quarta-feira, 5 de abril de 2017

Precisamos falar sobre o Zé...

Nesta discussão toda, temos um incomensurável orgulho de dizer que Mariana Xavier nos representa...































































Na última sexta-feira, a Globo exibiu o último capítulo da novela “A Lei do Amor”... Na qual o ator José Mayer interpretava Tião Bezerra, um vilão inescrupuloso e brutal... No mesmo dia, o vlog “Agora é Que São Elas”, hospedado pelo jornal “Folha de S.Paulo”, publicou o depoimento de Su Tonani, que atuou como figurinista-assistente na produção da trama... Seu texto não trazia considerações sobre seu trabalho ou a respeito da novela que se encerrava, mas uma grave denúncia... "Eu, Susllem Meneguzzi Tonani, fui assediada por José Mayer Drumond... Tenho 28 anos, sou uma mulher branca, bonita, alta... Há cinco anos vim morar no Rio de Janeiro, em busca do meu sonho:  ser figurinista... Qual mulher nunca levou uma cantada???... Qual mulher nunca foi oprimida a rotular a violência do assédio como ‘brincadeira’???... A primeira ‘brincadeira’ de José Mayer Drumond comigo foi há 8 meses... Ele era protagonista da primeira novela em que eu trabalhava como figurinista assistente... E essa história de violência se iniciou com o simples:  ‘como você é bonita’... Trabalhando de segunda a sábado, lidar com José Mayer era rotineiro... E com ele vinham seus ‘elogios’... Do ‘como você se veste bem’, logo eu estava ouvindo:  ‘como a sua cintura é fina’, ‘fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho’, ‘você nunca vai dar para mim?’... Quantas vezes tivemos e teremos que nos sentir despidas pelo olhar de um homem, e ainda assim – ou por isso mesmo – sentir medo de gritar e parecer loucas???... Quantas vezes teremos que ouvir, inclusive de outras mulheres:  ‘ai que exagero!!! Foi só uma piada’... Quantas vezes vamos deixar passar, constrangidas e enojadas, essas ações machistas, elitistas, sexistas e maldosas???... Foram meses envergonhada, sem graça, de sorrisos encabulados... Disse a ele, com palavras exatas e claras, que não queria, que ele não podia me tocar, que se ele me encostasse a mão eu iria ao RH... Foram meses saindo de perto... Uma vez lhe disse: ‘você é mais velho que o meu pai... Você tem uma filha da minha idade... Você gostaria que alguém tratasse assim a sua filha???’ (...)Em fevereiro de 2017, dentro do camarim da empresa, na presença de outras duas mulheres, esse ator, branco, rico, de 67 anos, que fez fama como garanhão, colocou a mão esquerda na minha genitália... Sim, ele colocou a mão na minha buceta e ainda disse que esse era seu desejo antigo... Elas??? Elas, que poderiam estar no meu lugar, não ficaram constrangidas... Chegaram até a rir de sua ‘piada’... Eu???...  Eu me vi só, desprotegida, encurralada, ridicularizada, inferiorizada, invisível... Senti desespero, nojo, arrependimento de estar ali. Não havia cumplicidade, sororidade... Mas segui na engrenagem, no mecanismo subserviente... Nos próximos dias, fui trabalhar rezando para não encontrá-lo... Tentando driblar sua presença para poder seguir... O trabalho dos meus sonhos tinha virado um pesadelo... E para me segurar eu imaginava que, depois da mão na buceta, nada de pior poderia acontecer... Aquilo já era de longe a coisa mais distante da sanidade que eu tinha vivido... Até que nos vimos, ele e eu, num set de filmagem com 30 pessoas... Ele no centro, sob os refletores, no cenário, câmeras apontadas para si, prestes a dizer seu texto de protagonista... Neste momento, sem medo, ameaçou me tocar novamente se eu continuasse a não falar com ele... E eu não silenciei... ‘VACA’, ele gritou... Para quem quisesse ouvir... Não teve medo... E por que teria, mesmo???... Chega... Acusei o santo, o milagre e a igreja... Procurei quem me colocou ali... Fui ao RH... Liguei para a ouvidoria... Fui ao departamento que cuida dos atores... Acessei todas as pessoas, todas as instâncias, contei sobre o assédio moral e sexual que há meses eu vinha sofrendo... Contei que tudo escalou e eu não conseguia encontrar mais motivos, forças para estar ali... A empresa reconheceu a gravidade do acontecimento e prometeu tomar as medidas necessárias... Me pergunto:  quais serão as medidas???... Que lei fará justiça e irá reger a punição???... Que me protegerá e como???... Sinto no peito uma culpa imensa por não ter tomado medidas sérias e árduas antes, sinto um arrependimento violento por ter me calado, me odeio por todas as vezes em que, constrangida, lidei com o assédio com um sorriso amarelo... E, principalmente, me sinto oprimida por não ter gritado só porque estava em meu local de trabalho... Dá medo, sabia???...  Porque a gente acha que o ator renomado, 30 e tantos papéis, garanhão da ficção com contrato assinado, vai seguir impassível, porque assim lhe permitem, produto de ouro, prata da casa???... E eu, engrenagem, mulher, paga por obra, sou quem leva a fama de oportunista... E se acharem que eu dei mole???... Será que vão me contratar outra vez???”...
























- Pô, Zé Mayer!!!... Que papo é esse de testar sofá nas lojas da região da Rua Jurubatuba???...































































Um traço em comum entre grande parte das denúncias de crimes sexuais no Brasil é a forma com que a palavra da mulher é desacreditada...  Su Tonani chegou a ser criticada pelo termo que usou para designar o órgão genital feminino... Diante da repercussão da denúncia entre os internautas, retiraram o texto do ar... O status quo, para se defender, alimenta a falta de empatia de parcelas significativas da sociedade brasileira com movimentos identitários e por justiça social, o que no fundo é um sintoma de falta de consciência de classe... Esta incompreensão trabalhada pelos mandatários da ordem estabelecida acaba por gerar manifestações equivocadas, como a de Juliana Paes, em entrevista à revista “Veja”... “Existe uma linha do feminismo com a qual eu não concordo muito... Acho errado esse desejo de igualdade com os homens a todo custo. Somos tão competentes e valiosas quanto eles, mas não iguais... A mulher precisa de mais tempo para se recuperar de uma gravidez, e há outras questões que permeiam nosso universo... A sensibilidade, o lúdico, o caminho da ponderação, o afeto nas relações de trabalho — tudo que faz parte do universo feminino e matriarcal deve ser respeitado... Não quero queimar sutiãs... Gosto de sutiãs!!!... Não quero quebrar saltos de sapato em busca de liberdade... Gosto de me enfeitar, e nós, mulheres, não fazemos isso para o macho... Fazemos porque dá prazer cuidar de si e cuidar do outro... Sou uma feminista de saia, sutiã, salto alto e batom vermelho”... O depoimento de Su Tonani mostra que o problema é muito mais sério... “A opressão é aquela que nos engana e naturaliza o absurdo... Transforma tudo em aceitável, em tolerável, em normal... A vaidade é aquela que faz o outro crer na falta de limite, no estrelato, no poder e na impunidade... Quantas vezes teremos que pedir para não sermos sexualizadas em nosso local de trabalho???... Até quando teremos que ir às ruas, ao departamento de RH ou à ouvidoria pedir respeito??? (...)Tenho de repetir o mantra: a culpa não foi minha... A culpa nunca é da vítima... E me sentiria eternamente culpada se não falasse... Precisamos falar... Precisamos mudar a engrenagem... Não quero mais ser encurralada, não quero mais me sentir inferior, não quero me sentir mais bicho e muito menos uma ‘vaca’... Não quero ser invisível se não estiver atendendo aos desejos de um homem... Falo em meu nome e acuso o nome dele para que fique claro, que não haja dúvidas... Para que não seja mais fofoca... Que entendam que é abusivo, é antigo, não é brincadeira, é coronelismo, é machismo, é errado... É crime... Entendam que não irei me calar e me afastar por medo... Digo isso a ele e a todos e todas que, como ele, homem ou mulher, pensem diferente... Que entendam que não passarão... E o que o meu assédio não vai ser embrulho de peixe... Vai é embrulhar o estômago de todos vocês por muito, muito tempo”...
























- Pois é, não é, Zé Mayer... Nunca é tarde para aprender a se portar na condução... Que coisa, não???...































































O acobertamento do “establishment” ameaçava jogar o caso no esquecimento, porém a fotógrafa Carolina Rangel iniciou um movimento nas redes sociais cobrando providências sobre a denúncia... “Li aquele noticiário no jornal e pensei... Vamos ter que engolir mais um assédio???... Vamos ter que nos calar diante de uma situação que vemos acontecer todos os dias???... Não!!!... Precisamos fazer algo!!!... E eu fiz... Criei um grupo de WhatsApp com 15 amigas com o intuito fazer um movimento de mudança dentro da nossa empresa... Pensamos em uma camisa, pra chamar atenção e a partir disso podermos dialogar!!!... O grupo cresceu em poucas horas...  De tão cheio, não cabia mais ninguém e resolvemos virar um grupo no Facebook... A proporção que isso tomou saiu do meu controle e encheu meu coração de alegria e amor... Mexeu com UMA, mexeu com TODAS!!! Obrigada a todas as mulheres que colaboraram pra esse lindo movimento !!! Vistam suas camisas e vamos unidas lutar por mudanças, pois sim, elas estão por vir”... Na terça-feira, a campanha ganhou as redes sociais e os Estúdios Globo... A direção da emissora teve de responder prontamente, com uma nota lida por Evaristo Costa no “Jornal Hoje”... "Em relação à denúncia de assédio envolvendo o ator José Mayer e a figurinista Susllen Tonani, a Globo reafirma o teor da nota divulgada na última sexta-feira, quando afirmou que o caso foi apurado e que as devidas providências estavam sendo tomadas... Naquela nota, a emissora enfatizou que repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito... E que zela para que as relações entre funcionários e colaboradores se deem em um ambiente de harmonia de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo... Esta convicção da Globo foi reafirmada para um grupo de atrizes, diretoras e produtoras, reunidas no domingo à noite, quando a emissora informou que, apurado o caso, tomou a decisão de suspender o ator José Mayer de produções futuras dos estúdios Globo por tempo indeterminado... O ator foi notificado na segunda-feira dessa decisão... Sobre a iniciativa de funcionários, colaboradores e executivos de usar hoje camisetas com os dizeres 'Mexeu com uma, mexeu com todas', a Globo se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa... O ator José Mayer, de enorme talento e com grandes serviços prestados à Globo e as artes brasileiras, certamente terá oportunidade de expressar seus sentimentos em relação ao triste episódio e esclarecer que atitudes pretende tomar... A Globo lamenta que Susllen Tonani tenha vivido essa situação inaceitável num ambiente que a emissora se esforça cotidianamente para que seja de absoluto respeito e profissionalismo... E, por essa razão, pede a ela sinceras desculpas”...  Alguns minutos depois do noticiário, o “Vidio Xô” exibiu cenas da edição de segunda-feira do BBB... “Tá certo que o confinamento pode causar estragos, mas ontem no BBB o senhor doutor Marcos acordou com o pé esquerdo,  virado no fogo do inferno”, disse o apresentador, Otaviano Costa, em tom descontraído... “O médico surtou e sobrou para todos os moradores”, complementou sua colega de apresentação, Sophia Abrahão... O VT mostrou as discussões de Marcos com Mari, Ieda e Vivian, terminando com uma fala de Vivian... “Mas olha o jeito que você tá tratando elas, não precisa disso”... De volta ao estúdio, Ota sorri e diz...  “Precisa sim, nóis gosta, uai!!!”... Sophia, que estava com as mãos sobre a boca e de olhos arregalados, apenas exclamou... “Jesus!!!”... Ota ri e comenta “É bom, né... Agora ficou bom, agora ficou bom essa casa, tava calma, né... É bom agitar”, antes de entrar a sequência em que Marcos esbraveja com Ilmar...  No bloco seguinte, Ota empostou a voz para ler a nota oficial da Globo já divulgada no “Jornal Hoje”... E leu a carta divulgada por José Mayer...  “Eu errei... Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava... A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora.... Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço... Tenho amigas, tenho mulher e filha, e asseguro que de forma alguma tenho a intenção de tratar qualquer mulher com desrespeito; não me sinto superior a ninguém, nao sou... Tristemente, sou sim fruto de uma geração que aprendeu, erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras ou piadas... Não podem... Não são... Aprendi nos últimos dias o que levei 60 anos sem aprender... O mundo mudou... E isso é bom... Eu preciso e quero mudar junto com ele... Este é o meu exercício. Este é o meu compromisso... Isso é o que eu aprendi... A única coisa que posso pedir a Susllen, às minhas colegas e a toda a sociedade é o entendimento deste meu movimento de mudança... Espero que este meu reconhecimento público sirva para alertar a tantas pessoas da mesma geração que eu, aos que pensavam da mesma forma que eu, aos que agiam da mesma forma que eu, que os leve a refletir e os incentive também a mudar... Eu estou vivendo a dolorosa necessidade desta mudança. Dolorosa, mas necessária... O que posso assegurar é que o José Mayer, homem, ator, pai, filho, marido, colega que surge hoje é, sem dúvida, muito melhor”... Na sequência, Sophia chamou as atrizes, Débora Nascimento, Júlia Rabello e Natália Dill, com camisetas da campanha “Mexeu com uma, mexeu com todas!!!”... Desta vez, foi Ota que precisou fazer uma retratação...  "Eu mesmo fiz uma brincadeira soando um machismo feio, grosso, desordeiro... Fiquei mal porque ao zelar pela brincadeira do BBB vi o quanto machista eu estava sendo e aparentemente estimular um homem apontando o dedo no rosto de uma mulher, coisa que eu abomino... Todos nós aprendemos com essas mudanças na sociedade (...) Espero ter deixado claro meu posicionamento... Eu não sou esse ser que eu abomino, é óbvio que é nojento qualquer situação que coloque uma mulher em uma situação como aquela... A vocês o meu respeito e o singelo pedido de desculpas”... Depois do programa, a jornalista Giuliana Morrone, apresentadora do "Jornal Nacional", postou no Twitter... "José Mayer diz que errou e que faz parte de geração machista... Assédio não é questão geracional, é questão de caráter (falta)"... À noite, no BBB, programa do mesmo núcleo de produção do “Vidio Xô”, comandado por Bofinho, Marcos permaneceu na casa, mesmo depois dos excessos que cometeu na segunda-feira, durante o dia e no Jogo da Discórdia... No dia seguinte, o ator Caio Blat, que numa entrevista ao site "Glamurama" disse que Mayer fez "uma brincadeira fora de tom" e discordava da punição da Globo, precisou se explicar no Instagram... ""Gostaria de deixar claro que sou totalmente contra qualquer tipo de assédio e provocação machista, e que apóio e admiro o movimento corajoso das mulheres contra essa covardia"... Diferente do que alguns veículos publicaram, distorcendo minha declaração, jamais defendi ou relativizei a violência de um assédio , apenas elogiei a capacidade de um acusado de se desculpar a assumir seu erro publicamente, que é a única atitude cabível.... Espero que esse movimento traga uma nova consciência sobre os resquícios de machismo que ainda existem na nossa sociedade, e que ninguém mais seja constrangido em seu local de trabalho ou em qualquer ambiente"... Otaviano Costa cedeu lugar a Rafael Cortez na apresentação do “Vidio Xô”... Em tempo...  A UOL noticiou que Ota teria sido suspenso por três dias... A direção da Globo desmentiu a informação e diz que realiza um rodízio de apresentadores no programa...

























Otaviano Costa não precisava rir das cenas de surto de Marcos no BBB, exibidas pelo "Vidio Xô"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário