sexta-feira, 4 de setembro de 2020

TV BR 7.0 (III): TV Tupi Rio de Janeiro (1951-1980)...

 





































A história da TV Tupi do Rio de Janeiro, canal 6, que operou de 1951 a 1980, é tema de um livro da "Coleção Aplauso", editada pela Imprensa Oficial de São Paulo, que disponibiliza todos os títulos em PDF... O livro, escrito por Luis Sérgio Lima e Silva, conta até com um listão dos profissionais que passaram pela emissora carioca, a exemplo do livro de Vida Alves sobre a Tupi de São Paulo... Lima e Silva começa o livro com perfis do fundador da TV Tupi, Assis Chateaubriand, e do principal diretor da emissora carioca, o português José de Almeida Castro... Que entre outras façanhas, trouxe Renato Aragão para o Rio de Janeiro a fim de reforçar os humorísticos da Tupi frente a concorrência da TV Excelsior (em 1965, segundo a obra)... A emissora, que deveria ter sido inaugurada antes do canal de São Paulo (havia até o plano de transmitir a Copa do Mundo de 1950...), foi ao ar somente em 20 de janeiro de 1951, com um programa realizado no auditório da Rádio Tamoio, na região da Rua Venezuela e transmitido pela antena montada no Pão de Açúcar... Depois da apresentação de Haydée Miranda, Luiz Jatobá e da orquestra Tabajara, de Severino Araújo, Ary Barroso apresentou seu "Calouros em Desfile", Antônio Maria comandou um show musical produzido por Victor Berbara, um telejornal abordou a inauguração - vide indígenas trazidos da Bahia por Chateaubriand  - e Hélio Gracie fez uma demonstração de jiu-jitsu... Ops!!!... Os equipamentos eram da GE, diferentemente da Tupi de São Paulo, que operava com aparatos da RCA, e entre as primeiras atrações estavam o "Telejornal Brahma" - substituído em 1952 pelo "Telejornal Tupi", logo rebatizado de "O Seu Repórter Esso", "O Índio Não Tem Bandeira", de Jair Martins, "Falando Francamente" e "Ideias e Imagens", de Arnaldo Nogueira, "Al Neto Comentando" e "Encontro Entre Amigos", com Al Neto, os teleteatros de Chianca de Garcia, que trabalhava forte na região da Praça Tiradentes, vide "História do Teatro Universal" e a novela "Eu, A Mulher e os Filhos", "Retrospectiva do Teatro Nacional", de Jacy Campos, "Teatrinho Kibon" e "Teatro Policial", de Bob Chust, "Teatro Gebara", de Maurício Sherman, o próprio, "Teatro Moinho de Ouro", de Victor Berbara, "Calouros do Ary", com Ary Barroso, "Espetáculos Tonelux", de Mário Provenzano, com Virgínia Lane, "Aulas de Inglês", com Robert Blum (pai de Norma Blum, a própria...),  o programa de culinária de Silvia Autuori (Tia Chiquinha), "Variedades Tupi", com Carequinha, "Feira de Amostras", de Chianca de Garcia, com Mara Rúbia, "Tal Pai Tal Filha", com Procópio e Bibi Ferreira, e o seriado "Um Casal do Barulho", com Jayme Costa e Mara Rúbia, de Mário Provenzano... Em meados de 1954, a Tupi se mudou para as instalações do antigo cassino da Urca, vide empenho do autor em ações pela preservação do local... São desse período "Meio-Dia", com Jacy Campos, "Clube do Rock", com Carlos Imperial, "Alô Brotos", apresentado por Sônia Delfino e Sérgio Murilo, "Rio em Tempo de Música", com o flautista Altamiro Carrilho, "Arca de Noé", com Zé Vasconcelos, "Quem Sou Eu???", comandado por Heloísa Helena e Lourdes Mayer, "Eles Estão em Casa", do casal Lídia Mattos e Urbano Lóes, as transmissões esportivas com José Maria Scassa, Oduvaldo Cozzi e Rui Viotti, "Esta é Sua Vida", dirigido por Alcino Diniz, "Rancho Alegre" e "Discoteca do Chacrinha", com Abelardo Barbosa, o próprio, "Domingo no Arpoador", com Miriam Pérsia e Osvaldo Loureiro... O livro ressalta a importância das garotas-propaganda numa época em que não havia videoteipe e nem comerciais filmados, a ponto da emissora ter um Departamento de Comerciais ao Vivo, dirigido por João Loredo... Na fase da Rua Venezuela, surgiram Neide Aparecida, Ilza Lobo, Wilma Rocha, Maria da Glória, Maria Luiza, Ana Maria Rodrigues, Diana Bomans, Regina Helena, Sônia Ketter, Nina Costa, Aurelina Lisboa, Terezinha Mendes, Lia Farrel e Sylvinha Telles, a própria... Na Urca, apareceram Maninha de Castro, Marlene, Elvira Rodrigues, Marize, Alzira Rosas, Riva Blanche, Kitty, Isis Arts... Neide, por exemplo, trabalhava forte anunciando a Discoteca Stylos, brinquedos Estrela, Joalheria Jaguaré, Tonelux, Perucas Lady... Ops!!!... Na teledramaturgia, onde trabalhavam forte o figurinista Sorensen e o cenográfo Pernambuco de Oliveira, Jacy Campos criou o "Câmera Um", teleteatro em plano sequência, gravado com uma única câmera (o usual em produções de estúdio eram três...), Maurício Sherman e Isa Silveira dirigiram o "Teatro de Comédias da Imperatriz das Sedas" e o "Grande Teatro Tupi", idealizado por Sérgio Britto, cujo núcleo inicial contava com Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Natália Thimberg, Ítalo Rossi, Flávio Rangel, Zilka Salaberry, Aldo de Maio e Manoel Carlos, o próprio...


















O capítulo "TV de Brinquedo" aborda as atrações voltadas para o público infantil, com destaque para "Vesperal Trol" -  o "Teatrinho Trol", criado por Almeida Castro, dirigido por Fábio Sabag, auxiliado por Moacir Deriquem, e onde a jovem Norma Blum, Roberto de Cleto e Zilka Salaberry se destacavam nos papéis de princesa, príncipe e de bruxa - "Falcão Negro" - versão com Gilberto Martinho no papel do herói mascarado, dirigido por Dary Reis, também um dos antagonistas da atração, junto com Alberto Perez, Alfredo Murphy, Roberto Duval, Herval Rossano e Daniel Filho, o próprio - "TV Brinquedo", com Virgínia Lane interpretando o "Coelhinho Teco Teco", "Tia Gladys e Seus Bichinhos" - vide reprodução de página dupla da revista "O Cruzeiro", onde Gladys Ribeiro desenha os personagens das histórias que contava no ar - "Clube do Guri", apresentado por Collid Filho e produzido por Samuel Rosemberg - e "Circo Bombril", com o palhaço Carequinha... O "Reinado do Humorismo" começa com uma merecida lembrança de Nádia Maria e suas imitações... O autor puxa pela memória e lembra de "Ali Babá e os 40 Garçons", criado por Max Nunes, vide japonês e índio de Orlando Drummond... Depois cita "As Aventuras de Eva", com Eva Todor, escrito e dirigido por seu "sócio", Luiz Iglésias, "As Trapalhadas de Oscarito" de temporada única, "Praça da Alegria", de Manoel de Nóbrega,  Antônio Carlos Pires, cujo personagem mais célebre foi o do professor da dona Gegé, vivida por Sônia Lancelotti, e os musicais humoristicos dos anos 1960, enfrentando atrações do mesmo gênero nas TVs Rio e Excelsior - "Devagar com a Louça", "Pandegolândia", "Rua do Ri Ri Ri" - de Maurício Sherman - "Gira, O Mundo Gira" - de Alcino Diniz - e "AEIO... Urca", com os comediantes nordestinos que Almeida Castro trouxe de Recife e Fortaleza: Renato Aragão - com o quadro dos legionários - Lúcio Mauro, José Santa Cruz... No capítulo sobre programas de auditório e festivais, temos "O Céu é o Limite", com J.Silvestre, "Boliche Royal", com Murilo Neri e Lídia Mattos, "AP Show", com Aerton Perlingeiro, que incluía a versão carioca de "Almoço com as Estrelas" e "Samba de Primeira", comandado por seu filho Jorge Perlingeiro, o próprio, "Os Melhores da Semana", produzido por Paulo Soledade e apresentado por Lourdes Mayer e Carlos Frias... Lima e Silva conta alguns incidentes que na época da televisão ao vivo tiravam a emissora do ar em "Slide de Emergência", o que inclui Fregolente perguntando pelas dálias onde deixou seu texto ou Maurício Sherman assassinado pelo dedo de Alberto Perez... Os eventos incluem o Miss Brasil - no seu auge, apresentando por Paulo Max e Marli Bueno - e o Carnaval - no YouTube inclusive há vídeos com o desfile das escolas de samba do Rio de 1980, o último transmitido pela Tupi, com anúncio do humoristico "Reapertura" incluído... O autor dedica um capítulo do livro às "6 Divas do 6"... A saber, Fernanda Montenegro, Lídia Mattos, mãe de Dilma Loés e avó de Vanessa Loés - as três aparecem em uma foto feita pelo "sócio" de Vanessa, Thiago Lacerda - que apareceu ao lado do marido, Urbano Loés, em "Eles Estão em Casa" e "Eu, Urbano e os Quatro", Neide Aparecida, que trabalhou forte na emissora de 1954 a 1980, Maria da Glória, apresentadora de programas femininos, Dóris Monteiro, a única cantora a ter programa próprio, ao lado de Angela Maria, com patrocínio de Carlos Pereira Indústrias Químicas, pertencente ao compositor Fernando Cesar - que comprou o horário, embora se dissesse que o programa foi presente de Assis Chateaubriand, seu admirador - e Bibi Ferreira, a própria...


















O capítulo 12 é inteiramente dedicado a uma das figuras mais importantes da história não só apenas da Tupi carioca, mas de toda a televisão brasileira: Maurício Sherman... Nascido em Niterói, começou a carteira artística ali mesmo, no Teatro Universitário e passou pela Rádio Guanabara, onde trabalhou forte com Paulo Renato, Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Chico Anysio, Lupe Gigliotti, Antônio Carlos Pires e Jayme Barcellos... Quando se tornou o ator revelação de 1951, com a peça "Massacre", da companhia de Graça Mello, Sherman já comparecia na Tupi, em participações no programa "Histórias do Teatro Universal", de Chianca de Garcia, e musicais com Bibi Ferreira e Renata Fronzi... Isso sem contar que apresentou-se com "Massacre" duas vezes na Tupi de São Paulo... A sua introdução definitiva na Tupi do Rio ocorreria pelas mãos de Max Nunes, o próprio, no humorístico "Uma Pulga na Balança", na versão carioca de "Fábulas Encantadas", feito por Júlio Gouvêia e Tatiana Belinky em São Paulo, no "Teatro Policial" de Bob Chust, de quem foi assistente, e como ator de novelas... Cassiano Gabus Mendes, no período em que esteve no Rio, confiou a Sherman a direção do “Teatro Gebara”, com Heloísa Helena... Também comandou a versão carioca de "Alô Doçura", estrelada por Haydée Miranda e Paulo Maurício, outros humorísticos de Max Nunes e uma versão em 45 capítulos de "Gabriela Cravo e Canela", com Paulo Autran e Renato Consorte... A partir de um encontro por acaso na rodoviária da Praça Mauá, colocou o russo Ozen Sermet, que tinha sido diretor de fotografia na Rússia, em sua equipe, melhorando a iluminação dos programas com refletores emprestados da boate Night And Day... Quando a Tupi se mudou para a região da Urca, trabalhava forte com roupas e objetos trazidos de casa para os cenários, assim como Pernambuco de Oliveira e suas obras de arte, e Sorensen e seus figurinos... Dirigiu "Teatro de Comédia da Imperatriz das Sedas", "Ali Babá e os 40 Garçons", "O Céu é o Limite", "A Bela e a Fera", "Cidinha Livre", "Festival Universitário de Música", "Concurso de Músicas para o Carnaval" e trouxe para o Rio o "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de Gouvêia e Belinky, mantendo Lúcia Lambertini no papel de Emília... No livro, Sherman aponta como seus apresentadores favoritos Heloísa Helena, J.Silvestre e Flávio Cavalcanti... Que é o personagem principal do capítulo seguinte, desde a estreia de "Um Instante Maestro", em 1957, vindo da rádio Mayrink Veiga, passando pelo "Noite de Gala", que começou na TV Rio, até a criação da guerra dos domingos com o "Programa Flávio Cavalcanti", em setembro de  1970, uma fusão de "Um Instante Maestro" - vide discos quebrados - com "A Grande Chance" - vide júri para analisar os calouros, enfrentando ao mesmo tempo os programas de Chacrinha e Silvio Santos na Globo, vide Seu Sete da Lira... O livro reproduz a capa de "Veja" sobre a sua suspensão, em 1972,  que mais adiante levaria a sua saída da Tupi, em 1974, retornando em 1978, com a emissora em crise... Dessa fase são os programas disponibilizados pelo Arquivo Nacional, e o seu sucessor, "Domingo a Noite", criado por Wilton Franco, o próprio... A centralização da produção comandada por Boni, em 1966, no Telecentro, é o tema do próximo capítulo... O autor menciona os maiores êxitos dessa fase, "A Grande Parada", com Jerry Adriani, "I Love Lúcio", com Lúcio Mauro e Arlete Salles, "Fahrenheit 2000", com Eliana Pittman e Taiguara, o musical humorístico "Black And White", os programas de Chico Anysio, Moacyr Franco, Bibi Ferreira e Flávio Cavalcanti, e também a razão do fim do esquema - as emissoras da Tupi recebiam os ganhos publicitários, mas com exceção de Rio, São Paulo, Minas e Brasília, não pagavam os custos de produção... Sendo assim, o Telecentro não durou um ano, e Boni foi para a Globo, apalavrado com Walter Clark, onde trabalhou forte no mesmo esquema de produção centralizada por 30 anos, de 1967 a 1997... Na fase do Telecentro, as novelas continuavam a ser feitas em São Paulo - o maior sucesso do período foi "Somos Todos Irmãos", de Benedito Ruy Barbosa, embora o livro não deixe de enumerar as tramas produzidas no Rio, desde a fase da fase da Rua Venezuela, com Chianca de Garcia e J.Silvestre... Na Urca, "Sessão das Cinco", "Teatro do Lar Feliz" e "Teatro de Novelas Coty" apresentavam novelas de 30 capítulos, escritas e dirigidas por Ilsa Silveira, auxiliada por Aparecida Menezes e Moisés Weltman,  com protagonismo de Aracy Cardoso no horário vespertino e Yoná Magalhães na faixa noturna... O ator principal variava, com Alberto Perez, Herval Rossano e Paulo Porto dividindo-se na tarefa... O maior sucesso de Aracy, porém, foi uma história religiosa, "A Canção de Bernadette", de 1957... Ilsa também fez uma versão de "Poliana" em 1966, com Maria Pompeu no papel de tia da protagonista... Em 1960, Janete Clair escreveu "O Acusador", dirigida por Fábio Sabag, em que Jardel Filho interpretava gêmeos... Em 1967, Mário Brasini realizou "O Retrato de Laura", "Enquanto Houver Estrelas" e "Um Gosto Amargo de Festa"... Quando o projeto emplacou, a Gessy Lever trouxe para Tupi Glória Magadan, recém-saida da Globo, onde escreveu uma única trama, "E Nós, Aonde Vamos???", um esforço para sair do capa-e-espada, e o núcleo carioca de teledramaturgia chegou ao fim... Nova tentativa aconteceria em 1972, com "Tempo de Viver", de Péricles Leal, mas o desacordo com a emissora de São Paulo fez a novela ser exibida pela Gazeta... Mas isso porque o livro não cita "Jerônimo, O Herói do Sertão", de Moisés Weltman, também produzida no Rio, e que teve êxito inclusive em São Paulo... No ano passado, até circulou a informação de que a história, sucesso na Rádio Nacional nos anos 1950, e no SBT na década de 1980, seria refeita nos Estados Unidos, por meio de Wladimir Weltman, filho de Moisés... Após um capítulo sobre o Bar Canal 6, que tinha na região da Urca a mesma função da  "Padaria da Tupi" no Sumaré, Lima e Silva relata a vigília do último dia da Tupi carioca... Quando o livro foi lançado, em 2010, o que havia disponível no YouTube era um trecho em vídeo da vigília no palco montado no antigo grill do cassino da Urca, comandada por Jorge Perlingeiro - o próprio -  alguns registros em áudio, o que inclui o depoimento do filho de Assis Chateaubriand, Fernando, pedindo ao presidente Figueiredo, em nome da amizade com seu pai, que não casasse a emissora, e as entrevistas com funcionários feitas por Ângela Leal e Neila Tavares depois da lacração do transmissor, em 18 de julho de 1980... Momento que só era conhecido pela reportagem do "Jornal Bandeirantes", e que hoje pode ser visto integralmente no YouTube (c)... Alis, atualmente, os vídeos do Arquivo Nacional, copiados em canais do YT, dão uma ideia mais ampla da programação dos últimos tempos do canal 6... O fenômeno do aluguel de horários, por exemplo, é representado por "O Despertar da Fé, com apresentação de RR Soares, o próprio... No vídeo do final da vigília, chega a ser exibido a vinheta do “Aqui e Agora”, criado por Wilton Franco para um produtor cubano que alugava o horário vespertino, e que na TVS Rio e no SBT se tornou "O Povo na TV"... Que já havia estreado quando aconteceu a lacração... Do transmissor da Tupi, digo...
















































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