sexta-feira, 10 de março de 2017

Exposição do Silvio Santos Vem Aí...

Exposição começa em "petro e bancro", com o pequeno Senor tentando entrar sem pagar no cinema...




















































A exposição “Silvio Santos Vem Aí”, montada no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo, começa em preto-e-branco... Como os filmes que o pequeno Senor Abravanel assistia na Cinelândia carioca... Um deles é exibido para os visitantes, “Sempre em meu coração”, de 1942... Típico filme musical dos grandes estúdios estadunidenses da época, que normalmente tinham como protagonistas adolescentes cantoras, Gloria Warren... Eram os grandes campeões de bilheteria de então, ainda que Senor e seu irmão Leon (Léo Santos...) sempre arrumassem algum jeito de entrarem no cinema sem pagar... Até a camisa do Fluzinho, time de coração do garoto nascido na Lapa carioca, morador da Travessa Bem Te Vi, esquina com a Rua do Senado, que fez o primário na Rua do Lavradio e o curso de Contabilidade no Largo do Machado, é em tons de cinza... O pai, Alberto Abravanel, judeu emigrado da Grécia, queria registrá-lo como Don, mas o escrivão do cartório não aceitou, e ele teve que colocar Senor, de Señor, e nome de seu pai... Só que a mãe, Rebeca Caro, preferia chama-lo de Silvio... Alberto possuía uma loja de artigos para turistas, que perdeu devido a dívidas de jogo – a exposição não menciona, mas Silvio não joga quando vai a cassinos no exterior – e levou Silvio, ainda estudando contabilidade, a apostar em jogadores de sinuca dos bilhares da Lapa e depois a ser camelô... Uma indicação do chefe da fiscalização o levou para um teste na Rádio Guanabara, onde tirou o primeiro lugar entre os locutores... (A mostra não cita que Fernanda Montenegro, no mesmo teste, foi primeira colocada na seleção de radioatores...)  O nome artístico Silvio Santos surgiu aí... O trabalho de locutor o levou até a Rádio Continental de Niterói – nesse meio tempo, fez serviço militar, onde se tornou paraquedista, vide paraquedas com a foto do recruta Silvio – e lhe deu a ideia de criar um serviço de alto-falantes nas barcas que saíam da Praça 15... Com bar incluído, para assegurar o faturamento... Durante um período que a barca esteve em reparos, Silvio veio para São Paulo e tornou-se locutor da Rádio Nacional, vide rádios aparelhos Saba e Trans-Globe... Ali conheceu Ronald Golias e Manoel de Nóbrega (Manoel!!!...) e seu filho Carlos Alberto, que faziam o humorístico “A Praça da Alegria”...  Golias seria uma das atrações da “Caravana do Peru que Falava”... No caso, o “peru” era o próprio Silvio, que ficava com o rosto muito vermelho quando falava... A fase das apresentações em circos é representada por um jipe, cartazes feitos a mãos e uma tenda de circo com um boneco de ventríloquo... Sinforoso, é você???... Manoel oferece para Silvio um negócio de venda de brinquedos por meio de carnês... A ideia era encerrar o empreendimento – que ficava num porão na Rua Quirino de Andrade, no Centro paulistano, a exposição também não cita esse fato , só o porão, em quadrinhos sobre a vida de Silvio – mas Silvio assumiu o Baú da Felicidade... Vide reproduções de carnês com o Zé Apostador... Essa atividade o levou à televisão, com os programas “Vamos Brincar de Forca???” e “Pra Ganhar é Só Rodar”, exibidos pela TV Paulista em horários alugados, que seria adquirida pela Globo em 1965... Então é por isso que Silvio era global... As revistas da época exibidas na mostra atestam que Silvio Santos passou a ser comparado a César de Alencar, considerado o maior apresentador de programas de auditório do rádio brasileiro... Silvio foi além, criando sua própria estrutura de produção televisiva, vide câmera RCA TK-60 igual à da Globo carioca, presente na exposição... Na Globo, e depois na Tupi – vide panelão de luz com o logotipo da emissora - surgem os programas “Boa Noite Cinderela” e  “Cidade Contra Cidade”, representados em espaços específicos da mostra... Na parte do “Boa Noite”, junto a discos com marchinhas de Carnaval (vide compacto com “Ia Badá Badú” e “Mata o Véio, Mata”...) e jogos de tabuleiros inspirados nos programas , está o trono da Cinderela, cercado por brinquedos e um boneco de papel de Silvio... Na tela, trechos do programa ao qual compareceu a filha número um, Silvia Abravanel...  No setor do “Cidade Contra Cidade”, o palco tem o placar da disputa entre Taquaritinga e Pederneiras... Mas o monitor mostra a disputa entre Pindamonhangaba e Guaratinguetá... Acontecida quando o prefeito de Pinda era Geraldo Alckmin... Vide biografia escrita por Acir Filló... Um painel mostra os vários programas produzidos e apresentados por Silvio na década de 1970 – “Sua Majestade, O Ibope” (no Youtube ©, há uma paródia do “Bronco Total”, com Golias imitando Silvio...), “Ela Disse Ele Disse”, “Silvio Santos Diferente”, “Clube dos Quinze”, “Sinos de Belém” (vide depoimento de Daniel Filho...) – e, ao lado e em frente, fotos de uma premiação que Silvio assumiu em 1970, o Troféu Imprensa... O irmão clonado do Oscar ©, presente na sua versão gigante – e popozuda – e na estatueta em tamanho natural, ao qual os visitantes da exposição podem tirar fotos  e depois dizerem que é o Oscar ©... Aqui os vídeos mostram Jack Lemmon, quer dizer, Ronald Golias sendo premiado com o smoking dado pelo próprio Silvio – vide Youtube ©... Outro grande amigo, Manoel de Nóbrega,  está sentado no famoso banco da “Praça da Alegria” – que em 1973 se tornou parte do programa “Sorria” - com Silvio ao lado...  A sede dos estúdios de Silvio Santos, na região da Rua Dona Santa Veloso, na Vila Guilherme (“Versão MAGA... Dublada nos estúdios da TVS) e o único filme realizado por sua produtora, “Ninguém Segura Essas Mulheres” são mencionados, vide fotos e câmera Arriflex... Mas bem que poderia ter alguma foto ou anúncio da primeira novela que Silvio produziu, “O Espantalho”, de 1976,  Marqueneto...





















Shows em circos tinham o "Peru que Fala", mas o público queria mesmo era ver o boneco Sinforoso...

















































A parte “colorida” da exposição começa com os programas “Qual é a Música” e “Namoro na TV”... Os visitantes podem tentar adivinhar quem canta “A Banda” ou “Xica da Silva”, em perguntas gravadas pelo próprio Silvio... Ou, o que é melhor, girar o Pião da Casa Própria...  Só não tem a música-tema do quadro, Holiday for Strings, de Henry Jerome... Na parte do “Namoro da TV”, são exibidos depoimentos de pretendentes, atrás das cortinas, e há um banco reproduzindo o local onde acontecia a “negociação”... A infância do SBT é retratada no espaço que remete ao programa “Domingo no Parque”... Onde eletrodomésticos e brinquedos do início da década de 1980 se misturam – o discurso de Silvio Santos no início das transmissões do SBT, em 19 de agosto de 1981 – é mostrando em um monitor no interior de uma secadora de roupas... As primeiras vinhetas do SBT, fortemente trabalhadas no Scanimate ©, aparecem no campo de uma mesa de pebolim... Entre os brinquedos da Estrela ® expostos estão o minifliperama Valdisnei, o carrinho Colossus, o jogo Detetive – cadê o Coronel Mostarda, pô!!! – o robô Ar-Tur e itens pertencentes à coleção particular do Mestre cedidos especialmente para a exposição – Coleção Sorvetinho, a boneca Susi e a pipoqueira Pip-Pop... Bem que a gente desconfiava que naquele peixeiro bate um coração bambi... Na sequência aparecem os programas “Roletrando”, onde está o microfone Sennheizer usado pelo apresentador, “Bozo” e “Porta da Esperança”...  Na parte dedicada ao palhaço de origem estadunidense que virou sinônimo de SBT – Sistema Bozo de Televisão – quadros expõem fotos de Rony Cócegas no papel do palhaço Kuki e monitores exibem trechos do programa do 236-0873... Vide Silvio Santos encontrando a Vovó Mafalda e aproveitando para trollar seu intérprete, Valentino Guzzo, que era produtor do “Show de Calouros”... Vovô Mafalda e Salsi Fufu – Valentino e Pedro de Lara – apresentando o “Bozo Notícias”... Bons tempos em que o jornalismo do SBT transmitia mais credibilidade... Bozo no palco com sua assistente Bozolinda... Flor e Luis Ricardo em seus verdes anos, digo... Outros programas infantis do SBT não mereceram o mesmo destaque... O que para o Mestre é um pouco frustrante, no que diz respeito a Mara Maravilha, e para o internauta Chico Melancia, quanto a Sérgio Mallandro... Felizmente, há fotos de Mara nas seções dedicadas à “Porta da Esperança” e o “Show de Calouros” – onde ela aparece muito apetecível e mais simpática do que nos dias atuais – e Sérgio aparece nos vídeos do “Show de Calouros”... Ao qual se chega passando pela vinheta de calendário  do SBT nos anos 1980... O cenário reproduzido na exposição é o do final dessa década... Os organizadores da exposição o usaram como gancho para mostrar as incursões de Silvio pela política, pois era no palco desse programa que ele discutia a possibilidade de ser candidato a prefeitura de São Paulo em 1988 – o curador da Mostra, André Sturm, é o secretário de Cultura de João Dória – e depois à presidência da república, em 1989... Vide página dupla da revista “Semanário”... “Silvio Santos, O Ronald Reagan Brasileiro”... Ainda bem que ficou só no sonho, Eduardo Cunha, digo... De volta ao “Show de Calouros”, há uma reprodução da bancada, com alguns de seus jurados mais ilustres... Wagner Montes, Nelson Rubens, Sônia Lima – premiada com o selo Olavo Gosta -  Pedro de Lara, Aracy de Almeida – também detentora de um Olavo Gosta – Leão Lobo e Décio Piccinini... O cenário lembra imediatamente a versão de Those Were The Days, canção russa popularizada por Mary Hopkin em 1968, que precedia a entrada dos jurados... E substituiu “Cosa Nostra”, de Jorge Ben Jor, em que até o presidente Figueiredo era saudado, vide vídeo de 1982 no Youtube ©... Questões políticas podem desinteressar o público... Ou simplesmente fugir de sua compreensão, como a recente autorização oficial para Silvio transferir as concessões de televisão em seu nome para as filhas...




















Cenário do "Domingo no Parque" inspirou a criação do "It's a Small Small World"  no Valdisneiworld... 

















































A fase contemporânea de Silvio começa com o “Chaves” – vide fachada da casa do Seu Madruga e o monitor exibindo o episódio da lagartixa, o primeiro exibido no Brasil, em 1984, José Salathiel Lage... Que dirigia o setor de dublagem do SBT, na região da Rua Dona Santa Veloso, na Vila Guilherme, e convenceu Silvio a dublar “comédia em videotape”... Só depois é que Silvio persuadiu os “produtores brasileiros”, conforme relata o catálogo da exposição... Um deles era o Magrão – Roberto Manzoni, não o nosso professor... Do outro lado, está o “Topa Tudo por Dinheiro”,  de 1991, que um painel aponta ser originário da fusão dos programas “Topa Tudo” (1982) e “Tudo por Dinheiro” (1986)... Ao mesmo tempo, recorda alguns dos maiores importantes atores que participaram do quadro mais famoso do programa, o das câmeras escondidas... Adellia Del Sent, Carlinhos Aguiar, Celso Portiolli, Fernando Benini, Gell Correia, Gibe, Lucélia Machiavelli, Rogério Oliveira, Ruth Romcy e principalmente, Ivo Holanda... Que aprendeu tudo o que sabe de câmeras escondidas com o nosso docente da área de estatística... Pensaram que fosse o diretor Detto Costa no programa “Alegria 81”, hein???... Destaque para a merecida citação à filha de Ivo Holanda, Fernanda Spadotti... Bem melhor que as câmeras escondidas atuais, exceto talvez aquela da menina fantasma, sucesso até o Japão...  O teto está forrado de aviõezinhos de dinheiro – fake, naturalmente – iguais aos produzidos pelo contra-regra Assis...  Abaixo dessa esquadrilha de cédulas, está a seção do “Show do Milhão”, destacando o “Computador do Milhão”, e os especiais com políticos – vide Marcelo Crivella – e artistas – vide Bárbara Paz... Alis, buracos na parede exibem cenas das quatro edições da “Casa dos Artistas”... No monitor, a marra de Alexandre Frota, nesse tempo bem longe da política – o CHOLA MAIS de Mari Alexandre e a eterna DR de Supla e a vencedora Bárbara Paz...  Esse é o “reality” que Boninho queria fazer quando crescesse... Numa bancada ao centro, fotos e vídeos do Complexo Anhanguera – inaugurado por Fernando Henrique em 1996 – e a evolução do logotipo da emissora... Descendo a escada, antes da saída, uma reprodução em tamanho gigante da foto de Silvio Santos desfilando na escola de samba tradição, que o homenageou no Carnaval carioca de 2001... Bem pertinente para um sábado de Carnaval, em que os ônibus não desciam a Augusta – para não se encontrar com os blocos que desfilam entre o Centro e a Paulista – e na subida pegavam a Alameda Santos para chegar ao Centro pela Brigadeiro... Na saída, dá para comprar por R$ 54 o catálogo da exposição... Excelente opção para quem queria registrar os ambientes da exposição, porém não conseguia pela grande quantidade de “miguelitos” que a visitavam... Os fotógrafos do catálogo tiveram mais sorte... Clicaram tudo antes da exposição abrir, digo...



















"Show de Calouros" teve o juri de maior credibilidade jamais reunido na história do Brasil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário