quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Retonando aos Quatro Trens de Itaquera a Interlagos...

Trem da Frota K do Metrô sai da estação Timão-Itaquera às 10h12 de sábado, vazio, raridade na Linha 3-Vermelha...
















































A mobilidade envolvida no deslocamento para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1 teve duas novidades neste ano... A primeira foi a linha de ônibus 606F-10, Circular Fórmula-1 Autódromo, que operou no sábado, dia do treino oficial, e no domingo, com saídas da estação Autódromo da CPTM, operada pela Transwolff... A outra foi a Linha 5-Lilás do Metrô, que com sua extensão até Chácara Klabin, inaugurada em setembro, tornou-se mais uma opção de acesso ao autódromo, por meio da integração da estação Santo Amaro com a Linha 9-Esmeralda da CPTM... Depois de paradas em Socorro e Jurubatuba, o trem chega  até a estação Autódromo, inaugurada em 17 de outubro de 2007, vide placa no Salão Ayrton Senna, onde ficam as bilheterias e a linha de bloqueios... Localizada a poucos metros da antiga estação Cidade Dutra da Sorocabana, construída em madeira,  inaugurada em 28 de setembro de 1957, como parte do ramal de Jurubatuba da linha Mairinque-Santos... Em 18 de agosto de 1961, a “Folha de S. Paulo” colocava a estação como opção de acesso ao autódromo, cobrando 26 cruzeiros pela passagem no “subúrbio elétrico”... O qual demorava 40 minutos para ir de Júlio Prestes a Interlagos, alertando os interessados em comparecer ao autódromo para que descessem uma estação antes, em Cidade Dutra... Situada, de acordo com a matéria, a 500 metros de onde futuramente seria construída a entrada principal de Interlagos – hoje ocupada pelos portões G e Q,  “Estações Ferroviárias”... A Sorocabana foi sucedida pela Fepasa em 1971 e a estação esteve em funcionamento até por volta de 1979, quando a linha foi modernizada... Os trens passaram a sair de Osasco, indo até Jurubatuba, e de Presidente Altino a Varginha... Já sob a gestão da CPTM, apenas a linha de Jurubatuba continuou em operação, voltando a parar na região do autódromo em 2007 e atingindo o Grajaú no ano seguinte... A Linha 9- Esmeralda integrou-se ao Metrô com a inauguração da estação Pinheiros em 16 de maio de 2011, servindo como opção de acesso para a corrida de 2011, realizada em 27 de novembro... O problema, para o Doutor Kenji, é a subida de quatro lances de escada no Metrô para chegar até a estação da CPTM, onde é preciso descer mais uma escada para chegar à plataforma, às margens do Rio Pinheiros... Dali são nove estações até Autódromo – quando a viagem é para Santo Amaro, próximo do local da feira de transporte público, são seis... Com a linha 5-Lilás do Metrô, além da proximidade da pista, na estação Santa Cruz são quatro lances de escada para baixo, onde todo santo ajuda, digo... Para quem reside na região da Zona Leste, é a oportunidade de comparecer a Interlagos utilizando nada menos que quatro trens diferentes... 

















Na estação Sé, às 10h45, o trem da Frota G, com interior em verde e ar-condicionado trabalhando forte, sai cheio...
















































A viagem começa às 9h58 de sábado, 10 de novembro, na Estação de Transferência Itaquera... A escolha do local para a partida se deve à implantação, uma semana antes da linha 4020-10, que se destina ao Jardim Novo Horizonte... Cujo ponto inicial fica na Rua João Radaic Beneguelo, um pouco depois da parada da linha 213C-10, Estação de Transferência Itaquera / Vila Califórnia, criada em setembro, situada em frente ao Parque de Diversões Marisa, e a meio caminho do “mangueirão” da linha 4310-10... O Millenium BRT articulado com ar-condicionado sai da Estação de Transferência, situada sob o viaduto da Avenida Nova Trabalhadores, e pela Radial Leste, chega até a estação Timão-Itaquera do Metrô às 10h04... O desembarque é na Radial Leste, com vista para o Fielzão, sendo preciso subir um lance de escadas no terminal de ônibus e outro depois das catracas par chegar a plataforma...  O trem da frota K, fabricada pela Cobrasma em 1984 e reformada entre 2011 e 2014, parte às 10h12... Chega na Sé às 10h39, onde acontece a transferência da Linha 3-Vermelha para Linha 1-Azul, no sentido Jabaquara... O primeiro trem, da frota A, reformado, está muito lotado... O seguinte, da frota G, também está cheio, porém, para não atrasar a viagem, é acessado às 10h45... A frota G, construída pela Alstom entre 2007 e 2009 para a Linha 2-Verde, passou a operar em 2012 na Linha 3-Vermelha e neste ano na Linha 1-Azul, Wikipedia... É conhecido por seu interior em fibra de vidro, na cor verde, e pelo trabalho fortíssimo do ar-condicionado... O interior dos carros possuem a música transmitida pelo sistema de som, porém os passageiros se apetecem mais com uma apresentação ao vivo de violão, com o auxílio luxuoso de um pandeiro, Luis Melodia... O trem chega às 10h57 na estação Santa Cruz da Linha 1-Azul e uma porta na plataforma conduz até o primeiro dos quatro lances de escada que a separam do embarque da Linha 5-Lilás... As portas de plataforma estão instaladas, mas não funcionam... O trem da Frota C, construída entre 2011 e 2014 pela CAF, chega às 11h04 e parte vazio... Assim, fica mais fácil observar como os carros são mais estreitos do que os utilizados nas viagens anteriores... A passagem por cada estação da linha é marcada no relógio... 11h06, Hospital São Paulo... Estas fazem parte do trecho que vem de Chácara Klabin, aberta no último dia 28 de setembro... 11h07, AACD-Servidor, inaugurada em 31 de agosto... 11h10, Moema, aberta em 5 de abril... 11h11, Eucaliptos, operando desde 2 de março... 11h15, Brooklin... Aqui o intervalo é maior porque a estação Campo Belo ainda não foi inaugurada... 11h17, Borba Gato... 11h19, Alto da Boa Vista, não confundir com o do Rio de Janeiro, assim como as duas paradas precedentes, em operação desde 6 de setembro de 2017... 11h21, Adolfo Pinheiro, aberta em 12 de fevereiro de 2014... 11h23, Largo Treze... 11h25, Santo Amaro... As duas últimas estações, com maior movimento que as anteriores, fazem parte do primeiro trecho da linha, inaugurado em 20 de outubro de 2002, estendendo-se até o Capão Redondo...  No local do desembarque, um caminho estreito, que inclui uma área interditada para reforma da escada rolante, leva até a estação da “Line 9-Emerald” da CPTM, com vista para a confluência dos rios Pinheiros, Guarapiranga e Jurubatuba... Vide acesso à ciclovia e as algas crescendo nas águas poluídas... O trem da CPTM, fabricado pela CAF, compareceu às 11h31... Também não estava cheio, entretanto um trio de argentinos que conversava ruidosamente indicava que o modal ferroviário comportava torcedores que convergiam para assistir o treino oficial do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1...  Olhando novamente para o relógio, o trem passa 11h33 em Socorro, 11h35 em Jurubatuba e 11h39 em Autódromo... A chegada acontece em exatamente 1 hora e 27 minutos após o embarque no Metrô em Timão-Itaquera... Descendo da Plataforma dos Campeões para o Salão Ayrton Senna, o ônibus da linha 606F-10 tem seu ponto inicial bem em frente ao acesso da Rua Plínio Schmidt... Para quem não vai testar a nova linha, são 600 metros – a antiga estação Cidade Dutra fica 100 metros adiante, na esquina com a Rua Feliciano Correa – passando por vendedores de bonés, cerveja e ingressos (neste caso, compradores também, conforme a necessidade...) até os portões G e Q do autódromo de Interlagos... A ausência de ônibus estacionados na Feliciano Correa indica que o Fórmula-1 Express já foi bom nisso, digo...

















Com poucos passageiros, é possível perceber que trem da Frota P da Linha 5 é mais estreito que de outras linhas...















































Depois de acompanhamento da movimentação dos ônibus do serviço especial da SPTrans, a volta para a estação Autódromo acontece às 17h26, mais de uma hora depois do final do treino oficial que deu a pole-position ao pentacampeão mundial Lewis Hamilton, internauta Pedro Henrique... Desta vez a Feliciano Correa está cheia... Um torcedor vestido com uma túnica árabe sai do treino e manda parar um Millenium 4 Volkswagen da Tupi... Na padaria Estrela da Satélite, Elias e Raul agitam os frequentadores do estabelecimento ao som de “Sessenta Dias Apaixonado” e “Saudade da Minha Terra”... A viagem de Autódromo a Santo Amaro vai das 17h35 às 17h44... O tempo estava bom até o final do treino, quando o céu ficou cinzento e uma chuvinha em Interlagos complicou a saída dos torcedores do treino e o trabalho fotográfico dos adeptos do “hobby”... Em Santo Amaro, após a passagem pela plataforma sob uma estrutura de aço carbono, da estação ferroviária inaugurada em 1986, e o acesso estreito ao Metrô por um corredor com propaganda da Petrobras, que fornece combustível para a equipe Mc Laren, o trem da Linha-5 sai 17h56... Esse está cheio, vide casais de torcedores com camisetas da Red Bull Racing e sombreiros de palha... Às 18h15, chegada em Santa Cruz, com embarque na  Linha 1-Azul 18h20... No segundo trem, porque o primeiro era um Alstom Millenium, que começou a ser construído pela Mafersa, e que iniciou sua operação na Linha 2-Verde em 1998 – sem ar condicionado!!!... Melhor assim, pois o outro trem, da Frota A, contou com um concerto ao vivo de violino e contrabaixo, em que foram executados “Stand By Me”, de John Lennon, e “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos... A chegada na Sé acontece 18h39 e a saída do trem da Frota G da Linha3-Vermelha se da às 18h44... Lotado, com lugares para sentar apenas no chão e olhe lá...  A chegada em Timão-Itaquera acontece 19h11, no momento em que os torcedores deixam o Fielzão após o empate da equipe corinthiana com o Bambi... Na entrada da passarela sobre a Radial Leste, entre a esplanada de acesso ao estádio e os bloqueios do Metrô, o trabalho de panfletagem contra o presidente eleito era forte... E o militante ainda apregoava enquanto distribuía seus jornais... “Fora Coisa Ruim Porcolino”... Ops!!!... 














Última etapa da viagem, de Santo Amaro a Autódromo, é no trem da CAF da Linha 9, com chegada às 11h39...

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