segunda-feira, 27 de novembro de 2017

São Paulo de Todas as Áreas na Festa do Ônibus...

Express representou a Área 4 com um Caio Millenium IV de um lote de 60 veículos que adquiriu recentemente...


































































Neste domingo, a Praça Charles Miller, em frente ao Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, na região do Pacaembu recebeu a festa do ônibus... Ainda que o internauta Chico Melancia relembre com saudade do passeio de Caio Top Bus biarticulado pilotado pelo mítico motorista “Schumacher” pelas ruas tortuosas da região da Vila Guilherme na edição de 2003, realizada na garagem da Expresso Redenção Turismo, este evento pode ser considerado um dos melhores da história... Com certeza é o maior, pois estavam em exibição 140 ônibus das mais diversas marcas e modelos, urbanos e rodoviários, clássicos e contemporâneos... Os carros ocupavam praticamente toda a área da praça, exceto por um estacionamento de automóveis de passeio e uma demonstração de acrobacias com motocicletas, embalada ao som de hip-hop...  A festa teve inclusive o comparecimento do secretário municipal de transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda... Que aproveitou a ocasião para fazer a entrega de cinco Millenium IV com ar-condicionado do lote adquirido pela empresa Express, que opera na área 4, na região da Zona Leste... A chegada dos novos veículos foi saudada por um conhecido praticante do hobby nas proximidades da Estação de Transferência Itaquera... Que enquanto posava para fotos no degrau da porta de saída, já sonhava com o dia que registrará aquele veiculo na linha 4003-10, Cohab Prestes Maia / Estação de Transferência Itaquera... Ou na 3539-10, Cidade Tiradentes/Metrô Bresser... Ou ainda na 407H-10, Jardim São Francisco / Metrô Itaquera... Quem sabe na 403A-10, Cohab José Bonifácio / Terminal Penha... A administração municipal, que permitiu a realização do evento enquanto não vende o Pacaembu, trabalhou forte na festa dos ônibus... Do Museu dos Transportes Públicos, trouxe o trólebus ACF Brill e o ônibus Monika... Também fez com que cada uma das oito áreas do sistema de ônibus paulistano – já que a nova licitação não sai, é o jeito, sendo que o secretário teria declarado que o edital vai ser divulgado na primeira semana de dezembro -  estivesse representada por um Caio Millenium, contendo informações a respeito de cada região em seu vidro frontal... A começar pelo Millenium IV Piso Baixo Scania com ar-condicionado, o 12555 da Gato Preto, que opera na Área 1... Na qual também atuam a Santa Brígida – que integrava com a Gato Preto o Consórcio Bandeirante – e as antigas cooperativas Norte Buss e Spencer... Confome os dados apurados em setembro deste ano, a Área 1 possui 142 linhas base e atendimentos, e 19 itinerários do Noturno... Nos dias úteis, a média de passageiros transportados é de 1.126.162, numa região que conta com três terminais – Lapa, Pirituba e Jardim Britânia... Mas essa não era uma Estação de Transferência???... E o Petrônio Portela???...  Da Área 2, havia um Millenium Padron 2015 da Sambaíba, o 22899, única operadora do sistema estrutural, que também divide o atendimento com a Norte Buss e a Spencer... Aqui são 141 linhas base e atendimento, mas 23 do Noturno, servindo em média  1.176.926 passageiros por dia... A área 3 figurava com um Millenium IV Piso Baixo Mercedes-Benz com ar-condicionado, fabricado em 2016 e que começou a operar em janeiro... Mesmo sendo um veículo recente no sistema, ele já é um velho conhecido do nosso colega de rede Teixeirinha, que sempre o vê nas linhas 2766-10, Jardim Camargo Velho/Metrô Itaquera e 2780-10, Jardim Camargo Novo/Metrô Itaquera... Inclusive o da festa, o 31062... Apesar do nome Consórcio Plus ainda ser usado, são três empresas com o nome VIP – AE Carvalho, Itaim Paulista e Cidade Tiradentes – a Expandir e, no setor das ex-cooperativas, a Qualibus e a Transunião... Todas na cor amarela... Se bem que... Nos tempos em que seu lote tinha a inicial 46, a Transunião circulava com a pintura vermelha da área 4... Mesmo quando renumerada para 36,  o visual manteve-se até o fim nos cinco micros da linha 4054-10, Jardim Nossa Senhora do Carmo / Metrô Itaquera, suprimida em abril...  Teixeirinha, por exemplo, considera que a pintura amarela vai causar a maior confusão – seria o maior banzé – nas regiões de Cidade Tiradentes, Guaianazes e São Mateus... Que coisa, não???...

















































Para a entrega simbólica dos ônibus pelo secretário de Transportes, empresa trouxe mais quatro carros do mesmo lote...




































































O carro da Express que exibia as informações sobre a Área 4 era o 48351, Millenium IV Piso Baixo Mercedes-Benz com ar-condicionado, fabricado em 2017 e que acaba de entrar em operação neste mês de novembro... A presença do secretário de transportes levou ao comparecimento da própria dona da empresa, que trouxe nada menos que cinco unidades do mesmo veículo, de um lote de 60 ônibus adquiridos junto à Caio Induscar...  Além do 48351 também compareceram o 48277,o 48348, o 48095 e o 48492... Mais bonitos que os carros  da Ambiental do mesmo modelo, garantia o frequentador da Estação de Transferência Itaquera... Que até tentou aproveitar a entrada de cabo USB do 48277 para carregar o seu celular... Afinal, o  ônibus está novinho em folha, ainda com os bancos recobertos por sacos plásticos...  Entretanto, o sistema elétrico do veículo foi desligado e ele ficou só na mão... Ops!!!...  As principais regiões atendidas por Express, Ambiental, Allibus e Pêssego Transportes e sua frota na cor vermelha, são as de Água Rasa, Aricanduva, Artur Alvim, Belém, Carrão, Cidade Líder, Cidade Tiradentes, Iguatemi, Itaquera, Mooca, São Mateus, Vila Formosa e Vila Matilde... Allibus e Pêssego operam linhas alimentadoras, a Express as da chamada “articulação regional”, sem ir até o Centro da capital paulista – a 3539-10, que ia da Cidade Tiradentes até o Terminal Parque Dom Pedro II, na reformulação de outubro de 2013 deveria ser encurtada para o Metrô Itaquera e receber o número 407U-10, no entanto, a sobreposição de trajeto com a 3789-10, Cidade Tiradentes/Metrô Itaquera, fez a linha ser realocada para a estação Bresser do Metrô...  As linhas estruturais são feitas pela Ambiental – que opera os ônibus elétricos – e o Consórcio Plus da Área 3, vide a “Golden Line” – apesar de operar com articulados prateados – 4310-10, Terminal Parque Dom Pedro II/Estação de Transferência Itaquera... Mais bagunça, Teixeirinha...  As 140 linhas base e as 18 noturnas – pelo menos no caso da N402-11, Terminal Carrão/Metrô Itaquera,  não há um trajeto equivalente durante o dia – levam uma média diária de 1.337.706 passageiros... Numa área que não possui corredores – vide o da Radial Leste, que não saiu do papel – e, no informe da SPTrans, apenas dois terminais, Carrão e Cidade Tiradentes... Não consideraram o Terminal Itaquera, na verdade uma ampliação do Terminal da estação do Metrô, que ainda possui uma parte em obras... Embora os organizadores do evento não tenham feito uma placa personalizada da linha 261117, indicando a rua da garagem, a Avenida Pacaembu e a Praça Charles Miller – para o Teixeirinha, estes dois últimos endereços são exatamente a mesma coisa – os novos veículos da Express chamaram muito a atenção de todos os que compareceram ao evento... Inclusive daquela empresária do setor de transporte que é muito benquista por alguns dos adeptos do hobby... Ela própria pegou seu celular para registrar o Millenium IV, quem sabe tendo em vista uma aquisição do modelo para sua empresa... A curiosidade de quem, empresário da área ou não, em ver os veículos novos da festa levou um adepto do hobby a cunhar uma frase sobre os “miguelitos” que se introduzem na hora em que os registros são feitos... “Na festa do ônibus, a cebola é uma praga”... Lembrando a expressão “cebolar”, que denomina a atitude típica de quem é dado a atrapalhar as fotos de outrem...





































Enquanto o frequentador assíduo da Estação de Transferência Itaquera aguarda os novos ônibus na 4003-10...


































































A Área 5 é a região do internauta Chico Melancia, desde quando comparecia aos pontos finais da Bristol na região da Avenida do Cursino, próximo à sua residência, vide fotos que adquiriu a preço de ouro de um colecionador que começa a compartilhar seu acervo de raridades registradas na década de 1990... O verde da Via Sul é mais escuro que o da Área 1, como podia ser visto no Millenium Mercedes-Benz Piso Baixo 52361... Ou também nos carros de outra operadora da região, a Move Buss... Sendo que a Imperial não mandou nenhum veículo para a mostra... Ausência muito lamentada pelo Teixeirinha, já que a antiga cooperativa padronizou toda sua frota na cor verde, abandonando o amarelo da Área 3...  Em toda a região são levados 1.031.215 passageiros em média por dia, em 126 linhas base e 18 noturnas... Tudo isso com apenas um corredor – o Expresso Tiradentes – que vai da Estação Terminal Mercado ao Terminal Sacomã, um dos dois únicos da região, ao lado do Sapopemba/Teotônio... A Área 6, na Zona Sul da Cidade, tinha o 61300, um Millenium IV Mercedes-Benz  Piso Baixo da Viação Cidade Dutra, em operação desde setembro do ano passado...  Ou seja, já compareceu a duas edições do Expresso SPTrans Fórmula-1... Maior região em extensão da cidade, pegando quase todo o extremo sul do município, a média diária das 201 linhas base e 14 noturnas é de 1.476.446 passageiros, circulando entre três grandes corredores (Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro, Santo Amaro/Nove de Julho/Centro e Vereador José Diniz/Ibirapuera/Santa Cruz) nos terminais Santo Amaro, Grajaú. Varginha e Parelheiros, com as empresas Cidade Dutra, Tupi, Mobi, Transwolff e A2 – as duas últimas, ex-cooperativas... Ao lado deste setor está a Área 7, de cor vinho, ou bordô, ou grená, com um Millenium IV Piso Baixo Volvo com ar condicionado, prefixo 72461, da Viação Campo Belo... Que divide o serviço com as empresas Gatusa, Transkuba, VIP – conhecida como “VIP de Pinedo”, devido ao endereço da garagem e Transwolff... São 171 linhas base e atendimento, além de 22 noturnas, levando 1.626.553 passageiros diariamente... Mais um Millenium IV simbolizava a Área 8, antigo Consórcio Sudoeste, também com Piso Baixo, mas com chassis e motor Mercedes-Benz,  o 81431 da Transpass, rodando desde agosto do ano passado... Que por algum motivo, chegou a exibir o letreiro da linha 715M-10, Jardim Maria Luiza/Largo da Pólvora, um clássico da região da Avenida Vital Brasil, no Butantã... Além da Transpass, atuam ali a Gato Preto – aqui, com a pintura laranja, característica da área, a Alfa Rodo Bus e a Transcap... No caso da Área 8, faltou a estatística da média diária de passageiros transportados nas 74 linhas base e 7 noturnas... De qualquer forma, a grandiosidade da festa, que teve um comparecimento estimado de 15.000 pessoas, em um domingo que começou com tempo nublado, uma chuvinha e terminou com um forte sol, atraiu a cobertura da mídia... Como atesta a reportagem exibida no noticiário “SP no Ar”, da Record TV, que venceu uma pesquisa interativa – “Decide aí!!!” – e foi escolhida para a exibição por 53% dos votantes... A repórter, inclusive, depois de apurar a matéria e ouvir a organização do evento, pediu para o cinegrafista fazer uma foto dela própria no degrau da porta dianteira do Caio Gabriela II da Santapaula, veículo de 1979 da empresa de São Caetano do Sul (o que Melancia não sabe é que a repórter tem o mesmo nome do modelo de ônibus, identificado logo acima da porta...), o mesmo que, devidamente adesivado, se passou por um ônibus da CMTC na novela “Haja Coração”, da concorrente Globo... Não que o Teixeirinha assista televisão, pois hoje toda informação é adquirida por ele através de seu recém-adquirido telefone celular... Então é por isso que depois de ver o painel sobre o Museu dos Transportes Públicos, que além de fornecer sombra nos momentos de maior calor, ainda informava no lado oposto a configuração atual do sistema de ônibus paulistano, ele fez questão de “pousar” para foto ao lado do homem vestido de celular com o aplicativo da SPTrans no estande montado pela supervisora da operação dos transportes coletivos na capital paulista... Também por ser o amiguinho da garotada, Teixeirinha pegou vários exemplares de um manual sobre os ônibus de São Paulo, destinado ao público infantil, e incontáveis miniaturas de papel do trólebus ACF Brill e da van do sistema Atende... Representada na exposição por duas Sprinter e um táxi acessível... A delegação da SPTrans fechava com dois guinchos, um Scania 11S e um Mercedes Benz 2219... Porque o internauta Chico Melancia se apetece muito com uma guinchada... Ops!!!...





































































Fascinado com o tamanho da festa, Melancia nem reparou na passagem da reporter da Record TV... Ops!!!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário