sexta-feira, 15 de abril de 2016

Tina desatina...

Tina comparece no ofurô e exige que seu boné apareça em dez segundos...
































































A última edição do BBB demonstrou o quanto o sentimento do ódio e a violência simbólica são componentes intrínsecos ao "reality-show"... Sim, estamos falando da emergência de Ana Paula e todos os seus desdobramentos... Numa certa altura da disputa, as edições mostravam basicamente Munik destilando ódio contra Maria Cláudia, algumas vezes gratuitamente... Nada muito diferente do que a campeã da temporada fez na maior parte do tempo dentro da casa, mas quase sempre exposto de forma enviesada... Um benefício que em nome do jogo - do entretenimento, do lucro da emissora - Ana Paula também teve, inclusive no episódio da expulsão... Vantagem que outros "barraqueiros", representantes maiores da carga emocional envolvida nas demonstrações de violência simbólica no confinamento, não tiveram... Este é o caso de Tina, dita "Das Panelas", eliminada no segundo paredão do BBB 2... Assim como Ana Paula, Tina apareceu de forma muito discreta nas edições da primeira semana... Começou a ganhar destaque após uma briga pontual na segunda semana, depois da saída de uma competidora que poderia ser um ponto de equilíbrio no grupo, igual ao ocorrido com a jornalista mineira... Se bem que colocar homens e mulheres em quartos separados não foi uma ideia muito prudente, Rita...  A Globo, porém, sempre deu corda para Tina se enforcar... Os artistas da edição escancaravam a toda hora suas ações, especialmente quando revirou as roupas do quarto masculino no dia do paredão... E não só apenas isso, Pedro Bial a questionava e contestava ao vivo, em especial na noite em que seria eliminada, no primeiro caso notório de divergência do resultado da votação com os números das enquetes... Havia algo da "estratégia do profeta" no moralismo farisaico das críticas, mas assumir publicamente que era provocação seria fatal...  Na época, o parâmetro no quesito "testar limites" era a Princesa Carola, que durou três dias na segunda edição da  "Casa dos Artistas"... Não havia mesmo como ir longe... Nada foi enviesado, diferente do que se passou com Ana Paula... Alguma vez, nos quatro paredões a que ela compareceu, o apresentador a questionou???... Nunca... Ao contrário, as edições incorporaram as críticas feitas a seus adversários, inclusive como escracho... Mesmo o texto lido por Bial sobre a eliminação trabalhou forte na relativização, Adrilles... Tina agiu como Ana, mas foi exposta como Ronan... Semelhança forte seria a definição do jogo após as saídas das duas... Os desentendimentos com Thais e Tarciana, chamadas de "Mulher Corrimão" e "Tarciachando Gostosa", projetaram e elevaram a popularidade de Tina, como atestavam os termômetros de popularidade que existiam no site oficial... Tina, porém, não era apenas exposta, mas questionada pelo apresentador... Quando Bial comentou sobre a briga causada pelo sumiço de um buda de Cida, principal aliada de Tina na casa, a paulistana disse... "É que tem muita gente rancorosa nesse meio, por isso que não tá fluindo... Eu tô abismada... Eu resolvi fazer um jogo e tão caindo, e eu tô achando isso o máximo"... O apresentador pede uma explicação... "E qual é o jogo???"... Confiante, Tina - que tinha improvisado uma mordaça depois de levar uma bronca de Cida, mas a tirou para responder o apresentador - declara... "Lembra aquele dia que eu falei que não era corrimão... Virou uma polêmica... E as pessoas tampam os olhos, não querem ver, não querem enxergar e eu não tenho culpa por isso... Aí o que acontece, a Tarciachando Gostosa e a outra, começaram a falar, fazer uns negocinhos, entendeu... Aí eu falei, o problema é delas, tô nem aí pra elas tem que se cuidar, se o sonho delas é sair na Playboy o problema é delas, só que o negócio é o seguinte... Eu entrei no jogo delas e elas estão caindo, entendeu"... Bial pede que Tina dê nome aos bois e ela cita Tarciana e a "Pitbullzinha" - Thais... "Estão fazendo a máfia aqui dentro, porque elas tem um bom corpo e se acham as coisas mais lindas do mundo... Sabe aquela coisa, por fora boa viola, por dentro, pão bolorento"... O sistema de valores da direção era outro, não havia o interesse de criar um protagonismo feminino - a vitória de Bárbara Paz na primeira "Casa dos Artistas" ainda fazia sombra à Globo - as mulheres sempre eram as antagonistas, seja no modo "vulgar", "barraqueira", "manipuladora", "porra-louca", "água-com-açúcar" ou "santinha do pau oco"... Sabrolha Sato seria a primeira a ir além desse esquema, mas somente depois do BBB 3... Thais até mostrou ponderação em sua resposta a Tina (ainda que em outras ocasiões, ela e Tarciana tenham insinuado que Tina era lésbica...), só que a paulistana começou a dançar enquanto a carioca falava, tirando o foco das palavras da concorrente... O apresentador, porém, retomou o eixo da discussão... "Eu tenho a impressão que você tá... Que você tem uma estratégia, não é, Tina???"... E ela concorda... "Sim, eu tô jogando xadrez... Aqui no jogo o último é ímpar... Estou jogando sozinha com a inteligência de cada um, quem cai é porque não usa a cabeça, usa outras coisas"... O apresentador se interessa... "Você, e a Cida também... Estão provocando os outros o tempo todo, não???"... A paulistana é direta... "E tem outra coisa pra fazer???... Eu não gosto de puxar ferro, de fazer musculação, então quem caiu, o problema é de quem está se doendo"... Bial é enfático... "E se alguém virar e der um tapa em você???"... Cida responde... "É fora da regra, não pode"... O apresentador se mostra surpreso... "Ah, então é isso que vocês estão tentando???... Ah, estraguei, falei... Puxa vida, descobri a pólvora"... Ana Paula nunca foi exposta assim, nem no momento da expulsão... Na ocasião, alguns internautas criticaram a postura do apresentador, que no programa seguinte até diria que em um caso de agressão, tanto o provocador quanto o agressor seria expulso - outro detalhe propositalmente não lembrado na expulsão de Ana Paula, pois era interessante fazê-la de vítima para manter sua popularidade... O estrago, porém, estava feito... Tina recebeu corda até o momento do enforcamento... Se recusou a participar de uma prova da Comida, a produção cortou os alimentos da semana pela metade...  Após receber oito votos em dez possíveis no domingo, provocou os adversários indo se servir de suco de caju e salsichas... Depois, começou a bater panelas no meio da noite pela casa... No dia seguinte, pela manhã, voltou a dizer que podia comer sem ter feito a prova e atacou Fabrício, chamando-o de "viado" (repetindo "bicha, bicha, bicha" e dançando...), e Jefferson de "drogado"... Parte de sua estratégia de usar a "psicologia de confronto" para colocar o grupo feminino ao seu lado - Thais e Tarciana eram as mais próximas dos homens, por isso eram os alvos principais, sem contar as intromissões na relação entre Manuela e Thyrso - alvejando os competidores do sexo oposto... Uma tática que chegaria ao ápice no dia do paredão - e decretaria sua eliminação, pois faltava a Tina o viés de confirmação de Ana Paula... Antes, numa cena não exibida na televisão aberta, Tina chegou a escrever no gramado o slogan "Paz e Justiça - Vote Alegria"... Uma menção velada às rebeliões de presídios comandadas pelo PCC em São Paulo... O massacre estava próximo...




































Sem obter resposta, Tina vai até o quarto dos homens, tira as roupas das gavetas e as joga no chão...































































"Agora voltamos para a nossa casa do BBB que as coisas estão pegando fogo... Hoje à tarde a briga foi feia... A Tina bagunçou as coisas dos colegas e sofreu a revanche... Assista agora, em detalhes, a maior confusão do BBB até agora", anunciou um Bial sem óculos no programa do paredão... Às 13h30 de terça, Tina aparece no quarto arrumando sua bolsa... "Tô avisando já que o meu boné sumiu... Eu quero meu boné...  Começa a rodar a fita aí pra trás porque alguém mexeu nas minhas coisas... Ontem foi a mesma coisa com a banana e eu sei que foi o Fernando...  Que é bem o naipe dele fazer essas coisas"... Dentro do ofurô, Fernando, Moisés, Jefferson e Thais conversam e brincam... No quarto, Tina continua a reclamar... "Quer ser malandro???... Na escola que vocês dão aula eu sou professora, sou diretora!!!"... Em seguida, deixa o quarto e passa pela sala ameaçando... "Vou intimar todos!!!"... Ao atravessar o gramado, chega na porta do ofurô e anuncia, enquanto Fabrício preparava-se para entrar na água... "Ó, eu brinquei com todo mundo, nunca encostei nas coisas de ninguém, meu boné sumiu, eu dou dez segundos pro meu boné aparecer na minha mão, senão eu vou pro confessionário, dez segundos!!!"... Ao dar meia-volta, todos no ofurô começam a contar... "Dez... Nove... Oito... Sete... Seis"... No gramado, Tina grita... "Vocês vão se arrepender se eu ficar aqui!!!... Vão se arrepender de ter entrado no BBB!!!"... No ofurô, Jefferson comenta... "Ela não sabe onde larga as coisas"... Tarciana acrescenta... "Não sabe nem onde põe o cérebro dela"... Ao entrar na casa, Tina faz outra ameaça, enquanto Cida circula pela cozinha... "Vão se arrepender de ter entrado aqui"... No quarto masculino, começa a abrir as gavetas de uma cômoda até jogar para fora as roupas dentro delas... "É bagunça, é briga???... Quer ver treta???... Mexeu com a pessoa errada!!!"... Esvaziada uma cômoda, passa para outra... "Vamos ver, vamos ver... A do Fabrício eu não vou mexer"... No entanto, revira as roupas que estavam em cima de uma das camas, justamente a do gaúcho... "Mexeu nas minhas coisas???... Quer mexer nas coisas de mulher, não é macho, não honra o pinto???... Então vamos ver... Olha o que eu faço"... E chuta as roupas espalhadas pelo chão, antes de esvaziar um criado-mudo... "Eu não tenho medo, não... Não tenho medo de homem!!!... No Fabrício não vou mexer não... Nesse eu faço questão"... Também devia saber que se quebrasse os móveis, poderia sofrer uma punição mais grave, por isso deixou pelas roupas... Assim, esvazia um cesto, arranca um lençol, dois... "Só tem louco aqui, me chamaram de louca, vou dar motivo... Do Thyrso eu vou deixar"... Tina sai do quarto e Rodrigo entra... Ao acender a luz, observa a bagunça... Suspirando, passa pelos aparelhos de ginástica e conta o que viu a Thyrso, que se exercitava na esteira... Que reclama, com aquele mau-humor que o consagraria alguns dias depois... "Não fiz nada com ela... Vai tomar no"... Rodrigo entra no ofurô e Jefferson pede a ele que vá pegar sua toalha de banho no quarto... Fernando acrescenta... "A de todo mundo, velho, a minha tá no varal"... O caubói avisa... "Sinto informar a vocês, mas se eu achar eu trago"... Jefferson observa... "Não, a minha tá na minha cama"... Rodrigo insiste... "Se eu achar eu trago"... Fabrício questiona... "Por que???"... O paulista responde... "A Tina bagunçou tudo... Tudo o que você possa imaginar"... Fabrício, Fernando, Jefferson e Moisés se levantam do ofurô, e de sunga correm pelo gramado para chegar até o quarto... Manuela estranha a movimentação...  "O que foi gente???... Gente, responde o que foi???"... Jefferson entra no quarto revirado e dispara... "Essa filha da... é louca???"... Fernando avisa... "Nossa, velho... Vou pegar a mala dela pra jogar na piscina"... Thyrso comparece no quarto e também se queixa... "Olha que vaca, mano"... Fabrício e Fernando entram no quarto feminino, acendem a luz e pegam as malas de Tina, que estava deitada na cama... Enquanto se dirigem à piscina, Moisés constata no quarto que sua gaveta e a de Fabrício não foram mexidas... Rodrigo tenta impedir, mas Fabrício pede licença e atira a mala na água, sendo seguido por Fernando... Enquanto tenta recuperar as malas, Tina ironiza... "Calma, homem músculo"... Fabrício se enfurece... "Ninguém mexeu contigo, tu não tinha direito de ir no quarto de ninguém bagunçar... Se tu tem um problema na cabeça, ninguém tem, guria loki!!!"... De volta ao quarto, Fabrício continua a reclamar... "Cara, passei todas as minhas roupas, velho, tava tudo dobrado"... Jefferson acrescenta... "Ela passou dos limites, tem que falar com a produção"... Fabrício diz mais... "Ô, meu, tem que ir no confessionário... Assim não dá, brother, isso aqui é agressão"... Fernando se irrita e vai até a cozinha, mesmo com Jefferson pedindo para ele se segurar... Ao ver as malas de Tina, que tinham  sido tiradas da piscina, o paulista tenta dar um chute e escorrega no chão...  Tina, que ia enxugar as malas com papel-toalha, brinca... "Ai, caiu, lá, lá, lá!!!... Caiu, bonitão???"... Fernando se levanta, pega uma  das malas e  ao sair da cozinha, afasta Tina com o braço... "Volta aqui... Tá me agredindo!!!", diz a paulistana... Indiferente, Fernando joga a mala na água... Tina não se conforma... "Vai jogar de novo???... Vai jogar, bando de músculo"... Antes que Fernando volte para dentro da casa, Fabrício atira a outra mala na piscina... "Joga, joga, eu nem mexi nas suas coisas", afirma Tina... "Que não mexeu nas minhas coisas, jogou todas as roupas que eu passei no chão, guria, passei a tarde ontem passando minhas roupas", responde Fabrício... "Vai, continua", provoca Tina... Fernando joga a mala de novo e alfineta, ignorando os apelos de Cida e Jefferson para terminar a briga... "Você é muito cobrinha, jararaca"...  Tina tanta recolher as roupas na beira da piscina e avisa... "Me empurrou, viu, agressão, vou processar"... No quarto ainda bagunçado, Tarciana diz que Tina quer provocar... Fernando discorda e ainda critica Cida... "É isso o que ela quer???... Olha isso aqui... Tá louca???... E a outra fica ali, a carniceira, fica junto ali, a carniça"... Moisés pergunta o que aconteceu e Fernando responde... "Eu dei uma bica na mala dela e fui jogar as coisas na piscina, você acha que eu vou bater nela... Não machucou, você tá louco???"... Fabrício insiste... "Não encostei em nada da mina, velho... Eu não tinha feito nada pra essa menina retardada da cabeça"... Tina aparece no confessionário, chorando e ameaçando Fernando... "Esse moleque tá... Ele não vai entrar em mais nenhum lugar no litoral norte, ele vai ver, os caiçaras vão matar... Vou mandar matar esse moleque"... Na cozinha, Cida comenta com Jefferson e Manuela... "Se vocês estão achando ela desequilibrada, o que vocês deviam fazer ["O que a gente tá fazendo???... Ficar na nossa", observa Jefferson...]... Agora, se ficou mais desequilibrada, tem que tomar uma atitude radical"... Jefferson aponta que Tina tomou uma atitude radical e Manuela está de acordo... "Não insinua que Fernando tomou uma atitude radical, porque se fosse comigo, não sei o que faria"... Tina tira da piscina e leva para dentro as malas e roupas encharcadas... 




























Inconformados, os homens decidem pegar as malas de Tina para jogá-las na piscina...






























































"Ai ai ai ai, vamos falar de novo com os brigões", diz Bial ao final do VT... "Salve, meus gladiadores... Rapaz, hoje o barraco foi grande, as roupas e na piscina... Ô Tina, afinal que história do boné foi essa, você achou seu boné???"... Tina responde... "Não, eu não encontrei... Fui ajeitar as minhas coisas para ir embora e de repente perdi o boné, e fui perguntando, ninguém viu meu boné e começaram a me zoar, entendeu... Aí eu fui até a Jacuza (sic) perguntar onde estava o meu boné e começaram a me tirar de otária... Então eu mostrei quem é otária, entrei no quarto e joguei tudo pro alto pra mostrar pra todo mundo, tem gente até que se esquentou demais e acabou encostando em mim, eu acho que isso não faz parte do jogo, tá, detalhe, pegaram no meu braço e empurraram, então quer dizer, daí vai de vocês fazerem justiça"... Cida é focalizada usando três espátulas de madeira na cabeça... O apresentador que ouvia a tudo com uma certa impaciência, diz... "O pessoal que jogou as malas da Tina na piscina como resposta"... Antes que Fernando e Fabrício pudessem responder, Thais lembra que ninguém falou nada quando Tina perguntou do boné... Fabrício completa... "Tem onze bonés nessa casa, cada um tem o seu, se ela perdeu, ela não tinha o direito"... Manuela reclama... "Não distorce, Tina, não distorce"... Thais prossegue... "Ela falou que a gente tinha dez segundos pra achar o bone, e virou as costas e foi embora"... Fernando observa... "Chega uma hora que tem um limite, né, Bial"... Fabrício aponta... "Eu vou falar por mim, Bial, vou falar por mim, pelo Fernando e pelo pessoal do quarto... O quarto dos meninos é organizado, a gente procura manter a limpeza... Eu sou uma pessoa super vaidosa com as minhas coisas... Eu não tenho valor de dinheiro com as minhas roupas, mas valor sentimental, tava tudo dobrado, nunca ninguém fez isso, vou deixar uma pessoa desequilibrada fazer esse tipo de coisa, não é por aí"... Tina tenta se defender... "Deu pra perceber que eu sou limpa, organizada, o pouco que eu pude mostrar... Então quer dizer, eu sei onde guardo as minhas coisas, então mexeram nas minhas coisas"... Manuela, Tarciana e Thais lembram que Tina também reclamou de ter perdido uma maçã no dia anterior, e o apresentador declara... "Ontem essa história da maçã você acabou encontrando também e estava dentro da sua mala"... E Fabrício, em cima... "Daqui a pouco ela acaba encontrando o boné"... Bial questiona Tina... "Você acabou acusando o Fernando por que???"... A paulistana lembra de quando Fernando trocou sua água de coco pela dele... O paulista confessa que confessou a troca para Tina e Bial prossegue... "O fato é que a gente acabou de ver toda a história, realmente o pessoal deve ter se divertido muito assistindo, imagina, tremendo barraco, mas uma coisa... A direção do programa, a equipe do programa assistiu, assustiu de novo, reassistiu a suposta 'agressão' que a Tina disse... ["Não houve", diz Fernando...] Não houve... ["Ela tava procurando", diz Fabrício, enquanto Tina é focalizada sorrindo... A fita foi vista e revista e o conselho que decide e determina as coisas deste programa, CHEFIADO E DIRIGIDO PELO BONINHO [grifo nosso....] confirmou que não ouve agressão"... Numa época em que os confinados constumavam ser advertidos por citarem nominalmente o nome do diretor-geral do "reality-show", a citação do "Big God" mostra que no caso de Tina, a direção não estava para brincadeiras... Fernando aproveita e critica a competidora... "Eu pelo esporte que eu pratico [era boxeador...] eu sei as consequências do que pode acontecer e jamais iria encostar em uma mulher... No momento ela tava procurando isso a todo tempo, tava querendo agredir as pessoas de qualquer jeito, para alguém ir pro fundo do buraco com ela... Na hora que eu peguei as malas, ela se colocou na frente e disse, tá me agredindo"... "Mas não conseguiu, Bial", fala Fabrício... O apresentador quer encerrar a conversa, a votação do paredão está em andamento, mas Cida, sem as espátulas na cabeça, pede a palavra e fala do episódio da festa de Haloween para dizer que Fernando "é uma pessoa inflamável" e tem medo que ele perca o controle com ela... "E vai ficar cada vez melhor", diz Bial concluindo o papo... E anuncia ao público... "É claro que tá todo mundo curioso para ver a cena da suposta agressão...  Então vamos ver o tira-teima pra tirar essa dúvida"... O momento em que Fernando passa por Tina é assinalado por um círculo, com a imagem aproximada eletronicamente... "Tina se precipita em cima de Fernando, o Fernando desvia, passa, realmente não houve uma agressão, clara, expressa, talvez pudesse ter sido interpretado como agressão o gesto da Tina, mas não, foi ali na confusão, se esbarraram, assim ficou decidido, foi em frente"... Em 2002, a influência das edições de televisão aberta na opinião da audiência era muito maior, especialmente na votação telefônica, ecos da interatividade do "Você Decide"... O "pay-per-view" não era tão difundido, como a televisão por assinatura de um modo  geral, inclusive alguns blogueiros, ainda sem ter a noção que há um direcionismo também na seleção de câmeras do PPV, costumavam considerar os relatos minuciosos que faziam do dia-a-dia na casa como uma espécie de "verdade oculta"... Só que neste caso, prevaleceu o retrato dos artistas da edição da Globo... Ou seja, em pouco menos de 15 minutos, Tina foi destruída... Acabou eliminada com 63% dos votos, uma diferença considerada "apertada" na ocasião, mas reveladora de como as opiniões dos telespectadores mudaram rapidamente... O programa do paredão teve 40 pontos no Ibope, mesmo exibido mais tarde nas terças-feiras (sempre depois do "Casseta e Planeta Urgente"...) e no dia anterior, com as cenas de Tina batendo panelas, chegou a estratosféricos 50 pontos, logo depois de "O Clone", que estava na reta final... Ao todo, o paredão que eliminou a paulistana teve 4,5 milhões de votos - 3 milhões na internet... Também um número extraordinário para os padrões de 14 anos atrás, quando não havia mutirões convocados pelo Twitter (C) e tampouco o próprio Twitter (C), criado por Rosana Hermann em 2006... A burla mais comum, acontecida algumas vezes no "Fama", mistura de "reality" com "talent-show" exibido pela Globo na mesma época, era a família ou os empresários do artista alugarem um "call-center" ou uma "lan house" para inundar o programa de votos telefônicos ou virtuais... De qualquer forma, Tina criou um paradigma de competidor que foi exaltado até pelo SBT, então o "estado da arte" em "realities" devido à "Casa dos Artistas"... Cogitava-se que a paulistana estaria na quarta edição do programa comandado por Silvio Santos, por fim cancelada em setembro de 2002... Tina trabalhou com João Kleber na Rede TV! e depois se fixou na Espanha, onde vive com o marido skatista e os filhos, cuidando de uma loja de tênis... 












































Tina diz ter sido agredida quando jogaram as malas, mas o Clone estava atento e viu que não pegou nada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário