quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Rumo a Interlagos (2013): O Doutor e o Alemão Tetracampeão...

Uma chuvinha na região do autódromo e o ponto de ônibus sem abrigo... Ainda bem que o Doutor estava prevenido...












































O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1 de 2013, realizado no dia 24 de novembro no autódromo de Interlagos, foi o primeiro da administração de Fernando Haddad... Que no mês de junho enfrentou protestos contra o aumento das tarifas dos ônibus municipais que seriam o primeiro sinal de sua derrota para Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais deste ano, digo... Haddad foi obrigado a recuar do aumento do preço da passagem de R$ 3 para R$ 3,20 - ah, os 20 centavos - porém o Expresso SP Trans Fórmula-1 teve sua tarifa reajustada, passando a cobrar R$ 28  pela viagem de ida e volta, ou R$ 18 pelo percurso só de ida ou só de volta... Ao mesmo tempo, a Prefeitura trabalhava forte na substituição de abrigos de pontos de ônibus... Em muitos casos, porém, o ponto era trocado e a colocação do abrigo era anunciada para um prazo de 90 dias... Foi o que o Doutor Kenji pode constatar pessoalmente ao comparecer na região do circuito... O aviso o impressionou mais fortemente do que a oportunidade de conhecer pessoalmente o novo tetracampeão mundial de Fórmula-1, o alemão Sebastian Vettel... Os abrigos fizeram muita falta, já que choveu torrencialmente da região de Interlagos... Felizmente, Kenji compareceu com um guarda-chuva e o internauta Chico Melancia foi todo trabalhado na camisa verde Adidas (C) da Alemanha e na capa de chuva descartável adquirida de um camelô, com a qual conferiu de perto o Neobus Mega BRS "ferro de passar" da Tupi Sustentável... Sem contar a festa que fizeram quando compareceu no sobrado pintado com as cores do Timão... E aí, palmeirence???...





O Doutor Kenji não é exatamente um entusiasta da Fórmula-1... Na verdade, ele compareceu a região do Autódromo de Interlagos com um livreto dos fabricantes japoneses de material metroferroviário... Do qual não sabia se considerava mais aprazíveis as modelos fotografadas em plataformas de estações ou os trens da Yamanotesen, a linha circular da Japan Railways em Tóquio... O internauta Chico Melancia não teria dúvidas em escolher... Os trens... O doutor pegou o livreto em uma exposição de empresas do setor de transporte sobre trilhos... Onde as fábricas japonesas se faziam representar com um stand conjunto... Alis, existem trens japoneses de passageiros em circulação em três cidades brasileiras... Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre... Estes os de fabricação mais recente... Do ano de 1983... Na capital baiana ainda rodam trens da Toshiba construídos em 1958... Contemporâneos daqueles que a antiga Estrada de Ferro Sorocabana adquiriu na época para operar a atual Linha 9-Esmeralda da CPTM... Ah, o cartel... A propósito, foi pela Linha 9, com seus trens espanhóis de último tipo da CAF que o Doutor chegou a Interlagos... Não que ele tenha ignorado a sugestão do internauta Chico Melancia de se utilizar do F1 Express da SPTrans... Mas entre gastar 18 reais numa viagem só de ida (ou 28 reais ida e volta...) no serviço especial de ônibus e pagar os 3 reais do trem, descendo numa estação a 600 metros do autódromo – Kenji preferiu a opção mais em conta... Só que ele foi pedir orientação por celular para chegar à pista de Interlagos para o Tufão... E seguindo as orientações do GPS do nosso colega de rede, passadas pelo celular, acabou passando por regiões “põe exclusivo, meu filho, dá trabalho de fazer”, nas proximidades do autódromo... Ainda bem que ele leu o livro “Corta pra mim”, do Marcelo Rezende... Até queria alugar uma laje para ver a corrida de um ângulo privilegiado... Aquelas onde os cachorros acompanhavam atentamente o ronco dos motores... O doutor lembra que os cães tem uma audição mais apurada... Antes de chegar ao autódromo passou no “Cantinho do Véio” para tomar uma Itubaína ® da Schin, aproveitando que a empresa agora pertence ao grupo japonês Kirin – aquele da Copa - e customizou todos os bares próximos à pista...





















Internauta teve que superar a timidez para fazer uma foto bem perto da réplica da Ferrari e da modelo a seu lado... 


















































Muitos torcedores que vão a Interlagos gostam de tirar fotos nos carros expostos nos arredores do autódromo... Na maioria dos casos, para fazer uma foto com as modelos posicionadas ao lado dos veículos... O Doutor Kenji queria fazer foto com as evangélicas que estavam posicionadas em cada um dos portões da pista – que vão do A ao Z e do 1 ao 9 – distribuindo folhetos sobre a Bíblia... Mas ficou com vergonha... Até para ele aparecer ao lado de uma modelo junto da réplica do carro da Ferrari a moça teve de se aproximar sorrateiramente, sem Kenji peceber... Até porque os veículos que mais interessam ao Doutor são os do F1 Express da SPTrans... Sem ninguém por perto, de preferência... O F1 Express levava e trazia os torcedores para o aeroporto de Congonhas, estações Trianon-MASP e Jabaquara do Metrô, Praça da República e shoppings Interlagos e SP Market... A operação estava a cargo das empresas do Consórcio Unisul, que opera na Área 6, que abrange a região de Interlagos... Viação Cidade Dutra, Transportes Urbanos Piratininga (Tupi...), Mobibrasil (antiga Paratodos e VIM...) e VIP Jabaquara... O destaque entre as empresas consorciadas, como de costume, foi a Tupi... Não somente apenas pelos veículos movidos a etanol, que estão presentes na frota da Mobibrasil... O diferencial da “Tupi Sustentável” são os dois Mega BRT com os prefixos 62207 e 62208... Com seu inconfundível design aerodinâmico que faz frente aos bólidos mais velozes da Fórmula-1... Os carros merecem todo o registro, ainda mais porque a outra empresa paulistana que tinha o modelo, a Oak Tree, foi descredenciada e os veículos deixaram de circular em São Paulo... O circuito que o internauta Chico Melancia indicou ao Doutor Kenji, saindo da estação Autódromo da CPTM, começa pela Avenida Feliciano Corrêa, onde ficam estacionados os Mondego e Millenium da Viação Cidade Dutra... Seguindo pela lateral do autódromo, na Avenida Jacinto Júlio, está o “mangueirão” da Tupi e Mobibrasil, com muitos Millenium e os dois Mega BRT... Uma subida de tirar o fôlego... Depois de contornar a pista pelas Avenidas Jangadeiro e Teotônio Vilela, na Avenida Interlagos surge a longa fila com mais Mondego e Millenium da Viação Cidade Dutra e VIP Jabaquara na pista sentido Centro... Não só molhada como também alagada pela chuva... Mais emoção do que a reta dos boxes em Interlagos... Pensa que acabou???... Continuando pela Avenida Interlagos e entrando na Avenida Antonio Barbosa da Silva Sandoval, na esquina com a Avenida Rio Bonito, estão mais Millenium da Mobibrasil... De quebra na Rio Bonito ainda tem os Irizar rodoviários do Airport Service da Serveng Transportes, que saem voando baixo... Ops!!!... Um percurso sensacional... Pena que o doutor tenha feito o caminho depois que o F1 Express encerrou suas atividades...






















Depois das Jornadas de Junho, internauta acompanhava de perto o cumprimento das promessas do prefeito Haddad...




















































O conhecimento sobre Fórmula-1 do doutor é tão profundo que chegou a perguntar em que posição ia largar o Rubens Barrichello... Só depois de formular a questão ele lembrou que Rubinho foi para a Fórmula Indy... Na verdade, Barrichello hoje está na Stoc-Car... Isso mesmo, Stoc-Car, um bar localizado na Avenida Teotônio Vilela, perto do portão do paddock de Interlagos... Bem que o Flávio Gomes costuma dizer que “Estoque” não é automobilismo... Ao ver os tantos torcedores de vermelho que circulavam pela região da pista, em um bonito contraste com os veículos azius do F1 Express, Kenji lembrou do solitário representante brasileiro na categoria máxima do automobilismo mundial... Felipe Massa... O doutor não sabia que ele vai mudar para a Willams... Que adota a cor azul... Ou seja, tem mais a ver com a Área 6... Ainda que só tenha conseguido ver os ônibus das linhas regulares, que voltaram a seja do tipoos tradicionais, passar pelos arredores do autódromo...Ou aquela bicicleta com sistema de som, que reproduzia o ronco dos motores dos monopostos da Fórmula-1... Só faltou o som de um Millenium baixando a rotação... Perfeita para a Chicofaixa, quer dizer, a Ciclofaixa... Ou aquela outra bicicleta, toda enfeitada, com direito a uma cabeça de boi na frente... Deve ser alguma homenagem ao Aloísio do Bambi, comentou o doutor com o internauta Chico Melancia pela internet... Se bem que... Pequena daquele jeito, devia ser uma cabeça de bezerro... Mas não custa lembrar das sábias palavras do Seu Madruga... “Ao bezerro, que amanhã será boi!!!”... E os abrigos de ônibus... Seja os tradicionais, do tipo “Covas”, os do Passa Rápido de Marta Suplicy ou os atuais, de Fernando “Coxinha Haddad”... A maioria sem abrigo... Um deles avisando que a respectiva cobertura será instalada em 90 dias... Ou seja, só poderá abrigar da chuva na corrida do ano que vem... Passando por uma loja de roupas e acessórios relacionados com as equipes da Fórmula-1 na Avenida Jangadeiro, nosso colega de rede aproveitou para perguntar quem tinha feito a pole-position – nada a ver com o desenho do SBT, Mestre – e vencido a prova... Felipe Massa que não foi... O pessoal de vermelho foi embora cedo, tanto no treino quanto na corrida... Felizmente, uma pessoa sabia porque estava lá... Sebastian Vettel foi o mais rápido do treino classificatório... E o tetracampeão do mundo ainda venceu a prova com facilidade, liderando durante todo o percurso, exceto por alguns metros na primeira volta, Nico Rosberg... E a pessoa que informou o doutor sabia muito bem o que aconteceu na pista, pois era ninguém menos que o próprio Sebastian Vettel... Red Bull te dá asas...






















Muita emoção no momento em que Kenji foi apresentado ao tetracampeão Vettel, que não conhecia, digo...

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