quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Pica-Pau pega o bonde, digo, o ônibus andando...

Pica-Pau sempre disse que "voar é para passarinho", logo só anda de ônibus em Campos do Jordão...












































O trem entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão opera somente às sextas-feiras... Com finalidade essencialmente turística, demonstrada pela tarifa de R$ 59, ida e volta... Assim, a maneira mais prática para se viajar entre as duas cidades do Vale do Paraíba é com os ônibus da Pássaro Marron... Que usam a pintura seletiva cinza da EMTU, já que a região do Vale também é metropolitana... A rodoviária de Pindamonhangaba está localizada em frente ao edifício da Prefeitura... Na comparação com a sede do executivo municipal, um prédio de fachada envidraçada, a estrutura do terminal é bem mais modesta... O passageiro entra pela lateral, pela porta onde acima se lê “TERMINAL RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS” e passa por um corredor onde fica a administração e algumas lojas, chegando a um saguão com bancos, um caixa eletrônico, os guichês das empresas Pássaro Marron, Útil, Sampaio e Gardênia, um bar próximo aos banheiros e no lado oposto, uma lanchonete comandada por chineses... Quem sai pela direita, vai parar no ponto de táxi... A saída para as plataformas é à esquerda... As primeiras baias são ocupadas pelos ônibus municipais da Viva Pinda... As seguintes, pelos ônibus metropolitanos, seletivos e rodoviários, principalmente da Pássaro Marron... Eventualmente há um Gardênia, que faz a linha para São Bento do Sapucaí, via Santo Antônio do Pinhal, com pintura da EMTU, mesmo sendo emplacado em Minas Gerais... Do lado oposto das plataformas, por onde entram e saem os ônibus, ficam estacionados os mais diversos modelos da frota da Pássaro Marron, urbanos e rodoviários... Do lado direito das plataformas, há outro estacionamento, usado pelos veículos da Viva Pinda...  De volta à bilheteria, a passagem para Campos do Jordão custa RS 11,15 – o que inclui R$ 1,11 de taxa de embarque... O horário das 11 horas da manhã não costuma ser muito procurado... Dá para aproveitar a tarde em Campos do Jordão e voltar no começo da noite... Note que apenas 30 poltronas são colocadas a venda e a razão será revelada logo adiante... O carro mais frequente na linha é um Busscar El Buss 340, com a pintura cinza dos seletivos da EMTU, sem ar-condicionado... O passageiro que não tem o passe da empresa recebe do motorista um cartão para poder passar pelo validador no momento do desembarque... O ônibus sai quase vazio da rodoviária, mas pode lotar no centro de Pindamonhangaba  - há uma parada exclusiva para ônibus da Pássaro Marron na Rua Doutor Rubião Júnior, em frente à Escola Estadual Alfredo Pujol... Então é por isso que a marcação de assentos costuma ser ignorada e vendem menos poltronas na rodoviária... Taxa de embarque pesa, especialmente para passageiros frequentes...  Carregado ou não, o veículo segue até os limites da cidade, com as casas e edifícios cedendo lugar às propriedades rurais e grandes  extensões  de pastagens... O trajeto do carro cruza cinco vezes com a linha da Estrada de Ferro Campos do Jordão, a primeira no final do perímetro urbano... Outros cruzamentos acontecem próximo à estação Agente Hely, no bairro de Bonsucesso, e perto das estações Reino das Águas Claras e Centenário... Depois de meia hora de viagem, começa a subida da serra da Mantiqueira, atravessando um túnel e os viadutos da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro para chegar a Santo Antônio do Pinhal, onde o ônibus faz uma parada na estação rodoviária, no centro da cidade, pouco antes do meio-dia... A estação Eugênio Lefevre, da EFCJ, fica próximo ao trevo de entrada do município, um pouco depois da divisa com Pindamonhagaba... A viagem segue serra acima até chegar ao portal de Campos do Jordão – e o grande “terrão” que serve de estacionamento para caminhões e ônibus de excursão... Na cidade, o ônibus vai em paralelo com a linha do trem e do bonde turístico, passando pelas estações de Sanatório e Fracalanza, e afastando-se dela próximo ao centro de Abernéssia... O itinerário e os trilhos voltam a se encontrar em Jaguaribe – onde o chocolate artesanal é vendido a preços mais em conta -  onde fica o terminal rodoviário da cidade, exclusivo da Pássaro Marron, ponto final de um percurso que costuma durar uma hora e meia... É o momento de adquirir no guichê a passagem de volta, o horário das 18h15 é uma excelente opção... O preço do bilhete é R$ 11,40, já contando a taxa de embarque de R$ 1,26...












O experiente bonde Siemens faz um percurso turístico de hora em hora, ida e volta, sem paradas...











































Para ir até a avenida principal, paralela à linha da EFCJ,  é necessário atravessar uma ponte e percorrer uma praça...  O Bonde Turístico, que faz o trajeto de ida e volta entre a estação Emílio Ribas, em Capivari, e o portal de Campos do Jordão, sem paradas intermediárias, tem saídas de hora em hora de Capivari, entre as 10 e as 17 horas... Neste caso, o preço da passagem – R$ 12 – também demonstra que o bonde é para uso turístico... Quanto aos serviços regulares de ônibus, o visitante precisa recorrer aos serviços da Viação na Montanha... Por apenas R$ 2,90 os carros verdes e brancos conduzem passageiros tanto na direção de Capivari quanto na de Abernéssia, onde há um terminal junto ao Mercado Municipal da cidade...  A Marcopolo domina com Torino e Senior, porém a frequência poderia ser melhor... Os mais fanáticos do hobby farão questão de embarcar no ônibus Pica-Pau, mesmo que não seja o passarinho a conduzir o veículo... Para quem pretende experimentar o bonde, o destino está no sentido oposto, no Parque do Capivari... Ali, o carro A5, construído pela Siemens e pela MAN na Alemanha em 1930 está a espera dos passageiros... O interior é todo em madeira, inclusive as janelas, que podem ser abertas, caso não esteja chovendo... O condutor do bonde posiciona-se junto aos comandos do bonde e a viagem tem início... Entre Capivari e a parada Damas, hoje desativada, leva-se um minuto... Com três minutos de percurso, chega-se à parada Grande Hotel, em frente ao estabelecimento administrado pelo SENAC... Quatro minutos, o bonde já está nas proximidades da rodoviária, e a chegada na estação de Abernéssia, um pouco depois do ginásio municipal, acontece dez minutos depois da partida... Aqui, a uma pequena distância do Mercado Municipal, o carro faz uma pequena parada antes de seguir até o Portal, mais oito minutos nos trilhos...  Após alguns segundos para os passageiros fotografarem o marco de entrada da cidade e mudarem a posição dos assentos dos bancos, o bonde retorna fazendo o mesmo percurso de sete quilômetros e voltando a Emílio Ribas 40 minutos depois do começo da viagem... Ou seja, 20 minutos antes da próxima partida... Não há nada melhor do que ficar posicionado perto dos trilhos, de preferência na última passagem de nível antes do Parque do Capivari, para ver e registrar o bonde A5 ou, conforme o dia, o A7, também de fabricação alemã e com capacidade para 32 passageiros, mas construído em 1924... Tendo em vista que a linha é singela, não dá para ambos os carros operarem, ajudaria muito nos finais de semana e na alta temporada, mais ainda se houvesse um “hop on-hop off”, com paradas nas estações intermediárias e validade de 24 horas para o bilhete...  Do outro lado do parque há os trenzinhos, mas estes são caminhões adaptados, alguns até lembram locomotivas de verdade... Depois de viajar no teleférico do Morro do Elefante ou saborear o inigualável Pastelão do Maluf no calçadão do Capivari, é só pegar o Pica-Pau, quer dizer, o ônibus para chegar à rodoviária e pegar o ônibus para Pindamonhangaba que sai às 18h15... Quase sempre vazio, mas logo tomado pelo pessoal que sai do trabalho em Abernéssia e não quer nem saber das taxas de embarque...  A chegada em Pinda acontece por volta de 19h45 e na própria rodoviária há ônibus para a região central...












Automotriz faz trajeto entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão apenas uma vez por semana...











































A viagem de Pindamonhangaba para Ubatuba é menos tranquila... Não há ônibus direto... É preciso ir até São José dos Campos, com parada na rodoviária de Taubaté – ampla, evocando o apogeu industrial da cidade, e cheia de andaimes,  indício do declínio - ao preço de R$ 13,25... Novamente entram em ação os seletivos da Pássaro Marron, neste caso o Marcopolo Andare é mais comum na linha... O horário das 8h30 é razoável, pois a viagem demora  uma hora e meia, dando a oportunidade de registrar os ônibus urbanos que entram e saem da rodoviária de São José dos Campos antes de embarcar no carro da Litorânea para Ubatuba, que sai às 11h20... Quem estiver com fome, o Subway © da rodoviária já está aberto... Se o passageiro aproveitou-se dos benefícios da compra de passagens pela internet, já pagou os R$ 39,85 do bilhete... Sendo que a passagem de São Paulo para Pindamonhangaba custa R$ 40... O veículo para Ubatuba tem ar-condicionado, mas a poltrona está quebrada, um sinal dos anos de experiência do modelo da Busscar... Depois de descer a Serra do Mar pela recém-ampliada Rodovia dos Tamoios - no planalto - o ônibus faz uma parada de dez minutos na rodoviária de Caraguatatuba... É preciso rapidez para registrar os Torinos “Baby” da Viação Praiamar, muitos deles com adesivação temática, vide Outubro Rosa... De volta à estrada, o trajeto vai margeando as praias, e um trólebus perdido aparece na região de Toninhas, até a Praia Grande, quando o percurso chega à região central de Ubatuba pela BR101 às 14h45... Na verdade, o terminal da Litorânea fica a uns bons quarteirões de distância do Centro... Não fica nem perto dos terminais da São José – que faz a linha até Paraty – ou da Verde Bus, que opera veículos nessa cor em linhas municipais, vide Torino e Citmax em profusão... Agora é correria para ao menos dar um salve a estátua de José de Anchieta na praia, tomar um miik-shake na avenida à beira-mar, comprar um DVD ou um livro na Lojas Americanas do calçadão,  próximo à igreja matriz da cidade, aproveitar a oferta e levar uma sandália Havaianas ® na loja de 1,99... O ônibus para São José dos Campos sai 17h50, com passagem a R$ 39,60... Chegando por volta de 21 horas, Subway © ainda aberto, meia hora depois sai o carro até Pindamonhangaba, que chega ao seu destino às 22h20... Se o caso for para táxi, prepare-se, pois a prefeitura da cidade autorizou os taxistas a cobrarem bandeira 2 durante todo o mês de dezembro... Dependendo do local é preciso desembolsar quase R$ 60... Os ônibus da Viva Pinda cobram R$ 3,20 pela passagem... Torinos novos e antigos compõem a totalidade da frota, na cor branca, com detalhes verdes e azuis... A maioria das linhas tem ponto inicial na Praça Barão Homem de Melo, na região central, junto à antiga estação da Estrada de Ferro Central do Brasil... A cobertura dos abrigos está bem desgastada, mas ainda é funcional...   Para ir da rodoviária até lá, basta tomar o Moreira, quer dizer, o ônibus para a região de Moreira César, e descer logo depois do viaduto sobre a linha do trem... Há lotações também,  uma alternativa um pouco mais em conta para se chegar ao Shopping Pátio Pinda, por exemplo... Que a despeito de lembrar o centro de compras dos filmes “Os Irmãos Cara-de-Pau” e “De Volta para o Futuro”, é bem fora de mão... 













Saídas diárias de Pinda a Campos, só com o Metropolitano seletivo da Pássaro Marron...

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