segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Enfim Monotrilho de Vila Prudente a São Mateus em 25 Minutos...

Nova estação facilita acesso às regiões do ABC e Baixada Santista, pois está ao lado do terminal da EMTU e da agência da Cometa...




























































Na manhã desta segunda-feira aconteceu a inauguração do trecho entre Sapopemba e São Mateus da Linha 15-Prata do Metrô, operada no sistema de monotrilho... A nova extensão da linha, de 3,9 quilômetros, inclui as estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus... As obras da Linha 15, que deveria ligar a estação Ipiranga da CPTM ao Hospital Cidade Tiradentes, num total de 26,6 quilômetros, com 18 estações no trajeto, começaram em 2009... Com a promessa de estarem completamente concluídas em três anos, devido ao fato de que a tecnologia de trens com pneus que circulam sobre vias elevadas supostamente teria um custo e um tempo de implantação menor do que o de um metrô convencional... Acontece que as duas primeiras estações da linha – Vila Prudente e Vila Oratório – foram inauguradas somente em 2014 e operaram em horário restrito durante dois anos... Novas estações foram abertas apenas em abril de 2018, quando a Linha 15 chegou até Vila União, e no último mês de agosto, quando alcançou o Jardim Planalto... Assim, durante quatro anos, o monotrilho era do tamanho do serviço existente no aeroporto internacional de Orlando, já que não dá para comparar com o de Cumbica, que sequer saiu do papel... Até mesmo a comparação com o Metromover, o monotrilho gratuito no centro de Miami, era bastante desfavorável, com seus 7,1 quilômetros, três linhas, 21 estações e 33 mil passageiros transportados por dia... Se bem que... Nesse caso, ela ainda será desfavorável por algum tempo, tendo em vista que a linha 15 conta agora com 7,8 quilômetros de extensão... De qualquer forma, na estação Oratório as placas da plataforma já indicavam o novo destino, São Mateus... O  trem da Bombardier que chega 11h55 não está cheio, e muitos passageiros aproveitam a ausência de cabine do condutor para irem na frente e filmarem o trajeto com seu celular... O trecho já existente – estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto – é cumprido em 14 minutos... Na chegada à estação Sapopemba, o GPS do celular indica se tratar da região do Jardim Adutora... No entanto, o terminal de ônibus do bairro fica em frente a estação – do lado oposto encontram-se ônibus Neobus da Move Buss... Mais três minutos e chega-se à estação Fazenda da Juta, vide conjunto habitacional da CDHU e batalhão da PM, uma lembrança incômoda da desocupação de 1997... Antes da estação São Mateus é possível olhar para baixo e ver os ônibus articulados estacionados, aguardando o momento de partirem no terminal da EMTU, que em 1990 substituiu o antigo terminal implantado pela prefeitura paulistana em 1985... Outros três minutos são gastos até o término da viagem, em São Mateus... Quando ela seguirá mais adiante é uma excelente pergunta, porque o trecho entre Jardim Colonial e Hospital Cidade Tiradentes, com 7,5 quilômetros  e as estações Boa Esperança, Jacu Pêssego, Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes, foi descartada em 2016... Mesmo o trecho entre Vila Prudente e Ipiranga ainda está na fase de projeto, vide via elevada que termina no nada na Avenida Luis Inácio de Anhaia Melo...  































Demora na implantação da linha foi tão grande que moradores da região mal podiam acreditar que ela chegou a São Mateus...












































































































O trem comparece na estação São Mateus, novo ponto final da linha, às 12h15, vide repórter da Globo na plataforma esperando o povo falar... Faz sentido, porque cabe uma entrada ao vivo em plena exibição do SP1... Além do mais, a inauguração oficial da estação aconteceu às 10 horas da madrugada, com o comparecimento do governador João Dória e do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, o ex-ministro das Cidades, Alexandre Baldy... Descendo pela escada rolante, chega-se ao mezanino e depois ao acesso ao nível da rua... Onde se nota que o elevado por onde trafegam os trens prossegue na direção do largo, mais conhecido como Praça Felisberto Fernandes da Silva... Oficialmente, a Linha 15 deverá terminar na estação Jardim Colonial, a primeira depois de São Mateus, com entrega prevista para 2021... Em 2016, quando a linha tinha apenas as estações Vila Prudente e Oratório, a extensão até Cidade Tiradentes – bem como a de Vila Prudente até a estação Ipiranga da CPTM – foi descartada... Durante a inauguração, no entanto, Dória afirmou que o monotrilho chegará na região do conjunto habitacional em 2022... Será que chega???... A esquerda de quem sai pelo acesso lateral da estação, esta a Avenida Mateo Bei, com seu intenso comércio e movimentação de pessoas... A direita, está o terminal metropolitano da EMTU, que tem linhas municipais de São Paulo – inclusive duas de trólebus, a 342M-10 e a 2290-10 – e as do corredor ABD, que fazem a ligação com Santo André, São Bernardo, Diadema - e Mauá, vide Terminal Sônia Maria... Na rua em frente ao terminal, fica a agência da Cometa, pois dali saem os ônibus que vão para a Baixada Santista – linhas que eram do Expresso Brasileiro, anteriores  ao trecho Sul do Rodoanel... O terminal e a estação do monotrilho já estão interligados, vide monitores de “Apoio ao Trânsito” orientando a travessia na faixa de pedestres...  Ao lado da entrada da estação, o palanque das autoridades é desmontado e as peças são colocadas no baú de um caminhão... As últimas vans que trouxeram os figurões para assistirem a solenidade de inauguração deixam o local... Caminhando pelos canteiros, muitos pais com crianças, ansiosas para conhecer a novidade, senhores de idade apoiados em muletas, fotógrafos registrando a edificação da estação... Alis, por falar em fotografia, o canteiro entre a estação e a praça é um lugar estratégico que serve para pertinentes registros de ônibus... O GPS do celular indica que estamos na região do Jardim Santa Adélia e o fato da praça servir de intersecção das avenidas Mateo Bei, Ragueb Chohfi e Sapopemba abre a possibilidade do acompanhamento de um grande número de linhas, de micro-ônibus, ônibus convencionais, Padron, articulados e elétricos... Amarelos da Área 3, Vermelhos da Área 4 e Verdes da Área 5, sem contar os cinzas, das lnhas estruturais, que podem ser de qualquer uma dessas áreas... Dentre as quais se destacam a 4018-10, Metalúrgicos/Terminal São Mateus, mais conhecida como “65”, vide numeração dos tempos de 3065-10, Terminal São Mateus/Cidade Tiradentes...  Ou a 4027-10, Hospital São Mateus/Jardim Santo André, cuja placa no vidro frontal indica que o trajeto contempla o Morro do Sabão... Registrados os veículos, os marcos do Metrô em meio aos canteiros recém-concluídos lembram vagamente a inauguração de Brasília... Não pelos terrenos baldios nas proximidades, mas, enfim... 


























Cerimônia de inauguração foi rápida e responsáveis pela montagem do palco para as autoridades ficaram para trás...

















































































No retorno à plataforma, a passageira que atravessa apressada a catraca – a operação acontece apenas entre 10 e 15 horas até janeiro, devidamente tarifada, quando será implantado o horário das demais linhas do Metrô, das 4h40 e 0h – é ignorada pelo metroviário de cabelos vermelhos... A plataforma está cheia, sinal de que o movimento será grande – a demanda prevista é de 300 mil passageiros por dia, devendo chegar a 400 mil quando a estação Jardim Colonial ficar pronta, sendo que o do Valdisnei na região de Orlando, com 23,6 quilômetros de extensão e seis estações, atende 150 mil pessoas diariamente  -  e o trem que parte exatamente às 13 horas sai lotado, com espaço disponível para ficar em pé apenas junto às portas... Do lado direito do trem dá para ver a cidade... Graças ao céu azul, a vista alcança até a Serra da Cantareira – e do lado esquerdo, se vê a região do Grande ABC... No trecho novo, o trem trepida menos e também vai mais rápido... Entre São Mateus e Fazenda da Juta, a curva é tão acentuada que dá até para ver os trens que chegam na direção oposta... No lado direito do trem também se vê o Terminal Sapopemba e os conjuntos habitacionais Mascarenhas de Moraes e Teotônio Vilela – um militar e um civil, que coisa, não... Do lado esquerdo, por toda a parte, os subúrbios...  O novo trecho da linha 15 é vencido em 8 minutos e às 13h24 o trem chega a estação Vila Prudente, onde há conexão com a Linha 2-Verde e as linhas de ônibus do terminal municipal – inaugurado cinco anos depois da estação do monotrilho e nove após a entrega da parada do Metrô...  Percorrer 7,8 quilômetros de linha em 24 minutos é um desempenho excelente... Ainda mais porque o passageiro que resolver pegar um ônibus para a estação Tatuapé do Metrô – é o que temos para hoje, já que as obras da extensão da Linha 2 até a região da Penha devem começar apenas no primeiro trimestre do ano que vem – uma distância de cinco quilômetros, pode demorar uma hora – contada no relógio – até seu destino... É muito tempo perdido, mesmo quando se leva em conta que o trajeto da linha 575A-10, Divisa de São Caetano / Metrô Tatuapé – é inexplicavelmente sinuoso, e a frequência de carros é altamente insatisfatória... 
































Apesar do novo trecho ainda ter horário de operação limitado, pagamento de tarifa começou desde o primeiro dia...

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