segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Paulistanos Presentes no Pacaembu...

Festa na região do estádio do Pacaembu teve muitos paulistanos articulados, como o Busscar Urbanuss Pluss da Sambaíba...

















































No último domingo, na região do estádio do Pacaembu, aconteceu a festa do ônibus... Neste ano foram 175 ônibus expostos, ocupando todos os espaços disponíveis na região da Praça Charles Miller... Havia veículos rodoviários e urbanos... Entre estes, os que operam na região metropolitana de São Paulo e os que circulam na capital paulista... Os últimos, carros que circulam nas oito áreas em que é dividido o sistema de ônibus paulistano... Na hora do evento, é preciso fôlego para registrar tudo... Chegar antes da abertura oficial, às 10 horas, diminui a quantidade de “miguelitos”... Haja força nas pernas e no dedo... Ops!!!...  Depois da festa, é o momento de ver o que as empresas de cada área ofereceram aos visitantes... Na Área 1 são operadas 139 linhas-base e atendimento, além de 19 noturnas, que conduzem 1,1 milhão de passageiros por dia útil... Segundo a SPTrans, a Conexão Petrônio Portela também é um terminal... A Santa Brígida veio com Caio Millenium articulado Volvo, prefixo 11792... Caio Millenium Scania, prefixo 11819... Caio Millenium BRT articulado Mercedes Benz, prefixo 11060, com suporte para bicicleta no interior do veículo... A Gato Preto trouxe Caio Millenium BRT Scania K250 UB, prefixo 12425... Millenium IV Scania K250 UB, prefixo 12610, ano-modelo 2018, para figurar na amostra das áreas paulistanas da SP Trans... A Spencer compareceu com Mascarello Granmicro S3 Agrale MA 10.0 2018, com placa da linha 1017-10, Perus / Vila Iório, prefixo 15159... Caio Apache Vip IV Mercedes Benz OF 1721/59, ano modelo 2015, prefixo 15148, com placa da linha 8016-10, Jardim Rincão / Terminal Pirituba... A Norte Buss veio com um Mascarelo Granmicro S3 Agrale MA 10.8 2018, prefixo 16037... As três empresas da Área 2 operam 140 linhas-base e atendimento e 23 noturna, carregando nos dias úteis 1,1 milhão de passageiros... Entre os três terminais da área, está o Princesa Isabel, na região central... A Sambaíba veio com dois Millenium IV Mercedes Benz 2018, com os prefixos 21960 e 22633... Vide impacto que o modelo, dotado de ar-condicionado, causou na linha 177H-10, Metrô Santana / Cidade Universitária...Trouxe ainda dois articulados, um Busscar Urbanuss Pluss articulado Mercedes Benz, prefixo 21510, ano-modelo 2007, que ainda trabalha forte nas linhas 172N-10 e 271F-10, que ligam o Shopping Center Norte a estação Belém do Metrô, e o Caio Millenium BRT Volvo 2018, prefixo 23154... A Spencer contou com um  Mascarello Granmicro S3 Agrale MA 10.0, prefixo 25250, com placa da linha 2013-10, Cohab Jardim Antártica / Cachoeirinha... Caio Apache Vip III  MAN Volkswagen 17.230 OD, ano modelo 2013, prefixo 25068...  Caio Apache Vip IV Mercedes Benz OF 1721/59, ano-modelo 2015, prefixo 25097, com placa da linha 179X-10, Jardim Fontális / Metrô Barra Funda... Informações que eram fornecidas pelo próprio letreiro eletrônico dos veículos... A Norte Buss esteve muito bem representada pelo Caio Apache Vip IV MAN Volkswagen 17.230 OD 2015, prefixo 26014, com placa da linha 172X-10, Parque Novo Mundo /Metrô Tatuapé...  Maxibus Dolphin 2013 Agrale MA 15.0, prefixo 26051, com placa da linha 172J-10, Jardim Brasil / Metrô Tatuapé... Mascarello Gran Via Iveco  170S28 2018, prefico 26505, com  adesivo da linha 172P-10, Vila Zilda / Metrô Belém, uma linha com tradição no uso de Mascarello Gran Via na frota...  Mascarello Gran Micro Agrale MA 10.0 S3... Apesar de constar na lateral “Fabricação 2018 Operação Setembro 2018”, está sem prefixos... Na área 3, são 160 linhas base e atendimento, 21 noturnas e uma média de 1,2 milhão de passageiros transportados nos dias úteis, com cinco terminais... O Consórcio Plus marcou presença com a VIP, vide Millenium articulado 31456 com placa adesiva da linha 2582-10, Vila Nova Curuçá / Terminal Parque Dom Pedro II, ano-modelo 2008, o que indica a iminente baixa do sistema, e a Expandir, vide Expandir Millenium IV Mercedes Benz, ano-modelo 2018, prefixo 39440... Este estava junto aos Millenium IV das outras sete áreas da cidade, próximas a tenda da SPTrans, portando os cartazes com informações sobre cada área... A Transunião trouxe dois mídis, o New Torino 36627 com placas da linha 2008-10, CPTM Itaim Paulista / Jardim Nossa Senhora do Caminho... E Caio Apache Vip IV MAN Volkswagen 17,230 ODS, ano-modelo 2018, com placa da linha 2021-10, Estação Guaianazes / Jardim Bandeirantes... Faltou só a Upbus, antes Qualibus... A Área 4 possui  142 linhas-base e atendimento, 18 noturnas, quatro terminais – conta que inclui a Estação de Transferência Itaquera, a qual nos últimos meses recebeu duas novas linhas – e uma demanda diária de 1,3 milhão de passageiros por dia... A Ambiental trouxe o trólebus Millenium BRT trucado  Scania K270 UB, ano-modelo 2013, prefixo 41577 com placa adesiva da linha 2290-10, Terminal São Mateus / Terminal Parque Dom Pedro II... Vide símbolo da empresa – uma folha verde – no letreiro eletrônico... Não fez tanto sucesso quanto os trólebus recém-reformados pela empresa, mas, enfim... A Allibus  veio com o representante de uma linha clássica, um Caio Apache Vip IV MAN Volkswagen 15.190 OD, ano-modelo 2015, prefixo 45453, com placa da 3763-10, Metrô Tatuapé / Terminal Carrão... A Pêssego Transportes compareceu com um micro AMD Solum MAN Volkswagen, prefixo 47027... A Express veio com dois Caio Millenium IV Mercedes Benz, ano-modelo 2018... O 48060, que nos tempos em que a Nova Aliança operava o lote 44 era 44060, primeiro um Caio Apache Vip e depois um Caio Millenium I, ex-Mito de Mogi das Cruzes... E o 48236, que nos tempos de 44236 era um Caio Alpha, ex-Viação Osasco... Ambos os dois operavam na extinta linha (há cinco anos!!!) 3405-10, Jardim Soares / Parque Dom Pedro...


















Caio Millenium da Viação Itaim Paulista (VIP) é ano-modelo 2008, ou seja, já atingiu o limite de operação no sistema...

















































A Área 5 possui  125 linhas-base e atendimento, 18 do Noturno, 1 milhão de passageiros transportados diariamente e dois terminais, Sapopemba e Sacomã...  A Via Sul, maior empresa da região, veio com dois Caio Millenium IV... O 52380, com motor Mercedes Benz, e o 53900, ano-modelo 2017, com motor elétrico BYD... Na verdade, um ônibus à bateria de motores síncronos com imãs permanentes, potência máxima de 180 kW e três baterias tracionárias de 324 kW/h... Autonomia de 250 quilômetros... A Movebuss apareceu com um Marcopolo Senior  Agrale MA 10.5 2017, sem prefixo e um Caio Apache Vip 55356 MAN / Volkswagen 17.230 OD... Pela segunda vez consecutiva, a Imperial Transportes Urbanos não compareceu a exposição...  O jeito é acompanhar os ônibus das linhas 213C-10, Itaim Paulista / Vila Califórnia, antes que seja seccionada, e 2590-10, União de Vila Nova / Parque Dom Pedro II... Na Área 6 são 194 linhas-base e atendimento,  14 noturnas e três terminais – Grajaú, Varginha e Parelheiros... A Viação Cidade Dutra trouxe um clássico, o Caio Top Bus Volvo 61580 com placa da linha 6970-10, Terminal Grajaú / Terminal Santo Amaro... A Tupi compareceu com dois Caio Millenium IV MAN Volkswagen, ano-modelo 2018, o 62015 e o 62025, além Millenium IV articulado Mercedes-Benz, ano-modelo 2018, prefixo 62003... Vide logotipo do índio no letreiro eletrônico...  Todos esses carros trabalharam forte no Fórmula-1 Express em Interlagos, durante o Grande Prêmio do Brasil... Sem contar o  Caio Apache Vip Iveco, prefixo 62231... A Mobibrasil, que deixou o Consórcio Unisul, vide ausência no Fórmula-1 Express,  levou o Volare prefixo 63846, que opera na linha 605A-10, Centro Paralímpico / Metrô Jabaquara... E um Caio Millenium IV Mercedes Benz, ano-modelo 2018, prefixo 63333... A área 7, com 171 linhas-base e atendimento, 22 noturnas, comporta uma demanda de 1,5 milhões de passageiros por dia, vide três corredores e seis terminais... A Viação Campo Belo apareceu com um Caio Millenium BRT bi-articulado, prefixo 72075, ano-modelo 2012, vide “bico” dando lustro na catraca... A VIP, um Caio Millenium IV Mercedes Benz, ano-modelo 2016, prefixo 73415, e um Caio Mondego articulado, prefixo 74680, ano-modelo 2008... A Gatusa, um Millenium IV Volkswagen, prefixo 76088, ano-modelo, 2017, com o letreiro “EVENTO”... A Transkuba, um Caio Top Bus bi-articulado Volvo, prefixo 77211, ano-modelo 2007... A Transwolff, um  Neobus Thunder+ MAN Volkswagen, ano-modelo 2013, prefixo 78855... Para concluir, a área 8, com 115 linhas-base e atendimento, 15 do Noturno, 790 mil passageiros por dia útil, teve a Transpass, com o Millenium BRT II articulado Mercedes Benz O500 UDA, prefixo 81755, ano-modelo 2018, também com suporte para bicicleta... Quem programou o letreiro da linha 702C-10, Jardim Bonfiglioli / Metrô Belém,  realmente a preferida do professor???... Além do Millenium IV Mercedes Benz  O500U 2017 81260.... Vide letreiro TRANSPASS – FILIAL... A Alpha Rodo Bus S/A, um  Apache Vip IV Volkswagen 2018, prefixo 86522... A Transcap, um Caio Foz Mercedes Benz, prefixo 85493...


















Caio Top Bus bi-articulado Piso Baixo Total, da Viação Cidade Dutra conta com mecânica Volvo...
















































A Prefeitura compareceu com uma tenda  da SP Trans, vide distribuição de miniaturas para montar, o cara fantasiado de celular, os cartazes das áreas – todos apontando que a cidade recebeu 2.400 novos ônibus desde 2017 – além dos carros do acervo no Museu dos Transportes Públicos...O  trólebus ACF Brill 3093... Fabricado na Filadélfia em 1947 e trazido para o Brasil em 1954, depois de operar em Denver,  recebendo motor Villares C290T – o equipamento elétrico original era GE... Sendo que 75 unidades desse modelo rodaram em São Paulo...  O ônibus Monika 385, com capelinha da linha 718... Desenvolvida em 1968, com carroceria Metropolitana e motor Mercedes Benz O321... Foram construídos, nas oficinas da CMTC, 110 Monika I, iguais ao que hoje está no museu, 50 Monika II e 20 Monika 3... As empresas também compareceram com veículos históricos... Vide o Caio Alpha da VIP, prefixo 3113... A Ambiental veio com dois trólebus que foram reencarroçados pela antiga Eletrobus na década de 1990, reformados recentemente em sua garagem... O Marcopolo Torino GV, prefixo 68 8000, de pintura branca com faixa verde... E  o Torino GV Scania BR-116 1996, prefixo 68 7577, branco com faixa vermelha... E pensar que o Doutor Kenji não compareceu ao evento no Pacaembu... Ops!!!... A  Gato Preto trouxe um modelo célebre, o monobloco MBB O364, vide placa preta... E  o Caio Apache Vip Mercedes-Benz OH 1621 LE / 59 2001, antigo 84146 da Viação Villa-Lobos, depois 82146, hoje carro de treinamento, vide letreiro de pano... Tanto sucesso quanto os trólebus da Ambiental, fizeram os dois veículos que operaram como lotações na virada do século, trazidos pela Nortebuss... A  Kombi  da linha 9-126, Tremembé / Metrô Santana... Se bem que... No vidro frontal havia um cartaz “VILA ROSA METRÔ SANTANA”... Não, o “PEDRINHO” escrito no vidro traseiro não se refere ao internauta Pedro Henrique... A pintura branca com faixa azul é da gestão Celso Pitta (1997-2001) e ao contrário das Kombis que circulavam no Rio de Janeiro nos dias atuais, estas não estão mais em serviço, uma vez que a Prefeitura, na gestão seguinte, começou a substituir as Kombis por vans maiores e depois por micro-ônibus... Então é por isso que está lá a Sprinter branca com faixa marrom, prefixo 3002, com o adesivo São Paulo Governo da Reconstrução”, correspondente à gestão de Marta Suplicy... A qual criou o Bilhete Único atual divisão da cidade em 8 áreas, na licitação de 2002... Na ocasião, havia os subsistemas estrutural e local, de onde surgiu, entre outras empresas, a própria Nortebuss, que na ocasião eram cooperativas de perueiros... O contrato firmado em 2002 tinha duração de dez anos, porém o prefeito paulistano em 2012, Gilberto Kassab, não se mexeu... Uma nova licitação foi tentada em 2015 – deveria ser em 2013, porém os protestos de junho impediram que o edital fosse lançado no inicio da gestão de Fernando Haddad – sem sucesso... O processo atual também segue a passos lentos nas gestões de João Dória e agora, de Bruno Covas... Será que chega???...















Realmente, quem colocou o letreiro da linha Jardim Bonfiglioli / Metrô Belém no Millenium BRT da Transpass???...

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