segunda-feira, 7 de agosto de 2017

À Sombra dos Express em Flor...

Linha especial para a Festa da Cerejeira saía da estação Timão-Itaquera do Metrô, bem ao lado do Fielzão...




























































No Japão,  a florada da cerejeira (sakura...) é um acontecimento muito comemorado... Os imigrantes que vieram para o Brasil trouxeram a árvore e cultivaram um bosque inteiro no Parque do Carmo,  na região de Itaquera... Todo ano, no primeiro final de semana de agosto, aproveitando a época em que as cerejeiras florescem - no Japão,  isso acontece em maio, um sinal do final do inverno e da chegada da primavera, lembrem-se de que o arquipélago fica no hemisfério Norte, e a ordem das estações do ano tem outro padrão - é realizada a Festa da Cerejeira... Uma excelente oportunidade para a população paulistana apreciar a beleza das flores que nascem nos galhos das árvores,  além da música, dança e culinária japonesas... Desde 2015, uma linha de ônibus entre a estação Timão-Itaquera e o Parque do  Carmo, a 4050-10, é operada pela Express Transportes urbanos durante os três dias do evento... A empresa sempre coloca seus melhores veículos para atender os visitantes que vão comparecer ao parque... Em 2015 foram os "micrões" Apache Vip e os Apache Vip II da série 48900,  que entraram em circulação na época da Copa do Mundo de 2014,  vide Fielzão do outro lado da Radial Leste... Naquele ano, o serviço era gratuito, o que levou a uma demanda bastante elevada e obrigou a Express a recorrer a alguns Millenium para dar conta do fluxo de passageiros, principalmente no final da tarde, quando o parque fechava... Em 2016, começou a cobrança de passagem nos Apache Vip III com ar condicionado que entraram em circulação a partir do final do ano anterior e que compuseram a frota da linha especial... Que operou no mesmo final de semana em que começaram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro - e que teve algumas partidas de futebol realizadas no Fielzão... O próprio local em que saem os ônibus é uma ampliação do Terminal Itaquera com vistas a Copa do Mundo e ao torneio olímpico de futebol... No último final de semana, os carros com ar-condicionado da Express voltaram a atuar,  em um terminal que permanece inacabado e até um pouco abandonado,  vide mato crescido e lixo acumulado nos canteiros das vias de acesso... Menos no caminho improvisado aberto pelos passageiros que desembarcam da linha 4310-10 (Terminal Parque Dom Pedro II - Estação de Transferência Itaquera...) do outro lado da Radial para pegar outras conduções... A cobertura de concreto,  mesmo sem acabamento,  serviu de sombra para as pessoas que no domingo,  dia de maior movimento da linha especial,  formavam uma fila que se estendia pela plataforma desde a passarela que liga o Metrô a esplanada que dá acesso ao estádio até a entrada do terminal...Clientes em potencial dos vendedores ambulantes que percorriam a fila de ponta a ponta, oferecendo seus produtos... "Prestígio da Nestlé é qualidade, um por um real, três por dois reais, melhor estar vendendo do que ficar pedindo", dizia um deles... Para dar conta de tanto movimento, os passageiros eram embarcados de dois em dois ônibus - a frota total da linha era de dez veículos ... Ainda assim houve gente sem muita paciência para esperar que preferiu embarcar nos ônibus de linha que vão até o Parque do Carmo... A maioria passa em frente à entrada lateral, na Avenida Osvaldo Pucci... Apenas o 3743-10 (Metrô Itaquera-São Mateus) vai até o portão principal, na Avenida Afonso de Sampaio e Souza...


























Mesmo com cobrança de tarifa, a fila ocupava toda a extensão do terminal de ônibus inacabado...
































































O trajeto da 4050-10 mereceu muitos elogios dos internautas adeptos do hobby em Itaquera e região,  desejosos de ver a linha operando durante o ano todo... Saindo do Terminal Itaquera,  a linha vai pela Rua Doutor Luiz Ayres (Radial Leste),  Avenida Engenheiro Adrevan Machado,  Avenida Miguel Ignácio Curi, Avenida Itaquera,  Rua Harry Dannenberg e Avenida Afonso de Sampaio e Souza, até a altura do portão principal do Parque do Carmo...  O maior "gargalo" do trajeto é a esquina da Afonso de Sampaio e Souza com a Avenida Osvaldo Pucci, onde fica a entrada do estacionamento para veículos do parque,  que durante a festa é muito concorrido, complicando todo o tráfego...  Na volta,  o ônibus vai pela Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Rua Eduardo Salamonde,  Avenida Maria Luiza Americano, Avenida Líder,  Avenida Itaquera,  Avenida Miguel Ignácio Curi,  Avenida Engenheiro Adrevan Machado,  Rua Doutor Luiz Ayres e Terminal Itaquera...  Na região da Avenida Líder,  os veículos seguem pela faixa da direita... Pois apesar de haver um corredor exclusivo para ônibus na pista central, com paradas e tudo, construído no final da administração Haddad,  a faixa exclusiva não é utilizada na gestão Dória... Uma novidade neste ano na 4050-10 é que os ônibus paravam em todos os pontos entre o Metrô e o parque... Mais um motivo para os internautas da região lamentarem que a linha não opere o ano todo... Sem contar que neste ano aconteceu a supressão da linha 4054-10,  Metrô Itaquera / Jardim Nossa Senhora do Carmo, que fazia um trajeto similar,  embora seguisse pela Dannenberg na ida e na volta... A alegação na época foi a de que a linha apresentava baixa demanda, que a princípio poderá ser atendida por outras linhas que fazem o mesmo caminho até o Metrô,  como  a 3743-10 (São Mateus), 3789-10 (Cidade Tiradentes) e 3796-10 (Gleba do Pêssego)... Um pouco menos na sexta-feira,  dia de trabalho...  ... Se bem que... Não dava para comparar um itinerário de quatro quilômetros com o percurso de linhas que vão para bairros mais distantes e muito populosos... Tanto quanto as regiões atendidas pela linha 4054-10, ou seja, há demanda também ...  Também pesou o fato da linha ser operada por uma empresa e as que têm seu trajeto sobreposto entre o Parque do Carmo e o Terminal Itaquera pertencerem a outra, mas enfim... 




























Ar-condicionado dos veículos garantia um clima ameno para a elevada demanda da linha especial...





























































No final de semana da Festa da Cerejeira,  a demanda era grande e os ônibus  da Express iam e voltavam cheios... Um pouco menos na sexta-feira,  dia de trabalho...   No sábado,  entretanto,  a Avenida Afonso de Sampaio é Souza, nas proximidades do parque,  já estava congestionada pelos carros que vem pela Avenida Aricanduva...  O auge do engarrafamento aconteceu no domingo a tarde,  com a fila começando na esquina da Afonso com a Maria Luiza Americano, uma distância de quatro pontos de ônibus do Parque do Carmo...  Mesmo ponto onde começava a sequência de carros estacionados na faixa da direita,  junto à calçada... Quando há shows no parque,  ou no SESC,  esse congestionamento dominical é comum, com a agravante de que a CET não comparece ao local para tentar dar um pouco mais de fluidez ao tráfego,  como aconteceu durante a Festa da Cerejeira... Mesmo assim, a linha de ônibus espacial,  a despeito de operar com a frota normal da Express,  é a opção mais prática para ver as cerejeiras em flor... Doutor Kenji só vai de ônibus... O vermelho dos ônibus da empresa faz, em sua opinião, um bonito contraste com a fileira de eucaliptos que segue paralela às grades do parque... Pula aquela árvore que caiu, possivelmente devido aos fortes ventos da última sexta-feira a derrubou uma parte do gradil, que por sua vez impediu o tronco de acertar em cheio os carros estacionados na calçada... Isso se comparecer à festa apenas para apreciar a beleza do bosque - sempre sem compreender bem porque os brasileiros se apetecem tanto com as apresentações de tambores tradicionais japoneses (taiko...) - e não precise lidar com quilos e mais quilos de macarrão para preparar yakissoba, no melhor estilo das "mammas" da Achiropita, ou tenha de colocar uma fantasia de Pikachu - ou de Sakura Card Captors, mais apropriada à ocasião, digo - para atrair visitantes que adquiram os produtos manufaturados na província de Niigata... O canteiro central da Afonso de Sampaio e Souza é um excelente local, também à sombra das arvores, para registrar os ônibus da linha 4050-10 para o Metrô Timão-Itaquera... Agachando um pouquinho, para que os galhos não "cebolem" as fotos... Ops!!!...




























Entre o verde dos eucaliptos e o rosa das flores de cerejeira, o vermelho dos ônibus tinha brilho próprio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário