segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Exibindo ônibus memoráveis na exposição...

Nossos agradecimentos ao Doutor Kenji, que fez este registro histórico do Millenium da Himalaia na mostra de 2007...
























































De terça até quinta-feira acontece na região de Santo Amaro mais uma edição da feira de transporte público promovida pela associação das empresas do setor... A exposição é parte de um seminário sobre transporte e sempre registra o comparecimento de nossos colegas de rede que são entendidos... No setor... Em 2007, por exemplo, o Doutor Kenji registrou, no estande da Scania o Caio Induscar Millenium trucado com a pintura da Himalaia, que atuava na Área 4 de São Paulo... Mesmo que o letreiro do carro 41 121 – de pano, bem ao gosto dos mais tradicionalistas, Mestre – fosse de uma linha operada com trólebus, a 2290-10, Terminal São Mateus / Terminal Parque Dom Pedro II... Na época da feira, a Himalaia ainda operava  sob contrato emergencial... E a licitação já havia sido cancelada porque o edital não contemplava a operação dos ônibus elétricos... Realizado o processo, ainda em 2007, a frota de trólebus foi renovada e o modal circula até hoje, mesmo depois que a Himalaia foi descredenciada em 2011... Hoje os elétricos estão a cargo da empresa Ambiental e serão mantidos com a nova licitação... Outro Millenium exposto, no espaço da Caio, ostentava a cor amarela do Consórcio Plus, da área 3 e o número 33 632... Com padronagem dos bancos em tons de azul pastel, novidade na época, e plaquinha da linha 2552-10, Vila Mara / Terminal Parque Dom Pedro... O veículo demonstrava a utilização do biodiesel, quatro anos antes da criação da hoje agonizante Ecofrota... Ao lado dele, no interior do pavilhão, estava o Caio Induscar Apache S22... Que nunca chegou a ser adotado na cidade de São Paulo, posto que não recebeu aprovação da Prefeitura... Embora tenha feito algum sucesso em cidades como Santo André, Guarulhos e Campinas...  Na área externa, a Volkswagen exibia seus chassis com diversas carrocerias, entre as quais Comil Svelto e Busscar Urbanuss Ecoss... Sendo que este último também não vingou na capital paulista... O internauta Chico Melancia, no entanto, se apeteceu mais com as instalações sanitárias de um carro rodoviário da Marcopolo... E queria levar a torre feita de balaústres e campainhas de ônibus de um fabricante de acessórios para casa...





















Nem mesmo o slogan "Deus é Fiel" impediu a derrocada da Busscar, que expôs pela última vez na feira de 2009...
























































Em 2009, quando se realizou a edição seguinte da exposição, o Brasil já tinha sido definido como sede da Copa do Mundo da Fifa ™ de 2014... E havia a expectativa do Rio de Janeiro sediar os Jogos Olímpicos... A capital fluminense estava representada por um Caio Induscar Apache Vip  do Expresso Pégaso e um Neobus Spectrum City da Braso Lisboa, este com a pintura do serviço “Metrônibus – Integração Intermodal”... Havia um Marcopolo Torino com a pintura do sistema municipal de Praia Grande, mas produzido nas antigas instalações da Ciferal na Baixada Fluminense...  Na área externa, o esporte era lembrado pelos Irizar Volksbus da Peixaria – o famoso “Baleia 77”  - e o “Mosqueteiro” do Timão, com alusões ao tricampeonato da Copa do Brasil, conquistado naquele ano, e a classificação para a Libertadores de 2010... Ainda não era a hora... Junto a eles, um Torino com pintura EMTU da Piracicabana da Baixada Santista, trazido por uma revenda de ônibus usado... No recinto de exposições,  a Caio Induscar expunha o Mondego com chassis Volvo que exportava para o Chile... Só que com as cores da Viação Campo Belo, da Área 7 de São Paulo... Artes da sinergia entre empresas do mesmo grupo... O Transantiago tinha sido implantado no ano anterior, como demonstrado pelo Neobus Mega Low Entry com a proibição de fumar imposta pelo artigo 91 da lei de trânsito chilena... A Busscar dava seus últimos suspiros com dos Urbanuss Pluss LE do lote comprado pela Infraero para os aeroportos sob jurisdição federal, num esforço para conter o que na época era chamado de “caos aéreo” – o qual, todos nós sabemos, é da porta do avião para fora... Letreiros eletrônicos eram apontados como os substitutos tecnológicos das tradicionais plaquinhas de itinerário... O que não aconteceu, para a alegria dos aficionados que recolhem as placas perdidas pela rua... Outra novidade que não vingou foram os validadores que aceitavam cartões de crédito e de débito... Dois anos depois, na exposição de 2011,a solução para todos os problemas de mobilidade das cidades brasileiras com e sem Copa do Mundo estava resumida na sigla BRT... Bus Rapid Transit...  O Rio de Janeiro, já sede olímpica, apresentava a nova pintura padronizada – chamada pelos cariocas de “ônibus fardado” – por meio do Neobus Mega BRT... Aquele que o internauta Chico Melancia apelidou carinhosamente de “ferro de passar”... Também mostrado na versão articulada – na pintura “eletrocardiograma” de Porto Alegre, com poesias afixadas nas janelas laterais – e biarticuladas – nas cores de Curitiba, sendo que os degraus acarpetados junto às portas davam ao veículo um ar de catedral... Para os corredores de ônibus que se planejavam, as encarroçadoras e fabricantes de chassis ofereciam diversos modelos... A Marcopolo, tinha Viale BRT e Gran Viale BRT Mercedes articulado e Torino Scania biarticulado... A Comil trazia o Doppio... Até a MAN exibiu um articulado que esteve em testes na Metra, com placa verde de tudo... A mostra de 2013 aconteceu na semana seguinte à final da Copa das Confederações da Fifa ™,  encerrando um período em que a questão da mobilidade convulsionou o país... Vide a avidez de alguns visitantes por brindes... Mal deram bola para o articulado de Recife, o Millenium BRT da Santa Brígida ou o Iveco rodoviário com as cores do Timão...




















Projetos de BRT aqueciam o mercado em 2011, o que levou a Neobus a lançar o famoso Mega "Ferro de Passar"...
























































A exposição deste ano vem mais comedida em termos de novidades... A Comil anuncia com fanfarras um novo modelo rodoviário, o Invictus...  A Marcopolo traz o Torino e o Ideale... A Caio Induscar vem com dois Millenium BRT articulados de 23 metros... E estará também o ônibus chinês... Alis, durante o final de semana aconteceu na Virada Sustentável a demonstração do ônibus elétrico movido à bateria da montadora chinesa BYD – sigla para “Build Your Dreams”... Que já ganhou o apelido de "Duracell" nas redes sociais... Saindo do Centro Cultural São Paulo, o ônibus subia a Rua Vergueiro e entrava no viaduto da Rua do Paraíso, seguindo pela Rua Bernardino de Campos até a Praça Osvaldo Cruz... Percurso cumprido em cerca de dez minutos... O ônibus, montado na fábrica da BYD em Campinas, teve suas configurações internas, como bancos, balaústres, janelas e espaço para cadeirantes, ajustados aos padrões exigidos pela SPTrans... A energia é fornecida por pacotes de baterias localizados acima das rodas dianteiras e na traseira do veículo... Também há baterias de reserva em um compartimento localizado no teto... Os dois motores ficam junto às rodas traseiras, próximas do equipamento que faz a conversão de energia elétrica em cinética para movimentar o ônibus... Que tem autonomia de250 quilômetros sem precisar de uma recarga completa – que dura oito horas.... A capacidade do carro é de 75 passageiros – 21 sentados e 54 de pé... Não que o veículo tenha lotado ao longo do sábado... Quem embarcou notou a semelhança do som dos motores com o dos antigos trólebus Ciferal Amazonas que circularam em São Paulo na década de 1980... No domingo, havia mais ciclistas na Rua Vergueiro... E também mais carros estacionados em frente a entrada principal do Centro Cultural... A Guarda Civil Metropolitana teve de trabalhar forte nas multas... Alguns veículos permaneceram estacionados o dia inteiro, mesmo com uma placa de “Proibido Estacionar” no local... O que obrigou o ônibus a fazer as saídas do percurso mais acima na Vergueiro, próximo ao Centro de Controle Operacional do Metrô... No intervalo para almoço do motorista, o display eletrônico do painel do carro indicava que o pacote de baterias ainda possuía 64% de carga... O consumo incluía a viagem de ida e volta da garagem da Ambiental, na região do Tatuapé, até o Centro Cultural, toda a operação do sábado (três horas e meia), a viagem da garagem até a Vergueiro e metade da operação do domingo (duas horas)... A estimativa era de que o percurso da garagem até o local da operação da linha consumiu 4% da carga... De todo modo, o batismo de fogo do novo ônibus começa a partir desta semana na linha 3160-10, Terminal Vila Prudente / Terminal Parque Dom Pedro II... Inclusive o ônibus já conta com as plaquinhas de itinerário da linha... Que opera no corredor da Avenida Paes de Barros, o primeiro do Brasil – no sistema de “semi-canaleta”, vide vídeo da Emplasa no Youtube ©...





















Em 2011, muito antes da nova licitação de São Paulo, Melancia já negociava o uso de ar-condicionado nos ônibus...

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