quarta-feira, 27 de julho de 2016

Conduzindo a mobilidade na Cidade OlímPICA...

Pancada aguardou ansiosamente pelo início das operações do Veículo Leve sobre Trilhos na região central do Rio...
















































Quem quiser comparecer aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, esqueça táxi, Uber e assemelhados... Também dispense a bicicleta, pois apesar das ciclovias fazerem parte do legado olímpico da cidade, o acesso aos locais de competição só poderá ser feito a pé... Então é por isso que um acessório indispensável para a mobilidade na Cidade Olímpica é o Riocard Jogos 2016... Um tipo de Bilhete Único – depois dos Jogos Paralímpicos, em setembro, ele poderá ser recarregado como os cartões convencionais – que permite um número ilimitado de viagens... Por um dia, três dias ou uma semana... Ao preço de R$ 25, R$ 70 e R$ 160... Pode ser utilizado nos ônibus, no BRT – o Doutor Kenji já planeja passar o dia viajando em um “ferro de passar” -  no Metrô Rio, na Supervia... Só não serve para as linhas especiais, “frescão”, vans, teleféricos, linhas intermunicipais de ônibus e – Tufão precisa ser avisado – nas barcas que ligam o Rio a Niterói...  Para quem chegar à capital fluminense pelo aeroporto do Galeão e tenha a pretensão de estar no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, basta embarcar na estação do BRT Transcarioca – seja na ala nacional ou na internacional – e seguir nos ônibus articulados até a estação Rio 2...  No Terminal Alvorada, em frente à Cidade das Artes – onde Kenji lembra a todos que será instalada a “Japan House” referente aos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio – o BRT Transoeste permite o acesso ao Terminal Olímpico e a o Riocentro... De onde sai o BRT TRansolímpico, que faz a interligação entre os parques olímpicos da Barra e de Deodoro... Que quando estiver em pleno funcionamento, terá 18 estações e três terminais... Para as competições olímpicas e paraolímpicas – e os portadores do Riocard Jogos 2016 – estarão abertos apenas o Terminal Olímpico, o do Recreio dos Bandeirantes e a estação de Magalhães Bastos, integrada à Supervia, em Deodoro...  O tempo de viagem, realizado em uma extensão de 25 quilômetros será reduzido de 90 para 20 minutos, assegura a prefeitura do Rio... Tudo a um custo de R$ 2,2 bilhões, a maior parte pago governo municipal... Ah, as concessionárias... Como a obra inclui uma via expressa para veículos, será feita cobrança de pedágio... Também cabe avisar ao Tufão que o Transbrasil, que fará a ligação entre a região do Caju - não confundir com o internauta de rua - e Deodoro pela Avenida Brasil, ficará pronto apenas em 2017...












Por apenas 25 reais, preço do Rio Card Olímpico, o doutor Kenji vai poder andar de "ferro de passar" o dia inteiro no BRT...












































O internauta Chico Melancia, usuário convicto de ônibus, comparecerá ao Rio de Janeiro pela Rodoviária Novo Rio... Para alcançar o Parque Olímpico da Barra a opção mais simples é pegar um ônibus convencional no Terminal Padre Henrique Otte ou o Executivo no mesmo ponto onde saem os táxis... Este, apesar das poltronas rodoviárias e da viagem longa, permite ao passageiro, se ficar na janelinha, apreciar as praias da Zona Sul, desde o Flamengo até São Conrado...  Mas para incrementar o percurso, Chico pode optar pelo VLT até o Metrô... O primeiro trecho, entre a Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont, com 18 quilômetros de extensão, foi inaugurado em 5 de junho... Com carros que comportam 420 passageiros, a ligação com a Praça XV e a Central do Brasil ficara para depois dos Jogos Olímpicos... Isso porque a obra já custou R$ 1,2 bilhão... Atualmente, as estações Carioca e Cinelândia são as mais recomendadas para o transbordo, ainda mais com os protestos contra o Temer – e dali seguir na direção da Pavuna até a estação de Vicente de Carvalho, na Zona Norte... Integrada a uma estação do Transcarioca, bastando seguir para o Terminal Alvorada, tomando o cuidado de descer em Curicica, quer dizer, na estação Rio 2... Ainda no Metrô há a Estação Central, que permite o acesso à Supervia... O Doutor Amaury faz questão de comparecer de trem até Engenho de Dentro, não só pela música do Jorge Ben Jor, mas para conhecer o Engenhão, e depois para Deodoro, que também possui seu Parque Olímpico... O trem urbano também passa pelo Maracanã, que possui uma estação intermodal, integrada com o Metrô... Mas isso é assunto para uma outra postagem do seu Bloquinho Virtual... Empolgado com a chance de seguir os passos de Donato Menezes, Melancia tem a linha 1 do Metrô Rio (Uruguai-General Osório...) como excelente alternativa para assistir os jogos do vôlei de praia em Copacabana... Basta descer na estação Cantagalo e caminhar até a Praia, prestando atenção para ver ser não tem ninguém vendendo um vestido de noiva nas redondezas... Afinal, o internauta precisa renovar seu traje da São Silvestre... Quanto ao Doutor Kenji, ele vai dar... Uma forcinha aos velejadores que competirão na Marina da Glória retirando lixo da Baía da Guanabara... O desafio começa na chegada, pois ao descer na estação Glória ou Catete do Metrô Rio, é preciso caminhar 1.200 metros até o local das regatas olímpicas... Se quiser fazer o mesmo serviço voluntário na Lagoa Rodrigo de Freitas e ajudar os remadores no Estádio Olímpico da Lagoa, terá que utilizar a nova linha 4 do Metrô Rio... Se descer no Jardim de Alah, no Leblon, são 12 minutos de caminhada... Se ficar na Estação Nossa Senhora da Paz, 19 minutos a pé... Se o Doutor não tiver que carregar um barco, quem sabe... O Sambódromo, ponto de partida e chegada da maratona, está a 14 minutos da estação Central e 4 da estação Praça Onze... Mais recomendada para quem não quer  encarar a correria da Avenida Presidente Vargas, digo...  Esperamos que Tufão não pense que anteciparam o Carnaval e acabe assistindo as provas de tiro com arco, ele que é um grande apreciador da prática do arco e flecha pelos indígenas, digo...  É que carteirinha da FUNAI não serve como ingresso...














Pancada também não conseguia conter a ansiedade da espera pela inauguração da Linha 4 do Metrô...












































O principal legado do insolvente governo do Estado do Rio de Janeiro relativo aos Jogos Olímpicos é a linha 4 do Metrô... É aquilo, o governo se endivida, as empreiteiras ganham uma nota preta e ainda ficam com o filé da operação... São 16 quilômetros de extensão, entre as estações Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e Jardim Oceânico, na região da Barra da Tijuca, com tempo de viagem estimado em 13 minutos...  A concessionária calcula que a distância entre a linha 4 e a estação Saens Peña, da linha 2, será vencida em 34 minutos... No meio do caminho, em 18 minutos, Pancada poderá descer na Carioca e comparecer na Catedral Metropolitana ou na sede da Petrobrás, digo...  O Doutor Kenji deixa pela estação General Osório, se deixarem ele fotografar o mezanino, digo...  A data inicial de inauguração era dezembro de 2015... Faltou dinheiro para concluir a obra, o que fez o governo estadual decretar estado de emergência em junho, para descolar R$ 3 bilhões com o Temer, críticas e latidos à parte... O custo total da obra atingiu R$ 9 bilhões...  Os testes operacionais começaram em julho, com os velhos trens da Linha 1, sem passageiros... A inauguração deve acontecer no dia 30 de julho, mas até o fim da Paralimpíada, em  18 de setembro, apenas os portadores do Rio Card Jogos 2016 porém utilizar a linha... Que conta com as estações Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz... O intervalo entre trens durante os Jogos será de 8 minutos... A estação Jardim Oceânico será interligada ao BRT Transoeste, que chegará ao Terminal Alvorada – e dali até os parques olímpicos da Barra e de Deodoro - a partir do chamado “Lote Zero”, com 5 quilômetros, 7 estações, uma ponte sobre o canal do Marapendi e custo licitado de R$ 91,5 milhões... ... Vale lembrar que a estação Gávea, que seria inaugurada apenas em 2017, teve sua inauguração adiada para o primeiro trimestre de 2018... Será que o Rio  chega até lá???...












Melancia se apeteceu com o admirável mundo novo que os Jogos Olímpicos trouxeram para a mobilidade no Rio...

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