Antes da largada do Fórmula-1 Express, Kenji foi até o final da fila de articulados na região da Avenida Interlagos... |
Os ônibus do Fórmula-1 Express começam a receber os torcedores que deixam o autódromo de Interlagos após o final do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1, às 16h40 de domingo, 11 de novembro... Os carros articulados das empresas Viação Cidade Dutra e Tupi Transportes formam uma fila dupla na pista da Avenida Interlagos, no sentido Centro... Próximo ao portão T, uma pequena multidão se aglomera no posto de venda dos bilhetes do Fórmula-1 Express... Algumas pessoas, que não sabem que para embarcar nos ônibus é preciso pagar 27 reais (ou ter comprado o bilhete de ida e volta por 38...), vão para o meio da rua perguntarem aos motoristas pela janela sobre a tarifa do serviço – ou se tem jeito de viajar de graça... A prova, iniciada às 15 horas, foi disputada com tempo bom... Agora, às 16h45, nuvens encobrem o Sol e deixam o céu cinzento... A possibilidade de chuva faz com que os torcedores se apressem para comprar bilhetes, embarcar no Fórmula-1 Express, tomar um táxi ou simplesmente atravessar a faixa de pedestres próxima ao cruzamento da Avenida Interlagos com a Avenida do Rio Bonito... Toda essa movimentação, que inclui agentes de trânsito, policiais e vendedores ambulantes, é acompanhada pelo Doutor Kenji no canteiro central... Enquanto isso, o sistema de som do autódromo anima Kenji tocando músicas dos Beatles e de Tim Maia... Vocês tinham que ver a ginga dele na hora de "Não quero dinheiro" e "Descobridor dos Sete Mares"... Passava das 16h50 quando o internauta fez uma pergunta a quem estivesse passando pelo local... Quem venceu a corrida???... Nosso colega de rede diz que o 3G de seu celular acabou, por isso não pode acessar a internet... Uma resposta que não vem do pessoal do “hobby”, mais empenhado em registrar, um após outro, os ônibus do Fórmula-1 Express... Felizmente, um torcedor prestativo, com 4G em seu dispositivo móvel, resumiu o resultado da prova para Kenji... O pentacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu, ajudado pelo choque entre Max Verstappen, da Red Bull, que liderou a maior parte da corrida, com um retardatário, no caso Esteban Ocon... Restou a Verstappen o segundo lugar, com Kimi Raikkonen, da Ferrari, em terceiro... Porque o Doutor comparece a Interlagos para acompanhar a movimentação dos ônibus do serviço especial da SP Trans... Que este ano teve uma novidade, uma linha que percorreu o entorno da pista, a 606F-10, Circular Fórmula-1 Autódromo, operada pela Transwolff no sábado, dia do treino oficial, e no domingo, dia da corrida... Que nosso colega de rede fez questão de testar pessoalmente, tão logo desceu da estação Autódromo da CPTM... Antes, nosso companheiro de web já havia feito outro “test-drive”, o da linha 5-Lilás do Metrô, viajando de Santa Cruz a Santo Amaro, onde se transferiu para a linha 9-Esmeralda da CPTM... A fila do ponto inicial e final da linha, na Rua Plínio Schmidt, era considerável, vide vendedor de capas de chuva na porta... Pelo que Kenji apurou, o serviço começou com três Apache Vip Midi no sábado... Insuficientes para atender a demanda, os veículos tiveram de ser auxiliados nesse mesmo dia por dois Apache Vip básicos... Agora, no domingo, mais um carro básico completava a frota de seis ônibus da linha... Faz sentido, além do ar-condicionado, a tarifa cobrada é a mesma das linhas convencionais – 4 reais... Enquanto Kenji esperava a saída do carro das 13h20, ele indagava para si mesmo... Por que não criaram essa linha antes???... E porque ela opera somente até às 14 horas???... Ah, sim... Para efeito de comparação, a Express operou a linha 4050-10, Metrô Itaquera / Parque do Carmo, no final de semana do Festival da Cerejeira, em agosto, com dez Apache Vip básicos com ar-condicionado... O ônibus segue pela Rua Plínio Schmidt e passa pelas avenidas Feliciano Corrêa e Jacinto Júlio, esta margeando o autódromo, onde estão parados alguns Apache Vip da Transwolff e Millenium IV da Viação Cidade Dutra (Mercedes...) e da Tupi Transportes (Volkswagen...), as três empresas que participam do Expresso SPTrans Fórmula-1... O internauta repara que o número de veículos é bem menor que nos anos anteriores, quando os bolsões das duas avenidas chegavam a ter uma fila dupla de ônibus... É como disse o internauta Chico Melancia pelo WhatsApp ©, o serviço diminuiu de tamanho pois a maioria dos torcedores prefere comparecer de trem, mas ainda agora com a ampliação da Linha-5... Quem sabe um dia deixem apenas o circular, com horário estendido, digo... Depois de passar pelas avenidas Jangadeiro e Interlagos, Kenji desceu em frente ao portão T, às 13h30 dez minutos depois de ter embarcado... O ônibus seguiu pela avenida João Paulo da Silva, Jacinto Júlio novamente, ruas Pedro Santalúcia e Djalma Pessolato, retornando para a Plínio Schmidt e a estação da CPTM... O desembarque do internauta em um portão específico tem motivo, pois ali é o “camarote” onde ele costuma tentar acompanhar parte da prova, à distância... Este ano, porém, não havia ninguém, uma vez que a organização da prova colocou panos azuis que encobriram a visão da pista... Não deu, doutor...
De tanto acompanhar o saída dos ônibus, o 3G do celular acabou e o internauta não sabia quem venceu a prova... |
Kenji resolveu percorrer os bolsões onde aconteceria a saída dos ônibus depois da prova... O mais próximo estava localizado na Avenida do Rio Bonito, junto à caixa d’água da Sabesp, cheirando a tinta, pois fora pintada recentemente... Então é por isso que a conta de água do internauta aumentou, digo... Ao menos a edificação agora parece nova, muito mais do que em 1979, o primeiro ano em que o reservatório pode ser visto na transmissão televisiva da prova, vide vídeo acessado pelo Doutor no Youtube ©... Fizeram uma excelente composição com os dez Millenium IV articulados da Tupi, os carros mais modernos da empresa no Fórmula-1 Express... Estacionados ao longo da Rio Bonito, junto a esquina da rua preferida do Doutor, a Trasybulo de Albuquerque, próximo ao lava-rápido Chewbacca... Dali sairiam os ônibus para a estação Jabaquara do Metrô... Enquanto não saíam, os motoristas manobravam com destreza os articulados, de modo a deixa-los na posição de saída... Logo adiante, na Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval, está o local de embarque da linha especial para o Shopping SP Market... Os Apache Vip básicos da Transwolff ocupam o quarteirão entre as avenidas Interlagos e Rio Bonito... Mais alguns carros faziam fila na Rio Bonito, em frente ao Carrefour, e perto do restaurante que oferecia frango espalhado e almoço paulistinha... Kenji lembra dos tempos em que os ônibus ocupavam vários quarteirões da Antônio Barbosa da Silva Sandoval... Hoje, eles se concentram nas proximidades do Mc Donald’s © da Avenida Interlagos, defronte aos prédios do Cingapura, mesmo lugar em que desembarcavam os passageiros dos ônibus vindos da Praça da República, Metrô Trianon-MASP e dos shoppings Interlagos e SPMarket... Então é por isso que havia tantos adeptos do “hobby” registrando os veículos, tanto no sábado quanto no domingo... Os carros do Fórmula-1 Express eram mais difíceis de fotografar... O ângulo em que estacionavam obrigava os fotógrafos a se posicionarem praticamente no meio da pista... Sem contar que as fotos eram “ceboladas” por passageiros que desembarcavam, funcionários da SP Trans e da CET, policiais e guardas municipais, vendedores ambulantes, com e sem isopor, moradores da região... Quem teve um pouco mais de paciência flagrou a chegada dos articulados da Tupi, um Citmax e um Ibrava baixado da Pêssego Transportes... Kenji subiu a Avenida Interlagos, em meio ao pessoal que chamava os carros para os estacionamentos – nesse ponto, o rapaz da Chaves Advocacia trabalhou forte no sábado e domingo – e aqueles que perguntavam se estava sobrando ou faltando ingresso... O internauta nem compareceu no sábado, mas mesmo assim um vendedor de capas de chuva, no cruzamento da Interlagos com a Rio Bonito, ao ver nosso colega de rede, disse que quando ele saiu, apareceu um ingresso... Melhor comparecer ao Burger King © da Avenida Interlagos, que às 14 horas está cheio... Para evitar as filas, o Doutor prefere percorrer a Avenida Interlagos... Às 14h30, os primeiros ônibus para a Praça da República, Aeroporto de Congonhas e Shopping Interlagos ocupam a pista entre os portões T e A... Rapidamente estacionam 12 Millenium BRT articulados da Viação Cidade Dutra, todos equipados com ar-condicionado... As verdadeiras “flechas prateadas” da Mercedes, pensa o Doutor... Ao chegar na Praça Enzo Ferrari, pelo canteiro central, dando passagem à cavalaria da PM, o internauta observou que havia mais articulados a postos, e seguiu pela Avenida Interlagos... Mais 13 UDA da Cidade Dutra, até a Praça Moscou... Perto do “Motel Mil”, um motorista até perguntou se Kenji era o fotógrafo do site “Ônibus Brasil”... A fila continuava após a praça... Três articulados da Cidade Dutra... Mais sete Millenium BRT articulados da Tupi – sem ar-condicionado, que a Prefeitura não saiba e mais sete Apache Vip básico da Transwolff... Ao passar pelos Espetinhos Esperança, Kenji consultou o Google Maps ©... Já tinha descido tanto a Interlagos, em meio a inúmeros ônibus e táxis, que imaginou estar perto do Terminal Grajaú... Voltando à Praça Moscou, às 15h10, Kenji ouve o barulho dos motores – o Grande Prêmio do Brasil já começou... Claro que sua imitação do ruído das máquinas da Fórmula-1 parece a que o Pica-Pau fez para o guarda de trânsito que procurava rachadores, mas, enfim... O internauta corta caminho pela Jangadeiro e na esquina com a Teotônio Vilela aprecia o carro mais bonito que passou pela região de Interlagos... Um monobloco Mercedes-Benz O-364, que serviu como Base de Operações Móvel da CET... O veículo fez parte da frota da extinta CMTC e, conforme informaram a nosso colega de rede, reformado nas oficinas da Sambaíba... Na Teotônio Vilela, próximo ao Stoc-Car Bar e lanches, na parede da frente da loja de roupas para noivas que trabalha forte no churrasquinho nos finais de semana da Fórmula-1, Kenji desvia do pessoal “sóbrio” que aprecia a execução do grafite de Ayrton Senna, e vai parar bem em frente à bilheteria do autódromo... Não que ele queira comprar um ingresso, pois jamais irá pagar 305 reais pela meia-entrada no setor Q... Afinal, ele já se formou na faculdade, por isso a carteirinha de estudante não tem mais valor... Para voltar a Avenida Interlagos, o doutor decide cortar caminho pela Praça Jacob Dubena, onde sempre fica estacionado o Marcopolo Viaggio da Guarda Civil Metropolitana... Do outro lado da praça, depois do Fusca interditado, um último articulado da Cidade Dutra em frente ao Paddock Hotel... Não há mais espaço na Avenida Interlagos, entre os portões A e T... Os articulados formam uma fila dupla, enquanto os táxis se posicionam ao lado do canteiro central, deixando uma estreita faixa liberada para o tráfego, a essa altura interditado... Agora o Burger King © próximo da saída do Fórmula-1 Express está vazio... Apenas com os guias turísticos das excursões para o autódromo e os agentes da CET... Inclusive o “Roberval”, assim chamado pelo Doutor porque ele viu o último capítulo de “Segundo Sol” na sexta-feira e considerou o funcionário a cara do personagem de Fabrício Bolivera... Pena que a CET não tenha jurisdição sobre os pedidos da lanchonete, porque mais uma vez o nome do internauta foi registrado incorretamente... Desta vez, escreveram KENDY... Por volta de 16h40, no final da prova, os táxis começam a sair levando os primeiros torcedores que saem do autódromo... Não todos, observa o Doutor, pois algumas pessoas de celular na mão se dirigem ao posto de gasolina na esquina da Interlagos com a Avenida do Rio Bonito... Que fica fechado durante todo o final de semana de prova, mas exerce outra importante função... A de servir de ponto de encontro entre os carros do Uber e os usuários do aplicativo... Então é por isso que o local ganhou o apelido de “Posto do Uber”, lembra Kenji... Que sugeriu a criação de um ponto específico, devidamente sinalizado, para o embarque e o desembarque de Uber, como os que já existem em alguns aeroportos... Mesmo com a interdição da Avenida Interlagos para os ônibus de linha, um carro da linha 675X-10 (Terminal Grajaú / Metrô Vila Mariana...) furou o bloqueio no sentido Centro , e teve que retornar, numa manobra complexa coordenada pelos agentes da CET... Que também se envolveram na troca de lâmpadas de um semáforo, tudo isso enquanto os ônibus do Fórmula-1 Express eram liberados assim que todos os assentos estavam ocupado... O Doutor, que acompanha tudo do canteiro centra, quer saber se o tripé do fotógrafo da CET dá conta... De registrar toda a movimentação... Ops!!!...
Mesmo com ingresso de meia-entrada a 305 reais, o Doutor não quis pagar para ver a corrida no autódromo... |
Os cavalos da Polícia Militar são recolhidos e galopam para os caminhões passando pela faixa de pedestres em frente ao portão T, sob os olhares atentos do “Roberval”, que assumiu... A coordenação do tráfego às 17 horas... Mais um Mondego,também da linha 675X-10 entra por engano na Avenida Interlagos interditada... Kenji vê um homem de barbas brancas em pé, ao lado do motorista, e tem certeza de que o Natal está chegando... Em seguida, vão deixando a região do autódromo o ônibus da CET, o carro porquinho da 99 e dezenas de viaturas da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar... Um desfile que até lembra a propaganda eleitoral na televisão... Kenji sabe porque esteve lá, como candidato a governador pelo nosso PINTO... Às 17h55, quando o último articulado sem ar-condicionado da Tupi saiu do ponto de embarque, os ônibus da Wolff passaram reto e entraram na Avenida do Rio Bonito...O internauta achou um absurdo, mas nem por isso aceitou comprar um boné... No portão A quase vazio, três Millenium IV retardatários da Tupi, passam pela Praça Enzo Ferrari, onde fica a base de operações da SPTrans... Na Avenida Teotônio Vilela, próximo ao portão “The Tower” sobrou apenas o Maxibus Dolphin da guarda municipal paulistana, um velho conhecido do doutor... Como este foi mais um ano em que Kenji recusou-se a pagar ingresso para assistir a corrida, restou fazer uma foto em frente ao portão M... Então é por isso que ele falou sobre Imposto de Renda na Avenida Jangadeiro e na Avenida Jacinto Júlio... Até encontrar com o cartaz da linha 606F-10 em seu ponto predileto – aquele, em frente ao murinho que tem uma visão privilegiada do autódromo, sempre que os panos azuis permitem - e um carro clássico de Interlagos – o Nielson Diplomata motorhome que todos os anos comparece ao autódromo, sempre estacionado ao lado do campo do Peixinho da Cidade Dutra... Um gramado melhor do que o do Urbano Caldeira... Ops!!!... O trânsito na Jacinto Júlio continua intenso, vide Topic da C.A.P.E.S, uma empresa de carregadores... O Doutor estranhou, porque nos tempos em que ele fazia faculdade, essa sigla queria dizer outra coisa... Logo depois passou uma D20 – Olavo Gosta de D20 – que tinha em sua caçamba a “estalta” de um boi e um telão que exibia o DVD do Bailão do Teodoro e Sampaio... Vide os sucessos “Garanhão da Madrugada” e “Mulher Chorona”, que nosso colega de rede sabia cantar de cor e salteado... Que coisa, não... O Doutor não deu muita bola para a Maggie empacotada na porta do Mercado do Álvaro, na Avenida Feliciano Correa, mas alguns metros depois, a visão de um Caio Vitória de manutenção da Viação Cidade Dutra que saiu sem dar tempo de fazer uma foto o fez cantar “Amargurado”, de Tião Carreiro e Pardinho... “Do que é feito daqueles beijos que eu te dei... Daquele amor cheio de ilusão... Que foi a razão do nosso querer”... Mais romântico, só o fiscal da Mobibrasil, saindo do bicicletário da estação Autódromo da CPTM, na Rua Plínio Schmidt, onde deixou as plaquinhas de itinerário da linha 502J-10, Metrô Santa Cruz / CPTM Autódromo, afagando um cachorro de rua enquanto vai para a cabine da empresa, pois a linha retoma sua operação normal depois do final de semana da Fórmula-1... O Doutor se despede, pois vai voltar para casa de ônibus, lembrando que a Mobibrasil não participou do Fórmula-1 Express... Deve ser devido à saída da empresa do Consórcio Unisul, que opera na área 6, mas, enfim...
Nenhum comentário:
Postar um comentário