sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Momentos da Mobilidade em Montevidéu e Região...

COETC agora participa da operação da linha CA1 - Cuidad Vieja / Tres Cruces, com ônibus híbridos chineses Yutong ...





















































No mês de setembro, a linha CA1 – Ciudad Vieja / Tres Cruces – ainda era operada exclusivamente pela Compañía Uruguaya de Transporte Colectivo Sociedad Anónima, a CUTCSA...  Três meses depois, a operação da linha, que liga a região central de Montevidéu ao terminal rodoviário da cidade, passou a ser dividida com mais duas empresas... A  Cooperativa de Obreros Empleados en Transporte Colectivo, a COETC, utiliza na linha um ônibus chinês Yutong ZKS125CHEVG, “o primeiro ônibus híbrido”, que promete em sua lateral “menos contaminação ambiental”... O carro tem as cores da empresa, branco, bege e vermelho, em faixas horizontais... Na traseira, um busdoor anuncia a novidade... “Diante de ti, vai o primeiro ônibus híbrido do transporte... Voltamos a inovar em mobilidade urbana e meio ambiente... Te apresentamos o primeiro de novo”... O interior branco do veículo de piso baixo, com assentos cinzas (azuis para os lugares comuns, amarelos para os reservados) apresenta cortinas na janela, passa-mãos nos balaústres e um curioso ventilador azul no teto, bem acima do motorista... A Unión Cooperativa Obrera del Transporte, a UCOT, utiliza Comil Svelto piso baixo, importado do Brasil (ainda que não seja tão comum, por exemplo, em São Paulo...), azul e amarelo em faixas horizontais, que conta com os avisos de “Timbre em pasamanos”, quer dizer, “Campainha nos balaústres”... A empresa também faz outra recomendação, de que caso seja possível, o passageiro por favor realize o embarque pelas portas traseiras... Faz sentido, os ônibus de Montevidéu não possuem catracas, e em muitos casos, é o motorista quem faz a cobrança da tarifa e a validação das passagens...














UCOT prefere atuar na CA1 com produto nacional, quer dizer, com Comil Svelto Piso Baixo fabricado no Brasil...


















































A CUTCSA continua a circular com seus Marcopolo Gran Viale piso baixo, com chassis Agrale e ainda adesivados –sobre a pintura de faixas horizontais nas cores azul, cinza e vermelha, também presente nos avisos de que é proibido tomar mate enquanto se viaja nos ônibus - com a propaganda da empresa de telecomunicações uruguaia, a ANTEL, alusiva à Copa do Mundo, estrelada pelo jogador Luis “Primo Suárez”... O que nos lembra da biografia do ex-presidente José “Pepe Mujica”, em que ao comentar a repercussão internacional do episódio da mordida em Chiellini, na Copa do Mundo de 2014, que o maior interesse de Mujica no futebol era a mobilidade social que proporcionava, e da qual Suárez era um dos melhores exemplos... Alis, por falar em mobilidade, o Sistema de Transporte Metropolitano (STM) de Montevidéu, implantou o sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus da cidade... Os cartões podem ser comprados nos terminais de ônibus, na ABITAB (casas lotéricas e serviços bancários) e também em um contêiner (em espanhol, “contenedor”...) localizado nos fundos do edifício da Intendencia Municipal de Montevideo – alguns abrigos de ônibus exibem a sigla IMM – aquele que na parte da frente tem uma réplica do David de Michelangelo, copia do original existente no Parque Recreativo do Trabalhador, em São Paulo... Ops!!!...A passagem custa 36 pesos – 4,50 reais – e na linha CA1, 26 pesos – 3,25 reais... Ao apresentar o bilhete, o motorista – em alguns carros, há cobradores, porém a dupla função predomina - pergunta qual é a opção de integração temporal, duas ou três horas, e cobra um valor inferior ao do pagamento em dinheiro... Assim, a passagem de 36 pesos vai para 30 pesos – 3,80 reais – e a de 26 pesos cai para 20 pesos – 2,50 reais...Ah, sim... Há opção de música ambiente, no caso, de violão ou guitarra elétrica, no caso dos músicos que se apresentam durante a viagem, sendo opcional a contribuição...





















Empresas que atuam na rodoviária de Montevidéu possuem linhas que seguem para todos os cantos do país...


















































Para quem está na região central de Montevidéu, a Linha CA1 é uma opção rápida de acesso para o Terminal Rodoviário Tres Cruces, localizado junto à “estalta” de Rivera e bem diante da Praça da Democracia, na confluência de duas importantes vias que cruzam a cidade, a Avenida Itália, que segue em direção a Portones (shopping center e terminal de ônibus urbano...), ao aeroporto de Carrasco e as praias marítimas do leste do país, e o Bulevar Artigas, tendo no caminho o Nuevocentro Shopping (obra de Edgardo Novick, o presidenciável da “tolerância zero”...), e chegando até os acessos rodoviários para a costa fluvial do oeste uruguaio... No piso superior está o shopping center Tres Cruces e no inferior o terminal rodoviário, com opções de ônibus para todo o país... As linhas para Punta Del Este, por exemplo, passam pelo aeroporto de Carrasco... Indo de uma ponta a outra dos guichês, a primeira empresa é a Copay, que opera única e exclusivamente a linha para Paysandu, no noroeste do país, às margens do Rio Uruguai, que serve como fronteira para a Argentina... Lado a lado com a COTMI, está a Copsa Este e sua inconfundível bilheteria com fachada azul... Os principais destinos são Piriápolis, Maldonado, Punta Del Este e José Ignacio... Uma particularidade da empresa é o fato de que, enquanto a maioria das outras empresas utiliza ônibus da Marcopolo (carrocerias argentinas em modelos rodoviários, só mesmo nos veículos que vem da própria Argentina...), a Copsa Este opera com carros chineses, menores porém muito confortáveis... Logo depois, fica o guichê da Nossar, que tem linhas para Durazno e Paso de Los Toros, no centro do país...Ao seu lado, a Expreso Minuano e a EMDAL Expresso Chago, que vão até Lascano e Chuy, bem próximo da divisa com o Rio Grande do Sul... Logo depois da agência de turismo Jetmar, estão os balcões da Rutas Del Sol Cromin SA, que atende as cidades costeiras, e da CITA – “Nos encanta llevarte” – cujas principais linhas são para San José e Florida...A Nuñez Cynsa, desde 1965 em atividade, entre outros destinos, possui rotas para Chuy e Rivera, na fronteira com o Rio Grande do Sul... Muito procurada, com uma fila que se mistura com a dos sanitários, a COT tem como principais destinos Piriápolis e as conturbadas Maldonado e Punta Del Este – normalmente os ônibus param em ambas as duas cidades... Vide o grande painel com uma vista aérea de Punta... Depois do acesso às plataformas, estão os guichês do Grupo Agencia (Agencia Central, Chadre e Chabelin), que atende principalmente as cidades do interior uruguaio... A CUT Corporación, que funciona em conjunto com a agência de viagens Carminatti Turismo, possui linhas para Artigas, Tucuarembó, Minas, Fray Bentos e Mercedes... A Turil segue para Artigas, Colônia, Rivera e Tucuaembo, no norte do país... Após outro acesso às plataformas estão as bilheterias da Turismar Bruno, Intertur, Cacciola – que opera uma linha para Buenos Aires via Carmelo e Tigre, que combina ônibus e barco –e a TTL, uma velha conhecida dos brasileiros, vide linhas para Porto Alegre, Pelotas, Florianópolis, Camboriu, Joinville, Curitiba e “San Pablo”... Na bilheteria ao lado estão as empresas que fazem rotas para a Argentina – Cauvi, El Rapido Internacional, Pullman General Belgrano, Condor Estrella e Encon... Seguindo direto para Buenos Aires, Rosário, Cordoba e Mendoza, com serviço de bordo, ceia, café e refrigerante individuais... Bem ao lado estão a Buquebus e a Seacat Colonia, que também proporcionam a conexão para Buenos Aires por ônibus até Colonia do Sacramento e depois de barco até a capital argentina... Sim, há um barco direto de Montevidéu para Buenos Aires, que sai do porto da cidade, porém os horários não são vantajosos... Em seguida, a Rutas Del Plata – linhas domésticas – divide a bilheteria com a EGA – linhas internacionais, para Argentina, Brasil, Chile e Paraguai... O último guichê é do Colônia Express, o principal concorrente do Buquebus... Neste caso, as embarcações partem única e exclusivamente de Colônia...

















Passageiro também tem a opção de comparecer em Buenos Aires, de ônibus e barco, via Carmelo e Tigre...

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