sexta-feira, 1 de abril de 2016

Muito mais que a simples mudança de letreiro...

A partir deste sábado, o BUTANTÃ USP sai dos letreiros das linhas 177H-10, 701U-10 e 702U-10...























































A partir de amanhã, 2 de abril, começa a valer uma grande mudança nas linhas de ônibus que atendem a Área 8 da cidade de São Paulo... Na verdade, é uma alteração na denominação das linhas, no entanto, a modificação afeta três itinerários muito conhecidos dos Mestres... As linhas 177 H-10, Metrô Santana-Butantã USP, 701 U-10, Metrô Santana-Butantã USP e 702U-10, Terminal Parque Dom Pedro II-Butantã-USP, passam a exibir em seus letreiros o topônimo Cidade Universitária... Quer dizer, continuarão a fazer o mesmo percurso e seguir rumo a seu destino habitual... De acordo com a SPTrans no “Jornal do Ônibus”, a alteração tem como motivo “facilitar a identificação das linhas que atendem a Cidade Universitária”... Bem como equipará-las à denominação das linhas 7181-10, Terminal Princesa Isabel-Cidade Universitária, e 7411-10, Praça da Sé-Cidade Universitária... De resto, as três linhas prosseguem como alternativas para quem desembarca da estação Butantã da Linha 4-Amarela, do Metrô, e não quer encarar as filas nos pontos iniciais das linhas 8012-10 e 8022-10, sempre enormes a qualquer hora do dia... Desse modo, a opção é esperar pelos ônibus com letreiro novo no ponto da esquina da Avenida Vital Brasil com a Rua Pirajussara... Se bem que... A 702U-10 costuma passar carregada pelo ponto, tendo em vista que atende muitos passageiros que vem da região central da cidade e que com toda a razão querem evitar o Metrô para economizarem o dinheiro da integração... Não que a 701U-10 não deixe de ter o mesmo problema, mas a empresa Sambaíba tem colocado carros articulados na linha, o que consegue atender melhor a demanda... Alis, na sexta-feira, 1º de abril, último dia de operação antes da mudança, os ônibus da linha circulavam tanto com o letreiro antigo quanto com o novo... Artes da tecnologia digital...  Primeiro passava pela Vital Brasil um Millenium BRT escrito BUTANTÃ-USP e alguns minutos depois aparecia outro articulado com o letreiro CIDADE UNIVERSITÁRIA... Mais ou menos o que aconteceu quando reorganizaram as linhas da Área 4, em 2013... No caso da Jardim São Francisco-Metrô Itaquera, os ônibus rodavam tanto com o número antigo (3707-10) quanto com o novo (407U-10)... Se os veículos ainda usassem os bons e velhos letreiros de lona, essa confusão jamais aconteceria,  aponta o Mestre...

























Um destino familiar desde os tempos dos letreiros de pano e do ponto inicial no Largo da Concórdia...




















































Por falar em Mestres, as três linhas que mudarão de nome são antigas conhecidas dos tempos em que nossos colegas de rede eram universitários e a internet ainda discada ensaiava seus primeiros passos no Brasil... A linha 702U-10, por exemplo, era frequentada pelos nossos companheiros de web desde quando era operada pela Viação Astro – não confundir com a Viação Castro – e ia do campus universitário até o Largo da Concórdia, na região do Brás... Nessa época, Bilhete Único era apenas uma promessa de campanha eleitoral e os passes escolares eram de papel... Pagava-se meia-passagem, e o estudante portador da carteirinha emitida pelas entidades estudantis tinha direito a uma cota de 50 passes por mês... Que poderia ser aumentada para 80, desde que o aluno fosse a SPTrans e comprovasse o uso de mais de duas conduções por dia... Como não havia Bilhete Único, o passageiro que comparecesse no Largo da Concórdia e quisesse pegar o ônibus da antiga linha 312T-10, Largo da Concórdia-Guaianazes, operada então pela Viação Kolumbus, tinha de gastar outro passe... Fazer esse transbordo no final da noite era uma experiência única... Para quem vinha das regiões servidas pela Linha3-Vermelha do Metrô, havia a opção de pegar o 702U-10 na região da Praça da República... Quando geralmente o Caio Vitória da Astro estava cheio... Não raro alguns dos bancos estavam ocupados por um enorme saco de retalhos adquiridos na região do Brás...  A linha passou a ter ponto inicial no Terminal Parque Dom Pedro II apenas em 1998, quando já era operada pela Viação Gato Preto... Com a vantagem de que a transferência dentro do terminal era gratuita... Assim o usuário, além de estar em um local abrigado, reformado em 1996 pelo prefeito Paulo Maluf, só precisava se preocupar em não perder o último carro, digamos, da linha 3406-10, Terminal Parque Dom Pedro II-Cohab Juscelino... Esse benefício acabou com a implantação do Bilhete Único, em 2004, quando surgiu um novo problema... A integração temporal era limitada em duas horas... Questão que só seria equacionada pelos sucessores de Marta Suplicy na Prefeitura, José Serra e Gilberto Kassab, que aumentaram o tempo de integração para três horas – eliminando o acúmulo de passageiros entre a porta de entrada e a catraca – porém limitado a quatro viagens por passagem... Um grande gargalo da linha sempre foi a congestionada travessia da Avenida Rebouças... Mesmo o corredor exclusivo construído por Marta Suplicy em 2004 apenas conseguiu enfileirar os muitos ônibus que trafegam pela via... Agilidade no deslocamento, só mesmo com a inauguração da Linha 4-Amarela do Metrô até a Estação Butantã, em 2011... Assim, quem vem de outras regiões da cidade, e pode compatibilizar a viagem de Metrô com seu orçamento, só precisa pegar o 702U-10 na Vital Brasil... Novo destino, novos problemas...
























Na véspera da mudança, a maioria dos carros da 701U-10 mantinha o letreiro antigo...

















































As linhas 177H-10 e 701U-10 são sobreviventes de um tempo em que havia várias linhas ligando a Zona Norte ao campus universitário... Havia a 107T-10, Tucuruvi-Cidade Universitária, operada pela TB Bus, em substituição à CMTC, com os trólebus da década de 1960, passando pela região da Augusta – vide congestionamentos nas terças-feiras, quando o “Sai de Baixo” era gravado no Teatro Procópio Ferreira – a 177H-10, Horto Florestal-Butantã-USP, a 177P-10, Pedra Branca-Butantã-USP e a 701U-10, Jaçanã-Cidade Universitária... Estas três últimas linhas à cargo da Viação Nações Unidas, todas elas com Caio Vitória e seus bancos de plástico, mesmo na época em que a 702U-10 já contava com o modelo que o sucedeu, o Caio Alpha... Anos antes, também havia a linha 157U-10, Vila Nilo-Butantã-USP, que nos tempos em que nossos colegas de rede pediam ajuda aos universitários já tinha sido encurtada, terminando a viagem no Itaim Bibi... Com a implantação do Sistema Interligado em 2003, e a erradicação dos trólebus na região da Augusta, as quatro linhas passaram a ser operadas pela Sambaíba, com seus Caio Apache Vip OF  com banco de ônibus escolar e depois com os Caio Millenium Piso Baixo Central, com aquele espaço enorme no meio do veículo sem nenhum lugar para os passageiros em pé se segurarem... A destinação da 177P-10 passou a ser a Casa Verde, enquanto a  177H-10 e a 701U-10 começaram a seguir para o Metrô Santana...   A 107T-10 passou a ter ponto final em Pinheiros em 10 de novembro de 2012... A 177P-10 também foi encurtada, tendo como destino o Metrô Butantã... No caso da 177H-10 e 701U-10, o problema do trânsito lento na descida da Rua Cardeal Arcoverde e na subida da Rua Teodoro Sampaio – o Mestre sempre usou essas linhas nos tempos em que residia na “Rua das Cobras”, quer dizer, na Rua Butantã, se mantém desde os tempos das Nações Unidas – a 701U-10 era operada pela CMTC até a privatização, em 1993 – vide o tempo em que Gugu Liberato e Miguel Falabella eram sócios em uma casa noturna na Teodoro...  A linha 7181-10, operada pela Gato Preto desde os tempos em que o ônibus saía da região do Anhangabaú, na Rua João Adolfo, perto da antiga sede da Editora Abril e bem em frente ao antigo edifício Joelma, e a 7411-10, que antes do Interligado ia somente até Pinheiros, e com a quebra da Viação Villa Lobos, em 2006, se tornou responsabilidade da Gato Preto, vide sonecas que iam da Xavier de Toledo, no Centro, até a Afrânio Peixoto, no Butantã, sempre tiveram “Cidade Universitária” em seu nome... A mudança de denominação das linhas para o campus universitário faz o internauta Chico Melancia lembrar da linha 477U-10, operada pela Viação Taboão e depois pela Via Sul, primeiro como Sacomã-Butantã-USP e depois como Hospital Heliópolis-Butantã-USP... Ah, os monblocos MBB O371-10 e os Caio Vitória com porta de uma folha só... Depois encurtada até o Shopping Iguatemi e em 2013, até o Metrô Vila Mariana...  Para o Doutor Kenji, o maior trauma foi o seccionamento da linha 577T-10, Jardim Miriam-Vila Gomes, que já foi Jardim Miriam-Butantã-USP, em 26 de outubro de 2013, quando teve o ponto final fixado no Metrô Ana Rosa... E não adiantou criarem a linha 809V-10, Vila Gomes-Paulista... Nosso colega de rede não se cansa de exigir... Volta Azulzinho!!!... Até porque a 809V-10 é operada pela Transpass, que tem a cor laranja da Área 8... Nada a ver com o azul da Mobibrasil, que sucedeu a Paratodos e a VIM...






















Em alguns veículos, no entanto, a mudança foi antecipada e eles já vinham como CIDADE UNIVERSITÁRIA...

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