Eliezer Mota e Fafy Siqueira???... Não, Cauby Peixoto e Roberto Carlos na região dos Arcos da Lapa em 1981... |
Rei queria ser cantor de bossa nova... Então é por isso que trouxe Tom Jobim para o dueto com Bethânia... |
Capa do Site – “Rádio Globo encerra atividades em São Paulo e será exclusiva no Rio de Janeiro”. A equipe esportiva comandada por Oscar Ulisses deve continuar fazendo suas transmissões – quando os campeonatos forem retomados, óbvio – na CBN... Ou não... O mais seguro a se dizer nesse momento é... Quem sabe???... Até porque a volta do futebol no Brasil ainda é uma incerteza, ao contrário de Portugal, pois os patrícios foram muito mais bem-sucedidos no esforço para controlar o surto de Covid-19, vide... “Portugal anuncia o retorno do futebol para o começo de junho”. Mais precisamente no dia 4... A liga inglesa segue o mesmo caminho... “Premier League deve instruir jogadores para virar o rosto em divididas”. Senão, o futebol só volta no país no ano que vem... Outros países tem optado pelo cancelamento puro e simples dos torneios de clubes... “Mais três federações africanas encerram ligas antecipadamente”... Congo, Ilhas Maurício e República Democrática do Congo... Seguindo o exemplo de Angola, Burkina Faso, Etiópia, Guiné, Quênia e Níger, internauta Pedro Henrique... Se bem que... A decisão da maioria dos clubes da República Democrática do Congo de encerrar o campeonato sem proclamar um campeão contraria os interesses do Mazembe, que liderava a disputa... No Brasil, os clubes continuam parados mas isso não leva a falta de assunto nos programas esportivos... “Neto (OG) critica momento do Timão e dispara: Vai brigar para não cair”. Está certo disso???... Alis, por falar em grandes ídolos do futebol que se tornaram comentaristas... “Edmundo (OG) relembra relação com Eurico: o tinha como pai e ele me tinha como mercadoria”. Marx explica... Ops!!!... Já que o assunto é gestão profissionalizada... “Menguinho importa aparelho para auxiliar na segurança preventiva do coronavirus”. PortCov, desenvolvido em Portugal, Mister... “Após apresentação, Galo investiga três casos suspeitos de contaminação pelo coronavirus”. Não ouvir o Kalil dá nisso, digo... “Em tempos de pandemia, Timão homenageia Dia do Enfermeiro”. O próximo passo é autorizar a implantação de um hospital de campanha no Fielzão... Falando em praças esportivas, “Mural de Eduardo Kobra em homenagem a Senna tem lançamento virtual no aniversário de Interlagos”. Autódromo 8.0... Alis, ainda abordando os octogenários, ou quase, no domingo, depois da Globo exibir uma “live” alusiva ao Dia das Mães de Roberto Carlos em que o cantor perdeu a paciência com os problemas técnicos acontecidos durante a transmissão, o canal Viva resgatou o especial de final de ano de 1981... Quando o cantor tinha 40 anos, o que explica a "vibe" de #tbt da atração, repassando sua carreira, com foco na Jovem Guarda, um pouco nos moldes do primeiro especial, de 1974, a produção mais antiga já apresentada pelo Viva... Com direção de Augusto César Vannucci, textos de Miele e Boscoli e o maestro Eduardo Lages – o mesmo que 39 anos depois pilota o tecladinho nas “lives” do Rei - regendo a orquestra que toca “A Guerra dos Meninos”, aí não tem problema, digo... Roberto abre o baú de recordações da Jovem Guarda – Jorge Ben estava envolvido, que Tim Maia não saiba – e do festival de San Remo em 1968, vide “Canzone Per Te” – que também interpreta no especial... A música termina e entram imagens da Brabham de Nelson Piquet, campeão mundial de Fórmula-1 naquele mesmo ano, e o cantor afaga um capacete para elogiar o piloto... Que dá um depoimento diretamente de Mônaco sobre suas orações antes das corridas, que Ayrton Senna não saiba... A orquestra de Lages retorna com “Detalhes” e ouvindo “Boas Festas” lê uma mensagem dos filhos, que lhe trouxeram um presente – Paulette, o próprio, que tomou pastilhas de nanicolina e canta “Negro Gato” em cima de um piano, internauta Pedro Henrique... O felino pede ajuda para “negociar” com uma gata, no caso, a cantora Rosemary, dando uma palinha de “Não quero ver você tão triste assim”... O público dos humorísticos do Viva lembra dela como Mulher-Maravilha em “Os Trapalhões” ou rumbeira no quadro da Santinha e Epitáfio no “Zorra Total”... Como a “negociação” subiu no telhado – literalmente - o jeito é cantarem “Lobo Mau”, até porque já existe uma série chamada “Os Gatões”, e “Candinha”, porque já foram fazer fofoca... Na saideira, Roberto e o gato vão de “Noite Feliz” – já estamos no Natal, sensação similar a da exibição fora de época dos especiais de “A Grande Família” e do “Zorra Total”... Devidamente orquestrado, o Rei interpreta “Ele está pra chegar” no palco e no terraço de um edifício na região da Glória, vide vista da Marina, no Rio de Janeiro, incluindo imagens aéreas de outras regiões da cidade... O Viva exibiu o especial sem intervalos, então é por isso que Roberto e Erasmo de pronto comparecem no estúdio de gravação pela primeira vez falam que são tantas emoções, recordando de “O Calhambeque” e “Amigo”, vide especial de 1977... As lembranças continuam com “As Curvas da Estrada de Santos” e Erasmo evocando a atuação do parceiro como “cantor mascarado” no programa do Chacrinha – que ainda não havia retornado a Globo naquela ocasião... Retornando ao estúdio, Erasmo e Roberto ouvem Wanderléa, e comparecem pessoalmente para conhecer o filho recém-nascido da cantora... Que não deixou de cantar, claro... Erasmo acusa que ninguém segurou o chororô dele e de Roberto no dia do último programa “Jovem Guarda” e o Rei, num cenário que evoca o antigo programa da TV Record, canta “Cama e Mesa”, que não tem muito a ver com aquela época, mas, enfim... Por essa razão, o Tremendão precisa deixar a região da Rua do Matoso para interpretar a hoje clássica “Pega na Mentira” vestido de metaleiro, bem antes do primeiro “Rock In Rio”... Ops!!!... Alis, por falar em eventos memoráveis para os cariocas, Roberto vai de “A Guerra dos Meninos” na chegada de Papai Noel no Maracanã, vide revoada de pombos... Do estádio ao estúdio, Roberto conversa com Erasmo e dali vai a escuna defender “As Baleias”... Sendo que o tempo no mar fechou e o simpático bonezinho foi substituído por uma capa de chuva amarela, dessas que se usam para ver o Pica-Pau descer as cataratas num barril... Ops!!!... Na região dos Arcos da Lapa, vide foco de luz no bondinho, Roberto Carlos – de terno “risca de giz” branco e rosa na lapela, não confundir com o “cover” da Fafy Siqueira na “Escolinha do Professor Raimundo” – recebe Cauby Peixoto, vide elegantíssimo terno azul “denim” e cabelo “capacete”... Cauby vai da clássica “Conceição” – não é a imitação do Eliezer Mota, conhecida do público do Viva – Roberto de “Amante a Moda Antiga” e ambos os dois de “A Deusa da Minha Rua” – que o Rei cantou com Orlando Silva no especial de 1976, apresentado recentemente pelo Viva... Num cenário que lembra a esquina das Ruas Prudente de Moraes e Vinícius de Moraes – e o Bar Garota de Ipanema – Roberto fala sobre Vinícius, que morreu em julho do ano anterior... Raul Cortez declama “São demais os perigos desta vida”, que Vinícius compôs com Toquinho e ambos os dois gravaram com Clara Nunes – a própria... Roberto canta “Apelo” – composta por Vinícius e Baden Powell – e depois de citar Carlos Drummond de Andrade, o Rei conversa com Tom Jobim, que vê o próprio parceiro recitar “Desespero da Piedade” e interpreta e toca no piano “Luiza”, de sua autoria, que a Globo usou como tema de abertura da novela “Brilhante”... Maria Bethânia lembra a Roberto que o Poetinha falava do amor eterno enquanto dure e canta “Se todos fossem iguais a você”... Paulo Gracindo trabalha forte na recitação do poema “A Mulher que Passa” e Tom, Bethânia e o Rei vão de “Eu Sei Que Vou Te Amar”... O fato de Roberto ter pensado em ser cantor de Bossa Nova garantiu excelentes faixas bônus para esse especial, digo... Roberto Carlos lembra os que os Beatles berraram dedilhando “Imagine” no piano, com animações de Stil passeando nos teclados, em homenagem a John Lennon, assassinado em dezembro do ano anterior... No caso de “Yesterday”, chamaram um Gil Ferreira da música para trabalhar forte no piano, o maestro Radamés Gnatalli... A orquestra vai de “But I Love Her” – que o público do Viva conhece com letra em espanhol, pois serve de tema para a Ivete de Vera Fischer em “O Clone”... Rosana, a própria, canta “Let It Be”, e não fossem os agudos e o gerador de caracteres, ninguém reconheceria a cantora antes das plásticas... Paulo Moura e Ed Maciel trabalham forte nos instrumentos, sendo impossível não lembrar a versão de “Yesterday” cantada por Mister Bean no filme de 1997... A homenagem termina com Roberto cantando “Imagine” em inglês – a versão em português, com a cantora mirim Gabriela, viria em 1987... Sendo que o chroma-key deixou o cabelo do Rei azulado... No Theatro Mvnicipal de São Paulo, Roberto canta “Eu preciso de você”, “Desabafo” – melô da insônia, vide “Por que eu rolo na cama” – e Detalhes, que afirmou cantar há dez anos, e não será substituída nem daqui a cem anos... Também não pensou em fazer isso com “Emoções”, que fecha a apresentação paulistana depois de uma mensagem de Natal, inclusive com o tradicional lançamento de flores para a plateia – Antônio Fagundes estava no gargarejo... O último bloco teve apenas os créditos, fechando com uma imagem de Roberto com Chacrinha... O Viva exibiu o programa, com 1 hora e 33 minutos de duração, sem intervalos... Felizmente, como o fã-clube do Rei postou todos os especiais da Globo no YT – e nem a emissora e tampouco o cantor se atreveram a dar “strike” – é possível saber a que horas cada especial termina...
Hoje Roberto reclama das "lives", mas há 40 anos atrás o "chroma-key" deixava seu cabelo azulado... |
Não fosse o GC - e os agudos ao cantar "Let It Be" - a gente jamais conseguiria ligar o nome à pessoa... Ops!!!... |
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