quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Tem ônibus a diesel no passeio de trólebus...

Trólebus da Ambiental comparece no Pátio do Colégio e uma imensa fila esta à sua espera...























































































O passeio de trólebus comemorativo dos 462 anos da fundação da cidade de São Paulo contou com o comparecimento de 15 veículos... Sendo que na região do Pátio do Colégio saíram 12 trólebus da empresa Ambiental, dois carros movidos a bateria e... Um ônibus convencional a diesel!!!... Uma enorme contradição em um evento que desde 2006 se dedica a celebrar o transporte limpo... A presença do Millenium BRT da empresa Expandir se deveu a uma falha no acionamento na porta de um dos trólebus... A SPTrans, empresa municipal que supervisiona os serviços de ônibus em São Paulo, simplesmente autorizou a substituição pelo veículo mais a mão... A garagem da Expandir, no Brás, é mais próxima do Centro da cidade do que a da Ambiental, localizada no Tatuapé... A urgência em contornar a espera de mais de 40 minutos para embarcar nos ônibus do passeio justificaria a adoção de uma medida tão exterma... Nem mesmo o fato do veículo ser movido a óleo diesel, destoando do restante da frota mobilizada para o evento, foi levado em consideração... A substituição repercutiu tanto quanto a ausência dos trólebus da Metra, empresa que opera o corredor da região do Grande ABC... Não houve acordo sobre quais veículos a empresa deveria mandar para o passeio... Um fato lamentável... Na época em que a frota de trólebus paulistana estava estagnada, sem renovação à vista - vale lembrar que a licitação definitiva da Área 4 aconteceu apenas no final de 2007, e os trólebus, todos da frota pública, com chassis das décadas de 1970 e 1980, reencarroçados em 1995, eram operados emergencialmente pela Himalaia - os veículos novos da Metra eram uma novidade atraente para o público do passeio... Mesmo que fosse extremamente desgastante para os motoristas, pois a operação é fora dos corredores habituais... Os aficcionados por transporte tinham a oportunidade de fazer um passeio adicional ao pegarem carona nos trólebus em seu retorno ao Terminal São Mateus... Onde os veículos eram recolocados na rede do corredor metropolitano do ABC... Pelo caminho, os trólebus último tipo faziam os passageiros nos pontos de parada darem sinal, mesmo que os carros da Metra passassem direto... E pensar que na década de 1970, quando se planejou o incremento do sistema de trólebus paulistano, as redes da capital e do ABC eram uma coisa só...















































Ar-condicionado do BYD de 15 metros é tão frio quanto as bebidas vendidas pelo ambulante, digo...








































































Na ausência dos trólebus da Metra, o grande diferencial do passeio deste ano foram os ônibus chineses movidos a bateria elétrica da BYD - "Build Your Dreams", como lembra o Doutor Kenji, que é japonês... Apesar de ter sido confundido com um comprador de jogadores do Timão no último passeio natalino de ônibus iluminados... Eles receberam os números 1 e 2 da organização do evento... O modelo K9 já compareceu no passeio de 2014, quando ainda possuía as configurações internas originais... Já adaptado aos padrões exigidos pela SP Trans, o veículo começou a ser testado no ano passado pela Ambiental, a princípio na linha 3160-10, Terminal Vila Prudente / Terminal Parque Dom Pedro II... A primeira a operar (com trólebus...) em corredores exclusivos... Na época chamados de "semi-canaleta", em oposição a "canaleta" de Curitiba... Agora, o K9 está com a Gato Preto para mais uma etapa de testes... A novidade da BYD no evento foi o modelo K10, trucado, com 15 metros de comprimento... Internamente, ele já está pronto para os testes, devidamente ajustado às exigências da Prefeitura e dotado de ar-condicionado... Nesse ponto, era o único participante do passeio que possuía o equipamento... A ideia do governo municipal é que este se torne um item obrigatório em toda a frota... No caso específico do evento realizado em 25 de janeiro, seria uma excelente medida... Todo ano se formam imensas filas entre às 9 horas da manhã e as 3 horas da tarde, período oficial da realização do passeio... Em geral, as pessoas esperam sob um calor escaldante de verão... Neste ano, apesar do mês de janeiro ter registrado vários dias atípicos de freio, no feriado do aniversário de São Paulo o sol brilhava com toda a força... Desta vez, havia até uma tenda para abrigar parte do público que esperava para andar de trólebus, ônibus a bateria ou até o carro a diesel... Porém era muito pouco para uma fila que, exatamente como nos anos anteriores, se estendia pelas ruas próximas ao Pátio do Colégio... Nem sempre é possível usar as miniaturas de trólebus para montar distribuídas pela Prefeitura como abano... Às vezes falta um boné... Ou mesmo o dinheiro para comprar água com algum vendedor ambulante... A fila é uma amostragem significativa do sufoco diário dos usuários do transporte público, com a diferença de que o passeio é gratuíto... Isso demonstra que não é a tarifa que faz um transporte público acessível e de qualidade... O problema é que discutir tarifa zero é enfrentar tabus tão arraigados como nos casos da legalização das drogas ou da desmilitarização da polícia...

































Apesar dos muitos testes feitos em São Paulo, o K9 da BYD ainda desperta muita curiosidade...



























































O internauta Chico Melancia e o Doutor Kenji não precisaram enfrentar este ano as imensas filas para fazer o passeio de trólebus no aniversário de São Paulo... Mas apenas porque participaram de outro evento comemorativo... Também um passeio pela cidade, mas realizado em um ônibus de turismo... Que antes de percorrer as ruas centrais de São Paulo deu uma passadinha  na região do aeroporto de Cumbica, localizado no vizinho município de Guarulhos... A viagem terminou no "Mangueirão", o estacionamento de ônibus do Terminal Rodoviário Tietê... Carros rodoviários não são a praia do Melancia, porém o Doutor Kenji não deixou de fotografar os carros da Pássaro Marron com a pintura da EMTU, que fazem as linhas seletivas com destino à região do Alto Tietê...  Como aquele Marcopolo G7 da linha 214, que vai para Suzano... Bom mesmo é a 205, pegando no terminal da Cidade Kemel, em Poá, e indo até o Parque Dom Pedro, porém o registro é sempre válido...  E mesmo o Chico não pode ficar indiferente ao "massacote"  adotado pela empresa Atibaia para assinalar os seus 60 anos de atividades... Um ônibus com olhos (azuis), boca, braços e mãos... Praticamente uma versão sobre rodas do Dollynho, esse incansável conselheiro das redes sociais... A Atibaia, que já era famosa por colocar as flores e os morangos típicos da cidade do interior paulista na pintura de seus  ônibus, agora criou uma figura que tem tudo para se converter em mito... Para comparecer ao Pátio do Colégio recorreram ao Metrô... Já que o percurso pelo Centro de São Paulo já tinha sido feito, puderam se dar ao luxo de ficar registrando os carros participantes do evento... Tarefa para a qual não estavam sozinhos, pois havia vários outros internautas que não são busólogos, só tiram foro de ônibus... O mais interessante é que nessas horas o Doutor Kenji sempre encontra alguma amiga... Nesse caso, duas... E ele, na qualidade de entendido... Em fotografia e transportes públicos, fez questão de fazer uma foto das garotas na frente do veículo da BYD... Nem precisou lembrar que o ônibus é fabricado na China e ele é japonês... Quanto ao Melancia, ele sempre encontra alguém que declara admiração por seu cavanhaque bem aparado...  Ops!!!...
































































Ônibus a diesel no passeio de trólebus???... Melhor fazer o percurso pelo Centro de bicicleta...

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