Trem para Campos do Jordão sai toda sexta-feira às 9 horas, mais rápido que do que falar Pindamonhangaba... |
O trem da Estrada de Ferro Campos do Jordão sai da estação de Pindamonhangaba às 9 horas da manhã com destino a Campos do Jordão, somente às sextas-feiras... Do outro lado da rua lateral, logo após a passagem de nível sobre os trilhos da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, junto ao pátio da EFCJ, encontra-se a estação da linha de subúrbios, que vai até a estação de Piracuama... Esta é servida pela automotriz A3, revestida de madeira, e que reboca um vagão do mesmo material... Sua saída e a chegada da automotriz A4, que vai para Campos do Jordão, valem o registro... Assim como a Kombi que anuncia títulos de sócio do clube Ferroviária e os ônibus municipais da Viva Pinda que passam... Na A4 embarcam cerca de 20 passageiros, mas o carro não está cheio... O operador, o oficial de trem e a guia, que fala ao microfone, apresentam-se... O “serviço de bordo” é um copinho de água mineral, com o saquinho para o posterior descarte... A automotriz, recentemente reformada, com bancos de ônibus rodoviário, sai da estação e logo deixa a área urbana de Pinda... A guia explica que o nome da cidade, no idioma indígena, quer dizer “lugar onde se fazem anzóis”... Os trilhos passam pela região de Mombaça – a mesma do Shopping Pátio Pinda – dominada pelos campos alagadiços, onde cultiva-se arroz... O nome do lugar vem dos escravos africanos, internauta Pedro Henrique... Não confundir com Mombaça, no Ceará, Paes de Andrade... E vem a travessia da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, com 160 metros de extensão, ferragens trazidas da França e pedras importadas de Portugal... O ponto final da linha de subúrbios é na estação de Piracuama... Logo à frente do Reino das Águas Claras... Um parque às margens de um rio com figuras de cerâmica que lembram os personagens de Monteiro Lobato, vide Taubaté, a “Capital Brasileira da Literatura Infantil”...
A experiente automotriz elétrica tem fôlego para uma subida da Mantiqueira de tirar o fôlego... |
Quando o trem começa a subir a Serra da Mantiqueira, a guia lembra que a Estrada de Ferro Campos do Jordão começou a ser construída em 1912, por iniciativa dos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho... Que pretendiam facilitar o transporte dos doentes de tuberculose para o sanatório em Campos do Jordão... A ferrovia começou a operar em 1914, e foi totalmente eletrificada em 1924, quando já pertencia ao Governo do Estado de São Paulo, condição que mantém até hoje, vide Secretária de Transportes Metropolitanos... As automotrizes inglesas que rodam entre Pinda e Campos são dessa época... Uma delas chega a Santo Antônio do Pinhal às 10h10, onde faz uma parada de 50 minutos... A estação Eugênio Lefevre fica a uma pequena distância da divisa entre Pindamonhangaba e Santo Antônio do Pinhal, ao lado do trevo que dá acesso ao centro da cidade... Na saída, há uma subestação de energia do outro lado da rua, assinalando na fachada o ano da eletrificação da via férrea... Como o centro de Pinhal está a uma distância considerável da estação, vale comprar doces caseiros, saborear um bolinho de bacalhau em formato de óstia, subir a escadaria rústica do Mirante Nossa Senhora Auxiliadora e apreciar a vista da Serra da Mantiqueira, excelente em caso de tempo bom... Do lado oposto da plataforma há um girador para os trens, fabricado no Reino Unido, indispensável para a via singela da ferrovia de bitola métrica... De volta a plataforma, o operador comenta que a EFCJ possui 300 funcionários, porém apenas três podem operar a automotriz A4, ele inclusive, que na última reforma recebeu um novo motor elétrico de 3 milhões de reais... A subida da Serra da Mantiqueira é retomada às 11 horas... Com tempo bom, a vista da Mata Atlântica é deslumbrante, apesar de restarem apenas 5% da cobertura de mata original, aponta a guia... Que também aponta para a Pedra do Baú, também conhecida como Pedra do Embaú, que pode ser escalada ou então ser acessada por uma escadaria com apenas 607 degraus, Tufão... Outro colega de rede é lembrado na pequena estação Tanaka... O trem chega a Campos do Jordão e passa pelo portal da entrada da cidade... A guia pede atenção para os plátanos e sua folha característica, também conhecida como “maple” no Canadá... Também afirma que a última nevasca que aconteceu no município foi registrada em 1947... E que não faz muito sentido andar de bondinho porque o caminho até a estação Emílio Ribas é exatamente o mesmo... E ali que acontece o desembarque dos passageiros, ao meio-dia... Esperando alguns minutos, dá para ver a automotriz sendo manobrada no girador... Depois, tempo para saborear o Pastelão do Maluf, comprar miniaturas dos bondes A5 e A7 feitas em madeira, descobrir uma bomboniere que vende a garrafinha de 500 mililitros de água mineral por R$ 1,20... E nem é Minalba, a afamada marca local...
Para a alegria do Doutor Kenji, há uma estação batizada com seu nome, quer dizer, sobrenome... |
A automotriz inicia a volta para Pindamonhangaba às 15 horas... Nova chance para registrar a Serra da Mantiqueira, apesar da viagem ser um pouco mais curta, pois não há parada em Santo Antônio do Pinhal... Na estação Expedicionários, já em Pindamonhangaba, o trem para por dez minutos, entrando em um desvio... É necessário dar passagem ao trem de subúrbio, sempre lembrando que a linha é singela... A viagem prossegue e a chuva começa, parando de cair na região de Mombaça, pouco depois da ponte sobre o Paraíba... O trem chega na estação de Pinda às 17h10... Num país onde há poucos trens de passageiros de longo percurso, vide Estrada de Ferro Vitória a Minas, a viagem da EFCJ preenche em parte essa lacuna, já que sua principal finalidade há mais de 40 anos é o turismo – a passagem de ida e volta custa R$ 59 - vide trem de Curitiba a Paranaguá... Há tempo de sobra – e neste caso é mais do que necessário – para comparecer no Shopping Pátio Pinda... Ou deixar pelo comércio e gastronomia do centro da cidade, que ainda está em funcionamento... Vide Lojas Americanas, com suas promoções de chocolates e DVDs – em Campos, a filial da rede de lojas fica na região de Abernéssia, bem perto da estação da EFCJ... Graças a ela é possível completar a trilogia de Laurentino Gomes sobre a História do Brasil – “1808”, “1822” e “1889” – já que Dom Pedro I compareceu em Pindamonhangaba, em 1822, região de Água Preta, internauta Pedro Henrique... As linhas de ônibus municipais estão lá para serem aproveitadas, bandeira 2 o dia todo garante o 13º salário dos taxistas, mas é osso para o passageiro... O conselho também vale para Campos do Jordão, que apesar de ser uma cidade turística, não adotou essa medida... A Viva Pinda e a Viação na Montanha, que publicou um anúncio de Boas Festas de página inteira no jornal local “O Povo”, esperam pela sua passagem pela catraca...
A volta do trem turístico para Pindamonhangaba acontece também na sexta-feira, às 15 horas... |
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