![]() |
Nova estação facilita acesso às regiões do ABC e Baixada Santista, pois está ao lado do terminal da EMTU e da agência da Cometa... |
Na manhã desta segunda-feira aconteceu a inauguração do trecho entre Sapopemba e São Mateus da Linha 15-Prata do Metrô, operada no sistema de monotrilho... A nova extensão da linha, de 3,9 quilômetros, inclui as estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus... As obras da Linha 15, que deveria ligar a estação Ipiranga da CPTM ao Hospital Cidade Tiradentes, num total de 26,6 quilômetros, com 18 estações no trajeto, começaram em 2009... Com a promessa de estarem completamente concluídas em três anos, devido ao fato de que a tecnologia de trens com pneus que circulam sobre vias elevadas supostamente teria um custo e um tempo de implantação menor do que o de um metrô convencional... Acontece que as duas primeiras estações da linha – Vila Prudente e Vila Oratório – foram inauguradas somente em 2014 e operaram em horário restrito durante dois anos... Novas estações foram abertas apenas em abril de 2018, quando a Linha 15 chegou até Vila União, e no último mês de agosto, quando alcançou o Jardim Planalto... Assim, durante quatro anos, o monotrilho era do tamanho do serviço existente no aeroporto internacional de Orlando, já que não dá para comparar com o de Cumbica, que sequer saiu do papel... Até mesmo a comparação com o Metromover, o monotrilho gratuito no centro de Miami, era bastante desfavorável, com seus 7,1 quilômetros, três linhas, 21 estações e 33 mil passageiros transportados por dia... Se bem que... Nesse caso, ela ainda será desfavorável por algum tempo, tendo em vista que a linha 15 conta agora com 7,8 quilômetros de extensão... De qualquer forma, na estação Oratório as placas da plataforma já indicavam o novo destino, São Mateus... O trem da Bombardier que chega 11h55 não está cheio, e muitos passageiros aproveitam a ausência de cabine do condutor para irem na frente e filmarem o trajeto com seu celular... O trecho já existente – estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto – é cumprido em 14 minutos... Na chegada à estação Sapopemba, o GPS do celular indica se tratar da região do Jardim Adutora... No entanto, o terminal de ônibus do bairro fica em frente a estação – do lado oposto encontram-se ônibus Neobus da Move Buss... Mais três minutos e chega-se à estação Fazenda da Juta, vide conjunto habitacional da CDHU e batalhão da PM, uma lembrança incômoda da desocupação de 1997... Antes da estação São Mateus é possível olhar para baixo e ver os ônibus articulados estacionados, aguardando o momento de partirem no terminal da EMTU, que em 1990 substituiu o antigo terminal implantado pela prefeitura paulistana em 1985... Outros três minutos são gastos até o término da viagem, em São Mateus... Quando ela seguirá mais adiante é uma excelente pergunta, porque o trecho entre Jardim Colonial e Hospital Cidade Tiradentes, com 7,5 quilômetros e as estações Boa Esperança, Jacu Pêssego, Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes, foi descartada em 2016... Mesmo o trecho entre Vila Prudente e Ipiranga ainda está na fase de projeto, vide via elevada que termina no nada na Avenida Luis Inácio de Anhaia Melo...
![]() |
Demora na implantação da linha foi tão grande que moradores da região mal podiam acreditar que ela chegou a São Mateus... |
O trem comparece na estação São Mateus, novo ponto final da linha, às 12h15, vide repórter da Globo na plataforma esperando o povo falar... Faz sentido, porque cabe uma entrada ao vivo em plena exibição do SP1... Além do mais, a inauguração oficial da estação aconteceu às 10 horas da madrugada, com o comparecimento do governador João Dória e do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, o ex-ministro das Cidades, Alexandre Baldy... Descendo pela escada rolante, chega-se ao mezanino e depois ao acesso ao nível da rua... Onde se nota que o elevado por onde trafegam os trens prossegue na direção do largo, mais conhecido como Praça Felisberto Fernandes da Silva... Oficialmente, a Linha 15 deverá terminar na estação Jardim Colonial, a primeira depois de São Mateus, com entrega prevista para 2021... Em 2016, quando a linha tinha apenas as estações Vila Prudente e Oratório, a extensão até Cidade Tiradentes – bem como a de Vila Prudente até a estação Ipiranga da CPTM – foi descartada... Durante a inauguração, no entanto, Dória afirmou que o monotrilho chegará na região do conjunto habitacional em 2022... Será que chega???... A esquerda de quem sai pelo acesso lateral da estação, esta a Avenida Mateo Bei, com seu intenso comércio e movimentação de pessoas... A direita, está o terminal metropolitano da EMTU, que tem linhas municipais de São Paulo – inclusive duas de trólebus, a 342M-10 e a 2290-10 – e as do corredor ABD, que fazem a ligação com Santo André, São Bernardo, Diadema - e Mauá, vide Terminal Sônia Maria... Na rua em frente ao terminal, fica a agência da Cometa, pois dali saem os ônibus que vão para a Baixada Santista – linhas que eram do Expresso Brasileiro, anteriores ao trecho Sul do Rodoanel... O terminal e a estação do monotrilho já estão interligados, vide monitores de “Apoio ao Trânsito” orientando a travessia na faixa de pedestres... Ao lado da entrada da estação, o palanque das autoridades é desmontado e as peças são colocadas no baú de um caminhão... As últimas vans que trouxeram os figurões para assistirem a solenidade de inauguração deixam o local... Caminhando pelos canteiros, muitos pais com crianças, ansiosas para conhecer a novidade, senhores de idade apoiados em muletas, fotógrafos registrando a edificação da estação... Alis, por falar em fotografia, o canteiro entre a estação e a praça é um lugar estratégico que serve para pertinentes registros de ônibus... O GPS do celular indica que estamos na região do Jardim Santa Adélia e o fato da praça servir de intersecção das avenidas Mateo Bei, Ragueb Chohfi e Sapopemba abre a possibilidade do acompanhamento de um grande número de linhas, de micro-ônibus, ônibus convencionais, Padron, articulados e elétricos... Amarelos da Área 3, Vermelhos da Área 4 e Verdes da Área 5, sem contar os cinzas, das lnhas estruturais, que podem ser de qualquer uma dessas áreas... Dentre as quais se destacam a 4018-10, Metalúrgicos/Terminal São Mateus, mais conhecida como “65”, vide numeração dos tempos de 3065-10, Terminal São Mateus/Cidade Tiradentes... Ou a 4027-10, Hospital São Mateus/Jardim Santo André, cuja placa no vidro frontal indica que o trajeto contempla o Morro do Sabão... Registrados os veículos, os marcos do Metrô em meio aos canteiros recém-concluídos lembram vagamente a inauguração de Brasília... Não pelos terrenos baldios nas proximidades, mas, enfim...
![]() |
Cerimônia de inauguração foi rápida e responsáveis pela montagem do palco para as autoridades ficaram para trás... |
No retorno à plataforma, a passageira que atravessa apressada a catraca – a operação acontece apenas entre 10 e 15 horas até janeiro, devidamente tarifada, quando será implantado o horário das demais linhas do Metrô, das 4h40 e 0h – é ignorada pelo metroviário de cabelos vermelhos... A plataforma está cheia, sinal de que o movimento será grande – a demanda prevista é de 300 mil passageiros por dia, devendo chegar a 400 mil quando a estação Jardim Colonial ficar pronta, sendo que o do Valdisnei na região de Orlando, com 23,6 quilômetros de extensão e seis estações, atende 150 mil pessoas diariamente - e o trem que parte exatamente às 13 horas sai lotado, com espaço disponível para ficar em pé apenas junto às portas... Do lado direito do trem dá para ver a cidade... Graças ao céu azul, a vista alcança até a Serra da Cantareira – e do lado esquerdo, se vê a região do Grande ABC... No trecho novo, o trem trepida menos e também vai mais rápido... Entre São Mateus e Fazenda da Juta, a curva é tão acentuada que dá até para ver os trens que chegam na direção oposta... No lado direito do trem também se vê o Terminal Sapopemba e os conjuntos habitacionais Mascarenhas de Moraes e Teotônio Vilela – um militar e um civil, que coisa, não... Do lado esquerdo, por toda a parte, os subúrbios... O novo trecho da linha 15 é vencido em 8 minutos e às 13h24 o trem chega a estação Vila Prudente, onde há conexão com a Linha 2-Verde e as linhas de ônibus do terminal municipal – inaugurado cinco anos depois da estação do monotrilho e nove após a entrega da parada do Metrô... Percorrer 7,8 quilômetros de linha em 24 minutos é um desempenho excelente... Ainda mais porque o passageiro que resolver pegar um ônibus para a estação Tatuapé do Metrô – é o que temos para hoje, já que as obras da extensão da Linha 2 até a região da Penha devem começar apenas no primeiro trimestre do ano que vem – uma distância de cinco quilômetros, pode demorar uma hora – contada no relógio – até seu destino... É muito tempo perdido, mesmo quando se leva em conta que o trajeto da linha 575A-10, Divisa de São Caetano / Metrô Tatuapé – é inexplicavelmente sinuoso, e a frequência de carros é altamente insatisfatória...
![]() |
Apesar do novo trecho ainda ter horário de operação limitado, pagamento de tarifa começou desde o primeiro dia... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário