quarta-feira, 19 de outubro de 2016

E há quem diga que o BRT do Rio não é transporte...

Altíssima demanda do BRT carioca levou a aquisição de carros bi-articulados para operar nos corredores...











































Quem embarca no BRT Transcarioca na estação Galeão não costuma pegar os ônibus biarticulados cheios... Tanto o Marcopolo Viale BRT quanto o Neobus Mega BRT são dotados de ar-condicionado, porém no modelo da Neobus o sistema é bem mais eficiente... Alguns carros possuem prateleiras para os passageiros que desembarcam no aeroporto deixarem sua “equipagem”, Pancada... Se o ônibus sai vazio, ele lota facilmente entre as regiões da Ilha do Fundão – onde está o Terminal Aroldo Melodia – e Madureira... Já em Vicente de Carvalho, estação interligada com o Metrô Rio, a demanda é elevada é o espaço é escasso...Algumas portas das estações já estão danificadas, dando margem à evasão de renda... Os vendedores de barrinhas de cereal Trio ® trafegam livremente pelas estações e corredores... Mesmo com o ônibus superlotado, nossos colegas de rede arriscam uma sonequinha antes de comparecerem à estação de Curicica, região sempre citada por Renato Aragão no programa “A Turma do Didi”... No Transcarioca, a estação mais próxima do Parque Olímpico é a Rio 2 – nome do condomínio no lado oposto ao das instalações olímpicas... Há uma estação do BRT em frente á entrada principal do Parque, porém ela não operou nem nos Jogos Olímpicos e tampouco nos jogos Paralímpicos... Seria movimento demais para uma simples estação...  Quem descia em Rio 2 precisava fazer uma vigorosa caminhada para chegar até o Terminal Centro Olímpico Morro do Outeiro, de onde saíam as linhas para o terminal Jardim Oceânico – circulando pelo “Lote Zero” do BRT, na Barra da Tijuca – e Deodoro, pela recém-inaugurada Transolímpica...  Pouco depois da Cristal da placa “NÃO TEM POKEMON NA ESCADA”, montaram um pré-embarque com validadores antes da improvisada passarela metálica que ligava o Parque Olímpico ao terminal... Assim, o torcedor teria apenas o trabalho de descer as escadas e ficar na fila... Na época das competições, o terminal ficou pequeno para tanto movimento... O Edmilson da Rio Ônibus tinha muito trabalho para orientar o estacionamento dos carros na plataforma, onde as filas se abrigavam abaixo da passarela, e mais ainda quando uma das portas dos articulados não abria... A linha especial para Jardim Oceânico podia ser acessada também em frente ao shopping New York City Center, na estação Barrashopping, pouco depois do Terminal Alvorada e da Cidade das Artes, vide passarela subterrânea que lembra o metrô de Tóquio... No caminho até Jardim Ocêanico, vários shopping centers, inclusive o oficial dos Jogos – cujo estacionamento abrigava os ônibus adesivados Rio 2016, que serviam aos atletas, jornalistas e pessoal de apoio à organização... Alguns das empresas municipais do Rio, outro das empresas de Niterói, alguns intermunicipais...   Com um pouco de sorte, era possível viajar com voluntários e atletas de diversos países... Para quem vinha do Parque Olímpico, não era necessário apresentar ingressos na volta das competições...  O grande movimento na estação Jardim Oceânico do Metrô Rio obrigava os funcionários a orientarem os passageiros para que ocupassem toda a extensão da plataforma do trem para General Osório... Pena que ninguém tenha orientado o Doutor Kenji quando ao balaústre baixo dos trens alvinegros chineses...












Nos horários de pico, não sobra espaço nem mesmo nas sanfonas de articulação dos carros...













































Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos entrou em operação mais um BRT no Rio de Janeiro, o Transolímpica... Que tornou-se uma excelente opção para ir da Zona Norte até a Barra da Tijuca sem passar pelo Centro e Zona Sul... Há ainda mais um BRT, o Transbrasil, que ligará o Caju, na Zona Portuária, até Deodoro, seguindo pela Avenida Brasil, oi oi oi... Mas como indicam as placas colocadas nos canteiros de obras, esse BRT ficou para novembro, isso se não deixarem para o Crivella ou o Freixo... Entre Vila Militar e o Terminal Recreio, na Região de Recreio dos Bandeirantes, são pouco mais de vinte minutos de percurso no serviço expresso... Os articulados vindos de Deodoro passam pelas estações Vila Militar, Magalhães Bastos, Padre João, Marechal Fontenelle – na região do Terminal Sulacap – Boiuna, Outeiro Santo, Colônia, Ventura, Leila Diniz, Asa Branca, Morro do Outeiro, Riocentro, Olof Palme, Ilha Pura, Taperunas, Catedral do Recreio e Recreio, cujo terminal está a uma caminhada de distância da estação Salvador Allende do Tranoeste... De onde aquela porta de embarque sem porta permitia a visão de uma filial do Mundial – aquele supermercado que tem o que a Porcaria não tem – e o banner de uma peça de teatro inspirada no filme “Frozen”...  No caminho da Transolímpica há várias placas escrito “Refúgio” – pois há pistas para carros e caminhões, além do corredor do BRT, e os respectivos pontos para estacionamento – postos de pedágio – porque os motoristas dos carros e caminhões são cobrados – os túneis Cauby Peixoto – quem poderia imaginar que Cauby teria seu túnel exposto – e Tancredo Neves – tio do governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles, a Vila dos Atletas, usada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e que agora será a nova versão do Jambalaya do “Toma Lá Dá Cá” e o Riocentro, que recebeu parte das competições e o Parque Olímpico da Barra, construído no lugar do antigo Autódromo de Jacarepaguá, batizado em 1987 de Nelson Piquet... Isso encasquetava o Doutor Kenji, pois se o Parque Olímpico é na Barra da Tijuca, porque a lagoa ao lado do parque chama-se Lagoa de Jacarepaguá???... Era melhor ter feito os Jogos Olímpicos em Curicica, onde pelo menos têm ônibus das linhas alimentadoras do BRT Transcarioca que passam na porta do Projac, onde localizam-se os estúdios da Globo... Qualquer uma das linhas do BRT tem como marca registrada a altíssima demanda... Não sobrava espaço nem mesmo nas sanfonas de articulação dos ônibus... Ir sentado era um privilégio, mas sempre havia um prestativo Doutor Kenji para ceder seu lugar a gestantes, idosos e o internauta Chico Melancia... Ops!!!...












Com um pouco de sorte, consegue-se um assento para poder fazer o percurso da viagem sentado...










































Nos terminais Recreio, Morro do Outeiro e Alvorada, os internautas que se apetecem em registrar ônibus tinham à sua disposição grandes “mangueirões” onde os biarticulados fora de serviço permaneciam estacionados... Na estação Rio 2, o melhor lugar para fotografar os carros do BRT em ação era o alto da passarela... Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, para dar conta da elevada demanda, entraram em ação os Neobus Mega BRT biarticulados, devidamente adaptados às plataformas elevadas... O Terminal Alvorada recebeu uma ampliação recentemente, necessária para comportar as grandes filas da linha do Transcarioca para Madureira, uma multidão de fazer inveja à espera pelos superarticulados da linha 4310-10 no Terminal Parque Dom Pedro II... Alis, os nossos colegas de rede acabaram apelidando o Terminal Alvorada de “Pedrão”... Nada a ver com o personagem de Marcius Melhem em “Os Caras de Pau”... No subsolo, há uma loja de colchões, um Bob's (R) para quem curte milk-shake e não queira Ovomaltine (R) e uma lanchonete que vendia pizza quadrada... Melhor que isso, só o espetinho de salsicha no Terminal Jardim Oceânico, ou as pipocas BRT, na entrada das estações respectivas... Para quem queria chegar mais rápido à Casa dos Lunáticos, na região da Praça da Bandeira, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpico, havia o serviço especial Vicente de Carvalho no Terminal Centro Olímpico Morro do Outeiro... Uma linha com paradas apenas em Madureira e Vicente de Carvalho, ponto de conexão com a Linha 2 do Metrô-Rio...  Onde o visitante pode fazer fotos da estação metroviária – com o morro incluso, é claro... Passando pelas regiões de Curicica, Tanque,  Taquara, Praça Seca, Campinho, Madureira,  Otaviano, Vaz Lobo e Marambaia...  A altíssima demanda de outras linhas do BRT repete-se no serviço especial, com algum alívio em Madureira... Em Vicente de Carvalho, é só pegar o metrô no sentido Botafogo para chegar a São Cristóvão... Pena que a passarela mais próxima da Praça da Bandeira esteja fechada, o que aumentava o tempo de caminhada até a Casa dos Lunáticos...  Os críticos do BRT costumam dizer que ele só funciona na televisão e que nem poderia ser considerado um meio de transporte... O fato é que o sistema praticamente partiu do zero para criar uma interligação entre as diversas regiões do Rio que não existia de forma efetiva dentro dos sistemas de transportes públicos...  Resta saber o que o próximo prefeito da cidade fará com essa rede de corredores de ônibus...













Devidamente ampliado, o Terminal Alvorada já está ficando pequeno para tantos passageiros...

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