segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Rumo a Interlagos (2012): Valeu, Schumacher da Sambaíba...

Em 2012, Hamilton foi pole, Button venceu, Vettel foi tricampeão e Melancia se apeteceu com máquinas da Mobi e Tupi...















































Em 2012, o seu Bloquinho Inicial dava início a um trabalho forte e especial de cobertura do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1, focado no Expresso SPTrans Fórmula-1, serviço de ônibus que atende os torcedores que comparece ao Autódromo José Carlos Pace, na região de Interlagos, e que se tornou um programa imperdível para os adeptos do hobby registrarem os veículos disponibilizados pelas empresas de ônibus da Área 6... A prova foi realizada em 25 de novembro de 2012, quando a capital paulista era governada por Gilberto Kassab - encerrando um longo período de sete anos de mandato, pois no fim do ano transmitiria o cargo ao prefeito eleito Fernando Haddad - que conseguiu trazer para a cidade uma corrida de Fórmula Indy, disputada na região do pavilhão de exposições do Anhembi... Mesmo assim, não descuidou do Expresso SPTrans Fórmula-1, que na ocasião cobrava uma tarifa de 18 reais ida e volta, ou 15 reais, só ida ou só volta... O grande destaque era o Millenium movido a etanol da Tupi, de um tempo em que a Ecofrota estava em pleno funcionamento, trabalhando forte pela melhoria da qualidade do ar na cidade... Para quem queria uma opção mais em conta, já havia (desde 2007, diga-se...) o trem da Linha 9-Esmeralda da CPTM, com a estação Autódromo localizada a apenas 600 metros do portão do Setor OG de Interlagos... Os menos aquinhoados contavam ainda com o carrinho da reciclagem e a bicicleta com potentes alto-falantes, a preferida do internauta Pedro Henrique... Ops!!!...




O internauta Chico Melancia se apetece muito com a disputa da Fórmula-1 em São Paulo... Não exatamente com a prova que é disputada em Interlagos... O que é aprazível para o nosso colega de rede é o serviço especial que a SPTrans coloca à disposição para as pessoas que querem comparecer ao autódromo... O Expresso SPTrans, ou apenas, “Expresso F-1”... Ou como estampava o letreiro eletrônico bilíngue dos veículos... “F-1 Express”... Na verdade, Melancia nem prestou muita atenção na vitória de Jenson Button... Ou no tricampeonato de Sebastian Vettel... Ou que Felipe Massa teve de ceder... O segundo lugar na prova por ordem de sua equipe na tentativa de dar... O título a Fernando Alonso... Ele nem mesmo saberia diferenciar um carro da Red Bull, quer dizer, da RBR, de uma Ferrari... Chico até pensou que aquele todo aquele pessoal de vermelho que estava no local era da equipe do Consórcio Leste 4... Algo muito estranho para o nosso companheiro de web, pois todos os veículos que atuaram no “Expresso F-1” eram azuis, do Consórcio Unisul, ou seja, da Área 6 do sistema de transportes coletivos da capital paulista... É, meu... Aqui não tem Bingão do Galvão...



















Seis anos atrás, o momento da chegada dos carros em Interlagos foi aguardado ansiosamente pelo nosso colega de rede...


















































Chico Melancia sequer foi introduzido... No autódromo... O mais perto que ele chegou da pista foram nos banheiros químicos instalados ao lado de alguns dos portões, nos quais ele fez questão de fazer não somente apenas um, mas vários pit-stops... Seu maior interesse estava na região próxima à pista... Eram os carros da Viação Cidade Dutra, Tupi, Mobibrasil (ex-Viação Metropolitana e ex-Paratodos...) e Vip Jabaquara que chegavam e estacionavam por ali... Algumas perto dos carros do setor de promoção das empresas fabricantes de cigarro... Ainda pode isso???... Porém, as máquinas que de fato chamavam a atenção do Chico em Interlagos eram os novíssimos Caio Millenium movidos a etanol... Ou os Caio Mondego articulados... Que faziam linhas especiais, non-stop, Interlagos para a Praça da República, Aeroporto de Congonhas, Estações Trianon-Masp e Jabaquara do Metrô e Shopping SP Market... Melancia não estava sozinho em sua admiração por esses imponentes veículos... Uma comitiva de fãs de ônibus, todos de máquina fotográfica na mão, registravam cada ângulo dos carros... Mais do que Felipe Massa, eles apreciavam os veículos da encarroçadora fundada por seu avô... Compareceram em número muito maior do que o pessoal que apontava suas câmeras para o céu registrando os helicópteros que chegavam ao autódromo... Eles e Chico não se importavam se os cambistas estavam comprando ou vendendo ingressos... Nem queriam saber qual era a formação do grid de largada... O importante era acompanhar o comboio de ônibus que se formava na Avenida Interlagos e região... Mesmo quando o ronco dos motores dentro da pista se fazia ouvir com força e até fazia soprar um ventinho quente em meio a um dia nublado e chuvoso, Melancia vibrava com a passagem dos ônibus de linha a toda velocidade em frente ao autódromo... Caio Apache Vip... Caio Apache Vip II... Caio Millenium articulado... Caio Mondego... Até um Comil Svelto da Cooper-Pam e um Busscar Urbanuss Pluss a serviço da Prefeitura de São Paulo lhe trouxeram mais emoção do que a Ferrari, a Mc Laren ou a RBR, quer dizer, a Red Bull... Ele não é o internauta Pedro Henrique para se apetecer com o carro do pole-position Lewis Hamilton e nem o Mestre que está louco para que chegue o veículo promocional da Red Bull oferecendo energético de graça... Se não ele vai ter de se virar com os caminhões da Dolly...



















Ao contrário do carro de Vettel, Millenium movido a etanol da Tupi manteve-se intacto, sem sofrer danos...


















































Melancia nem se importou que o “Expresso F-1” cobrasse uma tarifa de 15 reais - 18 reais, em caso de viagem ida e volta... Primeiro, ele nem acha que a tarifa normal de 3 reais é um roubo... Depois, com as panes no sistema de carregamento dos créditos do Bilhete Único, nosso colega de rede nem se importa em pagar um pouco a mais para embarcar nessas máquinas de transportar passageiros... É só não comprar nenhuma capa de chuva ou boné da Ferrari... Quem ficou devendo em seu entender foi a polícia, que só trouxe algumas Volare e um Piá da Comil camuflado como se fosse um “Caveirão”... Agora, ele ficou com inveja da CPTM, que anunciava no sistema de som dos trens que o melhor modal para se chegar a Interlagos eram os trilhos... Sem medo da caminhada entre a estação Autódromo e a pista cansar os pezinhos dos passageiros... E ainda citava os nomes de alguns dos condutores das composições... Uma homenagem que Melancia preferiu render a um dos mitos dos transportes sobre pneus... Um experiente piloto que encerrou sua carreira no final de semana em Interlagos... Ele mesmo, Schumacher... Mítico motorista da Sambaíba... Ninguém dirigia um Caio Mondego por ruas estreitas como ele... A festa de despedida teve direito a muita carne nos Espetinhos de Bambu Magrão © , servidos pelo "Churrasco do Paulinho", "20 anos de tradição" no autódromo e região... Melhor que mulher... Melhor até que mandar um “Chupa, Galvão!!!”, um “Chupa, Tiago Leifert!!!”, ou um “Chupa Alonso!!!”...

















Não faltaram Espetinhos de Bambu Magrão (C) na festa de despedida do ilustre piloto Schumacher da Sambaíba...

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