sexta-feira, 28 de abril de 2017

Quando os anúncios publicitários tinham doçura...

Em 1979, a Turma da Mônica trabalhava forte nas "chansons d'amour" para anunciar a maionese da CICA...


























































No texto “Brasileira, da cozinha e do lar”, que abre a primeira edição da revista “Doçura”, lançada em julho de 1979, os anunciantes são citados como parte importante da publicação, um projeto iniciado seis meses antes... “Também em ‘Doçura’ o leitor encontrará várias opções para compra dos produtos que necessita, a partir dos anúncios e mensagens publicitárias que lhe darão uma ideia real do avanço tecnológico obtido pela indústria brasileira na área do consumo”... Tanto que o “Brinde Especial” da primeira edição era uma lista de compras do mês devidamente patrocinada por diversas marcas, entre as quais o Arroz Delta, Feijão Ene – realmente, os preferidos dos professores de matemática -  Júpiter, O Biscoito da Nossa Era e Café Gran Dominium Tipo Exportação...  O primeiro anúncio, no verso da capa, é das camisas US Top... “Use por fora o que você sente por dentro”... Nas páginas internas, a parte publicitária começa com um anúncio de página dupla do “shampoo de volume” Harmony... “O espelho não mente”...  Logo depois da matéria sobre a amizade entre um menino e seu cachorro, um anúncio de Bonzo... Em meia página, não necessariamente original... “Só Bonzo dá ao seu cachorro o máximo”... Que a Esso não saiba, digo...  Em meio à sessão “Mulher Impressa”, um anúncio do Café Caboclo... “Saiu o novo pacote a favor do consumidor... Com a mesma quantidade de pó, muitas xícaras a mais”... Certamente uma inspiração para aquela música “Olha o Pacotão”, digo...  Na página seguinte, dois anúncios de um quarto de página, de produtos à venda exclusivamente nos supermercados da rede Pão de Açúcar – da mesma forma que a própria revista -  as conservas de frutas e goiabada Teyk – e a fralda descartável e calça plástica Flip...  A seguir, em meio a um perfil de Paulo Autran, algo que certamente deve ser uma coincidência, pois habitualmente os anúncios e seu lugar na revista são definidos antes do fechamento das matérias... Só assim para explicar o fato de que em um texto onde a ascendência francesa do ator é apontada como influência em seus hábitos alimentares – ainda que na época interpretasse um italiano na novela “Pai Herói” e tenha como uma de suas especialidades culinárias um vatapá sem fubá - haver um anúncio do Martini Rosé e do Molho de Maionese Rosé CICA... Este mereceria um texto à parte, pois é a versão impressa de um dos muitos anúncios em desenho animado que os estúdios de Maurício de Souza  fizeram para anunciar os produtos da indústria de produtos alimentícios sediada na região de Jundiaí...  Nessa propaganda, Mônica e Cebolinha se transformaram em “chansoniers” franceses e soltaram a voz... A letra do jingle é reproduzida no anúncio... “C’est si bom... Maionese Rosé. É a novidade da CICA pro seu sanduichê”, canta a Mônica...  “É tão bom, Maionese Losé. Na salada é gostosa, na calne é um chiquê”, canta o Cebolinha, com um chapéu de palha à Maurice Chevalier...  Artes da agência Proeme, Ênio Mainardi...  Depois do quarto de página do Suco Concentrado Libby’s de laranja, página inteira para o creme dental Colgate e seu casal sorridente... Se é que alguém vai reparar no sorriso dela com o “morcegão” dele bem do lado, digo... Se o anúncio do Café Caboclo não inspirou a marchinha do pacotão, os biscoitos Mirage que deram a ideia... “No biscoito Mirage ninguém põe a mão. Só você. Biscoitos Mirage – O PACOTÃO”... O nome do produto – presença garantida na merenda escolar na década de 1980 – vem do avião francês adquirido pela FAB... Foi até capa de “Veja”... “O Mirage Brasileiro”... Outra marca própria do grupo Pão de Acúçar, a Qualitá, dá o ar de sua graça em meia página entre as receitas de doces... Ainda que entre os produtos anunciados esteja o sal e o vinagre... Uma receita de ovos nevados está espremida entre outro anúncio do suco Libbys – este de tangerina – e da agência de turismo Intersul... “Empresa do Grupo Pão de Açúcar”... Ah, a sinergia...  Também em anúncios de meia página estão a sopa Creme de Tomate da Campbell’s – que a despeito dos quadros de Andy Wahrol, não emplacou no Brasil, mas quem mandou colocarem esse slogan “As pedaçudas”??? – e Nikolai, “A vodka que veio do frio”...  Na verdade, apenas o destilado de cereais veio de fora, Seagram... Melhor consumir as legítimas vodcas produzidas em Pirassununga ou em Presidente Prudente... E como ainda não existia a vodca Ice, esse componente indispensável das festas do BBB, o jeito era pedir para o consumidor deixar a bebida no congelador... Isso se ele não tiver lido a matéria “A caipiroska é nossa”... Logo depois do anúncio em que “Café Pelé lança a Moda Algodão Cru”... Sem medo da rima, entende???...  Para quem não curte vodca, tem a publicidade do licor Amaretto Dell’ Orso...  Ao lado de “Uma dúzia de truques para cortar calorias”, mais Libbys – suco de uva – e Exotic, “A lâmpada maravilhosa” da GE... A terceira capa traz o anúncio da  Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo e seus produtos lácteos, entre os quais estão o leite longa vida Long, o leite longa vida sabor morango Glut, o leite gelificado e a gelatina Pauli e a manteiga São Paulo Minas... Só faltou o Leite C Paulista de saquinho, digo...  A quarta capa é da Phillip Morris e seu cigarro Galaxy, numa época em que o Ministério da Saúde não se manifestava nas embalagens... 































Seria esse biscoito a inspiração da música de Carnaval gravada pelo Chacrinha, aquela do "Olha o pacotão"...


























































A contracapa do número 5 – aquele, com Renato Aragão na capa – vem com “Um brinde ao novo sabor de Tang: Limão”... De sorte que na página seguinte há um anúncio do adoçante Dietil... “Muito peso não compensa... Adoça tudo com melhor sabor”...  Na seção “Mulher Impressa”, uma mistura improvável... “O pudim mais gostoso que existe” da Vigor... “O alho veloz. Extrato de alho Arisco. Já vem pronto”... Uma página depois, um alerta... “SOS É SEGURANÇA Dê um a quem você ama”... “Uma capsula à prova d’água que após aberta apresenta uma tira de papel, no qual estão contidas todas as informações do portador”... Podendo ser usado como colar ou pulseira... Na falta de um chip implantado sob a pele, digo... “Por que os bons queijos você conhece pela marca???” era a questão do anúncio da Chisi, mais conhecida pelo Requeijão Poços de Caldas em copo de vidro – hoje Danone, em copinho plástico... A publicidade oferece outros produtos da marca... Camembert, Cremier, Queijo Pasteurizado Cheddar, Chiselle, Chisinho... Este praticamente um Polenghinho... Afinal, o requeijão de copo foi inspirado no queijo Catupiry, digo... Entre indicações de discos e livros, outra mistura da pesada... Sucos concentrados (Lanjal, Tanjal, Limonjal, Uvajal, Maracujal...) e Lysoform (Amoníaco, Desinfetante, Limpador)...  Na sequência do artigo em que Aloysio Biondi mostra as vantagens de se guardar comida, o Diabo Verde em pessoa aconselha... “Use minhas diabruras para desentupir pias e ralos”... Impressionante como ninguém criou uma torcida do Verdinho chamada “Diabo Verde”... E se “O ar enferruja comida” na matéria no alto da página, o anúncio logo abaixo afirma que “Aji-No-Moto enriquece seu tempero.  Sinta a diferença”... Vide receita de linguado assado à crioula... Depois de dois produtos conhecidos – Bonzo e Vodka Nikolai – um senhor sentando em uma mesa, ao lado de um prato de macarronada, vestido com camisa quadriculada e avental, careca e de barba branca, assegura... “PURECICA, o único purê de tomate feito pela CICA... Não tem outro”...  Mônica no rótulo que o diga...  Nas receitas com maionese, “Tudo o que leva tempro, leva tempero caseiro Maria”, saindo da lata, e receitas de canapés com maionese Hellmann’s... “Dá até para sentir o gostinho!!!”... Menos, menos... Para rebater “Experimente GRANOLA ® O Delicioso Alimento para qualquer hora. Grânulos à base de aveia, arroz, milho, coco e açúcar”... Apesar da falta de açaí, produto garantido pela Kellogg’s...  Para rebater as receitas com champanha, nada melhor que o Café Pilão... “Torrado a fundo lentamente”... No fundo do coador é mais forte... Ops!!!.. Olacyr de Moraes, o Rei da Soja, mostrava sua força com o anúncio de Novo Milke... “Composto Alimentar com Morango Natural”... E muita soja, vide óleo Violeta...  Melhor que mulher, digo... Em um pezinho de página, dividindo espaço com um calhau da revista, um anúncio de Sapólio Radium com uma revelação surpreendente... O garoto Bombril se chama Alberto!!!... Vide crachá... Uma publicidade que mereceria página inteira, mas nota-se que já então a Bombril economizada isopor na hora de anunciar... Depois de duas propagandas “internas” – Qualitá e restaurantes Well’s, a contracapa é da Vodka Eristoff, trabalhando forte no limãozinho...  O número 7, de janeiro de 1980, começa com uma página dupla anunciando a própria Doçura – “Bom, Bonito e Barato” – que aumentava o número de páginas – de 48 a 64 – e reformulava seu conteúdo, sendo vendida ao preço de dez cruzeiros... Vide fotos de carne assada com champignon, Dina Sfat e da nota de dez com Dom Pedro II – assinada por Mário Henrique Simonsen - não necessariamente nessa ordem...  A seguir, anunciantes que se mantém – Dietil no expediente, Lanjal e Lysoform em um quarto de página, Novo Milke em página inteira – e um estreante... O Sanitizante TOK Pinho... “TOK protege sua família”... Então é por isso que mãe, pai e filhos estão no rótulo...  Não era uma ameaça, Rafael Braga, digo...  Pequenos anúncios na seção “Viva – Ideias Luminosas à parte”, a Intersul reaparece em página dupla com quatro modelos vestindo a camisa das excursões da Wellcome... Essa de 18 dias com México, Acapulco, Valdisneiworld e Miami deve ser excelente, digo... Pagamento em 15 meses, sem entrada e sem avalista, só se for agora... Ops!!!... De volta ao Brasil, “Saúde!” é o brinde da água mineral Minalba, diretamente da fonte Marisa, na região de Campos do Jordão... Nesse tempo, pertencente ao grupo da Nestlé... O barbeador Schick, dividindo a página dupla com os bolos da Bahia, é “Para quem ama a própria pele”... Quanto aos queijos da Chisi, há controvérsias... As receitas da Cozinha Experimental Doçura tem um espaço para anúncios de panela de pressão – “Com Lares você vê como é gostoso economizar combustível” – refrigerante – “Venha viver um dia Pepsi” -  temperos – “Arisco lhe deseja um 1980 saboroso e bem temperado” – e molho de tomate – “Tomatelli, o refogado completo”... Vai um pacotão de Mirage aí???... Também tem  Azeitonas Verdes Maria para o tira-gosto... E seguimos com Aji-No-Moto (nem mudaram a receita, pô...), Lastri Indústria de Artes Gráficas, Cremogena – seria Toddy, com o slogan “Sabor que Alimenta”, Sapólio Radium com o Senhor Alberto, Bonzo e para fechar, Well’s... A seção de cartas está lado a lado com um anúncio da Pão de Açúcar Veículos  - “Onde Quem Manda é Você” – que mais tarde, já fora do grupo e com o nome de Nova Veículos, seria incorporada ao nome de um de seus vendedores, Roberto de Andrade, o presidente do Timão, o famoso Roberto “Da Nova”... Afinal, a concessionária da Chevrolet fica na Celso Garcia, perto do cruzamento com a Rua São Jorge...  Na terceira capa, o desodorante Avanço... Só que em aerossol, prometendo Dupla Proteção... “O desodorante que veio resolver dois problemas: o seu... e o de suas roupas”... Haja axila... Bom, o cigarro Galaxy se intitulava “A decisão inteligente”... 



























Esse anúncio faz pensar por que não existe nenhuma torcida organizada da Porcaria chamada "Diabo Verde"...


























































No mês seguinte, no número 8, “Becosa, O Steinhäger”, “Faz aquela caiperrinha”... “Os franceses aprovaram” o Vinho Saint-Honoré... Pelo menos é o que teria dito o presidente da França na época, Giscard D’Estaing, durante visita ao Brasil... Nacionalismo dos franceses à parte, com uvas europeias é fácil, digo... Bem que o Aloysio Biondi se queixa, algumas páginas à frente, das importações de matéria-prima emperrando a economia brasileira, digo...  “Colha esses frutos”, vide pedaços nos iogurtes Leco...  “Dentro de cada garrafa uma história de amor”. Nesse caso, no Amaretto de Saronno...  Um anúncio em forma de fotonovela traz a história... “A mulher que usou a cuca”...  Na verdade, juntou dez embalagens de coco ralado e recebeu um livro de receitas da Sococo...  “Hellmann’s à vontade”... Na Salada Alemã, no Molho Rosado, e no Molho Italiano.... “Esses vidros se comportam muito bem diante de conservas e compotas”, argumenta o anúncio da Frascolex... E para fazer o esquenta, “Chips e Samba dá Carnaval”... A edição de setembro de 1980 anunciava logo na contracapa filme fotográfico – “Filmes Kodacolor, as cores vivas Kodak”, vide anúncio com pessoas de várias cores, no México Edgar Vivar fez uma propaganda parecida – e refrigerador – “Combinado GE. A geladeira que sabe separar as coisas”... O internauta Chico Melancia deixaria pela publicidade do tênis TRX-Competition da Adidas ©no índice e nem daria bola para o “Açúcar União, O Doce Sabor da Energia”...  Quem teve a ideia de colocar a Angélica de “janelinha” em meio a outras crianças brancas, loiras ou ruivas, certamente sabia o quanto o açúcar afeta a dentição humana, digo...  Depois da seção de cartas, “Apresentamos as únicas receitas que fariam a panela de pressão Magefesa explodir”... Peixe com banana – de dinamite... Pão de minuto – com bomba-relógio... Tortillas à granada – com a própria... O Pão de Açúcar dá uma forcinha para a revista com Teyk e Qualitá – não tinha mostarda no outro anúncio, Mestre – e a Maguary reserva meia página para “O coco ralado de boa família”, vide apoio do Banco do Nordeste... Mais modesta, a Bombril colocava o Senhor Alberto em um porta-retrato, onde dedica à “todas as minhas queridas fãs” o desinfetante Kalipto...  Em dois quartos de página, Cremogena e Café do Ponto – “Sinta o gostinho que o Brasil tem lá fora”... Maior auto-elogio, só o de Seda Rinse&Condicionador... “Incrível!!! Cabelos livres, leves, obedientes, protegidos por inteiro. E sem qualquer sinal de oleosidade”...  A Copersucar podia ter saído da Fórmula-1, no entanto, trabalhava forte no anúncio do Café Pilão – “O café que rede mais”... No meio do longo dossiê sobre o amor, uma página em que o uísque Royal Label está junto de um calhau anunciando que Doçura de outubro é das crianças... Mais adiante, “Receba o primeiro consumo de sua água Fontalis grátis”, cortesia da Press Service, levando ao consumidor água mineral “pura, cristalina, diretamente  das fontes nascentes da Cantareira”, sem essa de volume morto, digo, chupetas Flip e “Toda mulher precisa de Carícia”... Na verdade, “o depilador feminino que não precisa de eletricidade”... O ensaio de moda da melhor idade é interrompido pelo anúncio da Gradiente – a sugestão, não por acaso, é que o “3 em 1” seja adquirido no Jumbo Eletro – e pela aparição de um dedo de feminino, vide unha pintada de vermelho,  com uma fita amarrada... É que a Souza Cruz aconselha que as mulheres comprem cigarros – para ela e seus maridos – em supermercados...  Agora, a lista de marcas relacionadas no anúncio é tudo o que os jogadores de Stop sempre sonharam... Advance, Albany, Arizona, Carlton, Charm, Continental, Du Maurier, Hilton, Hollywood, Minister, Luiz XV, Pall Mall...  Logo depois das fotos de pratos com flores e frutas, o caldo Maggi se introduz na receita de cuscuz... À paulista... O suco de abacaxi Maguary se proclama “de confiança” e a Kellogg’s se aventura em campos jamais imaginados com sua Tortilla ®... Acompanhamento perfeito para “Canja”, digo, anúncio acompanhado do calhau da revista “Canja”, especializada em música... “É muito melhor que uma melancia de meia em meia hora”... Logo depois, uma página dupla coloca um japonês de quimono anunciando uma marca alemã de televisores... “Existem muitas marcas de TV a Cores no Brasil. Mas a Telefunken é a dona da ideia”... Ah, o PAL... Ops!!!... E “Quem não gosta de Samba, bom sujeito não é” – no caso, das sandálias que parecem muito com as Havaianas...  Depois da matéria sobre o Pantanal, “Preparar... Avançar... Fogo!!!”... Leite Moça vem com uma receita de Bolo Cara de Palhaço para garantir à criançada uma festa de aniversário para a foto aparecer no Buzzfeed...  Na contracapa, “Com Lipton, todo dia é diferente do outro” – molhos para salada, no caso – “Trinity Roll-On libera os movimentos da mulher” – desodorante, muito antes do Eliéser do BBB chamar de “rolão”... 









































Quem poderia imaginar que o nome do Garoto Bombril é Alberto, hein, Carlos Moreno???...

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