quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Ilustres Paulistanos na Festa do Ônibus...

Teixeirinha ao lado da razão que levou o Millenium BRT Scania da Mobi a ser apelidado de "Cláudia Ohana"...





















































Todas as empresas de ônibus que operam na cidade de São Paulo enviaram veículos de suas frotas para a festa realizada domingo na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, na região do Pacaembu... Todas, exceto a Imperial, que opera na Área 5,observa nosso colega de rede Teixeirinha, responsável pela cobertura fotográfica do evento para o seu Bloquinho Virtual... Ele não esqueceu que na festa do ônibus realizada em janeiro deste ano – e que seria em dezembro do ano passado, não tivesse o acidente com o avião da Chape adiado a última rodada do Brasileirão para o fim de semana no qual estava previsto o evento, com jogo do Bambi no Pacaembu – a empresa trouxe duas gerações de Mascarello Gran Via, o 54 154, modelo 2010, e o 54 176, modelo 2013, com ar-condicionado ambos com mecânica Volkswagen e a pintura amarela da Área 3, uma vez que atuavam principalmente na linha 2590-10, União de Vila Nova/Parque Dom Pedro II... No entanto, a SP Trans exigiu que toda a frota da Imperial adotasse a cor da Área 5, verde-escuro... Uma mudança que Teixeirinha gostaria de ver na festa, mas não foi possível conferir de perto...  Só pegando a 2590-10, digo...  Das empresas que compareceram ao evento, a Santa Brígida, da Área 1, parte do Grupo NSO, que controla várias empresas na região Oeste da Grande São Paulo, trouxe um Caio Apache Vip IV Mercedes Benz OF 1721, prefixo 11 640, cujo chassi é 2013, porém o ano de fabricação da carroceria é 2015... A diferença explica-se, conforme estampado nos letreiros eletrônicos na frente do veículo, ao fato de que o ônibus foi reencarroçado após incêndio... Esse não deu perda total, Teixeirinha... A Santa Brígida também levou para a festa um Caio Millenium Piso Baixo Volvo, prefixo 11953, e um Caio Millenium BRT Mercedess-Benz articulado, com ar condicionado, prefixo 11060, muito apreciado em seus momentos “SoNoL” na chegada ao evento... A Spencer compareceu com um Mascarello Gran Via II Volkswagen Volksbus 17.230 modelo 2010, prefixo 15119, com as plaquinhas de identificação da linha 9784-10, Jardim dos Francos/Metrô Barra Funda, e a Norte Buss, com um Steelbus Agrale com ar-condicionado, modelo 2015, da linha 9006-10, Vila Penteado / Terminal Cachoeirinha...”Via Circo Escola Largo da Parada”, conforme estampado no vidro frontal... Spencer e Nortebuss também operam na Área 2, cuja representação era maior que a da Área 1... A Spencer tinha o Apache Vip Mercedes Benz OF 1722 M 25128, de 2008, ainda da primeira geração do modelo, o Apache Vip II Volksbus 17.230 25099, de 2010, o Apache Vip III Volkswagen 17.230 25 060, de 2013, e o Apache Vip IV Mercedes Benz OF 1721 com ar condicionado 25038, de 2014... Todas as gerações com a placa de itinerário frontal confeccionada especialmente para a festa, indicando o endereço da garagem – Rua Ushikichi Kamia -  a Avenida Pacaembu e a  Praça Charles Miller... A Norte Buss contava com um Apache Vip Iveco 2015, o 26153,  da linha 1722-10, Jardim Marina / Metrô Tucuruvi, e um Mascarello Gran Via Agrale com ar condicionado, o 26529 da linha 172P-10, Vila Zilda / Metrô Belém... Linha que tem tradição no uso da carroceria Mascarello, lembra o Teixeirinha... A Sambaíba expos preciosidades de sua frota... O 21555, Caio Millenium II Mercedes-Benz O-500 articulado, modelo 2008, que para a alegria do Doutor Kenji, chegou a rodar na linha 701U-10... Pena que a empresa tenha padronizado a linha com articulados depois que nosso colega de rede terminou a faculdade que fazia na região do Butantã...  Ao seu lado, o 22555,um Busscar Urbanuss Pluss Mercedes Benz OF 1722, modelo 2007, que pelas normas da Prefeitura, está em seu último ano de serviço ativo... Como diz o internauta Chico Melancia, desde que a Busscar entrou em concordata, cada registro dos ônibus da empresa é apetecibilíssimo... 
































Da Área 4, Allibus trouxe um Neobus Spectrum City da linha 3763-10, Terminal Vila Carrão/Metrô Tatuapé...






























































Da Área 3, compareceu à festa o Millenium III Mercedes Benz O500-U Piso Baixo 32176 do Consórcio Plus, modelo 2011, com a plaquinha personalizada indicando que veio da garagem na região da Avenida Águia de Haia... Isso na frente, porque na lateral estava a placa com o itinerário da linha 2626-10, Jardim Nazaré / Terminal Parque Dom Pedro... Nada a ver com Nazaré “Ai, que nojo!!!” Tedesco, Melancia... A Qualibus veio de Bepobus Cittá Volkswagen 2016, prefixo 35976, da linha 4093-10, Cidade Tiradentes / Terminal Cidade Tiradentes... Um fato que bugou a mente do Teixeirinha... Se a linha é toda dentro da Área 4, inclusive a numeração, porque então a cor do veículo é o amarelo da Área 3???... A Transunião trouxe um veiculo mais antigo, um Neobus Mega Plus Mercedes-Benz OF 1519, prefixo 36699, ano 2013, da linha 3033-10, Guaianazes / São Mateus... Aqui, para evitar confusões como a que tomou conta da cabeça de nosso colega de rede, o ônibus da empresa, que tinham pintura vermelha, herdada da antiga Transcooper Aliança, tiveram de ser pintados de amarelo...  Quanto à Área 4 propriamente dita, a Ambiental trouxe dois trólebus... O 41901, um Ibrava, filho único da frota, visto muito frequentemente em manutenção nas ruas das regiões de Vila Carrão e Tatuapé... O 41592, Caio Millenium BRT Piso Baixo trucado, também o único em sua pintura totalmente cinza... Lembrando que a Ambiental opera a clássica linha 408A-10, Machado de Assis / Cardoso de Almeida, que passa em frente à Praça Charles Miller e atendeu muitos dos convidados da festa... A Allibus veio com um carro que pode ser considerado um clássico... O Neobus Spectrum City Volkswagen  45419, da sempre carregadíssima linha 3763-10, Terminal Vila Carrão/Metrô Tatuapé, via Faculdade Drummond e Hospital São Luiz... Além de uma novidade, o AMD Álamo Volkswagen com ar-condicionado 45709 da linha 2733-10, Parque Guarani / Metrô Itaquera... Quem também estava com uma recente aquisição era a Pêssego Transportes, vide Bepobus Cittá Volkswagen 47854, da linha 3773-10, Residencial Santa Bárbara /  Metrô Carrão, “Até Habib’s da Avenida Satélite”... Carro que nosso frequentador assíduo da Estação de Transferência Itaquera aguarda ansiosamente a escalação na linha 3027-10, Vila Minerva/Shopping Aricanduva... No que diz respeito a Área 5, a Via Sul destacava-se por um veículo experiente, o Caio Mondego Mercedes Benz Piso Baixo 52500... Um protótipo do modelo, que como lembra o Melancia, passou pela Viação Campo Belo antes de inaugurar o Expresso Tiradentes em 2007... Tanto que a plaquinha na lateral é justamente da linha que circula pelo corredor que já se chamou Fura-Fila e Paulistão, a 5109-10, Terminal Sacomã / Terminal Mercado... O mesmo que na década de 1980 seria uma linha de monotrilho e que duas décadas antes, foi pensado como um ramal da Linha 4-Amarela do Metrô... Caminho que é percorrido também pelo Caio Millenium BRT Mercedes Benz articulado com ar-condicionado 53404... Que conta com o letreiro Expresso Tiradentes no vidro frontal para que não restem dúvidas sobre sua utilização... Agora é só o novo Terminal Vila Prudente ficar pronto, Melancia... A Move Buss estava presente à festa com um ônibus que causa estranheza ao Doutor Kenji... O Walkbus Special WA 9.6 Agrale MA 15.0 2012, prefixo 55496... Um micro com as plaquinhas de itinerário da linha 524M-10, Mascarenhas de Moraes / Shopping Aricanduva...Com a cor verde-escuro da Área 5, que não conseguiu mudar a opinião do Doutor, que não simpatizou com um veículo da Transwolff do mesmo modelo, visto na região do Autódromo de Interlagos... 







































Filho único da Transkuba, Caio Top Bus Volvo biarticulado está próximo de ser retirado do sistema...

























































A Tupi Transportes, da Área 6, marcou presença na mostra com um modelo que traz boas recordações para o internauta Chico Melancia...Caio Millenium Scania Piso Baixo 62179, fabricado em 2011 e em eoperação desde junho de 2012... Movido a etanol, o que lembra sua condição de integrante da saudosa Ecofrota... Esvaziada pela não adaptação das empresas aos combustíveis alternativos e cujo retorno é inviabilizado pelos impasses em sua regulamentação...  Veículos que utilizavam etanol como combustível figuravam também na frota da Mobibrasil... Que compareceu na região do Pacaembu com o carro preferido do Teixeirinha... O Caio Millenium BRT Scania Piso Baixo com ar-condicionado, o 63180, modelo 2016... Imagina então quando ele souber porque a grade do motor na traseira rendeu a este ônibus o apelido de “Cláudia Ohana”... Ops!!!...   Marcante também é o representante da Viação Cidade Dutra, o Caio Top Bus Volvo Bi-articulado Piso Baixo Total 61577, com seus respeitáveis 27 metros de comprimento e a plaquinha da linha 6090-10, Terminal Varginha / Terminal Santo Amaro... A Transwolff esteve com o Neobus Thunder + Volksbus 9.150, prefixo 66577, micro da linha 6053-10, Jardim Ellus / Terminal Grajaú... Não confundir com a grife, Tufão...  E a Estrada do Barro Branco nada tem a ver com a Zona Leste, esta é na Zona Sul, ali na região da Avenida Dona Belmira Marin...  Outro micro, o Apache Vip Mercedes Benz com ar-condicionado 66273, o Doutor Kenji reconheceu de suas andanças por Interlagos na época do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1... Tanto no Expresso SPTrans quanto na linha da plaqueta do ônibus mostrado na festa, a 6078-10, Cantinho do Céu / Shopping Interlagos...  A A2 Transportes veio também com novidade, o 68500, um micro Marcopolo Torino G7 Agrale M 15.0 de um lote de 100 oferecidos à empresa como compensação de uma encomenda de Volare que não foi entregue... Operando na linha 627J-10, Jardim Míriam / Metrô São Judas... Na Área 7, Teixeirinha e outros internautas adeptos do hobby ficaram boquiabertos com o filho único da Transkuba... Caio Top Bus Volvo bi-articulado 77211, da linha  695T-10, Terminal Capelinha / Metrô Vila Mariana... Prestes a ser baixado – e provavelmente “desarticulado”, com uma das partes servindo como carro de manutenção...  Então é por isso que ele foi utilizado como local de uma “reunião de área”... Quer dizer, de integrantes do hobby que aproveitavam a presença de um veículo marcante de sua área para se encontrar e colocar o assunto em dia... Tipo aquele internauta com a bunda exposta na janela pra passar a mão nela, Gonzaguinha... Ops!!!... Quem também compareceu com articulado foi a VIP de Pinedo... Só que com um último tipo... Caio Millenium BRT Mercedes Benz articulado piso baixo com ar-condicionado 73 870... Com suporte para bicicletas, pois nem tudo é carrocracia nesta cidade, felizmente... Todo cinza, ao contrário do carro trazido pela Gatusa, fabricado em 2014, o 76340, que com seus 23 metros de comprimento, presta serviço na linha 6200-10, Terminal Santo Amaro / Terminal Bandeira... Sem contar o local da garagem, na região da Guido Caloi, onde o internauta Chico Melancia fazia aquilo tudo SEM PARAR MEU AMOR... A Transwolff trouxe um micro Apache Vip similar ao da Área 6, só que com a pintura grená da Área 7... Sendo que o  78440 estava com a identificação da linha 6038-10... Fazia par com o 78122, um Mega Plus Volkswagen, da linha 7017-10, Jardim  Guarujá / Terminal Guarapiranga... Outra região que o Teixeirinha conhece como a palma da mão... No que tange a modelos estranhos, pelos critérios do Doutor Kenji, a Transcap, da Área 8, veio com um Maxibus Dolphin Volksbus 15.190, o 82505, com a placa indicando o endereço da garagem – Rua Cabaxi... A Alfa Rodobus contava com um Apache Vip IV Volkswagen com ar-condicionado, o  86534, modelo 2017, tinindo de novo, mas sem plaquinhas de itinerário... Também tinha um AMD Álamo Volkswagen com ar-condicionado, o 86336, este indicando no vidro frontal que a garagem fica na Rua Marco Giannini... Para encerrar a maratona festiva, um carro em testes da Gato Preto, o 82007, um Marcopolo Viale BRS Scania Piso Baixo com ar-condicionado, movido a gás, todo cinza, com plaqueta da 874C-10, Parque Continental / Metrô Trianon-MASP... Isto quanto aos ônibus municipais de São Paulo, porque havia muitos outros  veículos na mostra... Que comparecerão em outro post, assim que o Banzé, digo, o Teixeirinha, mandar as fotos...







































Situação parecida com a do Mondego da Via Sul, que foi testado na Campo Belo e abriu o Expresso Tiradentes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário