sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Rumo a Interlagos (2014): Chico Melancia a 300 Quilômetros por Hora...

Opções de carros para conduzir em interlagos, como o Millenium e o Millenium BRT, apeteceram nosso piloto...













































Aconteceu de tudo na cidade de São Paulo no dia 9 de novembro de 2014 um domingo calorento em tempos de escassez de água... Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1 no autódromo de Interlagos, encerramento do Salão do Automóvel no pavilhão do Anhembi, exposição de ônibus na região do Memorial da América Latina, prova do ENEM... A confusão era tanta que o Doutor Kenji viu um cartaz anunciando o horário de fechamento dos portões ao autódromo e lamentou que tivesse chegado atrasado para o exame dos formandos do ensino médio... O internauta Chico Melancia, por sua vez, compareceu de capacete para a corrida... Dos vendedores ambulantes fugindo da repressão policial, aproveitando para economizar o dinheiro do Expresso SP Trans Fórmula-1, que teve mais um aumento e passou a cobrar R$ 30  pela viagem de ida e volta, e R$ 20 só pela ida ou só pela volta... Pena que nem todas as empresas participantes do serviço tenham trazido seus veículos mais novos - a Mobibrasil, por exemplo, não levou os Millenium BRT recém-adquiridos... Ar-condicionado, então, só para quem comparecesse de trem... Então é por isso que Chico e Kenji viveram trajetórias bem distintas no entorno de Interlagos...





“Devo isso a vocês!!!”... Disse o internauta Chico Melancia, ao comemorar o seu desempenho no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1, realizado na região do Autódromo de Interlagos... Chico trouxe seu carro na ponta dos dedos, contornou a última curva, entrou na reta dos boxes e recebeu a bandeirada... Só faltou o Galvão Bueno dizer... “Chico... Chico... Chico... Chico Melancia do Brasil...” Ou seria Felipe Massa que dedicou sua corrida ao público???... Porque o piloto brasileiro da Williams ficou em terceiro lugar na prova... Atrás dos dois pilotos da Mercedes, o alemão Nico Rosberg e o britânico Lewis Hamilton, internauta Pedro Henrique... Já o nosso colega de rede conseguiu um décimo-segundo lugar entre os 13 pilotos que completaram a prova... Realizada sob um sol intenso, sem que uma única gota de chuva prejudicasse a performance dos pilotos... Talvez por isso o reservatório de água da Sabesp em frente ao autódromo, na Avenida Rio Bonito, tenha se tornado uma concorrida atração turística... Mesmo com a pista inteiramente seca, Melancia acelerou fundo com seu tênis laranja autolimpante, rodou, andou na contramão, foi ultrapassado, tomou voltas dos líderes... Felizmente, o desempenho do Expresso SP Trans Fórmula-1, operado pelas escuderias, quer dizer, pelas empresas Viação Cidade Dutra, TUPI e Mobibrasil, demonstrou mais uma vez sua superioridade em Interlagos... Certo, tem o trem da CPTM... Mas a caminhada até o autódromo é um tanto quanto longa demais... E há aqueles que não querem pagar 30 reais por uma viagem de ida e volta (ou 20 reais pelo percurso em um só sentido)... Já basta o preço do ingresso do autódromo... Os ônibus normais de linha, só depois da prova... O aquecimento para as grandes emoções da prova em Interlagos ficou a cargo da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana... Que resolveram iniciar, sem prévio aviso, uma “Operação Delegada”... Especialmente destinada aos vendedores ambulantes que atuavam na região do Autódromo... Vide o bolsão de estacionamento da Avenida Jacinto Júlio, entre os portões F e G... Nessa hora, quem fez bonito foram os próprios ambulantes... Que conseguiram correr do “rapa” sem perder um único boné da Ferrari... Na mesma avenida, o tráfego de bicicletas era intenso... Os ciclistas da região aproveitavam as restrições ao tráfego de automóveis de passeio e saudavam amavelmente os visitantes... Claro que se alguém resolvesse retribuir a gentileza, eles, muito modestos, sairiam pedalando em alta velocidade... Alguns menos interessados em socializar com o pessoal que veio há pouco de fora encostavam suas bicicletas junto aos muros do autódromo e ficavam em pé, em cima do selim, para poder observar melhor o andamento da corrida... Em termos de veículos de duas rodas, os ciclistas travaram uma bela disputa com as motocicletas do pessoal de apoio das empresas de ônibus participantes do Expresso SP Trans Fórmula-1... Que facilmente alcançavam todos os pontos em que os ônibus estavam estacionados... Presença mais constante, só a dos pregadores religiosos... O que há em sua religião que os faz seguirem tão obstinadamente a disputa automobilística é algo a se pensar... O fato é que onde havia um portão de entrada para a pista, lá estavam eles... Sempre a perguntar professoralmente o que a Bíblia realmente ensina... Poderiam até demonstrar na prática uma das parábolas do Evangelho usando um camelo... Sim, havia um camelo bem em frente a entrada do Mister Sheik, junto ao portão M do autódromo... Era um boneco, na verdade, mas que poderia muito bem servir para confirmar o que é dito sobre o buraco da agulha... Nossos incansáveis pregadores, em mais um comovente exemplo de humildade, se contentam em ficar ao lado das entradas de Interlagos... Não saíram dali nem mesmo com o aviso de que o fechamento dos portões aconteceria às 14 horas... Ainda bem que não iam fazer o ENEM...




















Foi uma disputa acirrada, volta a volta... Para transportar todo os torcedores que compareceram ao autódromo...

















































Enquanto a prova era disputada dentro ao autódromo, duas grandes filas de Caio Millenium articulados se formavam paralelamente na Avenida Interlagos... Os veículos recentemente adquiridos pela Viação Cidade Dutra – uma das operadoras do Expresso SP Trans Fórmula-1 – se posicionaram entre os portões T e A... Nessa hora é possível observar alguns dos espectadores mais fieis do GP Brasil, que também não se importam muito em comparecer ao autódromo e ficarem do lado de fora... Dezenas de fãs de ônibus percorriam a fila de veículos... Suas máquinas fotográficas disparavam cliques em altíssima velocidade... Maior rapidez, só a dos próprios ônibus... Em pouco menos de meia hora após o término da prova, havia apenas cinco Millenium articulados esperando sua vez de sair... Nem o Maracanã depois de uma derrota do Foguinho se esvaziou tão rápido... Deve ser o incentivo de 2.000 reais concedido pela Prefeitura em caso de irregularidades nos veículos, digo... Na Avenida Rio Bonito, de um lado da pista fizeram fila os Millenium articulados da TUPI, também novinhos em folha... Por ali também passaram os aficionados por ônibus rodoviários... Realizavam uma enquete para saber qual modelo da Marcopolo era o preferido do público... G6 ou G7... Se o internauta Chico Melancia tivesse sido entrevistado, certamente deixaria pela Volare... Ops!!!... Um pouco mais adiante, estavam os carros da Mobibrasil, inclusive os herdados da VIP Jabaquara (lote 64...), pois a antiga Paratodos, São Jorge e Viação Metropolitana assumiu as linhas da antiga garagem Jabaquara da CMTC e Viação Jabaquara... Da própria Mobibrasil compareceram os Millenium que eram movidos à álcool... Saudades da Ecofrota... Entre os antigos integrantes da frota da VIP Jabaquara, alguns Mondego articulados... Os novos Millenium BRT da empresa vão ficar para uma próxima vez... No último domingo, o Doutor Kenji compareceu à região do Autódromo de Interlagos, onde aconteceu o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1... Chegar até a pista na Zona Sul de São Paulo é uma tarefa bastante simples para um entendido... Em transporte coletivo público como é nosso colega de rede... Tanto que ele compareceu primeiro a exposição de ônibus e caminhões antigos realizada região da Barra Funda, no Memorial da América Latina... O Doutor queria aumentar sua coleção de fotos antigas de ônibus, adquirindo com o nosso vendedor de confiança algumas imagens de ônibus da antiga empresa Paratodos... Nos tempos em que cada empresa que operava na capital paulista era identificada por uma pintura de duas cores diferentes... Sistema mais conhecido como saia-e-blusa... Que vigorou entre 1977 e 1992... Aquela foto do Gabriela marrom e azul no Metrô Jabaquara, que fazia a linha 5758-10, Jardim Miriam / Metrô Jabaquara, vai ser de grande utilidade mais adiante... Depois de fotografar os ônibus em exposição – especialmente trólebus Marcopolo Torino da Metra e o Caio Vitória da Viação ABC – ambos os dois recentemente reformados – Kenji deixou o Memorial e caminhou sem pressa para a estação Barra Funda do Metrô... Até deu... Tempo de flagrar um “Flecha Azul” que era da Viação Cometa e agora realiza fretamentos para a empresa “Cometinha”... Menos concorrido que os carros que pertenceram a Cometa e estavam expostos na mostra... Antes de embarcar no Metrô, ainda passou na máquina de venda de livros... Onde adquiriu um dicionário de sobrenomes italianos... Ele até pensou em comprar a biografia do Silvio Luiz, mas ele preferiu investir 2 reais no dicionário... Quem sabe ele descobria o significado do sobrenome Tanaka... Se é que ele consta do livro... Pois Casamata, Frederico e Fantin não estão lá... Da Barra Funda, o Doutor seguiu pela Linha 3-Vermelha do Metrô até a estação República... Ali fez a transferência para a Linha 4-Amarela, desembarcando em Pinheiros para prosseguir viagem pela Linha 9-Esmeralda da CPTM... Sem se importar com as muitas escadas ali existentes... Ou com a maneira da mensagem gravada no sistema de som do trem falar “esmeralda” em inglês... O que ele queria era conversar um pouquinho com aquelas duas enormes onças que estavam nas margens do Rio Pinheiros, prontas para beber água... Alguém precisava avisar que um gesto tão simples pode se tornar altamente arriscado, tendo em vista os níveis de poluição do rio... E apesar do “Outubro Rosa” ter passado, o internauta fotografou o trem cor-de-rosa em que viajou assim que colocou os pés na “Plataforma dos Campeões” da estação Autódromo da CPTM...



















Um dos momentos de emoção do Doutor Kenji aconteceu na hora em que foi executado o Hino Nacional Brasileiro...



















































Quando saiu da Estação Autódromo, o Doutor Kenji fez questão de ser fotografado ao lado de um grande “Mapa do Transporte Metropolitano”... Seu sonho é que haja um deles em cada estação do Metrô ou da CPTM... Na Avenida Plínio Schmidt passou rapidamente pelos vendedores de bonés – e compradores de “ingressos sobrando” – e nem deu importância aos pregadores religiosos... O que ele queria era registrar a placa do ponto inicial das linhas de ônibus 502J-10, Estação Autódromo CPTM / Metrô Santa Cruz (Circular) e 695Y/21 Estação Autódromo CPTM / Terminal Parelheiros, além da cabine de fiscal da Mobibrasil... O mesmo fez com a da linha 5652-10 – Jardim IV Centenário / Praça da Sé, na Praça Automóvel Clube Paulista... Até descobriu umas plaquinhas de itinerário debaixo da cabine... Mas deixou elas no lugar, sem pretensão de imitar o Conde Terra Nova... Mesmo porque um Millenium BRT da Viação Cidade Dutra acabava de chegar na Avenida Feliciano Corrêa, onde ficava um dos bolsões de estacionamento dos carros do Expresso SP Trans Fórmula 1... Mais adiante, já no bolsão da Avenida Jacinto Júlio, perto do portão G do autódromo – ponto G é outro departamento, doutor – a fila de ônibus estacionados era puxada por um Millenium BRT da TUPI e um Millenium da Mobibrasil... Antiga Viação Metropolitana... Antiga São Jorge... Antiga Paratodos... Após se sentar entre os dois veículos e meditar por alguns minutos, Kenji se lembrou da foto que havia adquirido na exposição do Memorial... Ao tirar a fotografia do Gabriela da bolsa, imediatamente a comparou com o Millenium que tinha a sua frente... Os tempos mudam, filosofou... Alis, por falar em mudanças históricas, mais adiante na Avenida Jacinto Júlio, havia um grande número de pessoas junto ao muro do autódromo... O Doutor até pensou que se tratasse de alguma celebração do 25 anos da queda do Muro de Berlim... Não que os presentes tivessem a intenção de derrubar aquele muro, pois ele impedia uma visão melhor da pista, assim como o muro da cidade alemã era um obstáculo para o livre trânsito dos cidadãos... De qualquer forma, como era a hora da execução do Hino Nacional Brasileiro, Kenji colocou a mão no peito e pos-se a ouvir respeitosamente a música de Francisco Manuel da Silva e letra de Osório Duque Estrada... Depois do hino, o Doutor continuou sua caminhada pela Avenida Teotônio Vilela... Diante dos carros de corrida que estavam posicionados em frente a uma escola de pilotagem, ele hesitou entre tirar uma foto com o Papai Noel – talvez fosse algum torcedor da Ferrari que ainda acredita no Fernando Alonso – ou com a garota que promovia uma marca de cerveja... No final, o Doutor se decidiu pelo Bom Velhinho... Mais adiante, na bilheteria, ao ver um cartaz que anunciava o fechamento dos portões às 14 horas, nosso companheiro de web olhou para o relógio – o prazo já estava esgotado – e começou a se lamentar... Kenji só se deu conta que aquele aviso nada tinha a ver com o ENEM quando se lembrou que não tinha feito inscrição para o exame deste ano... Depois de dar entrevista para duas rádios, um jornal e uma emissora de televisão aos prantos, reclamando do fechamento dos portões... Mais emoções ainda estavam por vir na Avenida Interlagos... Uma fila dupla de Millenium BRT da Viação Cidade Dutra... Para comemorar o Doutor queria tomar um lanche no Burger King do outro lado da rua... Porém o estabelecimento ainda se encontrava em obras... As próprias pessoas que trabalhavam lá dentro estavam comendo hambúrgueres do Mc Donald’s... Que coisa, não... Em compensação, na Avenida Rio Bonito, havia outra visão maravilhosa...Os Millenium BRT da TUPI... Todos de um azul que combinava com a cor de sua camiseta... Ele chegou a pedir água... Devido ao forte calor que fazia na tarde de domingo... Só que não tinha ninguém na caixa d’água da Sabesp para ouvi-lo... Um pouco mais a frente, estava um bolsão com carros da Mobibrasil – inclusive os Mondegos que eram da VIP Jabaquara... Aí o Doutor se sentiu em casa... Até queria brincar com uma garotinha que jogava vôlei na mesma rua em que estava a fila de Mondegos... Porque a Mobi – ele chama a empresa assim, carinhosamente – é sua empresa preferida desde os tempos em que se chamava Paratodos... E o “Azulzinho” (a linha 577T-10...) ia do Jardim Miriam até a Vila Gomes... Melhor ainda foi encontrar em uma rua transversal um Busscar Urbanus com motor e chassi Ford... Que dominou a Fórmula-1 com os motores Ford-Cosworth e o transporte urbano nos tempos da Autolatina... Nessa altura, a corrida já tinha terminado, e depois de saber que Felipe Massa fez a maior festa no pódio pelo terceiro lugar, o Doutor se despediu de Interlagos... Não partiu no Expresso SP Trans Fórmula 1 nem seguiu as meninas de vermelho... Preferiu embarcar em um ônibus de linha, em pé, mas pagando apenas os 3 reais da passagem comum...



















Outro instante emocionante foi quando descobriu que o abrigo do ponto de ônibus foi instalado conforme prometido...

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