quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Flechas prateadas da Mercedes dominaram em Interlagos...

Millenium BRT com motor Mercedes do Formula-1 Express poderia figurar na seção "Bus Stop" do vlog do Flávio Gomes...




























As flechas prateadas da Mercedes-Benz dominaram o final de semana em Interlagos... Os monopostos de Nico Rosberg e Lewis Hamilton e principalmente os ônibus articulados na cor prata do Fórmula-1 Express, supervisionado pela SPTrans e operado pelas empresas Viação Cidade Dutra, Tupi e Mobibrasil – a “equipe” das “flechas de prata”... Se você falar em F1 W06 Hybrid, o modelo dos carros de Rosberg e Hamilton, muitos internautas darão com os ombros de diferença... Mas fale em O500 UDA para eles e ouvirão as melhores referências sobre o ônibus articulado de 23 metros com carroceria Caio Induscar modelo Millenium BRT com ar-condicionado...  São eles a principal atração das linhas especiais que ligam o autódromo a Praça da República, Aeroporto de Congonhas, Metrô Jabaquara, Metrô Trianon-MASP, Shopping SP Market e Shopping Interlagos... A operação obriga ao desvio dos itinerários regulares que servem a região do autódromo, para o transtorno dos residentes locais... A frota do Fórmula 1 Express também conta com veículos de ponta, mais limpos do que no dia-a-dia, como observou uma moradora... Todas as empresas contam com Millenium BRT articulado, com ou sem ar-condicionado... A Viação Cidade Dutra traz Millenium BRT simples e Tupi o modelo anterior do Caio Millenium... O que demonstra novamente o predomínio da Caio Induscar nas pistas, quer dizer, nas ruas de São Paulo... A maior surpresa do fim de semana da Fórmula-1 veio de uma equipe, quer dizer, de uma empresa que não participa do Fórmula 1 Express... A Trans Wolff, originada de uma antiga cooperativa... Que impressionou pela variedade de micro e midi ônibus... A frota tinha desde um experiente Comil Svelto – em termos de longevidade só comparável a um Apache S21 da Mobibrasil que passou lotado e em alta velocidade pela Avenida Jangadeiro – até um novíssimo Apache Vip IV com ar-condicionado... E as surpresas não pararam por aí, pois na Avenida do Rio Bonito, junto às instalações da Sabesp, havia um ônibus de fretamento da Trans Wolff... Encarregado de levar a “torcida organizada” do Santander que compareceu ao autódromo... Apesar de ser uma Volare, o nome estampado na lateral do veículo espantou aqueles que imaginavam a Transwolff fazendo apenas linhas urbanas...
























Assim como os modelos pilotados por Rosberg e Hamilton, os Millenium BRT sempre estiveram na frente em Interlagos...






























































A viagem da Praça da República até o autódromo de Interlagos no Fórmula-1 Express da SP Trans durou exatamente 45 minutos... O veículo nesse caso não era um super-articulado, mas um simples Millenium BRT da Viação Cidade Dutra... A saída da linha especial acontece próximo ao acesso do Metrô na Rua do Arouche... Onde sob as marquises de uma loja fechada dormem moradores de rua... O totem indicativo da estação República ao lado poderia servir de argumento para algum monarquista inconformado com o evento comemorado neste 15 de novembro...  Do outro lado da praça, a Prefeitura mostrava serviço de outra forma... Fazendo o “rapa” de barracas irregulares na feira de artesanato...  O percurso do ônibus, com direito a visita panorâmica às intermináveis obras do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô,  não teve nenhum ponto de congestionamento, a não ser no final da Washington Luiz... Quando o ônibus ficou mais tempo em um farol porque uma passageira negociava com um vendedor de bonés que trabalhava forte no cruzamento... A negociação acabou interrompida pelos outros passageiros, pois o motorista precisava seguir viagem e eles argumentaram que nos arredores do autódromo haveria muitos outros vendedores... Que cobrariam mais caro, sim, porém teriam a disposição o mesmo boné genérico da Ferrari que a mulher queria adquirir... Para os passageiros que se dirigiriam até o setores com portões na Avenida Interlagos, o itinerário terminou na esquina com a Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval... Local em que já estavam posicionados parte dos ônibus que fariam a viagem de volta... No primeiro quarteirão, havia os Millenium BRT da Tupi... No quadra seguinte, depois da Avenida Rio Bonito, os Millenium movidos da etanol, também da Tupi, sobreviventes do programa Ecofrota... Na própria Rio Bonito havia um ônibus prateado - daqueles que o internauta Chico Melancia chama de "geladeira de inox", que  participou da feira de transporte público realizada em setembro na região de Santo Amaro... Até o selo indicativo da participação na exposição permanecia no veículo... Mais acima, depois da Rua Coronel Juliano, uma longa fila dos superarticulados da Mobibrasil... Azuis – cor da área 6 – ou cinzas – com e sem ar-condicionado... Para aqueles que se apetecem em tirar fotos de ônibus, a autêntica terra prometida, digo...  Outro momento digno da narrativa bíblica – e da novela da Record – é a chegada dos articulados da Viação Cidade Dutra à Avenida Interlagos... Um espetáculo para ser registrado em vídeo ou fotografado – como fez aquele argentino com a bandeira nos ombros... Não que em seu país não existam ônibus articulados – em Buenos Aires, por exemplo, há alguns carros, fabricados pela encarroçadora local Ugarte – porém sua pintura filetada é bem diferente do reluzente prateado dos Millenium BRT brasileiros... 




































O Mestre também pode se orgulhar, pois o chassi e o motor dessas máquinas é produzido na região de São Bernardo...





























































O percurso de retorno para a Praça da República começou na Avenida Interlagos... Um passageiro que acabara de ver a corrida indagou a causa, motivo, razão ou circunstância do preço da passagem do Fórmula-1 Express ser muito superior à cobrada nos ônibus regulares... E também questionou o fato das vans do Atende descaracterizadas – para economizar com o aluguel de Kombis, normalmente usadas nessa função - que faziam a venda das passagens não aceitarem Bilhete Único... Com o ônibus em movimento, o passageiro, sentado no fundo do Millenium BRT articulado, reparou nos pulos que o carro dava a cada lombada na via... Logo desenvolveu uma teoria sobre a movimentação do veículo, antes de desembarcar na região do aeroporto de Congonhas... “Parece um Hot Wheels, com pilotagem mais agressiva que a do Bottas”...  Mas descontados os solavancos, a viagem novamente foi rápida – até o articulado da Viação Cidade Dutra chegar à região da Avenida Paulista... Como a via ainda estava no horário de fechamento para veículos, o ônibus teve de ir pelas ruas paralelas, muito congestionadas, atrasando a vida dos poucos passageiros que permaneciam no carro para desembarcar na Praça da República... Ao menos o Mestre pode encher o peito para dizer com orgulho que a plataforma dos ônibus e fabricada na Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo - e muitos dos veículos prontos são comercializados pela Divena, revenda localizada na região da avenida Fábio Eduardo Ramos Esquivel, em Diadema...



























O internauta Chico Melancia é um daqueles que se apetece com uma visão dos veículos por trás, digo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário