Em meio a modelos último tipo e carros-conceito futuristas, quem brilhou no Salão foi um Chevette clássico... |
O ingresso para o Salão do Automóvel, realizado no São Paulo Expo, adquirido pela internet, custou 108 reais, taxa de conveniência incluída... Felizmente, a organização do evento oferece condução gratuita para o local da exposição, com saída na Rua Anita Costa, 98, conforme especifica o cartaz na saída da estação Jabaquara do Metrô... Nem é preciso pegar a Volare da linha 605A-10, Centro Paralímpico/Metrô Jabaquara, operada pela Mobibrasil, pagando os 4 reais da tarifa, muito menos comprar a água mineral que a ambulante oferece a 3 reais, argumentando que no Salão ela custa 8 reais... O ônibus da Ipojucatur tem ar-condicionado, banheiro – trancado - e televisor à bordo – que exibe a “Sessão da Tarde”... No entanto, apesar da pequena distância entre a estação e o pavilhão (1.700 metros...), o trânsito no caminho era intenso... Faz sentido, Salão do Automóvel, todo mundo vai de automóvel... Ops!!!... Meia hora depois do ônibus ter saído do Jabaquara, ainda longe da Rodovia dos Imigrantes, a maioria dos passageiros decidiu descer e fazer o restante do percurso a pé... Gente apressada, em pleno feriado de 15 de novembro... Quem ficou só esperou mais 20 minutos para desembarcar no São Paulo Expo... Logo depois de uma passarela provisória, como a instalada nas proximidades do Fielzão durante a Copa do Mundo de 2014... Bem em frente ao edifício-garagem do recinto, tomado por propaganda de montadoras, e de um tobogã instalado por um dos expositores... Quem fazia a descida caía em uma piscina de bolinhas... Mas quem repara que os anos passam depressa se não tira os olhos do celular ???... Melhor apresentar o ingresso e contornar o pavilhão para comparecer à entrada, até porque no caminho há alguns carros antigos expostos... Um Plymouth estadunidense, igual ao Dodge Dart fabricado no Brasil... Um “Dojão” roxo, turbinado... Outro “Dojão”, verde, adaptado para carro funerário... Oldsmobile... Três Opalas, um verde de quatro portas, um bege com capota preta e um Comodoro... Estes de fabricação nacional... O Bel Air marrom foi feito nos Estados Unidos... Mais dois produtos da fábrica da Chrysler de São Bernardo do Campo, um Dodge Charger R/T “saia-e-blusa”, marrom e bege, vide aquela grade plástica nos vidros laterais traseiros, e um Dodge Magnum, um dos últimos a serem produzidos, com acabamento de luxo... Um Maverick roxo, um Mustang anêmico, não cor de sangue, branco, um Galaxie azul com capota branca, uma Mercedes 560 SEC e um Corvette marrom... Pena que o salão de automóveis antigos do Anhembi não é mais realizado, “Auto Esporte”... Mas há uma exposição para comparecer... A esquerda de quem entra, ficam os estandes da Chevrolet, da Volkswagen – com luz azulada e o slogan “Viva a Vida” - e da Audi... A direita, a Fiat e suas coligadas Chrysler e Jeep... No estande da montadora italiana, ao lado de um autorama e abaixo de um Fiat 500 – mais difícil de registrar que o de Colônia do Sacramento, no Uruguai – havia uma enorme fila... É que quem fizesse a inscrição no site do Clube Fiat ganharia um potinho do legítimo “gelatto” italiano, sabor chocolate - sem leite... Também a direita de quem entra, os estandes da Kia Motors, Troller e da Ford, onde o Mustang não é cor de sangue e a picape F150 é cercada por autênticos aerólitos do Chapolin... No lado oposto, fica o estande da Toyota, ao lado do da Lexus, esta com um modelo em homenagem ao Pantera Negra, uma reverência ao personagem criado por Stan Lee, vide o modelo caracterizado como o herói, para o internauta Pedro Henrique tirar “selfies”... Na Toyota, estão expostos os modelos atuais da fábrica, como o Corolla – preto, de olho nos motoristas da Uber – Prius, Camry, Yaris, Hilux e aquele que começou a ser produzido no Brasil quando São Bernardo do Campo era tudo mato, o Bandeirante... Então é por isso que o Mundial Interclubes disputado em Tóquio era chamado de “Copa Jipe”, digo... O estande reunia um grande número de visitantes, devido a uma apresentação dos carros-conceito Concept I e Concept I-Ride... Vide cadeirante que lembrava a Sabrolha Sato, só que vestida de forma mais despojada... Uma velha conhecida do Doutor Kenji, pois devido ao trabalho na “boca-de-urna” nos vestibulares, sabe que ela também comparece no mais recente anúncio do ENEM... Razão pela qual o Doutor não contesta a metodologia e as questões do exame... Ops!!!...
Opala Stock Car com as cores do logotipo da Sambaíba ainda hoje empolga os adeptos do "hobby"... |
No estande da Mercedes-Benz, enquanto a modelo que girava com o carro-conceito numa plataforma se encantava com o menino chupando o dedo, o Pedrinho se encantava mais ainda pelo amigo que trabalhava forte no paninho para lustrar um AMG GTC amarelo, conversível... Os espaços da Nissan e da Honda, um em frente ao outro, tinham em comum os espaços dedicados à garotada amiga... Na Honda, eram expostos geradores de energia... Na Nissan, o carro da Fórmula-E, elétrico... Ao lado da Nissan, a Renault, controlada pelo mesmo grupo – e todas elas subsidiárias da Dacia – também tinha um modelo movido a eletricidade, o ZE, que com as portas do tipo asa abertas, parecia o Stitch da Lilo... Outro estande lotado, no caso devido ao Studio Renault, um aquário onde se encontravam Lucas Silva e Silva, Patty e Edu, o “serial killer” da série “Dupla Identidade”... Quer dizer, Luciano Amaral, Fernanda Paes Leme e Bruno Gagliasso, que acaba de estrear a novela “O Sétimo Guardião”... Cadê o gato???... Do outro lado do vidro, uma pequena multidão se acotovelava para fotografar os atores... Foram tantos registros que quem fotografava com celular da Sony © viu o aparelho desligar devido ao superaquecimento... O segurança cuidava de afastar as pessoas da vitrine, mas teve de concordar rindo quando falaram que ninguém ia derrubar o vidro com a barriga, digo... Fernanda posava para o fotógrafo oficial do evento – um amigo do internauta Pedro Henrique com jaqueta da banda Misfits – e depois se clicava para o Instagram ©, mesmo com a sua própria “social media” ao lado... Alis, a atriz conduzia uma live com Gagliasso, acompanhada pelo Pancada em seu celular... Nosso humorista e fornecedor de DVDs reparou que Fernandinha – ele a chama assim, carinhosamente – está mais magra do que nos tempos de “Sandy e Júnior”... Era uma risada e uma ajeitada no macaquinho preto com fendas... A cada tirada do ator, uma risada que destaca seu sorriso e seu nariz, excelente conjunto... Tu gosta disso, Pancada???... Nem sabe dirigir... No final da live, depois de Gagliasso fazer charme para as fãs, o jeito era conferir o Logan, modelo preferido dos taxistas, mas aqui preto, mais ao gosto de quem dirige Uber... O mesmo acontece com o HB20 no estande da Hyundai... Melancia deixa pelo Creta vermelho, só para ouvir as explicações da promotora... Muito concorrido, o estande da BMW tinha duas modelos que se sentiam no filme “La La Land” e “cebolavam” a foto do Mini... Um “cosplay” de Carlitos tentava fazer uma “selfie” com um dos carros de competição, possivelmente lembrando de seu filme “Corrida de Automóveis para Meninos”... No espaço da Porsche, com tantos curiosos, era complicado registrar os carros, com exceção do clássico 356 Coupé, mas só porque estava em uma rampa... Na Mitsubishi, todos queriam ver de perto a Pajero com motorhome acoplado na caçamba, adaptação feita pela empresa Duaron, da região de Rio do Sul, em Santa Catarina... Deve ser pela semelhança com uma cabine de iate... Se bem que... Em termos de motorhome, Melancia preferia adaptar um Flecha Azul da Cometa para viajar pelas estradas deste país... Ou então adquirir um Suzuki Jimmy Sierra e convidar a modelo de bermuda e tranças para conhecer as cachoeiras de São Thomé das Letras e Carrancas... Pode ser também com a moça do pretinho básico ao lado do X80 do estande da Lifan... Que estava vazio, assim como o da Caoa Chery, naquilo que é a eterna sina dos fabricantes chineses no Salão... O contraste com as centenas de pessoas diante das Ferraris e Maseratis é gritante... Ainda que não seja possível entrar nos carros, todos apreciam os modelos de longe, assim como os Rolls-Royce, os modelos de luxo do Dream Lounge e a Mc Laren de Ayrton Senna... Que muito antes do Fórmula-1 Express era o Rei de Interlagos, digo...
Então é por isso que o Mundial Interclubes, quando disputado no Japão, era chamado de "Copa Jipe"... |
Em frente à Mc Laren de Senna e dos bugres da D2D fica o estande da Arena Lubrax Racing... Onde numa grande vitrine são expostos macacões, capacetes e troféus de grandes nomes do automobilismo brasileiro, tais como Emerson Fittipaldi e Rubinho Barrichello, o “piloto RB”... Com destaque para o capacete do Mestre Roberto Pupo Moreno... Em frente a vitrine, um Opala da Stock-Car, que se destaca por ter o patrocínio da Sambaíba, ofuscando o carro pilotado na categoria por Felipe Massa e até o clássico Willys Interlagos... Então é por isso que a pintura do bólido tem as cores amarela, laranja e vermelha, como o logotipo da empresa de ônibus do grupo... Chico até lembrou de uma ideia que teve há alguns ano, a de criar um campeonato de automobilismo para ônibus... O qual certamente faria muito mais sucesso do que a Fórmula Truck... Ou mesmo superaria a popularidade da Fórmula-1, ainda mais do Mc Laren laranja exposto no estande da Petrobras... Ops outra vez!!!... Nossa empresa petrolífera, por enquanto, desafiava os visitantes a fazerem um pit-stop num monoposto de corridas de verdade... No lado oposto, há o espaço oficial da Stock Car, com dois veículos expostos... Um atual, do piloto Alan Khodair, e um Opala clássico... Não tão bonito quanto o carro da Sambaíba, mas que juntava pai e filho na hora das fotos... Finalmente, numa empresa de acessórios, a Pneu Free, estava exposto o melhor carro de todo o Salão, ali no fundo do imenso recinto de exposições... Um Chevette... Dos primeiros a serem fabricados, na cor laranja... Contemporâneo daqueles que eram distribuídos aos vencedores dos concursos do programa “Moacyr TV” na Globo, em 1976, Pancada... Reluzente graças ao trabalho intenso da turma do paninho... Apesar de estar ao lado de uma picape “Big Foot”, exposta pela UOL, era o modelo clássico da Chevrolet que chamava mais a atenção... Isso podia ser notado pela quantidade extraordinária de gente que conferia o carro mais de perto, querendo saber se o interior é original ou foi modificado... Também abriam o capô, para conferir as mudanças na motorização... A suspensão, rebaixada, ressaltava as rodas colocadas pelo expositor... Simplesmente dificultando a tarefa de registrar aquela preciosidade... Com tanto “miguelito” na área, nem deu para sentir falta do Teixeirinha... Que certamente seria recebido com honras na Arena de Conteúdo, próxima aos carros elétricos da Renault (basicamente destinados a frotistas...), inclusive sendo convidado a dar... Uma palestra, pois ele é um entendido... Em mobilidade... Alis, por falar em entendidos, o Mestre, que sabe de automóvel porque está lá, uma vez que reside na Detroit brasileira, não se apeteceria com o estande da Goodyear ®, que completa 100 anos de Brasil, vide fábrica na região do Belenzinho... É que em matéria de pneus ele prefere os remoldados da BS Colway... Ops, ainda!!!... E o estande da Bosch recorda não só os bons tempos em que a fábrica ficava na região do Tatuapé, mas que é hora de pegar o ônibus da Ipojucatur para voltar ao Jabaquara, vendo o “Jornal Nacional” mostrar os impasses do Brexit... Cada nação com seus problemas, não é mesmo...
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