quinta-feira, 4 de junho de 2015

Enfim, Prefeitura... Mais do que a mudança de abrigo...

A troca de abrigo feita na nossa região foi sinalizada à noite de um modo bastante prático, com o uso de garrafas do tipo PET...

















Durante o mesmo período em que o seu Bloquinho Virtual mudou de endereço, outra grande mudança aconteceu em nossa região... A troca do abrigo de ônibus em frente à padaria Imperatriz do Parque do Carmo, no começo da Rua Harry Dannemberg... Desde o início da atual gestão, a Prefeitura tem se empenhado na substituição dos abrigos dos pontos de parada de ônibus da cidade... Na Zona Leste, fez a troca em todo o eixo das avenidas Conselheiro Carrão, Rio das Pedras e Afonso de Sampaio e Souza, desde o Tatuapé até a região do Parque do Carmo... Substituir os abrigos da Dannemberg, que dá prosseguimento a esse percurso na direção do Centro de Itaquera, seria obvio... Entretanto, por algum motivo a mudança parou um ponto antes do nosso, na fábrica Montepino... No local onde costumamos esperar nossa condução todas as manhãs, permaneceu o mesmo abrigo de concreto e telhas tipo amianto cuja concepção arquitetônica data da década de 1980... Tendo por isso o apelido de “Covas”, em homenagem ao prefeito que administrava São Paulo na época... Esta situação começou a mudar apenas no último dia 16 de maio, um sábado... Um dia depois da Globo.Com anunciar que encerraria as atividades do Blogger Brasil... Ou seja, enquanto nos dedicávamos, com a ajuda do bom Wilson, a salvar os arquivos do seu Bloquinho Virtual e buscar um novo lugar para nosso vlog, a administração municipal começava com algum atraso a grande obra da substituição do abrigo de ônibus por um modelo de design moderno, com metal e vidro...



Durante alguns dias, o abrigo antigo e o novo coexistiram no mesmo espaço, até que a cobertura anterior fosse removida... 











A troca começou com a instalação da base metálica e do piso tátil do novo abrigo paralelamente ao antigo... Que se manteve durante todo o domingo... A retirada aconteceria apenas na segunda-feira, quando foi instalada a estrutura e a cobertura... O curioso é que colocaram o piso especial e o restante da calçada permaneceu esburacada e irregular como sempre... A obra era sinalizada com garrafas pet... Numa das laterais, o famoso aviso da Prefeitura de que o abrigo estava em fase de instalação... Sem mencionar prazos, como aconteceu em outras regiões da cidade... Ao lado da cobertura foi escavado um buraco para a colocação de um poste, de novo a servir de apoio para os sistemas de localização e iluminação... Poste que seria retirado alguns dias depois, sem maiores explicações, restando apenas o buraco na calçada... A instalação do abrigo seria complementada pela colocação dos vidros, atrás do banco sobre a cobertura... Agora sim aquele ponto de ônibus poderia receber dignamente os micros do sistema de lotação, o experiente 48 295 – imortalizado em uma miniatura nos tempos de 44 295 – da linha 407H-10, Jardim São Francisco / Metrô Itaquera, os Busscar Urbanuss Pluss que a Radial colocou na linha intermunicipal 205 – Parque Dom Pedro / Cidade Kemel, os Millenium BRT articulados do Consórcio Plus nas linha 352A-10, Terminal São Mateus / Jardim Helena... Na sua frente, a área residencial em que se converteram as antigas instalações da indústria química Lavios... Atrás dele, a área que serve de estacionamento para os fregueses da padaria Imperatriz do Parque do Carmo, entre a Avenida Francisco Tranchesi e a Rua dos Secadouros... Talvez a duplicação da Harry Dannemberg continue a ser apenas uma promessa, como nos últimos 40 anos... E os corredores de ônibus previstos para a região estarão situados a uma certa distância do local, nas avenidas Líder e Itaquera... Mais perto do Fielzão, que muitas vezes parece ser o único recanto de Itaquera conhecido pela administração municipal... Vide obras da ampliação do terminal de ônibus do Metrô... Ainda que mesmo com a Copa do Mundo da Fifa (TM), o asfalto da Avenida Miguel Inácio Curi entre a Avenida Itaquera e a Avenida Adrevan Machado não tenha sido tocado... No entanto, o novo abrigo de ônibus estará lá como um singelo indicativo de que o progresso chegou.... Hoje, ninguém precisa mais dar passes para o cobrador a fim de passar pela catraca, como fazia o Ivo Holanda... Apesar do abrigo antigo ser dotado de uma lixeira, o que o novo definitivamente não tem...




Pois somente depois que a cobertura antiga foi retirado é que houve a colocação do aviso de "abrigo em fase de instalação"...













Na semana passada, a Prefeitura anunciou a relação das linhas de ônibus que irá implantar na cidade de São Paulo com a nova licitação do sistema de transporte coletivo... Ao saber da proposta, nosso maior interesse era saber como ficaria a linha 4054-10, Jardim Nossa Senhora do Carmo / Metrô Itaquera... A qual utilizamos diariamente, embarcando no citado ponto que teve seu abrigo recentemente substituído... A linha começou a operar em dezembro de 2012, a partir do seccionamento da antiga 3028-10, Jardim Nossa Senhora do Carmo / CPTM Guaianazes... Já então ela se constituía em uma alternativa para os moradores das regiões próximas da Rua Harry Dannemberg, menos carregada que as lotações vindas de bairros mais distantes... Se bem que... Nem sempre a frequência de carros se mostra compensadora... Em certa noite, chegamos quando um dos micro-ônibus saía, já cheio... Preferimos esperar, apesar da sugestão do motorista de que embarcássemos... Não havia fila, que cresceu durante mais de meia hora de espera... Por fim, o micro chegou... Exatamente o mesmo que tinha saído antes, cumprido todo o itinerário até o Jardim Nossa Senhora do Carmo e voltado para o Metrô Itaquera... Uma grande diferença de sua equivalente da rede das madrugadas, a N402-10, Metrô Itaquera / Termina Carrão, com partidas a cada 15 minutos... O fato da 4054-10 ser durante o dia uma alternativa insatisfatória a outras linhas que cumprem trajeto similar, nos fez imaginar que ela poderia ficar de fora de uma eventual reformulação das linhas... E efetivamente, não há uma substituta para a linha na relação divulgada pela Prefeitura... Ou seja, temos um abrigo novo, porém podemos ficar sem a nossa linha...
Sendo que exatamente no momento em que temos um abrigo novo, a Prefeitura estuda suprimir a circulação da linha 4054-10...












Nenhum comentário:

Postar um comentário