Na CUTCSA, em Montevidéu, predominam ônibus brasileiros da Marcopolo, como este Torino, que circulava em 2014... |
Neste mês de setembro, o seu Bloquinho Virtual comemora 16 anos de atividades... Para assinalar a data em grande estilo, comparecemos no dia da independência brasileira ao Uruguai, justamente o país que se separou do Brasil em 1828... Alis, por falar em independência, foi mais vantajoso fazer câmbio lá – onde um real valia 8 pesos em qualquer casa de câmbio – do que no Brasil – em que um real é trocado por 17 pesos... Depois é a Argentina que está em crise, digo... Comparecemos à antiga Província Cisplatina do Império do Brasil pela segunda vez, a primeira aconteceu em dezembro de 2014... Naquela ocasião pela balsa com free shop da Buquebus, chegando a Montevidéu pelo porto, agora por via aérea, pousando no concessionado aeroporto de Carrasco e enfrentando os 22 quilômetros de ramblas (calçadões às margens do Rio da Prata...) para chegar ao centro da cidade... Que não mudou nesses quatro anos... A estação central Artigas, de onde saíam os trens de passageiros, continua abandonada, numa situação similar a estação da Leopoldina, no Rio de Janeiro... A estátua do líder da independência uruguaia está lá, cercada por tapumes e quase escondida pelos galhos das árvores ao redor... Em meio a pátios abandonados, a figura do Seu Madruga é usada numa pichação contra a privatização da ferrovia estatal do país, a AFE... Nos muros, um setor do Movimento de Participação Popular, partido da coalizão que governa o país, a Frente Ampla - o presidente Tabaré Vasquez é do Partido Socialista - tem como símbolo o próprio Fusca azul de Pepe Mujica, que recentemente anunciou sua retirada da política... Claro que os uruguaios não deixam de fazer questionamentos sobre as eleições presidenciais brasileiras e a honestidade do Luis Inácio... Ops!!!... O petróleo continua a vir da Venezuela – dois dólares o litro – e carros brasileiros antigos são vistos com frequência nas ruas... A empresa de ônibus RAINCOOP encerrou suas atividades e a CUTCSA aposentou os Caio Vitória de sua frota, aumentando o predomínio dos Marcopolo Torino, com alguns BYD chineses de bateria elétrica para quebrar a monotonia... Ainda há Vitórias operando na UCOT – onde os Comil Svelto são maioria - e principalmente na COME, a empresa com a maior variedade de modelos, pois além dos Vitórias, eles possuem Marcopolo Viale do Brasil, Foton da China e Metalpar da Argentina... A COETC ainda mantém os seus Ciferal Padron Rio circulando... A recomendação de que não se tome mate dentro dos veículos permanece e por toda a parte homens e mulheres levam suas garrafas térmicas e cuias de mate para passear... A poprósito, se não é tão fácil encontrar uma farmácia que venda maconha, é possível comprar mate com cannabis sativa nos supermercados... Há várias outras marcas de mate à disposição, assim como de alfajores, doce de leite e vinho em caixinha longa vida... Por falar em alimentação, o restaurante Danubio Azul, na Calle Andes, continua a oferecer seu tradicional “Brasero para dos”, com morcela e vísceras, quase intransponíveis para o paladar brasileiro – “chivitos” e empanadas são mais palatáveis - acompanhadas de um jarro de vinho, que não dá dor de cabeça, ao contrário da cerveja Patrícia... Em lata, tomada enquanto se acompanha a novela “A Força do Querer”, aqui chamada de “Querer Sin Limites”, na Teledoce... Que vende horários para a Igreja Universal do Reino de Deus, enquanto a concorrente Montecarlo faz o mesmo para a Igreja Internacional da Graça de Deus perguntar se você quer ser amigo do “doutor” RR Soares... A sobremesa no Danubio Azul, inclusa no preço, é o sorvete napolitano da Conaprole (Cooperativa Nacional dos Produtores de Doce de Leite...), esta onipresente empresa uruguaia, o Triple... Que pode ser comprado por 65 pesos (de 4 a 8 reais, conforme o câmbio...) nos supermercados e mercadinhos, inclusive em Punta Del Este... Onde o tempo bom tirou aquele ar de Ubatuba que a cidade apresentava na visita anterior e aumentou a disposição para tentar uma foto na concorrida escultura “La Mano” ou molhar o pezinho nas águas da Playa Brava... No caminho, dava para comer "pororó" (você falou em pipoca???...) no Cerro San Antonio, em Piriapolis, e constatar que apesar da Casapueblo ter inspirado o poema "A Casa", de Vinícius de Moraes, ele tem banheiro... Apesar do sol em Punta, simbolicamente o tempo não estava tão bom, pois nesse dia o principal destaque na primeira página dos jornais “El Pais” e “El Observador” era o atentado sofrido por Jair Bolsonaro... Nada que impedisse a cigana de ler sua mão e dizer que você vai casar e ter dois filhos, mesmo sendo celibatário... Ainda em Punta, a picanha do El Tonel fazia lembrar o Tiririca imitando Roberto Carlos na campanha eleitoral de 2014 – “Que bifões, bicho!!!”... Para quem queria prolongar um pouco a estadia no balneário, até para tentar a sorte no cassino do Estado, no Enjoy (antigo Conrad), ou ainda conhecer a Trump Tower local, a Copsa disponibiliza ônibus para Montevidéu, com passagem vendida a 319 pesos - entre 20 e 40 reais... A viagem é feita em ônibus chineses da Yutong com ar-condicionado, pequenos por fora e surpreendentemente espaçosos para 42 passageiros por dentro... Parada em Maldonado à parte, em duas horas o passageiro está de volta à Montevidéu, na estação rodoviária Tres Cruces... Que com pouco mais de 20 plataformas, é menor que o terminal de Taubaté, por exemplo – e o de Punta, é um pouco maior que o de Pindamonhangaba ... Ao lado da rodoviária de Montevidéu, está o Shopping Tres Cruces, vide esculturas de Obdulio Varela e Luna Rosa, e o ponto inicial da linha CA1 da CUTCSA, Tres Cruces / Ciudad Vieja, que percorre toda a Avenida 18 de Julio... Passando por uma manifestação de mulheres em que o slogan é “Tocan a uma, respondemos todas”... A seguir, nosso relato da viagem de 2014...
O Uruguai na comparação com o cosmopolitismo da Argentina pode parecer provinciano... Na verdade, há algo neste país que o faz ser muito diferente... O que é excelente... Isso se nota nos detalhes... A comida tem mais sabor... Não só apenas o azeite de oliva e o molho chimichurri, que se come com carnes... A salada do café da manhã no hotel tem pimentão e o Subway © oferece espinafre como uma das opções de vegetais... O doce de leite e as sobremesas da Cooperativa Nacional dos Produtores de Doce de Leite do Uruguai (Conaprole) são saborosíssimos... Até o gênero feminino é muito bem representado, para quem se apetece pelo mesmo... Andar pela Avenida 18 de Julio, a principal da capital uruguaia, pode dar uma ideia da combinação singular de fatores que levou esta terra a produzir Pepe Mujica... Por ser sábado à tarde, a maior parte do comércio está fechada... Há exceções, como o Mc Donald’s (tão lotado como nos shopping centers de São Paulo)... Porém há espaço para um grupo de idosos jogar xadrez em plena calçada, sem se importar com a importância da avenida... Pessoas de todas as idades caminham nas ruas com garrafas térmicas e cuia de mate na mão... O próprio presidente poderia passar por ali sem ser notado... As praças ao longo da avenida tem uma calma de cidade do interior paulista – seria interior gaúcho - com crianças brincando, jovens socializando e casais namorando nos bancos dos jardins... Mais adiante, em frente ao Palácio Legislativo, a garotada joga futebol alegremente... O brasileiro que observa o movimento de veículos se sente em casa... A maior parte dos ônibus são de fabricação brasileira... Torinos de várias gerações, Viale e Gran Viale da Marcopolo, encarroçadora que predomina na frota da cidade... Vitória e Mondego HA da Caio... Gran Via da Mascarello... Até Padron Cidade da Ciferal, fábrica incorporada pela Marcopolo... A cor da frota é determinada pela empresa a que o veículo pertence... Não são muitas... A maioria das linhas (122) é operada pela Compañía Uruguaya de Transportes Colectivos S.A (CUTCSA)... Há também a Rápido Internacional Cooperativo (RAINCOOP), com 11 linhas, a Union Coopertativa Obrera de Tansrportes (UCOT), com 11 linhas, a Cooperativa de Obreros e Empleados en Transporte Colectivo (COETC), com 17 linhas, e a COME (10 linhas)... O guia da cidade coloca apenas um desenho por empresa, da frente de um ônibus... Alis, o guia de bolso custa 180 pesos uruguaios... Considerando que 10 pesos valem 1 real, seu valor equivale a 18 reais... Muito para um país que também homenageia animais em seu dinheiro... O tatu (mulita) na moeda de um peso, a capivara (carpincho) na moeda de dois pesos e o ñandu (ema) na de cinco pesos... O cartão STM – Sistema de Transporte Metropolitano – ainda está em fase de testes... Por isso é possível pagar a tarifa com dinheiro, por meio do próprio motorista ou de um cobrador... Ele digita o valor correspondente ao destino e libera o validador (sem catraca, o negócio é na confiança mesmo...), fornecendo um impresso como comprovante de pagamento... Não há metrô em Montevidéu – o SUBTE em uma praça do centro é apenas uma galeria de arte... A Avenida 18 de Julho não é tão larga como a 9 de Julho em Buenos Aires, porém dá conta do tráfego de ônibus com faixas exclusivas – de segunda à sexta, das 7 às 20 horas... Ah, sim... Dentro dos ônibus é proibido tomar mate... A CUTCSA justifica a proibição dizendo que em caso de movimentos mais bruscos do motorista, a bomba do chimarrão pode ser muito perigosa...
Quatro anos atrás, a CUTCSA ainda tinha Caio Vitória Volvo em sua frota, hoje exclusividade da COME e da UCOT... |
A cidade balneária de Punta Del Este é muito procurada pelos brasileiros... Embora não seja preciso sair de Montevidéu para apreciar belas praias... Fluviais, pois estamos em pleno estuário do Rio da Prata... São quilômetros de “ramblas”, avenidas que margeiam a costa... Tão perto do Brasil e há quem viaje para a América Central, México ou Caribe para ver beleza similar... As praias são uma boa explicação para o fato do comércio estar quase todo fechado no sábado a tarde... Também ajuda a entender a simplicidade e o despojamento que se nota por toda a parte no Uruguai... Mesmo em praias mais requintadas, como em Pocitos e Carrasco, a última antes do limite da cidade... Onde fica a divisa com Canelones, cidade do aeroporto internacional de Montevidéu, onde nasceu... Diego Lugano... Seguindo pela Estrada Balneária, chega-se a Piriapolis... Cidade balneária (banhada pelas águas marrons do Rio da Prata) fundada por argentinos, vide o belo panorama que se observa do Cerro de Santo Antônio... Do alto se vê a praia, cheia de banhistas e pescadores de caniço na mão, e de casas de veraneio... As mais antigas, de estilo neoclássico, não parecem ter muito a ver com o local... Melhor as de estilo colonial, mediterrâneo ou moderno... A cidade seguinte é Maldonado – não confundir com o jogador que Olavo Gosta – conurbada com Punta Del Este... Antes, há as casas de alto padrão pertencentes (ou que pertenciam) a figuras ilustres mostradas pelos guias turísticos, como Roberto Carlos, Ayrton Senna (que venceu o primeiro campeonato internacional de kart no Uruguai...) e Chiquinho Scarpa – bom, esse só alugava a residência... Bem antes, em Carrasco, os guias apontam a casa dos pais de Diego Forlan, o próprio... Punta Del Este tem a Praia Mansa – fluvial – e a Praia Brava – de oceano... Onde há a famosa escultura “Mano”, que não homenageia o futuro ex-técnico corinthiano, mas se trata da representação das pontas de dedos enormes, como se a mão estivesse enterrada na areia... Sem ter conseguido fazer as unhas... Um pouco antes, há a Casapueblo, construída pelo artista plástico Carlos Paez Vilaró, que em cada canto do misto de residência, ateliê, sala de exposições e cafeteria tem uma homenagem a figuras tão diferentes como Eduardo Galeano – que é uruguaio – Mario Vargas Llosa, Edson (OG) e Roberto Carlos... Em Punta Del Este há os cassinos, essa tentação irresistível dos brasileiros... Alguns são até do governo uruguaio – Cassinos do Estado... Não é o caso do Conrad, o mais badalado da cidade, que sorteia carros da BMW para seus apostadores... Outra casa de jogo, mais modesta, sorteia automóveis chineses da Chery... Alis, os veículos do país asiático comparecem com força no país, com dez marcas diferentes, algumas até montadas ali mesmo, no sistema CKD... Ônibus também... Destaque para os modelos compactos – não confundir com os pequenos, que seguem o conceito criado no Japão e geralmente são desprezados pelos brasileiros... A propósito, outro aspecto fascinante do Uruguai é que as ruas do país são um museu vivo da história do automóvel... Você vai caminhar na rua um dia e encontra estacionada uma Brasília quatro portas, carro raríssimo no Brasil, já que a Volks produzia principalmente para exportação e táxis – e nem todas as cidades permitiam o uso do modelo... No dia seguinte, lá está um Lada Samara... No outro quarteirão, um Corcel I... Se na Argentina era comum encontrar o pequeno Fiat 147 pelas ruas, o Uruguai tem uma professoral predileção por Chevette e Marajó... E pela Parati também... Mais uma vez, Pepe Mujica segue a tendência da população, com seu Fusca azul-celeste, que não quis vender para um xeque árabe por 1 milhão de dólares... Sendo que a própria Volks quer o carro em seu museu na Alemanha... Em Punta Del Este, no estacionamento daquele cassino que sorteia carros da Chery, há um Opel azul... Sem motor... Como chegou até lá desse jeito é um mistério... Mais moderno é o carro da Fórmula E, exposto numa esquina da cidade, que receberá uma corrida com veículos elétricos nos próximos dias... Agora, os veículos que de fato interessam ao internauta Chico Melancia estão naquele que é para ele o lugar mais badalado de Punta Del Este... O terminal rodoviário... Tudo bem que ele não se apetece tanto assim com os ônibus rodoviários da COT, da COPSA e da Buquebus... Agora, aquele Torino que faz a linha suburbana para Pan de Azucar – assim mesmo, uma montanha próxima batizada com o mesmo nome do morro do bondinho no rio... E um Vitória ou um Torino da CODESA, que fazem as linhas suburbanas da cidade, são simplesmente um luxo...
Na região de Punta Del Este, entre o rio e o mar, há um Pão de Açúcar que não se comparece de bondinho, mas de ônibus... |
A chegada ao Uruguai não acontece por avião, mas sim em um barco... O Buquebus, que faz a travessia do estuário do Rio da Prata entre Buenos Aires, no Porto Madero, e Montevidéu... A travessia entre as duas cidades é realizada numa embarcação com pretensões de transatlântico... Tem até um freeshop para se gastar em dólares, pesos uruguaios, argentinos e reais... Isso apesar do navio em questão se chamar Francisco... Sim, em homenagem ao Papa, que aparece em vários quadros espalhados pelo interior do Buquebus... Se Sua Santidade abençoa a travessia, as boas-vindas ao Uruguai ficam a cargo dos navios de guerra ancorados no porto de Montevidéu... No desembarque, é possível ir a qualquer lugar da cidade e do país nos ônibus da própria Buquebus... Que também opera linhas aéreas, não deixando escapar um único modal de transporte... Na região do porto há um mercado com restaurantes e acontece todos os anos o Carnaval – há muitos amigos do internauta Pedro Henrique por aqui... Rapidamente se chega ao hotel, bem próximo da Praça Independência, no centro de Montevidéu... Seguindo a esquerda na Rua Colônia – tomando a direita chega-se a Rua Flórida onde há dois locais tentadores para os brasileiros, um cassino e uma filial do Subway que substituiu o pavo (peito de peru) por fiambre de pollo (peito de frango) - vira-se a direita na Rua Andes e com apenas uma quadra se está na principal avenida do centro da cidade, a 18 de Julho... Mais um quarteirão e temos a Praça Independência... Que além de ser ponto inicial de várias linhas de ônibus, tem o menumento – seria estalta – de Artigas, o herói da independência do Uruguai, a sede da presidência da república, a porta da antiga fortificação cujos muros cercavam Montevidéu nos tempos da colonização espanhola e o Palácio Salvo, edifício em estilo eclético, marca registrada da capital uruguaia... Ao lado da praça se encontra ainda o Teatro Solis... Tudo muito perto da Cidade Velha, que viveu seu apogeu no tempo dos grandes fazendeiros, entrando em declínio depois da década de 1950... Vide o próprio entorno do hotel... Bem à sua esquerda há um restaurante que poderia estar tranquilamente entre os estabelecimentos mais tradicionais das Avenidas Ipiranga e São João, em São Paulo... E a vizinhança lembra as ruas transversais dessas duas vias paulistanas... Na cidade velha estão a Praça Zavala – nome que homenageia o fundador de Montevidéu (habitada inicialmente por famílias das Ilhas Canárias e de Buenos Aires) em 1726, também usado em uma bala de caramelo oferecida como “regalo” aos turistas – e a Praça da Constituição, com a catedral da cidade... Que evoca figuras fundamentais para a história do país, como Artigas, Lavalleja e Rivera... Os visitantes atuais querem saber de Pepe Mujica... Cujo partido, a Frente Ampla (de esquerda...) venceu as eleições presidenciais, trazendo de volta ao poder Tabaré Vasquez... Mujica, ex-integrante da guerrilha dos Tupamaros, é mais radical – vide seu pedido a Obama que acabe com o embargo a Cuba... Vasquez, socialista de usar rosa vermelha na lapela, é mais moderado... Será que ele fará como Mujica, que doa 80% de seu salário???... A cidade ainda está repleta de propaganda eleitoral... Na área central, o vencedor e o perdedor – Lacalle Pou – dividem os espaços nos postes, mas nos bairros residenciais e nos subúrbios, a Frente Ampla predomina... A Avenida 18 de Julho é o centro comercial da cidade... Com lojas que poderiam ser chamadas de “vintage”, vide galerias comercias... Ela se estende até o Boulevard Artigas, perto do parque Batle Y Ordonéz... Que fica ao lado de outro lugar memorável para os brasileiros... O Estádio Centenário e seu famoso museu... Mas essa é outra história, Mestre...
Como é que este Opel sem motor chegou até o estacionamento do cassino em Punta Del Este???... |
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