quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Novamente Procurando Pinturas Novas Pelo Rio...

Na região da Presidente Vargas, é alto o comparecimento dos carros novos da linha 371, Praça Seca / Praça Tiradentes...
















































A nova identidade visual dos ônibus do Rio de Janeiro foi decretada no último dia 23 de julho... A Secretaria Municipal de Transportes publicou uma resolução que revogava o ato assinado em 15 outubro de 2010, que estabeleceu um padrão único de pintura, com detalhes em cores específicas para cada consórcio, “Diário do Transporte”...  Vide verde do Internorte, amarelo do Intersul, vermelho do Santa Cruz e azul do Transcarioca...  Era a padronização que os críticos chamavam de “ônibus fardado” ou “caixa de remédio”, acostumados com um modelo em que cada empresa pinta sua frota como mais lhe apetece... O qual ainda permanece nas empresas que operam linhas intermunicipais...  No dia 3 de agosto, a prefeitura carioca publicou outra resolução, que estabeleceu novos padrões visuais para os veículos... Vide indicações de “área destinada ao layout individual a ser aprovado”, “área branca” e as exigências de estampar a logomarca e o telefone da prefeitura (e do Disque Denúncia), a numeração do carro e a identificação do consórcio...  Na raiz da alteração, um acordo firmado entre o prefeito Marcelo Crivella e a Rio Ônibus,  sindicato das empresas, e anunciado em 1º de junho, que permitiu o aumento da tarifa de ônibus de R$ 3,60 para R$ 3,95...  Valor estabelecido no final da gestão Eduardo Paes, em dezembro de 2016 por solicitação de Crivella, mas reduzido pela justiça para R$ 3,60 em agosto de 2017, R$ 3,40 em novembro do mesmo ano e aumentado para R$ 3,60 no último mês de fevereiro...  Ao mesmo tempo em que determinou a presença de ar-condicionado em 100% da frota até dezembro de 2020, quando termina o mandato do prefeito... Outras exigências foram a colocação de wifi, tomada USB e de auditoria... Porém, a administração também permitiu o aumento da idade máxima permitida pela frota, de 8 para 9 anos, e pôs fim a padronização estabelecida por Paes em seu primeiro mandato... Na falta de uma empresa que gerencie o transporte público no Rio, a influência das empresas nas decisões sobre o sistema é maior, mas, enfim... No mesmo dia da publicação da resolução, a Viação Ideal apresentou um Apache Vip da linha 324, Ribeira / Candelária, com pintura personalizada... Em 30 de agosto, Crivella compareceu à entrega de 150 carros com a nova padronização na região do Engenhão... Que começariam a circular nas zonas Norte e Oeste a partir de 3 de setembro... Com destaque para a chamativa pintura laranja e roxa da Viação Novacap...  Uma das linhas atendidas pela empresa é a 624, Mariópolis / Praça da Bandeira, que passa nas proximidades da Casa dos Lunáticos... Um local de certa forma propício para registros, porém o número de veículos novos, os horários e a velocidade com que passavam, tornavam a tarefa de fotografá-los altamente inglória... A solução foi atravessar as linhas do Metrô e da Supervia em São Cristóvão e percorrer a Quinta da Boa Vista até a saída para a Praça Pedro Segundo, aquela do “menumento” doado pelo governo do Irã na época da Rio+20, em 2012... Ali, com um intervalo razoável, passavam os ônibus da linha 371, Praça Seca / Praça Tiradentes... Melhor, só se a câmera do celular não estivesse com defeito... Aí as fotos ganhariam as redes sociais imediatamente... Com a câmera digital, é preciso baixar as imagens e dar um talento antes da publicação... Não é a mesma emoção, digo... 
















Em termos de presença, os Apache Vip da Matias, na linha 232, Lins / Castelo, também trabalham forte...
















































A chance de fazer melhores fotos dos ônibus da Novacap surgiria do outro lado da cidade, na região de Sulacap, durante o comparecimento ao Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos... Descendo na estação Marechal Américo Fontenelle do BRT Transolímpica (acessado pela estação Morro do Outeiro, depois de uma viagem no Transoeste desde o metrô Jardim Oceânico, ponto final da linha que vem desde Uruguai, na região da Tijuca...), ao lado do Parque Shopping Sulacap, era preciso atravessar uma avenida, também Marechal Fontenelle, e a partir de um terminal de ônibus quase vazio de viventes e veículos, caminhar cerca de um quilômetro até o museu... Na volta, antes da travessia da avenida para retornar a estação do BRT, parou bem em frente à faixa de pedestre... Um Apache Vip da Novacap!!!... Fazia a linha 971, Realengo / Bonsucesso... Normalmente, o sinal fica fechado para os veículos pouco tempo, mas desta vez deu para fotografar o ônibus no modo retrato e no modo paisagem... Adicionalmente, havia os ônibus com a pintura no padrão antigo, vide vermelho do Consórcio Santa Cruz, cujo maior atrativo era o letreiro Bangu – depois da rima indicando as linhas 745 (Bangu / Cascadura via Sulacap),  794 (Bangu / Cascadura via Barata) e 801 (Bangu / Taquara, via Merck)... De volta a região da Tijuca, na praça Saens Peña, aparece um New Torino da Alpha, operando na linha 415, Usina / Leblon... Claro que ostentando a nova pintura da empresa, nas cores vermelha e amarela...  Perto da Casa dos Lunáticos, uma linha clássica, a 422, Grajaú / Cosme Velho, já tem alguns carros no novo visual, azul e branco, adotado pela Transurb... A frequência de ônibus é enorme, porém os New Torino ainda são minoria... De que adianta ter Millenium IV na linha se ainda é com o amarelo do Intersul???... Então é por isso que Pancada deu uma forcinha, parando um ônibus da 422 nas proximidades do Palácio Tiradentes, na região Central do Rio, quando retornava do Museu Histórico Nacional... Naquele ponto, a chance de nosso humorista e fornecedor de DVDs tomar o 328, Castelo / Bananal, era enorme, mesmo que a linha tenha um predomínio de veículos “fardados” – verde do Internorte - sem ar-condicionado... Felizmente, nosso colega de rede queria ver o jogo do Menguinho pela televisão, então não se importou em pegar o ônibus novo da Transurb, e muito menos em atravessar a passarela da Praça da Bandeira a fim de voltar à Casa dos Lunáticos... Mais adiante, na Avenida Radial Oeste, passam os Apache Vip no novo padrão da Matias, verdes e brancos, da linha 232, Lins / Castelo... A renovação nesse caso encheria Sérgio Bueno de orgulho, a linha está cheia de veículos novos... Os quais ainda são exceção, não norma, na linha 247, Camarista Méier / Passeio, operada pela Viação Verdun, azuis e brancos... Um pouco mais à frente, no metrô São Cristóvão, passam os carros laranjas e brancos da Braso Lisboa, pois ali é o ponto inicial da linha 461, São Cristóvão / Ipanema via Túnel Rebouças (Circular)... Nos Apaches Vip, a identidade da empresa é reforçada por um brasão que combina as armas de Portugal e a esfera da bandeira do Brasil... No mesmo local, se encontram os Apache Vip da Real Rio, da linha 463, São Cristóvão / Copacabana... A pintura amarela, porém, é idêntica ao padrão adotado pela empresa antes de 2010, vide matérias apresentadas por Angélica no “Estrelas”... Falta até a faixa branca na barra lateral da carroceria... Para os saudosistas, óbvio que isso não importa, digo... 

















No caso da Verdun, veículos azuis e brancos ainda são minoria na frota da linha 247, Camarista Méier / Passeio...
















































Pancada precisava se encontrar com um colega de rede na região central do Rio... O local combinado para o encontro foi no Campo de Santana, em frente ao portão da Avenida Presidente Vargas, bem em frente à estação Pedro II (Central do Brasil) e ao Palácio Duque de Caxias...  Calçada movimentada no final da tarde pelas pessoas que saem do trabalho, algumas a caminho do metrô e dos pontos de ônibus, e um ou outro observando as mercadorias dos ambulantes expostas na calçada... A pista também estava bastante movimentada, com um intenso tráfego de automóveis, caminhões e... Ônibus!!!... Não que a Presidente Vargas seja um lugar muito recomendado para fotografar, Seu Furtado trabalha forte até com quem está sentado distraído em frente às janelas abertas dos veículos sem ar-condicionado... Porém a disponibilidade de ônibus novos era enorme... O desfile começa com um Matias da 232... O Apache Vip da Alpha, linha 415, vai pela pista central, com outros ônibus “cebolando”... A Novacap comparece em peso com os Apache Vip da 371... Faz sentido, porque a Praça Tiradentes fica nas proximidades do Campo de Santana... O Apache Vip da 232 é no padrão antigo...  O New Torino da Galo Branco, linha 520, predominantemente verde, é intermunicipal... Dois carros da linha 247, quase em comboio, só pintura antiga... Mesma situação do Mega Plus da 306, de outro Mega Plus, da 217, de mais um, da 355, do Apache Vip da 226... Outro New Torino da Alpha, também pela pista central... No caso da linha 371, a padronização antiga, no azul da Transcarioca, comparece com três carros seguidos, algo até incomum, pois a Transcap foi uma das primeiras empresas a trocar a frota...  Com mais velocidade que a Verdun, vide um raro Apache Vip da 247 já azul e branco... Depois de dois carros de pintura antiga da 249, aparece um Matias da 232... E um Neobus Mega Plus da 247, no padrão anterior... As linhas 217 e 361 não tem ônibus novo... O internauta que Pancada esperava chegou, mas isso não impede mais registros... Pena que o Apache Vip da Real Rio passe apenas na rua transversal... Mais um Apache Vip da Novacap... E da Alpha, este no canteiro central... Mais um 232 da Matias... Da 247, só veículo velho... Dois Apache Vip da 371 novinhos em folha passam em sequência...  Enfim um 247 novo, passando tão rápido que nem dá para reparar no elevador de cadeirantes no meio do Apache Vip...  O número de ciclistas que passam pela Presidente Vargas também é grande... Mais do que os Matias verdes, cuja assiduidade é notável... Finalmente um 247 azul e branco, esse não escapou... Três Matias aparecem quase ao mesmo tempo, com um Novacap no meio... Depois do terceiro, outro Apache Vip da 371... Seguido por um carro da mesma linha, com pintura antiga... Pouco antes de mais um azul e laranja... São tantos que é até possível fotografar a traseira, para variar os ângulos... O horário de verão estende a claridade tempo suficiente para pegar um Matias, um Novacap, dois Matias...  Um Neobus Mega Plus com letreiro Especial, na pintura anterior, não tem nada de especial... Se for da 371, também... Ainda bem que um Matias vinha colado... Logo depois, os Apaches Vips se alternam... 232, 371, 232, 371... Por aí se percebe o quanto a 247 é desprovida de carros novos... Um atrás do outro é quase um milagre, digo...  A saideira é com um Apache Vip da Novacap, pois Pancada se despediu do colega de rede e se dirigiu para o acesso da estação Central do metrô, uma vez que está com muita fome e está louco para jantar... Ops!!!...

















New Torino da Alpha, linha 415, Usina / Leblon, compareceu na pista central da Presidente Vargas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário