sexta-feira, 21 de setembro de 2018

K24 coloca São Paulo nos trilhos...

Há muitos "K" na política, mas K24 existe apenas um... Doutor Kenji, o governador em linha com São Paulo...











































Em torno do Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro, é realizada em São Paulo a Semana da Mobilidade, com uma série de eventos entre os dias 18 e 25 de setembro...  Transporte Público é a prioridade número 1 do Doutor Kenji, candidato do Partido dos Internautas da Nação Trabalhista Operário (PINTO) ao governo do Estado de São Paulo... Com especial atenção aos modais sobre trilhos, que não tem recebido a atenção merecida das autoridades estaduais... Kenji cita como exemplo a entrega das estações da Linha 5-Lilás, do Metrô, que tiveram sucessivos adiamentos... Duas das mais importantes paradas da linha, as estações Santa Cruz e Chácara Klabin, onde haverá integração com as linhas 1-Azul e 2-Verde, só devem ser abertas ao público no final do mês, mas providencialmente antes das eleições, claro... No meio do caminho para as regiões de Santo Amaro e Capão Redondo, a estação Campo Belo tem inauguração prevista para dezembro...  A prometida extensão para o Jardim Ângela, então, não tem data para ser concluída... Isso porque a operação da Linha-5 Lilás foi concedida à iniciativa privada, assim como havia acontecido com a Linha 4-Amarela... Onde as estações Bambi-Morumbi e Vila Sônia continuam em compasso de espera... Mesmo caso do monotrilho da Linha 17-Ouro, que continua a ser um imenso esqueleto a céu aberto em toda a sua extensão, entre as regiões de Congonhas e do Morumbi... O passageiro que precisa comparecer ao aeroporto precisa recorrer à linha 609J-10, que sai da estação São Judas do Metrô... O torcedor que vai ao estádio do Morumbi tem o ônibus como única opção de transporte público... As estação da linha 4 deveria  estar funcionando em 2014, esse era o plano enquanto o estádio do Pó-de-Arroz era a sede paulista da Copa do Mundo... A próxima Copa América está programada para acontecer em 2019 no Brasil, com o Cícero Pompeu de Toledo recebendo a partida de abertura... Embora a estação do Metrô tenha sido prometida para outubro, nada indica que a linha do monotrilho – que vai somente até a estação Morumbi da CPTM – ficará pronta no ano que vem... Enquanto isso, a linha 15-Prata, opera comercialmente com apenas duas estações – Vila Prudente e Oratório – e outras quatro, inauguradas em abril, seguem funcionando em horário restrito, pois a cobrança de tarifa, prometida para agosto, foi adiada... Até a concessão da linha à iniciativa privada acabou sendo postergada... Tudo muito devagar, enquanto a demanda por transporte é cada vez maior...  Então é por isso que o Doutor Kenji aceitou o desafio e assumiu... A candidatura a governador...











Nada de puxadinhos... Doutor Kenji tem um plano de verdade para o Trem Intercidades paulista...











































Além de acelerar as obras do Metrô e do monotrilho – inclusive da Linha 18-Bronze, uma reivindicação (e promessa de campanha...) antiga na região do Grande ABC – Kenji  pretende agilizar as extensões operacionais da CPTM... Vide Linha 9 até Varginha, Linha 11 até Guararema e Linha 13 até Bonsucesso – inclusive com uma estação no Terminal 3 de Cumbica...  Especial atenção será dada à linha 7-Rubi, especialmente depois da mal explicada proposta de um concorrente, que anunciou o prolongamento da linha de Jundiaí a Campinas... Aparentemente bem-intencionada, a ideia era fazer um acordo com a concessionária que opera trens de carga na região e levar os trens da CPTM para o trecho... Para isso, seria necessário modernizar e eletrificar cerca de 50 quilômetros de via... Isso num contexto em que as obras da nova estação de Francisco Morato se arrastam há anos, e só devem ser terminadas em 2020... Se é para fazer algo decente, o candidato do PINTO planeja tirar o papel o Trem Intercidades, com metas mais ambiciosas... Assim, haveria linhas de São Paulo a Araraquara, Bauru e Guaratinguetá, além de ligações entre as principais cidades do interior, como de Campinas a Ribeirão Preto ou de Bauru a Presidente Prudente... O percurso para Santos, que passaria pelo ABC, ao chegar no litoral, seria estendido até Peruíbe... Sempre usando trens com a mais avançada tecnologia japonesa...  Não está descartada a criação de um anel ferroviário em torno da Grande São Paulo, de modo a permitir a integração entre essas linhas e facilitar o transporte de cargas... O projeto resolveria ainda o grande gargalo do modal ferroviário no Centro de São Paulo, com o aterramento das linhas entre Brás e Lapa, a realocação dos terminais das linhas para a Barra Funda – na Luz, ficariam os serviços expressos e em Júlio Prestes, o Trem Intercidades – e a unificação da estação Lapa... Isso permitiria uma elevação do nível do serviço da CPTM, tornando-o cada vez mais similar ao do Metrô, inclusive nos intervalos entre trens...  Muitas dessas ideias não são novas – porque não aproveitar a concepção original da linha 4 e estendê-la até Pedro II??? -  no entanto, falta alguém com a disposição de transformá-las em realidade... Doutor Kenji também considera necessário interligar as linhas 2 e 3 do Metrô, aumentando as possibilidades da realização de percursos perimetrais pela capital paulista... O que também reforça a preocupação de colocar nos trilhos as obras da Linha 6-Laranja...












K24 vai buscar em todo o mundo as mais avançadas tecnologias de mobilidade urbana para São Paulo...











































Todo esse ambicioso plano de obras só será possível com a valorização do material humano... Concursos públicos para a contratação de novos funcionários, seja da CPTM ou do Metrô... Ampliação dos cursos técnicos de nível médio e superior da área de transportes... Melhorar as condições de trabalho e os níveis salariais dos trabalhadores do setor... Rever as concessões e criar uma Autoridade Metropolitana de Transportes para a Grande São Paulo, com participação e recursos da União, Estado e Municípios, que permita o planejamento, a supervisão e a coordenação dos diversos modais de transporte coletivo... Este órgão é o caminho para a maior integração entre ônibus e trens e a unificação do Bilhete Único com o BOM... A mobilidade é o ponto de partida para impulsionar a economia do Estado, gerando emprego, renda e aumentando o consumo... Profundo conhecedor dos transportes sobre trilhos no Japão, cuja expertise considera pouco aproveitada nas ferrovias e metrôs brasileiros, o Doutor Kenji sabe muito bem das vantagens do transporte sobre trilhos... Não apenas econômicas, mas também ambientais... Sem contar a facilitação ao acesso de outros direitos sociais básicos, como saúde e educação... Então é por isso que  o candidato do PINTO pretende agregar diversos equipamentos urbanos ao entorno das futuras estações, como escolas e ambulatórios médicos...  De modo a que se possa ir além da mera implantação de shopping centers ou conjuntos de escritório, aumentando o alcance social das obras... Em resumo, no dia 7 de outubro, seu voto é o bilhete para embarcar São Paulo nos trilhos...  
















Doutor Kenji sabe que o transporte é o mais importante direito social, pois dá acesso a todos os demais...

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