que vem, Tufão... Em seguida,  dois modelos com mecânica Volvo... Um Millenium B8R de motor traseiro com a pintura cinza da SP Trans e um Millenium B270F15M de motor dianteiro,  que a Caio chama de "Alimentador",  com a padronização azul da EMTU... Muito usado nas linhas do Consórcio Intervias,  na região Oeste da Grande São Paulo... Alis,  faltou o Torino articulado cinza que passou por testes na empresa Raposo Tavares... Em compensação,  a Marcopolo trouxe um Viale BRT Volvo B290R com a pintura do sistema de San Salvador,  a capital de El Salvador... Configurado para embarque em plataformas elevadas... Vide aviso NO PERMANECER EN ESTE LUGAR no piso, em frente à porta... Sinal da forte presença internacional da encarroçadora gaúcha... Assim como a pipoqueira ao lado da porta dianteira demonstra a diversificação de atividades da empresa,  digo... Entre os carros da EMTU e de San Salvador,  um Torino Mercedes-Benz midi, fabricado conforme as especificações da SP Trans... Vide pintura azul da Área 6, na medida para as empresas que eram cooperativas e atuam na região... Uma delas já teria adquirido nada menos que 100 unidades, ao preço promocional de 260 mil reais - o mesmo da Volare convencional - cada veículo... Também ficaria bem no México,  no centro histórico de Guanajuato, por exemplo... Logo depois do ônibus salvadorenho,   o micro F2400,  lançamento da Caio, um upgrade do Foz  com a cara das versões mais recentes do Mascarello Gran Micro... Há ainda dois ônibus com chassi Volkswagen,  um Apache Vip 17.230 OD,  motor dianteiro, e um Viale BRS 18.280 OTS LE ... Este possivelmente destinado a exportação,  vide piso imitando madeira e o letreiro "Powered by Sugarcane Diesel"...  Ao lado de um Paradiso Mercedes-Benz e do Millenium BRT articulado da Metra, de 23 metros, também Mercedes, dois modelos com plataforma Scania... Um Viale BRS a gás K280 6X2*4 Piso Baixo, preparado para testes na Gato Preto,  como atesta a plaqueta da linha 874C-10,  Parque Continental - Trianon-MASP,  e um Neobus Mega BRT biarticulado FHA 360 8X2, com capacidade para 235 passageiros... 70 sentados e 165 em pé... E uma cabine para o motorista,  separada do salão,  com acesso que lembra o cockpit dos carros de corrida monopostos...  Entre os dois ônibus,  um balcão onde duas promotoras cadastraram os visitantes que postavam fotos dos veículos nas redes sociais para receberem uma caneca de fibra de coco da montadora sueca... Não,  o nosso adorador de brindes não estava na fila...

































Proximidade entre os ônibus favorecia quando os fabricantes pertencem ao mesmo grupo empresarial...







































































































Dentro do recinto da feira, a esquerda de quem entra, fica o estande da Mercedes-Benz... Que expôs dois chassis - O500 UDA 3736/8X2 e um OF 1724 L/59 - colocou em funcionamento um concorrido bar... A direita de quem passa o crachá com código de barras que lembra os boletos de bancos - só falta ter que digitar a numeralha toda - está o espaço da BYD... Lado a lado,  a fábrica chinesa expõe um chassi de ônibus elétrico D9W a bateria e um Millenium pronto para ser testado na linha 342M-10,  Terminal Penha-Terminal São Mateus... O salão do veículo demonstra que a Caio resolveu bem o problema do espaço interno, que no modelo com carroceria da BYD é um pouco comprometido pelas baterias... Será que com sua autonomia de 300 quilômetros ele conseguirá fazer a viagem entre a Penha e São Mateus em menos de duas horas e meia... Opa de novo!!!... Em frente ao estande, foi colocada a Volare D7M movida a bateria elétrica que será experimentada  em Santos,  também acompanhada do respectivo chassi... Sendo que o preço atual do micro-ônibus é de 900 mil reais... "Quase o mesmo custo de um articulado", comentou nosso experiente visitante... Ou mais que o triplo de um modelo rodoviário da Neobus exposto na feira, cotado em 250 mil reais... "Vai ser preciso incentivo do governo para a produção ganhar escala e o preço baixar", apontou outro visitante... Mais adiante, no estande da Volare,  além do tradicional W9C,  com motor Cummins,  está o modelo Andare, com piso baixo e capacidade para 20 passageiros sentados,  já aprovado para utilização em São Paulo... Faz sentido,  pois a nova licitação deve substituir os micros por modelos do tipo midi,  como a Andare... Tudo para manter a marca no posto de preferida do internauta Chico Melancia...Os operadores gostam de trabalhar com Volare... Mesmo que precisem tomar cuidado na troca de marchas,  com o mecanismo das portas, com os bocais do ar-condicionado,  com a poeira que acumula nos cantos... Isto e a revista Volare Club... Que conta toda a história do modelo desde o lançamento,  em 1998...  Incluindo o sucesso nos setores de transporte escolar e de exportação e a autonomia em relação a empresa de origem,  a Marcopolo... Sem contar a receita chilena da torta de choclo,  que com certeza vai apetecer o nosso colega de rede... Depois de descobrir que choclo é milho,  digo... Entre a BYD e a Volare estão dois ônibus rodoviários da Comil,  um Campione Invictus DD Volvo B450R da Premium Turismo,  da região de Canoas,  no Rio Grande do Sul,  e um Campione DD da Sampaio, que opera no Rio de Janeiro... Se o Invictus,  com poltronas tipo semi-leito,  é um mostruário dos monitores de vídeo produzidos pela Orbe Bus, um fabricante de acessórios,  o Campione, com sua pintura amarela com pintinhas marrons irá apetecer a Dona Florinda, uma vez que lembra as girafas... Ops de novo!!!... No meio do salão de exposição ficam os fabricantes de equipamentos e assessórios,  em especial relacionados a bilhetagem e monitoramento de frota,  e os fabricantes de chassis...  Inclusive um quase incógnito Agrale produzido na Argentina,  vide selo do governo do país platino...  Mais vistosos são os espaços da Scania,  Volkswagen e Volvo... Na Scania, ao lado de um motor automotivo e o de um grupo gerador, estava o balcão que distribuía o voucher da cobiçada caneca de material reciclado distribuída do lado de fora do pavilhão...  A Volvo não trouxe nenhum chassi, porém seu estande servia o tradicional cachorro-quente numa embalagem-ônibus - apenas aos convidados da empresa... A Volkswagen tinha dois chassis e muita polêmica... Ou melhor,  a controvérsia causada pela bancada do programa Papo de Bola,  da Rádio Transamérica,  apresentado ao vivo no local no final da tarde de quarta-feira...  O repórter Thomas Rafael e os comentaristas Oscar Roberto de Godói,  Ronaldo Giovanelli e Paulo Roberto Martins,  o Morsa...  Que discutiam questões controvertidas... O Timão vai ser campeão brasileiro???... O Bambi vai cair???... Diego Alves conseguirá uma vaga na Seleção Brasileira que irá disputar a Copa do Mundo de 2018 jogando no Brasil???... Quem foi o terceiro goleiro da Seleção na conquista do Penta em 2002???... Bom, essa era a pergunta que valia uma camisa autografada da Seleção Brasileira... Pena que Melancia não estivesse por perto para responder que era o Rogério Ceni, digo...















































Alguns estandes, além dos veículos e equipamentos, atraíam visitantes com o "serviço de bordo"...








































































Chegamos enfim ao espaço preferido dos adeptos do hobby, que leva o nome da associação nacional dos encarroçadores de ônibus... E que está bem menor do que nas edições anteriores da feira... Com o intenso movimento de vendedores e compradores em potencial,  fazer uma foto dos veículos por inteiro se tornou um exercício de malabarismo... Mais ainda devido ao fato dos ônibus estarem ao lado do estande de um banco especializado no financiamento desses veículos... Até por pertencer ao mesmo grupo de uma encarroçadora,  que também tem o controle de várias operadoras... Da direita para a esquerda,  a exibição começa com o novo Paradiso DD de 15 metros, com motor Scania,  adesivado com o rosto de Paulo Bellini,  o saudoso comandante da Marcopolo... Duas revistas editadas pela empresa trazem sua trajetória,  desde quando era apenas um funcionário dos irmãos Nicola na região de Caxias...  Imaginem que a Marcopolo exportou para os Estados Unidos um micro-ônibus que conduziu George Bush,  Margaret Thatcher,  Helmut Kohl,  François Mitterrand numa reunião do G7... E ninguém colocou uma bomba dentro,  digo... De volta ao DD,  o veículo foi cedido pela Catarinense... O que indica sua possível aquisição para outras empresas do Grupo JCA,  como a Expresso do Sul, que tem o melhor serviço executivo da rota São Paulo-Rio... Esse é o andar de cima do ônibus... Nos bancos da frente era possível ter um panorama dos outros ônibus expostos... No andar de baixo estão as poltronas-leito,  que possuem até uma cortininha entre os assentos para aumentar a privacidade dos passageiros... Depois do espaço de convivência da Marcopolo está mais um Torino S...  Cuja origem - a antiga fábrica da Ciferal - ainda pode ser vista na plaqueta de identificação da Marcopolo... Ao seu lado, um suburbano da Neobus,  empresa incorporada à Marcopolo... O Mega Plus Volkswagen 17.230 da empresa Guerino Seiscento, da região de Marília... Mesmo chassi do rodoviário New Road 340 N10, com capacidade para 43 passageiros... Sim, um rodoviário com motor dianteiro,  porém equipado com elevador para acesso de portadores de deficiência,  que ao mesmo tempo é um dos assentos do veículos...  Exigência adiada pelo governo, mas que deve entrar em vigor no ano que vem... Completa a representação da Neobus um Mega BRT articulado Volvo de 22 metros... O qual comporta 44 passageiros sentados e 165 em pé... Quem já embarcou em um ferro de passar desses no Rio - e o carro exposto tem a cor azul do BRT carioca - não desejaria a ninguém estar entre as 165 pessoas que viajam em pé... Colado com os Neobus,  dois Mascarello... O Gran Via Volvo de 15 metros,  com a pintura amarela da cidade de Joinville,  de amplo espaço interno e capacidade para 45 passageiros sentados... Um Roma N4 com motor Iveco - detentora da herança da FNM - e 44 assentos, rodoviário com a pintura da Nilo Tur,  da região de Brusque,  em Santa Catarina... O espaço da Caio teve como tema "Ônibus,  Mobilidade Sustentável",  vide arbustos e samambaias junto aos ônibus...  Painéis ao lado dos veículos comparavam o número de passageiros de cada modelo com a quantidade de carros de passeio que seriam necessários para levar o mesmo número de pessoas... O F2400,  por exemplo, de 8,7 metros,  tem capacidade para 45 passageiros... A versão urbana, com plataforma Volkswagen 9.160,  no caso da exposição,  com bancos verdes e piso imitando madeira... Toda essa gente precisaria de 36 carros,  que ocupariam 151 metros de via... O Apache Vip Volkswagen 17.230 OD pode levar até 69 pessoas (34 sentadas) em seus 11,2 metros,  igual a 57 carros num espaço de 239 metros... O Millenium BRT Superarticulado Mercedes-Benz O-500 UDA,  de 23 metros, carrega até 175 usuários (56 sentados nos bancos,  pois o espaço dos cubos de roda é ocupado com porta-bagagens,   para não servirem de assento,  ou para acomodar o extintor de incêndio,  Didi Mocó...), igual a 145 carros em 609 metros de pista... Sendo que o preço de tanta sustentabilidade é de R$ 1,2 milhão... E olha que é impulsionado pelo bom e velho óleo diesel,  que faz os ônibus serem responsáveis por 3,1% da poluição em São Paulo - os carros de passeio respondem por 72,6%... Então é por isso que o internauta Chico Melancia é contra a carrocracia...















































Sempre há aqueles que comparecem ao eventos interessados em obter os mais diversos tipos de brindes...

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