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Estação LAX/ Metro Transit Center já começa a operar integrada ao sistema de ônibus por meio de seu terminal... |
O estádio Rose Bowl, na região de Pasadena, em Los Angeles, vai receber seis partidas da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que acontece nos Estados Unidos entre 14 de junho e 13 de julho... Ou seja, dois jogos já aconteceram... A goleada do Paris Saint Germain (PSG) sobre o Atlético de Madrid por 4 a 0, pelo Grupo B, no domingo, 15 de junho, e o empate da Inter de Milão com o Monterrey do México por 1 a 1, pelo Grupo E, em 17 de junho... No dia 19 de junho, quinta-feira, jogam PSG e Foguinho, às 22 horas (horário de Brasília), em 21 de junho, sábado, entram em campo River Plate e Monterrey, às 22 horas, no dia 23 junho, segunda, acontece a partida entre Atlético de Madrid e Foguinho, às 16 horas, e o último jogo no estádio onde a Seleção Brasileira venceu a Copa do Mundo de 1994 será realizado na quarta, 25 de junho, às 22 horas, entre Urawa Red Diamonds, do Japão, e Monterrey... Na nossa postagem sobre o livro ilustrado do Mundial falamos sobre a conveniência do time mexicano jogar as três partidas da primeira fase no mesmo local, Los Angeles, assim como a Califórnia, está muito próxima da fronteira com o México, país do qual a cidade e o Estado já fizeram parte e foram tomados pelos Estados Unidos por meio de guerra no século XIX, os aeroportos de San Diego, e Tijuana são interligados por uma passagem que cruza a linha de fronteira, sendo possível ir de San Diego, sede da ComicCon Experience (CCXP) que deu origem a série, até Los Angeles, por trem regional, agradecemos ao Raul pela dica, esperando que esse modal seja retomado no Brasil o quanto antes... Falando em modais de transporte, o acesso à cidade e ao Rose Bowl desde o Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) foi facilitado pela inauguração da estação LAX/ Metro Transit Center, no último dia 6 de junho... A nova parada faz parte da Linha K (Rosa) e conta com um terminal de ônibus para as linhas do sistema Metro Link, servindo também como ponto final do “shuttle”, o ônibus que traz - e também leva - os passageiros que se destinam aos terminais do aeroporto... Antes da abertura da estação, o “shuttle” saia do LAX e levava os usuários até a estação Aviation/LAX da Linha C (verde), e quem quisesse seguir para a região central de Los Angeles, precisava fazer a baldeação para a linha A (Azul) na estação Willowbrook/Rosa Parks... Agora, os passageiros tem mais uma opção para chegar a chamada Downtown LA, porque a Linha K, além de ter incorporado o trecho da linha C entre Mariposa e South Bay, na direção sul, e ter se tornado o novo ponto inicial do ramal, que vai até Norwalk, na região de Gateway Cities, está interligada ao norte com a Linha E (Amarela) na estação Expo/Crenshaw, bastando seguir no sentido Atlantic, em East Side, até a estação 7th Street/Metro Center, que conecta as linhas A,B,C e D... Todas essas rotas estão disponíveis mediante o pagamento da tarifa de 1,75 dólar, o equivalente a 9,83 reais, considerando a taxa de câmbio de 5,62 reais por 1 dólar, lembrando que em São Paulo a passagem de metrô custa 5,20 reais (tem a tarifa do Seu Madruga, digo, do Madugador a 4,60, de 4h40 às 6h15 da madrugada) e no Rio de Janeiro o preço é 7,90 reais (há uma tarifa social de 5 reais...), o preço parece um pouco alto, porém o custo de um Uber pode ser proibitivo, devido às taxas locais e principalmente por razões do trânsito intenso nas “highways”, as vias expressas que cortam a cidade, aquelas que aparecem nos filmes da franquia “Velozes e Furiosos”, por falar em cinema, o tráfego da cidade durante a semana é a razão para as cerimônias do Golden Globe © e do Oscar © acontecerem aos domingos, então é por isso que usar o metrô com o cartão TAP, que pode ser adquirido e recarregado nas máquinas existentes nas estações, é uma opção a priorizar...
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Nova parada, inaugurada em 6 de junho, aproxima mais a rede metroviária do aeroporto de Los Angeles (LAX)... |
O site do LA Metro enfatiza que o “shuttle” é um “temporary arrangement”, isto é, um “arranjo temporário”, porque em 2026 entra em operação o Automated People Mover (APM), um monotrilho que ligará a estação ao aeroporto, com 3,6 quilômetros e seis estações, o Aeromóvel do Aeroporto Internacional de São Paulo, na região de Cumbica, em Guarulhos, construído pela concessionária GRU Airport, que vai ligar os três terminais de Cumbica com a estação Aeroporto Guarulhos da CPTM, previsto para começar a operar oficialmente em agosto, conta com 2,7 quilômetros e quatro estação, com tempo de viagem (e de espera) de 6 minutos, com capacidade para 2.000 passageiros por hora nos trens construídos para o consórcio Aerom pela Marcopolo Rail, no aeroporto de Los Angeles, o intervalo entre trens será de 2 minutos, para um percurso de 10 minutos, com 9 trens com 4 carros cada, fabricados pela Alstom para o consórcio LINXS... O sistema metroviario de Los Angeles combina metrô pesado, trafegando em túneis do tipo "cut and cover", caso da Linha B (vermelha), que sai de Downtown LA, passa pelo Hollywood Boulevard e chega até os estúdios e o parque temático da Universal, que disponibiliza um “tram” puxado por um caminhão Freightliner até a entrada do complexo, que fica numa área mais elevada, e “light rail”, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), equivalente ao antigo Pré-Metrô do Rio de Janeiro ou ao Trem Ligero da Cidade do México, como por exemplo, a linha A (Azul), que opera ao mesmo tempo em via segregada, túneis e no nível da rua... Esta linha, que cruza a cidade de norte a sul, de San Gabriel Valley até Long Beach, na região de South Bay, é a que tem a estação mais próxima do Rose Bowl, na região de Pasadena, a Memorial Station... A viagem é longa, do aeroporto até a estação são aproximadamente 90 minutos de percurso, incluindo o transbordo em Willowbrook/Rosa Parks, a plataforma da Linha C é elevada, no meio da via expressa e do barulho ensurdecedor dos veículos, contrastando com a singela passassem de nível da Linha A, ao nível da rua... O trajeto na Linha C começa em via segregada, porém os trens vão mais devagar perto do centro, quando não há separação do tráfego de veículos automotores... Chegando a Downtown LA, a linha passa pelos túneis, com integração na estação 7th Street / Metro Street e volta para a via segregada na direção norte, até chegar a Pasadena... Ao desembarcar na estação, o torcedor precisa caminhar de 5 a 10 minutos até o estacionamento Parsons Parking Lot B, de onde saem os ônibus do “shuttle” para o Rose Bowl, com partidas acontecendo a cada 5 ou 7 minutos... A página do LA Metro alerta que é proibido comer e beber nos trens, bem como levar produtos inflamáveis, churrasqueiras controle remoto, ou seja, nada de fazer um churras para aparecer nas reportagens televisivas, e armas (!!!), e também orienta, no que diz respeito a etiqueta, "seja gentil com os outros passageiros" e "respeite os funcionários, veículos e estações do metrô"... Como recomendação adicional, para contornar o calor californiano no verão, que começa em 21 de junho, o site do metrô enfatiza que há banheiros e bebedouros estão disponíveis na estação, então é por isso que a empresa contará com o trabalho forte de “Embaixadores do Metrô” não só apenas para esclarecer dúvidas dos usuários sobre os deslocamentos para os jogos, “visitors: L.A. is a huge area!!!” (“visitantes, Los Angeles é uma região enorme!!!”), e ajudar a resolver eventuais problemas, “sino” organizando grupos para viajarem até o estádio... No caso do jogo do Foguinho com o PSG, assim como das outras partidas no Rose Bowl, o ponto de encontro para os torcedores é a torre de sinalização Leste da Union Station, o terminal ferroviário de longas distâncias na região central de Los Angeles, que tem uma estação da Linha A, logo antes de Chinatown, para cada jogo serão organizados dois grupos, às 14h30 e às 15 horas, exceto no caso do jogo entre PSG e Real Madrid, que aconteceu mais cedo no domingo, e as saídas aconteceram às 9 e às 10 horas... Um esquema muito prático para garantir a comodidade dos torcedores, não que o metrô de Los Angeles seja como seu similar de Nova Iorque, os trens da Linha B até são parecidos, construídos pela empresa italiana Ernesto Breda entre 1995 e 1997, não confundir com a Ansaldo Breda, que forneceu alguns trólebus para o Brasil na década de 1960, esta foi incorporada pela empresa japonesa Hitachi Rail em 2015, e tem sede em Pistoia, a Ernesto Breda fica em Milão, tem que dar para se imaginar como sendo o Coringa, os carros da Linha A e C são mais modernos, feitos pela Kinki Sharyo do Japão (parecem com os trens mais recentes do Subte de Buenos Aires, que são chineses) entre 2014 e 2020, o que não impede a presença de guardas metroviários nas viagens e de pessoas, por exemplo, com uma camiseta estampando que Donald Trump é a segunda vinda de Cristo à Terra, porém isso é bem menos sério que o embate entre ambientalistas e peões de rodeio quando o conselho municipal decidiu proibir os rodeios na cidade, em 2023, e sobretudo, não se compara aos incidentes nos recentes protestos contra as políticas de imigração federais, as quais também estariam influenciando negativamente a venda de ingressos, quase como se fossem bilhetes para a deportação, digo...
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E trens das linhas C e K permitem ligação do aeroporto a Donwtown LA e ao Rose Bowl por duas rotas distintas... |
Para além da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, as obras de mobilidade em Los Angeles visam atender a demanda gerada pela Copa do Mundo de seleções, em 2026, o Super Bowl em 2027 e os Jogos Olímpicos de 2028... Na Copa, o SoFi Stadium, onde a Seleção Brasileira jogou duas vezes pela Copa América, nos tempos de Dorival Júnior, receberá o primeiro jogo do Mundial em solo estadunidense (a realização do torneio é dividida com Canadá e México), em 12 de junho, com a presença da seleção dos Estados Unidos, que volta a jogar pela primeira fase no estádio em 25 de junho, além de partidas nos dias 15, 18 e 21 de junho, também pela fase inicial, 28 de junho e 2 de julho pela segunda fase (‘round of 32”) e 10 de julho, nas quartas-de-final, num total de oito jogos... O estádio fica próximo do aeroporto e também é servido pela Linha C (Verde) do metrô, na estação Hawthorne / Lennox, a primeira depois de Aviation/LAX, o antigo destino de quem vinha do aeroporto via “shuttle” para pegar o metrô, e que foi rebatizada como Aviation/Imperial com a abertura da estação LAX/Metro Transit Center, que o metrô de Los Angeles já definiu como local de partida do “shuttle” para o estádio durante a Copa do Mundo no ano que vem, assim como já colocou no ar a página sobre o evento em seu site (https://www.metro.net/riding/2026-World-Cup/)... Em 2028, a abertura dos Jogos Olímpicos deve acontecer no Los Angeles Memorial Stadium, que já recebeu a cerimônia nas edições de 1932 e 1984, nesse caso, Silvio Luiz sabia porque esteve lá, afora o banco de concreto onde Elia Junior sentou, de acordo com o site do metrô de Los Angeles, que também controla a rede de ônibus da cidade (Metrolink), fica próximo das estações Expo Park/USC e Expo/Vermont da Linha E do Metrô, que se liga a Linha K em Expo Crenshaw, garantindo uma ligação ligeira entre o aeroporto e o estádio... A propósito, conforme demonstra um longo texto no site do metrô de Los Angeles, “On the long and arduous quest to build a rail line to LAX”, (“Na longa e árdua busca pela construção de uma linha ferroviária para o LAX”), o “people mover” do aeroporto, não confundir com a atração da Tomorrowland do Valdisnei, é um sonho antigo, projetado na mesma época do famoso Theme Building, o edifício futurista projetado pelo arquiteto William Pereira e inaugurado em 1961... Nesse ano, foi proposta a construção de um monotrilho pela Alweg, mesma empresa que construiu as redes da Valdisneilândia, aberta em 1959, e da cidade de Seatlle, inaugurado para a Century 21 Exposition em 1962, com uma proposta ambiciosa de ligar o aeroporto ao centro da cidade, mas que não teve continuidade, numa época em que monotrilhos eram brinquedos de criança em lojas de departamentos na período pré-natalino, restando invejar o monotrilho do aeroporto de Haneda, em Tóquio, o primeiro a operar comercialmente no mundo, em 1994, sem contar que no final dos anos 1940 a cidade desativou seu sistema de bondes, optando pelo trabalho forte em vias para veículos, até o bonde do Valdisnei Hollywood Adventure foi desativado recentemente... A ligação entre Los Angeles e o LAX foi feita apenas por ônibus até a inauguração da Linha C do metrô, em 1995, conectada a Linha A, aberta cinco anos antes, e as linhas B e D, que começaram a operar em 1993... O serviço de “shuttle” para a estação Aviation/LAX iniciou sua atividade junto com a Linha C do Metrô, que no início era chamada de “estrada para lugar nenhum” e “elefante sem cauda e sem tromba”... A Linha K teve seu projeto anunciado em 2008, com o nome de Linha Crenshaw, justamente no mesmo ano da grande crise econômica nos Estados Unidos, então é por isso que a inauguração do primeiro trecho aconteceu apenas e tão somente em 2022, quando as obras do “people mover”, iniciadas em 2019, ainda estavam em andamento, e a estação Aviation/Century, entre a recém inaugurada LAX/ Metro Transit Center e a antiga Lax/Aviation, agora Aviation/Imperial, foi inaugurada em 3 de novembro do ano passado, que coisa, não...
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Para a Copa de seleções em 2026 e os Jogos Olímpicos em 2028, a estação terá um people mover até o aeroporto... |
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