segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Como são verdes os ônibus de Ubatuba...

Ônibus da Verde Bus chega ao Centro de Ubatuba pela Rua Professor Thomaz Galhardo, que tem ciclofaixa...















































A viagem de ônibus entre São Paulo e Ubatuba é feita pela empresa Litorânea, do grupo da Pássaro Marron... Assim, é comum carros desta empresa estarem a serviço nos itinerários daquela... Com sorte, o passageiro descerá a serra num Marcopolo G7... Nada contra os Busscar... Mas depois de dez anos de serviços prestados, mesmo com o ar-condicionado funcionando, o mecanismo de reclinação dos bancos já está totalmente comprometido... Numa viagem que costuma durar mais de quatro horas, é algo altamente preocupante, vide descida da Rodovia dos Tamoios, duplicada apenas no trecho de planalto... A primeira região de Ubatuba percorrida pelo ônibus, logo depois da divisa com Caraguatatuba, é a de Tabatinga...  Depois temos Maranduba – vide rio - Sertão da Quina – as regiões mais afastadas da praia recebem o nome de “sertão”, para contextualizar melhor a diferença em relação à praia – Praia do Sapé, Vila Amorim, Lagoinha, Sertão do Engenho Velho, Praia Dura (OG), Rio Escuro – mas não muito, internauta Pedro Henrique – Domingas Dias, Lázaro, Sununga, Saco da Ribeira – vide Ilha Anchieta – Praia de Santa Rita, Perequê-Mirim, Enseada – lugar do famoso trólebus perdido - Toninhas, Praia Grande... Aqui o veículo, que seguia pela SP-55, afasta-se mais da costa e entra na BR-101, seguindo ate o trevo com a estátua do Caiçara, e do supermercado Semar,  onde entra na Rua Professor Thomaz Galhardo... Que vai até o Centro da cidade, porém o carro entra antes na Avenida Rio Grande do Sul, logo depois da Paróquia São Francisco de Assis, e duas quadras depois toma a direção oposta  para chegar ao terminal de ônibus da Litorânea, situado na Rua Maria Vitória Jean... Os ônibus suburbanos da Litorânea, que vem de Caraguatatuba – uma viagem feita em carros convencionais, sem ar-condicionado, a R$ 7,90, o que inclui um cartão de “Pagante Embarcado” para ser depositado no validador da catraca em frente à porta traseira do veículo, tudo sob um calor incessante – sempre Marcopolo Torino (um veículo de modelo mais antigo herdou o apelido dos Busscar Urbanuss que faziam a linha há dez anos atrás, “Fofinho”, para quem ama com carinho, digo...) -  seguem pela Thomaz Galhardo até o Centro, entrando pela Rua Coronel Domiciano na Praça 13 de Maio e subindo pela Rua Conceição, até a altura da Avenida Rio Grande do Sul, onde seguem para chegar na Maria Vitória Jean e o Terminal da Empresa... No caminho, os veículos passam pelo Terminal Rodoviário Naim Elias Abdalla, na Thomaz Galhardo, de onde saem os ônibus da empresa Oceano, com destino a Taubaté (pela Oswaldo Cruz, ao contrário dos carros da Litorânea para São José dos Campos, que usam a Tamoios...) e Paraty, e também da Útil e da Sampaio, e pelo terminal das linhas municipais da Verde Bus, na esquina das ruas Conceição e Hans Staden, próximo à Praça 13 de Maio... No terminal da Litorânea há um totem para venda de passagens pela internet – nos guichês, só “cash” - e uma sala de espera em que o pessoal pode ver o “Vidio Xô” e outros programas globais enquanto espera seu ônibus... São três plataformas, logo a frente da garagem, uma para desembarque, outra para embarque  nos ônibus suburbanos e mais uma para a partida das linhas rodoviárias, sendo as mais importantes para São José dos Campos e São Paulo... Passes para a linha suburbana são vendidos apenas para residentes na cidade que comprovem o local de moradia... Bagagens podem ser guardadas no balcão de encomendas por R$ 3... O banheiro é gratuito, assim como o bebedouro... Atrás do totem de venda de passagens, um surfista descansa embaixo de uma escada, usando um skate como travesseiro e mantendo a prancha encostada na parede... Há uma padaria alguns metros adiante do terminal, que vende Coca-Cola © de um litro em garrafa de vidro... Excelente!!!... Do outro lado da rua, está a parada dos ônibus das linhas municipais, em que o abrigo é o toldo da loja atrás da placa do ponto... 














Terminal urbano, situado na área central, apresenta elevada demanda para todas as regiões da cidade...















































A empresa Verde Bus opera as linhas municipais de Ubatuba, sob a razão social Transportes Cidade de Ubatuba Ltda... Isso pode ser observado no comprovante de compra do cartão para uso nas linhas da empresa... O nome refere-se, além da vegetação, a um tipo de granito verde que só existe na cidade... A compra do bilhete pode ser feita no terminal no Centro da cidade ou em estabelecimentos comerciais, que vendem cartões com cinco ou dez viagens... Ah, sim, cada passagem custa  R$ 3,80, mesmo preço da cidade de São Paulo, o último reajuste aconteceu em abril... Suponhamos que a pessoa tenha andado desde o terminal da Litorânea até o da Verde Bus... O percurso pode ser feito de táxi, a corrida custa menos de 10 reais, mesmo em bandeira 2, porém assim não dá para montar um biquíni plus-size na Ilha do Sol, comprar uma Havaianas ® a R$ 11 na Ubalimp, conhecer o Kenji’s Bar, ou aproveitar a liquidação de DVDs na Fico Vídeo, comer um prato feito na Toca da Kizomba, tomar picolé de R$ 1,20, direto da fábrica, ou ainda descobrir que no Supermercado Conde tem ovo de codorna em conserva... O terminal urbano da cidade está sempre cheio... Quem vem pela praça, depois de passar por um lotado estacionamento de bicicletas, perto da plataforma de desembarque, depara com a lanchonete Baiuka, os sanitários que cobram RS 1,50 por pessoa, o Tom Cabeleireiro e a porta de vidro do posto de venda de cartões... Que tem ar-condicionado, item não existente nos ônibus da empresa...  O valor mínimo é de R$ 7,60 (duas passagens...), com pagamento somente em dinheiro... Os principais bancos têm agências nas proximidades e há um Banco 24 Horas no Supermercado Máximo, na Praça 13 de Maio... Um sacrifício válido, pois os motoristas da Verde Bus também exercem a função de cobradores... A duas quadras do terminal, no calçadão da Rua Dona Maria Alves, há  mais opções de bancos, a esquerda e à direita da montanha de lixo acumulada na entrada do calçadão... Bem do lado da faixa em que o prefeito eleito da cidade, Délcio José Sato, do PSD (e seu vice, Pelé do Paulista, também conhecido como Jurandir de Oliveira Veloso...) saúdam os que “naufragaram” sua chapa... Se ele é parente da Sabrina, não sabemos... O fato é que o atual prefeito de Ubatuba, o petista Nelson Moromizato, não conseguiu a reeleição, vide obras de saneamento em Maranduba e a reforma do Casarão do Porto, um dos únicos vestígios da arquitetura do século XIX na cidade, e que abrigou o Hotel Budapeste... Ops!!!...  O atual vice, Sérgio Caribé, do PMDB, e os ex-prefeitos Eduardo César, do PSDB (que não deve ser “serrista”, já que o prefeito tucano de Caraguatatuba apoiava Sato...), e Paulo Ramos, do PTB, também foram derrotados... Ramos, grande amigo do saudoso Clodovil Hernandes, que tinha casa na cidade, ET e Rodolfo,  teve a candidatura impugnada...  E a julgar pela quantidade de lixo no calçadão, há muito trabalho pela frente... De volta ao terminal, diante das plataformas, está um balcão de informações, muito frequentado pelos motoristas da empresa... Acima dele, um quadro como os que existem em alguns bares, onde as letras podem ser trocadas, indicando as linhas e seus respectivos horários... A última atualização foi feita ano passado, vide “Feliz 2016”... Há ônibus para  Almada, Bela Vista, Corcovado, Casanga, Camburi, Fortaleza, Horto, Ipiranguinha, Lázaro, Maranduba, Perequê-Mirim, Picinguaba, Rio Escuro, Sesmarias, Tabatinga, Taquaral e Ubatumirim, que saem de oito das nove plataformas do terminal...  Dizem que é possível ir até Paraty pegando um ônibus até a divisa, e mais dois no Estado do Rio de Janeiro... Nosso hipotético passageiro quer comparecer na região da Praia da Enseada... As linhas Perequê-Mirim – a única que passa pela região do Itaguá - Maranduba e Tabatinga servem... O ponto inicial das duas últimas é na plataforma 2... Em frente às últimas plataformas há a Bomboniere Pingo de Mel e a Loja Bela Shop, com produtos nacionais e importados, como fones, acessórios para games...  O tempo de espera da fila é condicionada pelo número de pessoas que vão pagar a passagem direto com o motorista...  A frota da cidade é composta unicamente por Marcopolo Torino – a maioria adquiridos em 2008, quando a empresa, que já se chamou Costamar – só na base do Caio Vitória - e Cidade de Ubatuba – com muitos Ciferal - tinha o nome Transporte Ubatuba -  e Caio Apache Vip II – que substituíram os Ciferal Citmax que rodavam no ano passado... O interior dos modelos é semelhante... Bancos de plástico, piso metálico (do tipo “frita bife”, indicado para cidades litorâneas, sendo que uma faxineira da empresa varre os ônibus antes da partida...), um painel plástico no lugar do vidro traseiro, onde é feita a colocação de “Busdoor” na parte externa...  Com três portas, a do meio, destinada na portadores de necessidades especiais é sempre acionada para quem leva pacotes e sacolas, já que o espaço entre a entrada e a catraca é muito reduzido...  Junto às plataformas, há uma área usada como estacionamento para os ônibus fora de serviço, com seu próprio manobrista... O ônibus para Tabatinga sai no horário, e sobe a Rua Conceição, até a Avenida Rio Grande do Sul, entrando na Rua Maria Vitória Jean para chegar ao trevo da BR-101, sempre congestionado... Eventualmente, pode haver trânsito na Praia Grande, vide fiscalização da Polícia Militar Rodoviária estadual... De Toninhas para frente, vide “Bala Gelada Recheada”, a viagem costuma ser tranquila, ainda que o ônibus frequentemente esteja lotado, seja na direção dos bairros ou do Centro... Na volta, a maior parte das linhas desce pela Thomaz Galhardo, dividindo espaço com uma ciclofaixa que apresenta elevada demanda... Sempre exibindo o letreiro eletrônico "CENTRO", o que faz lembrar uma antiga piada dos Trapalhões...














Logo acima do balcão de informações, um painel indica os horários de partida de todas as linhas do terminal...















































A Praia da Enseada aparentemente é igual a tantas outras na cidade de Ubatuba – que tem 72... No entanto, a presença de um trólebus abandonado na Avenida Marginal da SP-55 é o detalhe que torna a região especial para todos aqueles internautas que são adeptos do hobby... Coberto por uma espessa camada de poeira, o Marcopolo Torino fica estacionado numa travessa da marginal, junto ao muro de uma pousada, ao lado de um posto de gasolina... O carro, cujo prefixo era  41 504, tem a adesivação comemorativa dos 50 anos da implantação do sistema de trólebus em São Paulo... Ou seja, a princípio ele operava apenas na linha 408A-10, Machado de Assis-Cardoso de Almeida, uma das mais antigas da cidade... O veículo pertencia à frota pública de São Paulo, e foi reencarroçado quando a Eletrobus substituiu a CMTC na operação dos ônibus elétricos, em 1995... Posteriormente, quando a Himalaia assumiu o sistema (com a licitação da Área 4, em 2007...) e teve de colocar trólebus novos, o carro foi a leilão, mas ainda conseguiu operar com a passagem a R$ 3,00 (aumentada no começo de 2010...), vide adesivo no vidro frontal... O veículo foi transformado em lanchonete – Hamburgueria Bus Stop -  vide toldo na lateral, e mudou-se para Ubatuba, cidade de seu comprador... A nova função, atestada pelos bancos listrados em vermelho e branco no seu interior, não durou muito... No final do ano passado, já residia sem uso na região da praia de Toninhas, em meio a outras “Relíquias à Venda” no local da antiga hamburgueria... Agora, está na praia da Enseada, onde está a venda, vide telefone no vidro da frente... Onde também há uma placa de itinerário – da linha 2290-10, Terminal São Mateus – Terminal Parque Dom Pedro II... O letreiro, que ainda é de pano, é da linha 2101-10, Praça Silvio Romero – Praça da Sé, que deixou de ser operada por trólebus com a construção do viaduto da Rua Padre Adelino, sob a Avenida Salim Farah Maluf... O trólebus ainda mantém as alavancas de conexão com a rede elétrica, que hoje estão ligadas ao céu de Ubatuba, quase sempre sem nuvens... No lugar da placa caseira, foi colocada uma chapa do Epcot, já que a decoração interna era repleta de alusões aos Estados Unidos... O veículo também era anunciado na OLX, porém o anunciante retirou a oferta... Assim, o ônibus elétrico continua encostado na beira do muro da pousada, como que a observar o movimento de automóveis, caminhões e ônibus na SP-55... Se vai virar matéria-prima para panelas, voltar a ser lanchonete ou se encontrará algum lugar para ser preservado – a pousada ao lado pertence a uma entidade de classe do funcionalismo estadual - quem sabe... Enquanto isso, em São Paulo, nas proximidades do Largo São José do Belém, remanescentes da rede aérea dos trólebus da antiga linha 702P-10 permanecem acima da via, sem que nenhum trólebus passe por ali...















Bancos de plástico, piso metálico, cordinha, painel no lugar do vidro traseiro: eis um Apache Vip II de Ubatuba...

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